daily menu » rate the banner | guess the city | one on oneforums map | privacy policy (aug.2, 2013) | DMCA policy | flipboard magazine

Go Back   SkyscraperCity > European Forums > Fórum Português > Arquitectura e Urbanismo > Ilhas > Projectos



Reply

 
Thread Tools
Old February 21st, 2012, 11:47 PM   #841
azoresshop
Registered User
 
azoresshop's Avatar
 
Join Date: Feb 2011
Location: Ponta Delgada - Açores
Posts: 5,125
Likes (Received): 337

SATA Rally Açores 2012 - Acompanhamento e Fotos: http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=1490477

azoresshop no está en línea   Reply With Quote

Sponsored Links
 
Old February 24th, 2012, 12:39 AM   #842
azoresshop
Registered User
 
azoresshop's Avatar
 
Join Date: Feb 2011
Location: Ponta Delgada - Açores
Posts: 5,125
Likes (Received): 337

Assinado o contrato de adjudicação da grande reparação da EBI da Horta (Governo dos Açores)



Obra vai representar um investimento de mais de 7 milhões de euros.

A Secretária Regional da Educação e Formação assinou esta tarde o contrato de adjudicação da obra de grande reparação da Escola Básica Integrada da Horta.

A obra, que tem um prazo de execução de 18 meses, foi adjudicada ao consórcio açoriano que integra as empresas Marques, Somague/Ediçor e Tecnovia-Açores e representa um investimento de 7,2 milhões de euros.

Na cerimónia de assinatura do contrato, Cláudia Cardoso salientou que “temos um consórcio constituído por empresas regionais, o que prova que o Governo dos Açores continua a dar primazia também a que sejam as nossas empresas a contribuir e a estarem connosco no desenvolvimento da Região”.

A governante lembrou que no contexto em que vivemos, de “crise nacional e internacional e a cujos efeitos obviamente a economia dos Açores também não escapa”, o Governo dos Açores tem tido o bom senso de que falava Antero de Quental, de “apostar num sistema educativo mais democrático, de apostar num sistema educativo mais respeitador da diversidade e de a trazer para o seio da escola” transformando esta aposta numa “clara afirmação da nossa autonomia, utilizando as energias que temos no sentido de não esvaziar o papel do estado na educação, que como sabemos, é importantíssimo”.

Assim, ao contrário do que se verificou a nível nacional, onde o investimento na Educação foi reduzido em cerca de 864 ME, o que “atira Portugal mesmo para a retaguarda da União Europeia em matéria de investimento na Educação e faz com que as despesas nesta área passem a contar apenas 3,8% do PIB, contra os 5% registados em 2010 e quando a média comunitária é mesmo de 5,5%, o Governo dos Açores tem um plano de investimento para a área da educação que representa aproximadamente 20% do investimento global da região para o ano de 2012”, disse Cláudia Cardoso.

Este investimento muito significativo, que ronda os 253 ME, afirmou a Secretária Regional, “constitui uma aposta claríssima do Governo no desenvolvimento do sistema educativo e contribui para fazer mesmo do nosso sistema educativo, um sistema de referência a nível nacional, fazendo com que algumas das medidas que são por vezes anunciadas pelo Governo da República, nos pareçam um passado longínquo”.

Cláudia Cardoso lembrou o caso da “estabilidade do corpo docente na região, da própria construção sistemática de infraestruturas, que na região é uma realidade que não é nova, que hoje aqui concretizamos com mais um passo decisivo no caso da Horta, mas que tem sido feito por todos os concelhos dos Açores, ou o próprio aprofundamento da autonomia das escolas que agora se fala no país como se fosse uma novidade e que na região é uma realidade”.

A governante garantiu ainda que o Governo dos Açores " vai continuar a apostar na integração do ensino artístico nas escolas do ensino regular, por considerar que “o papel das artes no ensino é de facto um papel crucial e essencial e a sua integração é aquilo que tem sido feito por vários países que tem resultados escolares dos mais significativos. O papel das artes no ensino regular e a sua integração, significa, pela própria interdisciplinaridade que se consegue entre áreas como a música e a matemática ou entre a expressão plástica e a própria área das línguas, que essa interdisciplinaridade consegue condicionar e potenciar o sucesso dos nossos alunos e isso é algo que penso que a EBI da Horta tem todas as condições de conseguir com sucesso”.

Assim, disse, “o Governo dos Açores, ao contrário do que vemos acontecer no país, vai continuar a apostar no ensino das artes, na sua integração e não entende que a redução dessas disciplinas seja uma mais-valia e seja interessante quer do ponto de vista pedagógico, quer do ponto de vista da promoção dos nossos alunos”.

Cláudia Cardoso lembrou ainda um recente estudo da OCDE, que “demonstra aquilo que afinal todos já sabíamos mas que em épocas de crise temos uma certa tendência a esmorecer: um aluno, que um indivíduo com qualificação tem sempre mais capacidade de obtenção de um emprego, do que um indivíduo que não a tem” e deixou o apelo à comunidade educativa para que “continuemos a olhar de frente e com a importância que lhe é devida, à área da educação”.

A EBI da Horta será uma escola multifacetada, frequentada por alunos desde o Pré-Escolar até ao 9º ano de escolaridade, integrando o Ensino Artístico e estará preparada para receber cerca de 700 alunos. É um investimento de 7,2 ME, tem um prazo de execução de 18 meses e marcará o nascimento de uma nova escola.

Esta obra compreende a remodelação do edifício onde funcionou o Liceu da Horta e onde será construído um auditório com 200 lugares e espaços anexos, refeitório, cozinha, e outros espaços de apoio. No piso 1 serão instaladas todas as valências de música e ballet.

A intervenção contempla ainda a remodelação e ampliação do edifício construído na década de 50, para albergar 15 salas de atividades, 2 laboratórios do 1º Ciclo, 24 salas de atividades e 2 laboratórios do 2º Ciclo, sala de alunos, bar, biblioteca, reprografia e restantes espaços destinados a servir toda a comunidade escolar.

O Pavilhão Gimnodesportivo será também adaptado e ampliado.

Serão ainda remodelados todos os espaços exteriores, passando a EBI a contar com um novo parque de estacionamento.

Last edited by azoresshop; March 10th, 2012 at 05:22 PM.
azoresshop no está en línea   Reply With Quote
Old February 27th, 2012, 09:54 PM   #843
azoresshop
Registered User
 
azoresshop's Avatar
 
Join Date: Feb 2011
Location: Ponta Delgada - Açores
Posts: 5,125
Likes (Received): 337

Novo Centro de Saúde de Ponta Delgada vai custar 16 Milhões (Açoriano Oriental)

De acordo com o Açoriano Oriental de hoje, o concurso público será lançado dentro de poucos dias. A obra durará 8 meses.



A localização também foi redefinida. Irá agora situar-se mesmo acima ao Hospital Divino Espírito Santo, junto ao actual parque de estacionamento superior e plataforma de aterragem do helicóptero.

Last edited by azoresshop; March 10th, 2012 at 05:18 PM.
azoresshop no está en línea   Reply With Quote
Old March 1st, 2012, 01:21 PM   #844
sligo
Registered User
 
Join Date: Jan 2012
Posts: 18
Likes (Received): 0

Ainda falta o Centro de Radioterapia, também na zona do Hospital. Vai ficar um verdadeiro pólo de saúde!
sligo no está en línea   Reply With Quote
Old March 1st, 2012, 07:13 PM   #845
azoresshop
Registered User
 
azoresshop's Avatar
 
Join Date: Feb 2011
Location: Ponta Delgada - Açores
Posts: 5,125
Likes (Received): 337

É verdade Resta saber quando começará a construção do Centro de Radioterapia, que já está impedida à mais de meio ano pelo TC, infelizmente...
azoresshop no está en línea   Reply With Quote
Old March 1st, 2012, 08:29 PM   #846
azoresshop
Registered User
 
azoresshop's Avatar
 
Join Date: Feb 2011
Location: Ponta Delgada - Açores
Posts: 5,125
Likes (Received): 337

Ambulâncias SIV começam a prestar socorro à população durante este mês (Governo dos Açores)



Ambulâncias SIV entram em serviço este mês em S. Miguel. Populações de Angra do Heroísmo e da Horta serão também beneficiárias deste serviço ainda durante o 1º semestre.

O Secretário Regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos visitou hoje a empreitada de construção da piscina de 25 metros do Quartel dos Bombeiros Voluntários da Ribeira Grande, uma visita inserida nas comemorações do Dia Mundial da Proteção Civil.

O governante aproveitou a efeméride para anunciar que ainda no decorrer do mês de Março começam a funcionar as ambulâncias SIV – Sistema Imediato de Vida, que vão garantir, com a ajuda de pessoal de enfermagem e bombeiros, um socorro mais qualificado ao nível da emergência médica nos Açores.

As ambulâncias SIV vão iniciar, numa primeira fase, em S. Miguel mas serão extensíveis a Angra do Heroísmo e à Horta, ainda durante o primeiro semestre de 2012, de acordo com a experiência, capacidade de resposta e formação de pessoal que ainda está a decorrer nestas ilhas.

“A Proteção Civil açoriana continua no bom caminho e prova disso mesmo é o convite que recebemos hoje do Serviço Nacional de Proteção Civil da Itália para podermos colaborar com peritos e técnicos açorianos, na partilha de experiência e saber adquirido”, informou José Contente.

Nova Piscina do Quartel dos Bombeiros Voluntários da Ribeira Grande em fase de acabamentos



Em relação à piscina olímpica em fase de conclusão, o Secretário Regional sublinhou que a tutela continua a investir na Proteção Civil mas de uma forma sustentada, de acordo com os recursos da Região, reafirmando que a prioridade tem sido, no entanto, o investimento na qualificação e formação do corpo de bombeiros.

A piscina, que servirá toda a comunidade do concelho da Ribeira Grande e tem uma valência para pessoas portadoras de deficiência e que utiliza energias renováveis para o aquecimento da água, nomeadamente a geotermia, estará concluída dentro de um mês e meio e representou um investimento de 2,3 milhões de euros.

Em relação à situação atual dos Bombeiros Voluntários da Povoação, José Contente esclareceu que esta Associação Humanitária, no dia 7 de Fevereiro, questionou o Serviço Regional de Proteção Civil sobre o pagamento dos combustíveis por parte do Fundo Regional de Abastecimentos. Ora, este organismo revelou que não tinha recebido qualquer fatura dos meses de Novembro nem de Dezembro para pagamento por parte dos Bombeiros da Povoação. “No dia 13 de Fevereiro, os Bombeiros da Povoação pediram desculpa porque o lapso tinha sido seu, portanto, não há atraso nenhum do Governo. O atraso, e não sei se negligência de alguém, foi da Associação Humanitária de Bombeiros da Povoação”, referiu o governante.

Last edited by azoresshop; March 10th, 2012 at 05:20 PM.
azoresshop no está en línea   Reply With Quote
Old March 1st, 2012, 11:55 PM   #847
azoresshop
Registered User
 
azoresshop's Avatar
 
Join Date: Feb 2011
Location: Ponta Delgada - Açores
Posts: 5,125
Likes (Received): 337

Reportagem do Açoriano Oriental sobre a nova Piscina Coberta da cidade da Ribeira Grande:

Ribeira Grande com complexo de piscinas cobertas dentro de dois meses



O Secretário Regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos, José Contente, visitou ontem, no âmbito do Dia Internacional da Proteção Civil, a empreitada de construção das piscinas cobertas, do quartel dos Bombeiros da Ribeira Grande.

Após a visita, José Contente, indicou que a infraestrutura vai contar com uma piscina olímpica e uma outra valência para pessoas portadoras de deficiência, devendo estar concluindo dentro de um a dois meses e com um custo total de cerca de 2,3 milhões de euros.

Last edited by azoresshop; March 2nd, 2012 at 12:44 AM.
azoresshop no está en línea   Reply With Quote
Old March 3rd, 2012, 03:59 AM   #848
Gorky
Registered User
 
Gorky's Avatar
 
Join Date: Sep 2010
Location: Lisboa
Posts: 2,901
Likes (Received): 542

Muito bom sim senhor!
Gorky no está en línea   Reply With Quote
Old March 3rd, 2012, 02:49 PM   #849
azoresshop
Registered User
 
azoresshop's Avatar
 
Join Date: Feb 2011
Location: Ponta Delgada - Açores
Posts: 5,125
Likes (Received): 337

Quote:
Originally Posted by Gorky View Post
Muito bom sim senhor!
É sem dúvida um excelente investimento.
azoresshop no está en línea   Reply With Quote
Old March 3rd, 2012, 02:51 PM   #850
azoresshop
Registered User
 
azoresshop's Avatar
 
Join Date: Feb 2011
Location: Ponta Delgada - Açores
Posts: 5,125
Likes (Received): 337

Sinagoga de Ponta Delgada, a mais antiga de Portugal, vai ser recuperada (RTP)



O projeto de arquitetura para a reabilitação da Sinagoga de Ponta Delgada, nos Açores, o mais antigo templo judeu aberto em Portugal depois do liberalismo, abandonado há meio século, está em fase final de conclusão.

"Praticamente já se conhece o que será o projeto encomendado ao arquiteto Igor França", revelou José de Almeida Mello, da Câmara de Ponta Delgada, em declarações à Lusa, referindo-se à recuperação do edifício localizado no centro histórico da cidade, que incluirá a requalificação do espaço de culto e a criação de uma biblioteca, um museu e um espaço de interpretação do legado hebraico.

O historiador José de Almeida Mello salientou que "têm sido dados passos significativos" para a recuperação daquele imóvel, o primeiro dos quais foi a sua cedência à autarquia pela Comunidade Judaica de Lisboa.

No quadro deste processo, a Câmara de Ponta Delgada está a desenvolver "contactos nos EUA" tendo em vista assegurar a colaboração de um grupo de judeus norte-americanos que "demonstraram interesse no projeto de requalificação".

Relativamente ao espólio existente na sinagoga, José de Almeida Mello revelou que existe o "interesse" da Universidade de Harvard, nos EUA, em colaborar no "estudo e inventariação".

Milhares de papéis, livros, documentos impressos e manuscritos, além de pergaminhos enrolados e pequenos livros de bolso são algumas das raridades que foram encontradas naquele local.

"Papéis picados, documentos fracionados, roupas velhas, guardamos tudo", frisou José de Almeida Mello, acrescentando que a sinagoga está "muito arruinada" devido ao abandono em que esteve durante muito tempo.

O historiador destacou a importância, a nível cultural, da reabilitação da Sinagoga de Ponta Delgada, que "representa o Portugal liberal e uma certa tolerância religiosa iniciada com o liberalismo no século XIX".

"Ponta Delgada assume-se como um importante legado no contexto nacional, já que tem a primazia de ter de pé a sinagoga mais antiga de Portugal do período pós-expulsão dos judeus por D. Manuel, sendo ainda detentora de um cemitério", frisou.

Para José de Almeida Mello este "importante legado deve ser valorizado", salientando que possui "grande potencialidade" em termos turísticos.

Nesse sentido, recordou que Castelo de Vide recebe cerca de 22 mil visitantes anuais por causa da sua sinagoga, enquanto a presença judaica em Tomar atrai anualmente cerca de 13 mil pessoas.
azoresshop no está en línea   Reply With Quote
Old March 3rd, 2012, 07:34 PM   #851
azoresshop
Registered User
 
azoresshop's Avatar
 
Join Date: Feb 2011
Location: Ponta Delgada - Açores
Posts: 5,125
Likes (Received): 337

Mosteiros com nova via alternativa de acesso (Açoriano Oriental)



Inauguração da via alternativa de acesso à freguesia será a 5 de março.

O troço central do caminho da Pedra Queimada, num total de 2 Km's desta via alternativa de acesso aos Mosteiros, vai ser inaugurado a 5 de março.

A abertura desta via torna-se ainda mais importante em termos de segurança da própria população local. Isto, porque até agora, e em caso de ocorrência de deslizamentos de terras na estrada regional, uma eventual evacuação da freguesia apenas poderia ser feita por mar. Com o caminho da Pedra Queimada, a Proteção Civil passa a ter uma alternativa em situações que exijam qualquer intervenção do género.

A obra de correção, pavimentação, construção de muros de suporte e drenagem de águas pluviais levada a cabo no caminho da Pedra Queimada, faz com que a freguesia dos Mosteiros deixe de estar isolada e passe a ter uma via alternativa de entrada e saída.

O troço que vai ser inaugurado a 5 de março, pelas 14h00, é aquele que tem a maior inclinação, estando os restantes em fase final de acabamento. De qualquer forma, a abertura deste troço torna possível a circulação automóvel no caminho da Pedra Queimada.

Até agora, os Mosteiros eram a única das 24 freguesias do concelho de Ponta Delgada que tinha apenas uma via de acesso - a estrada regional.

A conclusão do Caminho da Pedra Queimada, com a ligação à rua das Pensões e à estrada regional/lomba dos Homens, vem ao encontro de uma pretensão antiga da Junta de Freguesia e da própria população local.
azoresshop no está en línea   Reply With Quote
Old March 4th, 2012, 07:25 PM   #852
Abelixandr
Registered User
 
Join Date: Mar 2012
Posts: 1
Likes (Received): 0

Um pequeno offtopic

Azoresshop, sou um continental residente em São Miguel há vários anos e é também há mais de um ano que sigo o que escreves neste fórum com muito interesse. Apenas hoje fiz o registo mas acredito que como eu muitos Açorianos e não só vão acompanhando as novidades pertinentes que aqui colocas.

O dinamismo desta região é nesta altura de crise completamente impressionante. Numa altura em que se fala em emigração, choca-me que esta terra ainda não veja vista de forma generalizada como um mundo gigantesco de oportunidades para um empreendedorismo inteligente.

Não tenho a menor dúvida em afirmar que o Arquipélago dos Açores é, neste momento, a região com maior potencial económico e social, a diversos níveis, de todo o território nacional.

Deixo-te assim aqui um grande abraço, e faço votos para que continues com toda esta dinâmica inteligente.
Abelixandr no está en línea   Reply With Quote
Old March 4th, 2012, 10:55 PM   #853
azoresshop
Registered User
 
azoresshop's Avatar
 
Join Date: Feb 2011
Location: Ponta Delgada - Açores
Posts: 5,125
Likes (Received): 337

Abelixandr, antes de mais muito obrigado pelo teu comentário É muito bom saber que a minha participação no fórum está a ter um feedback positivo.

Está à vontade, assim como toda a gente que visita aqui o fórum, para comentar as notícias, partilhar novidades seja neste tópico, seja nos restantes disponíveis no sub-fórum aqui das ilhas.

Adoro este arquipélago. Como tal, dentro do possível, tento dar a conhecer o que se faz nos Açores, que como disseste, são uma região com imenso potencial e a sua imagem no exterior felizmente está a começar a mudar, o que se traduz na captação de investimento (o ano passado, por exemplo, foi uma demonstração bastante forte disso mesmo). Esperemos que continue assim.

Cumprimentos!
azoresshop no está en línea   Reply With Quote
Old March 5th, 2012, 06:57 PM   #854
azoresshop
Registered User
 
azoresshop's Avatar
 
Join Date: Feb 2011
Location: Ponta Delgada - Açores
Posts: 5,125
Likes (Received): 337

Governo dos Açores avança com conjunto de obras de reabilitação urbana e construção de habitação (Correio do Norte)



Medida pretende dinamizar construção civil em tempo de crise e reabilitar os centros históricos das zonas urbanas açorianas.

A Secretaria Regional do Trabalho e Solidariedade Social assinou hoje com seis empresas regionais um conjunto de contratos de empreitadas de reabilitação urbana e construção de habitação, num montante de cerca de dois milhões de euros, com vista a ajudar as famílias e o setor da construção civil.

O novo de pacote de investimentos, que engloba ainda as infraestruturas do Loteamento dos Arrifes, em Ponta Delgada, visa ainda a manutenção de postos de trabalho e a contratação de novos trabalhadores.

“Numa altura em que há um grande défice de esperança na nossa sociedade” a Secretária Regional do Trabalho e Solidariedade Social considerou “importante que os açorianos saibam que as empresas continuam a trabalhar, que há capacidade para essas empresas resolverem os problemas e que o Governo está a disponibilizar um conjunto de medidas e de incentivos para estes investimentos”.

Segundo a governante regional, o Governo dos Açores pretende ainda reabilitar cerca de duas mil casas em diversos loteamentos da Região, construídos nos últimos 30 anos, cujo levamento está a ser efetuado pelos serviços de habitação. Estes investimentos, que serão objeto de candidatura aos fundos comunitários, pretendem resolver os problemas destes loteamentos e das famílias que ali residem, abrangendo a substituição de cobertura, colocação de painéis solares, arranjos urbanísticos, colocação de equipamento urbano e requalificação do espaço público.

Esta iniciativa, de acordo com a Secretária Regional, será “mais uma oportunidade de futuro para o sector da construção civil”.

Considerando a necessidade de haver uma maior conjugação de esforços em matéria de licenciamento camarário, Ana Paula Marques apelou às autarquias dos Açores para uma maior celeridade na sua atribuição, uma vez que “não podemos estar meses à espera de um licenciamento camarário”, acrescentando que “enquanto uma família aguarda por um licenciamento de uma habitação não pode solicitar uma baixada de eletricidade, de água e de gás, logo não pode utilizar a casa”. Uma situação que, no entender da governante regional, acarreta problemas para as famílias e para as empresas, pondo em causa postos de trabalho.

“A reabilitação urbana é a área da construção civil que ocupa mais mão-de-obra”, realçou a governante regional, considerando por isso fundamental a celeridade na atribuição dos licenciamentos camarários.
azoresshop no está en línea   Reply With Quote
Old March 5th, 2012, 08:47 PM   #855
Fernandes17
Registered User
 
Join Date: Jun 2011
Location: Ponta Delgada
Posts: 138
Likes (Received): 18

Confirma-se que o edifício que está a ser construído na radial do pico do funcho se confirma ser mesmo uma escola. E pelo que vem hoje no Açoriano Oriental é para entrar em funcionamento já no próximo ano letivo (Setembro).
Fernandes17 no está en línea   Reply With Quote
Old March 6th, 2012, 12:35 AM   #856
azoresshop
Registered User
 
azoresshop's Avatar
 
Join Date: Feb 2011
Location: Ponta Delgada - Açores
Posts: 5,125
Likes (Received): 337

Sim, também vi o título no jornal mas não li a noticia em si. Sabes de mais pormenores?

Enquanto isso as obras da nova escola privada decorrem a bom ritmo, sendo que já estão a avançar com os acabamentos.
azoresshop no está en línea   Reply With Quote
Old March 6th, 2012, 01:23 AM   #857
Fernandes17
Registered User
 
Join Date: Jun 2011
Location: Ponta Delgada
Posts: 138
Likes (Received): 18

No jornal diz que de momento já decorrem pré inscrições, e que em Junho ou Julho já começam a trabalhar professores para preparar tudo para poder abrir em Setembro. Entretanto pelo que percebi nesta 1º fase não terá 2º ciclo sendo apenas só creche (a partir dos 3 meses) jardim de infância e 1º ciclo. Fala também que os professores que lá virão a lecionar são formados na universidade da mesma instituição proprietária do colégio. Penso resumidamente ser isto.
Fernandes17 no está en línea   Reply With Quote
Old March 6th, 2012, 02:36 AM   #858
azoresshop
Registered User
 
azoresshop's Avatar
 
Join Date: Feb 2011
Location: Ponta Delgada - Açores
Posts: 5,125
Likes (Received): 337

No geral parece ser um bom investimento, tanto mais não seja pela criação de emprego (directa ou indirectamente). Apesar de não ser propriamente um conceito novo cá, visto existirem bastantes estabelecimentos de ensino privados deste tipo na cidade e no arquipélago, vamos a ver se se destaca pela qualidade. Pelo menos a nível de instalações parece que será excelente
azoresshop no está en línea   Reply With Quote
Old March 6th, 2012, 07:00 PM   #859
azoresshop
Registered User
 
azoresshop's Avatar
 
Join Date: Feb 2011
Location: Ponta Delgada - Açores
Posts: 5,125
Likes (Received): 337

Inaugurada 1ª Fase do acesso alternativo aos Mosteiros (Correio do Norte)



Mosteiros deixaram ontem de ser a freguesia mais isolada do concelho de Ponta Delgada. Berta Cabral afirma que acesso alternativo aos Mosteiros é mais uma promessa cumprida. 2ª e última fase pronta em 2013.

A Presidente da Câmara de Ponta Delgada afirmou, esta segunda-feira, que a obra do caminho da Pedra Queimada, acesso alternativo à freguesia dos Mosteiros, é mais uma promessa cumprida.

Berta Cabral, acompanhada do restante executivo camarário, inaugurou o troço central do caminho da Pedra Queimada, numa extensão de mais de 700 metros de um total de 2,8 quilómetros.

Com a conclusão de mais de 50% desta importante via alternativa aos Mosteiros, Berta Cabral defendeu que a freguesia fica agora mais segura e tem, finalmente, um acesso de entrada e saída à estrada regional.

A obra do caminho da Pedra Queimada, da responsabilidade da Divisão de Apoio às Freguesias da Câmara de Ponta Delgada, está orçada em 170 mil euros e constitui uma importante via em termos de segurança da população local.

Os Mosteiros eram a única freguesia do concelho de Ponta Delgada cuja entrada e saída estava limitada apenas à estrada regional. Situação que é agora alterada com a obra do caminho da Pedra Queimada. Apesar da estrada não estar totalmente concluída, já é possível circular de automóvel nos dois sentidos.

Com as obras de correção, pavimentação, construção de muros de suporte e drenagem de águas pluviais, levadas a cabo no caminho da Pedra Queimada, os Mosteiros deixam de estar isolados.

O troço agora inaugurado é o que tem a maior inclinação de toda a via, o que dificultou a obra, cujos acabamentos deverão estar concluídos até 2013.

A conclusão do Caminho da Pedra Queimada, com a ligação à rua das Pensões e à estrada regional/lomba dos Homens, vem ao encontro de uma pretensão antiga da Junta de Freguesia e da própria população local.

Depois de percorrer a pé cerca de dois quilómetros da nova via de acesso aos Mosteiros, Berta Cabral - acompanhada do restante executivo camarário e responsáveis da Junta – visitou as principais instituições dos Mosteiros, nomeadamente as duas filarmónicas (Harmonia Mosteirense e Fundação Brasileira), o centro de convívio de idosos e, ainda, o espaço onde vai ser edificada a casa mortuária local, cujas obras já começaram.

Berta Cabral aproveitou ainda a sua passagem pelos Mosteiros para contactar a população local e reunir com a Junta de freguesia. Durante esta reunião, o Presidente da Junta, Paulo Almeida, congratulou-se com a inauguração do primeiro troço do caminho da Pedra Queimada e com o início das obras da casa mortuária, duas pretensões antigas dos autarcas e da população dos Mosteiros.

Last edited by azoresshop; March 10th, 2012 at 05:13 PM.
azoresshop no está en línea   Reply With Quote
Old March 6th, 2012, 07:08 PM   #860
azoresshop
Registered User
 
azoresshop's Avatar
 
Join Date: Feb 2011
Location: Ponta Delgada - Açores
Posts: 5,125
Likes (Received): 337

Governo dos Açores anuncia descida das taxas portuárias para o sector exportador e antecipação de obras em 3 portos do arquipélago (Governo dos Açores)

Foto: Porto Oceânico da Praia da Vitória.


Obras ou intervenções programadas para os portos da Praia da Vitória, Horta, e das Lajes das Flores serão antecipadas, no que representa um volume de investimento que ronda os 4 milhões de euros.

O Secretário Regional da Economia, Vasco Cordeiro, anunciou hoje a uma descida do preço das taxas portuárias para a expedição de contentores cheios de 20 e de 40 pés que fará com que “haja uma diferença de menos cerca de 25 por cento, em média, no preço destas taxas em relação às que se pagam para a entrada de contentores de 20 e de 40 pés”.

Vasco Cordeiro, que falava à comunicação social no final de uma reunião de trabalho com o conselho de administração da empresa Portos dos Açores SA, referiu que esta decisão “está diretamente relacionada com o fomento da capacidade exportadora da nossa economia” e com “a criação de condições para que as empresas da Região possam exportar mais”.

“Esta é uma medida, na sequência de outras que têm vindo a ser adotadas pelo Governo dos Açores, que acaba por ser um contributo muito importante para o fortalecimento da capacidade exportadora regional, aliviando os encargos que as empresas têm de suportar quando exportam bens da nossa região”, referiu ainda o governante.

O Secretário Regional da Economia divulgou ainda “uma outra medida decidida e que surge igualmente no âmbito das que o Governo tem vindo a implementar para responder à atual conjuntura e que foi a de antecipar um conjunto de obras que estavam programadas para o final deste ano”.

Assim, explicou, “algumas intervenções programadas para os portos da Praia da Vitória, Horta, e das Lajes das Flores serão antecipadas, no que representa um volume de investimento que ronda os 4 milhões de euros”.
azoresshop no está en línea   Reply With Quote


Reply

Thread Tools

Posting Rules
You may not post new threads
You may not post replies
You may not post attachments
You may not edit your posts

BB code is On
Smilies are On
[IMG] code is On
HTML code is Off



All times are GMT +2. The time now is 09:57 PM.


Powered by vBulletin® Version 3.8.8 Beta 1
Copyright ©2000 - 2014, vBulletin Solutions, Inc.
Feedback Buttons provided by Advanced Post Thanks / Like v3.2.5 (Pro) - vBulletin Mods & Addons Copyright © 2014 DragonByte Technologies Ltd.

vBulletin Optimisation provided by vB Optimise (Pro) - vBulletin Mods & Addons Copyright © 2014 DragonByte Technologies Ltd.

SkyscraperCity ☆ In Urbanity We trust ☆ about us | privacy policy | DMCA policy

Hosted by Blacksun, dedicated to this site too!
Forum server management by DaiTengu