daily menu » rate the banner | guess the city | one on oneforums map | privacy policy (aug.2, 2013) | DMCA policy | flipboard magazine
Old March 4th, 2012, 01:10 PM   #3481
Primo Natal
Registered User
 
Join Date: Jul 2010
Location: NATAL RN
Posts: 376
Likes (Received): 173

Quote:
Originally Posted by felixx_ View Post
Eu acredito que tem tempo sim, parte dessas alças já existem, se agirem depressa dá pra ficar pronto em 2014, só não dá pra ficar mais enchendo linguiça, ou sai ou não sai.

O negócio é que para essa obra ainda não há recursos definidos, fonte de financiamento, e consequentemente ainda não há datas para licitação da mesma. Fica difícil realizar a obra se esses "pequenos" quesitos não são resolvidos.
Primo Natal no está en línea  

Sponsored Links
 
Old March 4th, 2012, 01:15 PM   #3482
Paca.
Registered User
 
Paca.'s Avatar
 
Join Date: Feb 2010
Location: Natal/Mossoró
Posts: 2,786
Likes (Received): 3002

ZPEs correm contra o tempo no RN

O Senado começa a discutir este mês mudanças na legislação que prometem tornar mais atrativas as Zonas de Processamento de Exportação (ZPEs), áreas de livre comércio com o exterior em que as empresas instaladas têm isenções fiscais e regime aduaneiro e cambial especial. Enquanto isso, no Rio Grande do Norte, o esforço é para viabilizar as duas áreas autorizadas. O RN tem cerca de 90 dias para desmatar, terraplenar e cercar as duas áreas, em Assu e Macaíba. O prazo para cumprir pelo menos 10% do cronograma físico-financeiro termina no início de junho. A ZPE de Macaíba, alerta Helson Braga, professor aposentado de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro e presidente da Associação Brasileira das Zonas de Processamento de Exportação (Abrazpe), corre o risco real de 'caducar' se o governo não assumir efetivamente o projeto.

O Conselho Nacional das ZPEs virá ao estado após o fim do prazo, em julho, vistoriar as obras nas duas áreas, criadas em 2010. Quase dois anos depois, o que se vê no local que deveria abrigar distritos industriais é apenas mato. A expectativa, porém, é que o projeto de lei do Senado, que tramita na Comissão de Desenvolvimento Regional, acelere construções e impeça que estados mais atrasados percam suas ZPEs.

No país, há 23 Zonas aprovadas. Nenhuma delas em funcionamento. Deste total, 14 estão sendo implantadas; quatro concluíram a infraestrutura, mas estão sendo readequadas; e quatro estão sendo relocalizadas (os terrenos não estão mais disponíveis). A mais adiantada é a do Acre, que deve começar a operar este mês. Exceção no país.

O que emperrou a implantação das ZPEs no RN, de acordo com Amaro Sales, presidente da Federação das Indústrias do RN (Fiern), uma das entidades que compõe a sociedade, foi a falta de dinheiro. Ele reconhece que a implantação das ZPEs potiguares segue a 'passos de tartaruga' e já convocou uma reunião com os outros dois sócios: prefeitura de Macaíba e governo do estado.

A ZPE do Sertão, em Assu, que está nas mãos da iniciativa privada, por sua vez, "avançou em coisas que as pessoas não podem ver", explica o controlador, o empresário inglês e presidente do Equator Group, Brian Tipler. O terreno já foi adquirido, a empresa constituída, e a ZPE teve o projeto de alfandegamento (espécie de autorização para começar a executar a obra) aprovado pela Receita Federal.

Antes de construir as instalações, o empresário inglês quer viabilizar a logística. A ideia é investir cerca de US$ 5 bilhões no porto de Pecém (CE), umas das principais portas de entrada e de saída de mercadorias do Nordeste, na ferrovia Transnordestina e na construção de um aeroporto de cargas na região, para escoar a produção. O dinheiro virá de fundos de investimentos, como o Equator Fundos de Investimentos.

ZPE do Acre: última a ser criada e a primeira a operar

Enquanto as empresas administradoras das Zonas de Processamento de Exportação (ZPE) do Rio Grande do Norte correm para desmatar, terraplenar e cercar áreas em 90 dias, a do Acre prepara-se para entrar em operação. A ZPE de Senador Guiomard, próximo a capital Rio Branco, foi a última a ser criada pelo governo federal e será a primeira a entrar em operação.


ZPE de Macaíba: Área ainda não tem infraestrutura e corre para se viabilizar...

A expectativa é que o 'habite-se' da Receita Federal, que autoriza a instalação das empresas, saia até 15 de março. Os galpões foram inspecionados pela Receita na última semana. O relatório só será publicado na próxima terça, mas já se sabe que não há pendências no projeto. A ZPE largará na frente de outras com investimentos maiores da iniciativa privada, como a ZPE de São Gonçalo do Amarante, no Ceará, com siderúrgicas e a de Barcarena, no Pará, com fábricas de alumina.

Segundo Edvaldo Guimarães, secretário de Desenvolvimento Econômico, da Indústria, do Comércio e Serviços do Acre, 32 empresas já entregaram cartas de intenções. Deste total, dez já apresentaram seus planos de negócios e projetos. São empresas que atuam no setor madeireiro, de computação, de energia, cosméticos e automobilístico. A previsão é que as dez empresas empreguem 2,6 mil pessoas diretamente. O número de empregos indiretos gerados é três vezes maior. Qual o segredo para concluir tudo em tão pouco tempo? O próprio Edvaldo responde. "Decisão política". O Acre, segundo ele, sempre foi olhado como final da linha. "Com a implantação da ZPE e a construção da Transoceânica, o estado deixou de ser o fim da linha e passou a ser a principal porta de entrada e saída de mercadorias do Pacífico", completa.


...enquanto isso, na do Acre , contagem regressiva é para concretizar negócios

O governo investiu R$ 25 milhões no projeto. E não se arrepende. O dinheiro foi aplicado em infraestrutura, logística, vigilância, equipamentos. Sensação de dever cumprido? Não. Para o secretário, o trabalho não acabou. "Só vamos comemorar quando pelo menos dez empresas começarem a operar na nossa ZPE".

Para Helson Braga, três fatores foram primordiais: localização (a ZPE está próxima a Transoceânica); a infraestrutura (a zona foi implantada numa área que receberia um porto seco); e decisão política, "o estado conseguiu financiamento e não ficou só no recurso". Tudo isso, segundo ele, explica porque o Acre começou atrasado e passou adiante.

Macaíba: Indefinições e impasse

O secretário de Desenvolvimento Econômico do RN, Benito Gama, disse que as obras da ZPE de Macaíba serão iniciadas a tempo, mas não fixou data para o início nem disse de onde viria o dinheiro. Segundo ele, o recurso deveria ser alocado pela prefeitura de Macaíba, que detém mais de 80% da participação na ZPE. "A empresa é municipal", justificou. Helson Braga, presidente da Associação Brasileira das ZPEs, discorda. "Não está escrito em lugar algum que quem coloca dinheiro é o sócio majoritário". Para ele, o processo só foi liderado pela prefeitura porque o governo do estado se omitiu. "Nos outros estados, é o governo quem está a frente do processo. Não a prefeitura".

Na avaliação de Helson, Macaíba já fez sua parte, disponibilizando terreno e apresentando projeto de criação da ZPE em Brasília. Para não perder a autorização, a prefeitura, porém, está disposta a fazer ainda mais. De acordo com José Wilson, secretário de planejamento, o Município pretende levantar recursos e cumprir os 10% do cronograma físico-financeiro, mesmo sem apoio. "Precisamos desmatar, terraplenar e cercar a área. Não será tão difícil mobilizar o maquinário".

Apesar de assumir a responsabilidade mais uma vez, José concorda que o dever não é apenas do Município. "A ZPE será implantada em Macaíba, mas ela é do Rio Grande do Norte". Segundo ele, o dinheiro tem que sair da composição societária e não só de um dos sócios. O problema é que, segundo José, ainda não se sabe quanto cada um aplicará na execução do projeto.
O governo quer aumentar sua participação na sociedade, tornando-se sócio majoritário, segundo Benito. A proposta, entretanto, precisaria passar pela Assembleia Legislativa, o que levaria ainda mais tempo. José Wilson não vê nenhum problema na alteração. "Se o governo quer se tornar sócio majoritário, que venha e nos ajude a tirar o projeto do papel". Para Helson, proposta não precisaria passar pela Assembleia Legislativa, que já havia aprovado a entrada do governo na sociedade. Basta aplicar recursos na ZPE e participação subirá automaticamente.

Embora não tenha detalhado os planos do governo para tirar pelo menos parte do projeto do papel até a vistoria do Conselho Nacional das ZPEs, Benito garantiu que os 10% serão cumpridos até junho, em menos de quatro meses. A obra ficará pronta antes do aeroporto de São Gonçalo do Amarante, garantiu. A previsão é que o aeroporto esteja pronto no primeiro semestre de 2014. Para o secretário, 'este (a ZPE) é mais um projeto que ficou da gestão passada e a governadora vai tirar do papel'. A associação só não sabe se a tempo da vistoria.

Para Abrazpe, prazo do RN é apertado


O presidente da Associação das Zonas de Processamento de Exportação (ZPE), Helson Braga, virá à Macaíba acompanhar de perto a execução do projeto. Segundo Helson, que acompanha a implantação das ZPEs há 25 anos, ora como presidente da Abrazpe ora como presidente do Conselho Nacional das ZPEs, o prazo para tirar as ZPEs potiguares do papel está muito apertado. Se não cumprir pelo menos 10% do cronograma físico-financeiro, o Rio Grande do Norte corre o risco de perder as autorizações e recomeçar todo o processo do zero. O prazo, entretanto, poderia ser prorrogado, caso os administradores das ZPEs apresentassem 'argumentos plausíveis' e conseguissem convencer o Conselho Nacional das ZPEs.

As ZPEs potiguares, relembra Helson, foram autorizadas ainda no governo anterior. "A atual governadora parece disposta a dar continuidade, mas a associação não tem sentido ações concretas", observa. Os terrenos já foram adquiridos e as empresas administradoras constituídas. Mas no caso de Macaíba ainda não está definido de onde virá o dinheiro para preparar terreno e erguer instalações. O caso, segundo ele, é sintomático. "Ilustra o tipo de empenho que o governo está tendo". "Nós, da Associação, damos todo o suporte para fazer o projeto andar, mas não podemos fazer o papel do governo", completa. Segundo ele, ainda há muito dever de casa pra ser feito. "E eu não vejo muita preocupação do estado com isso".

As duas empresas administradoras já deram entrada nas licenças, mas ainda não sabem quando iniciarão as obras. Além de construir os distritos, será necessário instalar rede de esgoto, água, energia, telecomunicações e construir os acessos. "O investidor quer encontrar tudo no lugar antes de investir seu dinheiro", reconhece Brian Tipler, controlador da ZPE do Sertão, em Assú.
Segundo Helson Braga, o estado está em desvantagem quanto a sua logística. "O RN está localizado no ombro do Brasil e não conta com portos bons nem ferrovias que o liguem ao restante do Brasil". Depois pondera: "Mas o Acre está no final do Brasil e deu um jeito de andar".

http://tribunadonorte.com.br/noticia...o-no-rn/213858
Paca. está en línea ahora  
Old March 4th, 2012, 01:24 PM   #3483
Paca.
Registered User
 
Paca.'s Avatar
 
Join Date: Feb 2010
Location: Natal/Mossoró
Posts: 2,786
Likes (Received): 3002

A impressão que passa é que as oportunidades estão escorrendo pelo ralo! Lamentável.
Paca. está en línea ahora  
Old March 4th, 2012, 06:29 PM   #3484
felixx_
Registered User
 
felixx_'s Avatar
 
Join Date: Apr 2007
Location: Natal
Posts: 6,149
Likes (Received): 1733

Quote:
Originally Posted by RodolfoLucena View Post
Ponta Negra aos olhos de cima do Morro do Careca numa época que não existiam prédios e as barracas na orla vendiam Grapete:


Via "Natal como te amo", no Facebook.
Que Paraíso!!
Ponta Negra já tinha um movimento bom essa época viu..

Last edited by felixx_; March 4th, 2012 at 06:44 PM.
felixx_ no está en línea  
Old March 4th, 2012, 06:44 PM   #3485
felixx_
Registered User
 
felixx_'s Avatar
 
Join Date: Apr 2007
Location: Natal
Posts: 6,149
Likes (Received): 1733

Quote:
Originally Posted by Primo Natal View Post
O negócio é que para essa obra ainda não há recursos definidos, fonte de financiamento, e consequentemente ainda não há datas para licitação da mesma. Fica difícil realizar a obra se esses "pequenos" quesitos não são resolvidos.
Mas eu estou confiante que dará tudo certo, as obras que o governo se propôs a fazer até agora estão saindo.
Sério eu boto muito mais fé na nova bob freire e nos acessos do aeroporto que nas obras de mobilidade da prefeitura. O prazo para a via expressa ficar pronto depois das licitações é de um ano e meio, ou seja, ainda tem tempo suficiente, não tendo problemas de ordem legal é claro, o que poderia atrapalhar a via expressa seriam desapropriações e nesse caso são mínimas, diferente do complexo da urbana. Os acessos então ficam prontos em 14 meses já licitados com a Queiroz Galvão contratada. Agora os lotes da prefeitura que também são fundamentais só jesus.

Quote:
Originally Posted by Paca. View Post
Embora não tenha detalhado os planos do governo para tirar pelo menos parte do projeto do papel até a vistoria do Conselho Nacional das ZPEs, Benito garantiu que os 10% serão cumpridos até junho, em menos de quatro meses. A obra ficará pronta antes do aeroporto de São Gonçalo do Amarante, garantiu. A previsão é que o aeroporto esteja pronto no primeiro semestre de 2014. Para o secretário, 'este (a ZPE) é mais um projeto que ficou da gestão passada e a governadora vai tirar do papel'. A associação só não sabe se a tempo da vistoria.
Assim espero.

Last edited by felixx_; March 4th, 2012 at 07:00 PM.
felixx_ no está en línea  
Old March 4th, 2012, 07:08 PM   #3486
Manu Neto
Registered User
 
Manu Neto's Avatar
 
Join Date: Jun 2009
Location: Natal/RN
Posts: 5,340
Likes (Received): 439

Quote:
Originally Posted by Victor. View Post
Esse projeto deve ser "fan made". Não deve ser oficial.
Os renders sairam na Tribuna de Hoje.
Manu Neto no está en línea  
Old March 4th, 2012, 07:09 PM   #3487
felixx_
Registered User
 
felixx_'s Avatar
 
Join Date: Apr 2007
Location: Natal
Posts: 6,149
Likes (Received): 1733

E soube que os próximos 60 dias serão decisivos para o complexo da urbana, vão partir pra desapropriação estilo Paris no século XIX, havendo consenso ou não com o proprietário ele vai ter que deixar o local, e o terreno passará automaticamente para as mãos do município.

Last edited by felixx_; March 4th, 2012 at 07:43 PM.
felixx_ no está en línea  
Old March 4th, 2012, 07:14 PM   #3488
Manu Neto
Registered User
 
Manu Neto's Avatar
 
Join Date: Jun 2009
Location: Natal/RN
Posts: 5,340
Likes (Received): 439

^
Acho que tem que assim mesmo, pelo menos nesses casos das obras da copa 2014. Não há tempo para questões judiciais.
Manu Neto no está en línea  
Old March 4th, 2012, 07:36 PM   #3489
Manu Neto
Registered User
 
Manu Neto's Avatar
 
Join Date: Jun 2009
Location: Natal/RN
Posts: 5,340
Likes (Received): 439

Mais notícias da divulgação do projeto de Expansão do Natal Shopping!

_________________________________________________________

Encantamento, é isso que o Natal Shopping quer fazer com cada um de seus clientes, desde que passou a ser administrado, há quatro anos pela Ancar Ivanhoe e BR Malls.
O shopping, que já teve boa parte da estrutura interna modificada, agora vai passar por uma grande expansão, se tornando mais confortável e sofisticado para quem o visita.
Serão mais 66 novas lojas, um novo edifício garagem automatizado totalizando 1400 vagas de estacionamento cobertas, um grande restaurante, além do mais moderno complexo de cinemas da cidade, o Cinépolis – adorei!
É que desde que perdeu seus cinemas, o shopping perdeu, também muitos tietes.
Na manhã do dia 7, jornalistas, representantes da CDL e lojistas do NS serão recebidos com café quentinho, onde o superintendente do shopping, Rodrigo Vitali (já muitas vezes cantado aqui) dará, em primeira mão, tudo o que vai acontecer nessa primeira parte da expansão.
Será que ele vai acabar com o suspense da entrada do OutBack e Zara?
As lojas, a gente adianta, virão para Natal sim!
Mais cultura, entretenimento, lazer, gastronomia, no shopping que há vinte anos faz parte da vida das pessoas que moram em Natal.


http://desaboya.com/site2012/caleidoscopio/
Manu Neto no está en línea  
Old March 4th, 2012, 07:42 PM   #3490
felixx_
Registered User
 
felixx_'s Avatar
 
Join Date: Apr 2007
Location: Natal
Posts: 6,149
Likes (Received): 1733


Muito bom!!
Ficará melhor que o Midway, a concorrência entre os dois vai esquentar.
felixx_ no está en línea  
Old March 4th, 2012, 07:52 PM   #3491
Manu Neto
Registered User
 
Manu Neto's Avatar
 
Join Date: Jun 2009
Location: Natal/RN
Posts: 5,340
Likes (Received): 439

^
O Cinemark que se cuide!
Manu Neto no está en línea  
Old March 4th, 2012, 07:53 PM   #3492
Manu Neto
Registered User
 
Manu Neto's Avatar
 
Join Date: Jun 2009
Location: Natal/RN
Posts: 5,340
Likes (Received): 439

Quote:
Originally Posted by felixx_ View Post

Muito bom!!
Ficará melhor que o Midway, a concorrência entre os dois vai esquentar.
Pelo que já estou sabendo, o Midway não vai ficar de braços cruzados. Vem novidades também! Vamos aguardar!!
Manu Neto no está en línea  
Old March 4th, 2012, 08:10 PM   #3493
Manu Neto
Registered User
 
Manu Neto's Avatar
 
Join Date: Jun 2009
Location: Natal/RN
Posts: 5,340
Likes (Received): 439

Novidades!!

A construtora Albra colocou um outdoor na rua Alberto Maranhão, antes da Rodrigues Alves, no Tirol. Com certeza, será mais um grande empreendimento classe A. Vamos aguardar.

A Constel, por sua vez, vai lançar o Green Life Mor Gouveia para a classe média. A construtora está investindo no novo eixo de crescimento da cidade, a Zona Oeste. Na matéria do O Poti, de hoje, o empreendimento ficará em Lagoa Nova, mas na verdade, será ao lado da Rodoviária Nova, ou seja, na Cidade da Esperança!

image hosted on flickr

Digitalizar0001 por Manu Neto, no Flickr

Last edited by Manu Neto; March 4th, 2012 at 08:22 PM.
Manu Neto no está en línea  
Old March 4th, 2012, 08:23 PM   #3494
Paca.
Registered User
 
Paca.'s Avatar
 
Join Date: Feb 2010
Location: Natal/Mossoró
Posts: 2,786
Likes (Received): 3002

Quote:
Originally Posted by Manu Neto View Post
Pelo que já estou sabendo, o Midway não vai ficar de braços cruzados. Vem novidades também! Vamos aguardar!!
Essa disputa Midway x NS promete! Já tou ansioso pelo anúncio das novidades do Natal Shopping.

Quote:
Originally Posted by Manu Neto View Post
Novidades!!

A construtora Albra colocou um outdoor na rua Alberto Maranhão, antes da Rodrigues Alves, no Tirol. Com certeza, será mais um grande empreendimento classe A. Vamos aguardar.
A Albra não costuma decepcionar
Paca. está en línea ahora  
Old March 4th, 2012, 08:28 PM   #3495
Manu Neto
Registered User
 
Manu Neto's Avatar
 
Join Date: Jun 2009
Location: Natal/RN
Posts: 5,340
Likes (Received): 439

^
Sim, os empreendimentos da Albra são lindos! Ousados! Vamos esperar esse no Tirol!
Manu Neto no está en línea  
Old March 4th, 2012, 08:40 PM   #3496
Victor.
Persona User
 
Victor.'s Avatar
 
Join Date: Mar 2010
Location: Fortaleza/Natal
Posts: 7,619
Likes (Received): 5405

Quote:
Originally Posted by Manu Neto View Post
Os renders sairam na Tribuna de Hoje.
Mas quem divulgou os renders? Foi mesmo o governo do Estado? Deveriam ter um mínimo de capricho.. tá mal feito, com linhas tortas e tudo o mais. Mas dá pra ver bem a grandiosidade do projeto.
Victor. no está en línea  
Old March 4th, 2012, 08:51 PM   #3497
KelvynHN
;D
 
KelvynHN's Avatar
 
Join Date: Jul 2008
Location: Fortaleza
Posts: 603
Likes (Received): 1113

edit

Last edited by KelvynHN; March 5th, 2012 at 02:07 AM.
KelvynHN no está en línea  
Old March 4th, 2012, 10:30 PM   #3498
ArenaMagic
Registered User
 
ArenaMagic's Avatar
 
Join Date: Nov 2010
Location: Natal
Posts: 602
Likes (Received): 202

Quote:
Originally Posted by Manu Neto View Post
Novidades!!

A construtora Albra colocou um outdoor na rua Alberto Maranhão, antes da Rodrigues Alves, no Tirol. Com certeza, será mais um grande empreendimento classe A. Vamos aguardar.

A Constel, por sua vez, vai lançar o Green Life Mor Gouveia para a classe média. A construtora está investindo no novo eixo de crescimento da cidade, a Zona Oeste. Na matéria do O Poti, de hoje, o empreendimento ficará em Lagoa Nova, mas na verdade, será ao lado da Rodoviária Nova, ou seja, na Cidade da Esperança!

image hosted on flickr

Digitalizar0001 por Manu Neto, no Flickr
Se for no terreno que fica do lado da rodoviária (na verdade do lado de uma empresa de metais, já próxima ao trilho do trem), já tão desmatando todo o local lá. E o terreno é bem grande, o que justifica o investimento. Será muito bom uma descentralização dos prédios para ali.
ArenaMagic no está en línea  
Old March 5th, 2012, 01:35 AM   #3499
RodolfoLucena
Registered User
 
RodolfoLucena's Avatar
 
Join Date: Apr 2011
Location: Natal
Posts: 6,197
Likes (Received): 1468



A Mor-Gouveia vai ser a nova Maria Lacerda dos blocões classe média . Eu gosto disso. Pelo menos dá um up na região que está degradada há anos. Acho que desde que a Cidade da Esperança surgiu e a rodoviária de Natal mudou-se pra lá, nenhum grande investimento aconteceu.

Quote:
Originally Posted by Manu Neto View Post
Serão mais 66 novas lojas, um novo edifício garagem automatizado totalizando 1400 vagas de estacionamento cobertas, um grande restaurante, além do mais moderno complexo de cinemas da cidade, o Cinépolis
66 novas lojas, 66 novos sonhos. Podíamos criar uma lista das nossas preferidas, aqui no SSC. Gostaria de ver uma Tommy Hilfiger, Ralph Lauren (mesmo sabendo que eu só passaria pra olhar a vitrine) e a Saraiva (leia-se Siciliano) poderia se mudar para a nova ala, investindo numa Saraiva Megastore. Aliás, porque não uma Apple Shop?

Quanto ao estacionamento automatizado, em Santiago utilizei o do Mall Parque Arauco e fiquei impressionado com tamanha automação, pensando em um dia ver algo parecido aqui em Natal. Eis a oportunidade. É o seguinte: antes de entrar no estacionamento você já sabe a quantidade de vagas disponíveis em cada andar, informadas em placares eletrônicos. Em cada andar você não precisa sair rodando pra achar uma vaga, pois luzes vermelhas e verdes te indicam a mais próxima. Na hora de pagar os tickets não existem pessoas e sim máquinas. Basta inserir o ticket e colocar uma nota de 1000 pesos (R$ ~ 3,80), que a máquina te devolve o troco em moedas (700 pesos). Será, Natal Shopping?! Sistemas como esse já existem em outros shoppings aqui no Brasil.
RodolfoLucena no está en línea  
Old March 5th, 2012, 03:04 AM   #3500
Manu Neto
Registered User
 
Manu Neto's Avatar
 
Join Date: Jun 2009
Location: Natal/RN
Posts: 5,340
Likes (Received): 439

^

Estive em Goiânia no carnaval e o Shopping Flamboyant já é assim, com painéis informando a quantidades vagas. Muito legal.

Foto que tirei do estacionamento.

image hosted on flickr

carnavalbsb 231 por Manu Neto, no Flickr

Last edited by Manu Neto; March 5th, 2012 at 03:12 AM.
Manu Neto no está en línea  
Closed Thread

Tags
natal

Thread Tools

Posting Rules
You may not post new threads
You may not post replies
You may not post attachments
You may not edit your posts

BB code is On
Smilies are On
[IMG] code is On
HTML code is Off



All times are GMT +2. The time now is 06:16 PM.


Powered by vBulletin® Version 3.8.8 Beta 1
Copyright ©2000 - 2014, vBulletin Solutions, Inc.
Feedback Buttons provided by Advanced Post Thanks / Like v3.2.5 (Pro) - vBulletin Mods & Addons Copyright © 2014 DragonByte Technologies Ltd.

vBulletin Optimisation provided by vB Optimise (Pro) - vBulletin Mods & Addons Copyright © 2014 DragonByte Technologies Ltd.

SkyscraperCity ☆ In Urbanity We trust ☆ about us | privacy policy | DMCA policy

Hosted by Blacksun, dedicated to this site too!
Forum server management by DaiTengu