daily menu » rate the banner | guess the city | one on oneforums map | privacy policy | DMCA | news magazine | posting guidelines

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Fóruns Brasileiros > Fóruns Regionais > Sul

Sul Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina

Global Announcement

As a general reminder, please respect others and respect copyrights. Go here to familiarize yourself with our posting policy.

Reply

Thread Tools
Old February 24th, 2012, 03:26 PM   #21
Rio atrato
Registered User

Rio atrato's Avatar

Likes (Received): 13977

Que maravilha de thread, excpecional tudo, maravilhoso mesmo!

Adoro esse lado de Curitiba e do Sul do Brasil. As casas de madeira são um patrimônio do Sul, deveriam preservá-las ao máximo...

infelizmente, cada vez que vou ao Sul, vejo menos dessas casas, em Santa Catarina e na mesma Curitiba

Sponsored Links

Old February 24th, 2012, 05:59 PM   #22
Jdolci
JDolci

Jdolci's Avatar

Likes (Received): 9365

Essa riqueza cultural toda, as tradições e estilos arquitetônicos que me fazem ser apaixonado por essa cidade.
Nas minhas pedaladas pelos bairros sempre tem algo diferente e interessante pra ver.

Essa questao das colônias, me faz lembrar bem a história que a avó de um amigo sempre conta.
Quando novinha, morava na colônia de Santa Felicidade, e as vezes ia pra "Curitiba" .. pegavam uma carroça que servia de transporte da colonia e perdiam algumas horas pra chegar na cidade.. O problema era que as vezes se atrasavam na visita aos parentes e acabavam perdendo a carroça .. aí tinham que ficar na cidade até a outra semana, já que a carroça vinha da colônia 1 vez por semana!!
Chega a ser inacreditável ouvir isso quando hoje é normal sair do Centro da cidade e ir pra Santa Felicidade só pra jantar!
Jdolci no está en línea   Reply With Quote
Old February 25th, 2012, 12:25 AM   #23
Jackcwb
Registered User

Jackcwb's Avatar

Likes (Received): 157

Quote:
Originally Posted by Kato View Post
Que lindas as casas antigas! Eu AMO casas assim!! Ahaha até o esquilo fez pose
Fez um excelente trabalho Jackson, mostrando uma Curitiba diferente aqui no ssc!!
Valeu !
Fotografei várias poses do esquilo rs
As casas são mesmo fantásticas , pena não ter percorrido todas as ex colonias , pois seriam muito mais , é de ficar espantado com o riqueza arquitetônica deixada pelos imigrantes !

Quote:
Originally Posted by ricardofreitas View Post
Que belo! Parece outra cidade! Me surpreendi!
Parabéns! Curitiba é uma das cidade que tenho certeza que vou conhecer um dia!
Valeu !
É a Curitiba do século passado no presente

Quote:
Originally Posted by Ponta Negra View Post
gostei do thread clássico !!!!
Valeu ! deu um trabalhinho , mas valeu a pena
Jackcwb no está en línea   Reply With Quote
Old February 25th, 2012, 03:57 AM   #24
RVpoa
Orgulho de ser Gaúcho

RVpoa's Avatar

Likes (Received): 1113

Bah, belissimo acervo histórico colonial e de casas pós-coloniais mas fiéias aos traços das precursoras, de longe o melhor e mais autêntico circuito turístico de Curitiba, mas que realmente passa longe dos turistas e é super interessante e em boa parte aparenta estar bem conservada. Se não há, urge que se faça uma rota para que se possa aproximar os turistas dessa cultura embrionária da cidade.
RVpoa no está en línea   Reply With Quote
Old February 26th, 2012, 02:26 AM   #25
Tiago Domiciano
Ei, coisinha

Tiago Domiciano's Avatar

Likes (Received): 6502

Parabéns pelo thread, Jack! As casas com lambrequins são um belo registro da arquitetura curitibana, juntamente com o ecletismo do século passado.
Maravilhoso trabalho! Merece um up!

Quote:
Originally Posted by RVpoa View Post
Bah, belissimo acervo histórico colonial e de casas pós-coloniais mas fiéias aos traços das precursoras, de longe o melhor e mais autêntico circuito turístico de Curitiba, mas que realmente passa longe dos turistas e é super interessante e em boa parte aparenta estar bem conservada. Se não há, urge que se faça uma rota para que se possa aproximar os turistas dessa cultura embrionária da cidade.
O IPPUC já planejou uma linha turística nas áreas leste e norte de Curitiba, onde ficam a maioria dessas casas, chamada de Linhão do Turismo. O projeto foi engavetado, infelizmente.

"Deus nunca te dá um forninho maior do que você possa suportar."
Provérbio popular
Tiago Domiciano no está en línea   Reply With Quote
Old February 26th, 2012, 01:50 PM   #26
david-1
Trentino AltoAdige-Italia

Likes (Received): 0

Super thread!
Muito trabalho pra nos, obrigado!!!
david-1 no está en línea   Reply With Quote
Old February 26th, 2012, 06:15 PM   #27
Emanuel Paiva
Registered User

Emanuel Paiva's Avatar

Likes (Received): 3507

Gente,

Como eu não vi esse thread antes???? Adorei as construções antigas, pois são IMPAGÁVEIS!!! Oxalá que toda essa riqueza histórica seja preservada né?

Parabéns pelo excelente thread!
Old February 27th, 2012, 03:01 AM   #28
Doug_ata
Registered User

Doug_ata's Avatar

Likes (Received): 211

Nossa, não imaginava que houvesse tantas casinhas desse tipo em Curitiba. Passei a admirar mais ainda a cidade!
Curitiba sempre surpreende.
Parabéns pelo thread, Jackcwb!
Doug_ata no está en línea   Reply With Quote
Old February 27th, 2012, 03:19 AM   #29
RRC
SP 460 anos

RRC's Avatar

Thread esplendoroso!! um dos mais interessantes que já vi aqui em todos os meus 8 anos de SSC, parabéns!

Riquíssimo o patrimônio histórico de Curitiba, e as suas fotos captaram excelentes ângulos!

Old February 28th, 2012, 02:38 AM   #30
Luc4s
Registered User

Luc4s's Avatar

Likes (Received): 373

Que incrível, Jack! Tuas fotos me levou por lugares que realmente não conhecia.

Thread primoroso.
Luc4s no está en línea   Reply With Quote
Old February 28th, 2012, 04:02 PM   #31
rafssilva
Registered User

rafssilva's Avatar

Likes (Received): 148

muito legal.. essa região do umbará é bem bacana e pouco conhecida..
rafssilva no está en línea   Reply With Quote
Old February 29th, 2012, 06:59 AM   #32
RobertoBancrofth
Registered User

RobertoBancrofth's Avatar

Likes (Received): 440

Fotos lindas mesmo, pena que algumas casas estão abandonadas!!!
Old February 29th, 2012, 02:56 PM   #33
Gui_p
Registered User

Gui_p's Avatar

Lindo thread Jack, a ideia do tema foi ótima! Belas fotos.
Old February 29th, 2012, 06:19 PM   #34
Bent
Old is new

Bent's Avatar

Likes (Received): 1046

Maravilhoso thread! A preservação dessas casas é fundamental para a memória da cidade e do sul do país em geral. Muito bom saber que a maioria está bem cuidada e preservada. Os lambrequins são lindos, eram comuns em SP também, mas que eu saiba não sobrou nenhum pra contar história.
As araucárias são um show a parte, imponentes e exóticas. Esses cenários são certamente alguns dos mais bonitos do país!
Old March 1st, 2012, 09:09 PM   #35
Jackcwb
Registered User

Jackcwb's Avatar

Quote:
Originally Posted by Lucas Oliveira View Post
Arrasou. Gosto muito dos estilos dessas casas antigas. Demais, que Thread show!

Quote:
Originally Posted by TôBrabo View Post
Nossa, esperava um thread assim faz tempo!
Até a vegetação remete a Europa dos colonizadores.
Pena que algumas dessas casas estão sumindo rapidamente, especialmente no perímetro urbano.
Valeu , existem muito mais que apenas essas fotos
Old March 2nd, 2012, 04:54 AM   #36
Lucas Souza RF
Registered User

Lucas Souza RF's Avatar

Likes (Received): 1718

É... pena que não deu tempo de conhecer esta face de Curitiba pessoalmente.

Obrigado por apresentar!
Lucas Souza RF no está en línea   Reply With Quote
Old March 2nd, 2012, 05:12 AM   #37
Cidadaoris
רפאל Raphael

Cidadaoris's Avatar

Likes (Received): 140

Que fantástico esse thread! Adorei essas casas antigas, que por sinal estão muito bem cuidadas, contando um pouco da história e esse clima de campo que nem parece que estamos numa metrópole. É uma pena que esteja fora do roteiro turístico, adoraria conhecer esse lugares quando eu voltar até Curitiba.
Cidadaoris no está en línea   Reply With Quote
Old March 2nd, 2012, 05:29 AM   #38
Barba
Registered User

Barba's Avatar

Likes (Received): 3595

Lindíssimo post! Sempre que acho umas casas antigas fico babando por elas, são lindas.

Quote:
Originally Posted by Kelsen View Post
Que belo tópico! Adorei a tua enfâse nos lambrequins que é algo muito típico do sul do país. Eu adoro eles nessas casas de madeira antigas. São muito charmosos.

Espero que Curitiba saiba preservar esses belos exemplares de nossa história, pelo menos na parte rural.

Aqui na minha região dá uma tristeza sem fim ver essas casas antigas serem demolidas e no lugar delas surgir um predinho caixote sem personalidade nenhuma.
Aqui perto da minha casa (Parolin), tem uma casa de alvenaria que deve ter uns 15 anos, mas que o dono construiu com os lambrequins.

Acho que ele deve ter pego o arquiteto, mostrado casas como essas das fotos e falado "quero uma igual" ms fez em alvenaria. Vou copiar um dia hehehe
Barba no está en línea   Reply With Quote
Old March 2nd, 2012, 06:14 AM   #39
Lucas Squena
Registered User

Lucas Squena's Avatar

Likes (Received): 6

Marcha de carnaval típica... " Polaca, curitibana, ruivinha do cabelo a incendiar. Diz que não tá nem aí, mas tá mexendo com a cabeça dos piá..." haha

Gosto muito da arquitetura colonial e me entristeço ao ver de uma hora para outra sumirem muitas dessas casas. Se hoje tem bastante, fico imaginando como era a 50 anos atrás...
Lucas Squena no está en línea   Reply With Quote
Old March 3rd, 2012, 09:33 PM   #40
Jackcwb
Registered User

Jackcwb's Avatar

Quote:
Originally Posted by Marcelo Olisa View Post
Estou encantado com o seu thread! Que foto espetacular a 35!
Vou salvar o seu thread nos meus favoritos!
Obrigado por este presente . Vou olhar cada detalhe com o tempo. Algo que admiro muito no Paraná é a presença do elemento étnico eslavo porque enquanto alemães e italianos estão presentes em várias regiões rurais do Brasil, já os eslavos são mais raros e acho que no Paraná eles imprimiram uma identidade única no Brasil ( mesmo havendo outras comunidades isoladas como sei que há no RS). Curitiba é uma cidade afortunada de ter tão rica diversidade arquitetônicas , gastronômica e mesmo folclórica. O mesmo se deve dar na música e artes em geral, incluindo o artesanato. Não é à toa que dentre todas as capitais do Brasil, ela é a com a qual mais me identifico e admiro , além da minha BH que é minha terra natal.
Em outubro estarei aí e espero que alguns foristas do Paraná possam me encontrar pra vermos juntos alguns desses lugares.
Valeu
90% dos Eslavos que vieram ao Brasil , se estabeleceram aqui no Paraná ,( Poloneses , Ucranianos e Russos ) principalmente em Curitiba e região metropolitana , é notável a presença eslava na cultura e tradições dessas cidades ( com grande influencia também no sul do estado e Campos Gerais )

Tenho certeza que será bem recebido pelos Paranaenses !!

Quote:
Originally Posted by mironga_110 View Post
Lindo demais seu thread "mostrando a herança cultural e arquitetonica deixada pelos imigrantes !"

Quote:
Originally Posted by thesapox View Post
Thread fantástico. Não é todo dia que aparece um com essa qualidade aqui no fórum.

Gostei muito de ver este lado colonial e rural de Curitiba. Interessantíssimo. A cidade não sabe explorar, mas espero que já saiba preservar este legado com tombamentos, inventários, regulamentação específica, fundos municipais e programas de restauração. É o mínimo a fazer quanto se tem um legado deste calibre.

Parabéns pelas fotos!
Valeu !!
Percorri algumas ex colonias da cidade , no geral eram mais de 20 , ainda vou fotografar outras Colonias rurais , pois esse legado histórico de Curitiba é muito rico !!

Quote:
Originally Posted by Jorgezv View Post
ótimo thread!

Caminhando pelos bairros da cidade a gente sempre acha essas casas de imigrantes, é muito interessante!

Até o serelepe apareceu nas fotos xD (é só em Curitiba que esquilo é serelepe? )
A cada rua nova que conheço é uma cidade nova , incrível esses contrastes rurais e urbanos de Curitiba , o esquilo fotografei próximo a Manoel Ribas em Santa Felicidade

Quote:
Originally Posted by Lemao View Post
Lindo lugar, desconhecia essa parte de Curitiba, parabéns pela thread! Ficou sensacional
Valeu !

Reply

Thread Tools

Posting Rules