daily menu » rate the banner | guess the city | one on oneforums map | privacy policy | DMCA | news magazine | posting guidelines

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Fóruns Brasileiros > Fóruns Gerais > Arquitetura e Discussões Urbanas

Global Announcement

As a general reminder, please respect others and respect copyrights. Go here to familiarize yourself with our posting policy.

Reply

Thread Tools Rating: Thread Rating: 4 votes, 5.00 average.
Old April 16th, 2012, 07:27 PM   #61
Peixoto
Registered User

Peixoto's Avatar

Peguei no flagra! Coincidência eu só ver esse thread agora...

Não fui eu quem deu a idéia, só reforcei. Me lembro que alguém tocou no assunto antes de mim.

Mas que fotos mais lindas! Queria comentar todas... Mas por hora, as que mais me chamaram a atenção foram a do Porto da Barra (como era larga a faixa de areia!) e a do Terreiro de Jesus da qual destaco alguma observações:
  • A Igreja de São Francisco parecia não ter o revestimento de azulejos nas torres, e parecia ser completamente pintada de branco, inclusive a cantaria em arenito.
  • A Igreja de São Domingos de Gusmão parece que era pintada de outra cor senão o branco. Pela tonalidade chuto um tom salmão ou ocre com as colunas creme bem claro.
  • Alguns casarões estão com as fachadas completamente descaracterizadas. Observei isso na foto do Largo do Pelourinho também. Prova de que muito se foi feito para resgatar a identidade desse conjunto, coisa que hoje em dia, acho que jamais o fariam.
  • O calçamento da praça aparenta não ser de pedras portuguesas e haviam canteiros ajardinados. O tratidicional gradil em torno da fonte não existia nessa época, mas já vi fotos mais antigas em que ele estava presente, provavelmente fora retirado. Deve ter sido considerado deselegante pela Belle Époque.

Parabéns pela iniciativa Deco! Acho que alguém poderia copiar aqueles threads de fotos antigas inteiramente para cá.

Last edited by Peixoto; April 16th, 2012 at 07:37 PM.
Peixoto no está en línea   Reply With Quote

Sponsored Links

Old April 16th, 2012, 07:51 PM   #62
Bruno Soteropolis
Registered User

Bruno Soteropolis's Avatar

Likes (Received): 827

Quote:
Originally Posted by tonyssa View Post
Comércio - Século XIX

http://salvadorhistoriacidadebaixa.blogspot.com.br

Aterraram uma área imensa!
Nossa...não sabia que onde tem esse monumento no meio de uma avenida já foi mar.
Bruno Soteropolis no está en línea   Reply With Quote
Old April 16th, 2012, 08:51 PM   #63
Tropicalia
Registered User

Tropicalia's Avatar

Likes (Received): 14

Quote:
Originally Posted by Deco View Post
Região do Comércio e Cidade Baixa

Mosteiro de São Bento

Essa é uma das minhas fotos favoritas desse thread! Se essa região ainda fosse assim seria um destaque arquitetônico de SSA comparável ao Pelourinho (apesar de parecer ser mais recente que o Pelô). Muito bonito!

Interessante o quão imponente o Mosteiro de São Bento costumava ser.
Até naquele panorama de 1860 se pode ver claramente o mosteiro ainda que de longe. Hoje em dia fica meio escondido meio ao prédios mais recentes.

lusorod liked this post
Tropicalia no está en línea   Reply With Quote
Old April 16th, 2012, 11:22 PM   #64
tonyssa
.

tonyssa's Avatar

Quote:
Originally Posted by Bruno Soteropolis View Post
Nossa...não sabia que onde tem esse monumento no meio de uma avenida já foi mar.

Pois é Bruno, quase todo o Comércio até Água de Meninos é aterro.
tonyssa no está en línea   Reply With Quote
Old April 16th, 2012, 11:48 PM   #65
Soteropolis1
Registered User

Soteropolis1's Avatar

Likes (Received): 670

Quote:
Originally Posted by Peixoto View Post
Peguei no flagra! Coincidência eu só ver esse thread agora...

Não fui eu quem deu a idéia, só reforcei. Me lembro que alguém tocou no assunto antes de mim.

Mas que fotos mais lindas! Queria comentar todas... Mas por hora, as que mais me chamaram a atenção foram a do Porto da Barra (como era larga a faixa de areia!) e a do Terreiro de Jesus da qual destaco alguma observações:
  • A Igreja de São Francisco parecia não ter o revestimento de azulejos nas torres, e parecia ser completamente pintada de branco, inclusive a cantaria em arenito.
  • A Igreja de São Domingos de Gusmão parece que era pintada de outra cor senão o branco. Pela tonalidade chuto um tom salmão ou ocre com as colunas creme bem claro.
  • Alguns casarões estão com as fachadas completamente descaracterizadas. Observei isso na foto do Largo do Pelourinho também. Prova de que muito se foi feito para resgatar a identidade desse conjunto, coisa que hoje em dia, acho que jamais o fariam.
  • O calçamento da praça aparenta não ser de pedras portuguesas e haviam canteiros ajardinados. O tratidicional gradil em torno da fonte não existia nessa época, mas já vi fotos mais antigas em que ele estava presente, provavelmente fora retirado. Deve ter sido considerado deselegante pela Belle Époque.

Parabéns pela iniciativa Deco! Acho que alguém poderia copiar aqueles threads de fotos antigas inteiramente para cá.
Bom observador vc! Tem razão em (quase tudo).

1. O memorial do IPAC diz que realmente a fachada do SF ja foi pintada. Os azulejos da torre são do seculo XIX. Então ja estavam ai, so que limpinhos. Hoje ta todo mofado.

A igreja de São Domingos era em outra cor mesmo, na época da foto. A cor branca foi uma recomendação do IPHAN para que assim fosse todos os prédios da metade do XVIII, pra tras, assim como a cor verde das portas. Antes não tinham essa preocupação. Tudo que é caiado (branco) no Pelo, é dessas datas.

O piso da praça em pedras portuguesas, em padrão Copacabana, foi uma recomendação (louca!) de Lucio Costa, nos anos 60, para estabelecer o contraste entre o antigo e o novo. Por mim tirava. Não tem nada a ver com o local.

A recomposição colonial das fachadas foi da grande reforma de 93! O gradil da fonte foi retirado nos anos 40. Sobrou apenas um fragmento dele, encontrado jogado numa dependencia da Embasa. A paritr dele e das fotos refizeram ele, tb em 93.

Sei desses fatos por uma engenheira amiga minha que participou da reforma.
Soteropolis1 no está en línea   Reply With Quote
Old April 16th, 2012, 11:56 PM   #66
Soteropolis1
Registered User

Soteropolis1's Avatar

Quote:
Originally Posted by Tropicalia View Post
Essa é uma das minhas fotos favoritas desse thread! Se essa região ainda fosse assim seria um destaque arquitetônico de SSA comparável ao Pelourinho (apesar de parecer ser mais recente que o Pelô). Muito bonito!

Interessante o quão imponente o Mosteiro de São Bento costumava ser.
Até naquele panorama de 1860 se pode ver claramente o mosteiro ainda que de longe. Hoje em dia fica meio escondido meio ao prédios mais recentes.
Apesar de dizerem que na época colonial não havia a menor preocupação com o urbanismo, pelo menos em SSA, procurava-se da um efeito monumental aos palacios e igrejas. Os predios não podiam ser mais altos que as torres das igrejas, e a frente delas as ruas se alargavam (os largos) de forma a destaca-las. E a área de São Bento é tão antiga quanto o Pelourinho, sim. Pena que derrubaram tudo. Alias o Pelo, corresponde a apenas ~ 20% da cidade colonial. SSA era a maior cidade do Brasil e uma das maiores da America do Sul até os 1800.

Last edited by Soteropolis1; April 17th, 2012 at 01:59 AM.
Old April 17th, 2012, 01:56 AM   #67
Farol da Barra
Registered User

Farol da Barra's Avatar

Likes (Received): 2226

Quote:
Originally Posted by tonyssa View Post
Comércio - Século XIX

http://salvadorhistoriacidadebaixa.blogspot.com.br

Aterraram uma área imensa!
Essa foto é superinteressante, pois mostra nitidamente como era mar antigamente e como hoje foi aterrada parte dessas área.

Muito boa essa foto!!
Não prendam os pássaros nas gaiolas,não os privem de sua liberdade, pois eles foram feitos para percorrer grandes distâncias, cantar nos galhos das árvores e não para satisfazer nosso egoísmo de cantar apenas pra gente! (FAROL DA BARRA)
Farol da Barra no está en línea   Reply With Quote
Old April 17th, 2012, 03:41 AM   #68
Rekarte
Libertarian

Rekarte's Avatar

Likes (Received): 3788

Quote:
Originally Posted by Soteropolis1 View Post
Apesar de dizerem que na época colonial não havia a menor preocupação com o urbanismo, pelo menos em SSA, procurava-se da um efeito monumental aos palacios e igrejas. Os predios não podiam ser mais altos que as torres das igrejas, e a frente delas as ruas se alargavam (os largos) de forma a destaca-las. E a área de São Bento é tão antiga quanto o Pelourinho, sim. Pena que derrubaram tudo. Alias o Pelo, corresponde a apenas ~ 20% da cidade colonial. SSA era a maior cidade do Brasil e uma das maiores da America do Sul até os 1800.
Ate a vinda da familia real para o Rio,Salvador era a segunda maior cidade do Imperio Português
e tinha aproximadamente metade da pop de Lisboa no final do sec. XVIII,se n me engano...
Old April 17th, 2012, 03:56 AM   #69
Soteropolis1
Registered User

Soteropolis1's Avatar

Realmente! Embora a capital da colonia tenha sido transferida para o Rio em 1763, por este estar mais perto da produção de ouro de Minas, SSA continuou a ser a maior cidade e o porto mais movimentado do Brasil. Isto é unanimidade entre todos os historiadores. Com D. Joao VI e logo depois com a independência o Rio disparou e SSA estagnou. Um bom parametro para isso são as igrejas, que acompanhavam o crescimento da cidade. Praticamente nenhuma foi construída entre 1820 e 1900.
Old April 17th, 2012, 05:14 AM   #70
Rekarte
Libertarian

Rekarte's Avatar

O que o pessoal acha de se iniciar um movimento,para pressionar o IPHAN e o governo(camara municipal,prefeitura),para tombar e preservar os patrimonios historicos de Salvador?
principalmente os casarões do sec. XIX e começo do sec. XX,que se espalham por todo o centro da cidade
Estamos em epoca de eleição,então seria uma boa oportunidade
ja perdemos a Mansão Wild(como era o nome?aquela que ficava ao lado da Igreja da Vitoria) e agora mais uma,no corredor da Vitoria,então fazemos algo,antes que seja tarde...
Old April 17th, 2012, 05:23 AM   #71
Will_NE
No meio do Sertão

Will_NE's Avatar

Likes (Received): 1890

A começar dos casarões que ficam junto à encosta da Cidade Baixa, no Comércio... É terrrível ver tantas construções em ruínas em uma área tão turística e movimentada!
Old April 17th, 2012, 05:26 AM   #72
Rekarte
Libertarian

Rekarte's Avatar

Eu estive ontem no Comercio,levei ate a camera para tirar fotos,mas quando cheguei la perdi a vontade,devido ao estado do Comercio
Old April 17th, 2012, 03:18 PM   #73
Soteropolis1
Registered User

Soteropolis1's Avatar

Quote:
Originally Posted by Rekarte View Post
O que o pessoal acha de se iniciar um movimento,para pressionar o IPHAN e o governo(camara municipal,prefeitura),para tombar e preservar os patrimonios historicos de Salvador?
principalmente os casarões do sec. XIX e começo do sec. XX,que se espalham por todo o centro da cidade
Estamos em epoca de eleição,então seria uma boa oportunidade
ja perdemos a Mansão Wild(como era o nome?aquela que ficava ao lado da Igreja da Vitoria) e agora mais uma,no corredor da Vitoria,então fazemos algo,antes que seja tarde...
Wildberger. Família de origem suiça que acumulou fortuna como exportadora de cacau e hoje está praticamente falida, sobrevivendo com a venda de seu patrimônio. A casa, em si, não era nada demais. Construção da década de 40, em estilo neocolonial mexicano. Com a decadêmcia da familia, nos ultimos anos funcionou como cerimonial de casamentos. Antes dessa construção ali existia, sim, um belíssimo casarão colonial (há fotos dele).

Qto ao tombamento da Vitória o IPHAN (federal) não tá nem aí. Este orgão está totalmente sucateado e o escritório da Bahia parece ser o pior do Brasil, com um diretor totalmente desmotivado, indicado politicamente. Sua única atuação na Bahia até agora foi desativar tudo de bom que existia no forte de São Marcelo, fechando-o para a visitação. Está lá hoje abandonado, se arruinando.

O IPAC (estadual) ainda estudou tombar a Vitória mas a pressão das empreiteiras foi mais forte. Existem algumas casas isoladas tombadas, como o solar Cunha Guedes, o resto está ao deus dará.

O Comércio se encontra já inserido num polígono de preservação, correspondente ao centro histórico expandido, determinado pelo IPAC, que só faz assistir os prédios cairem. Com uma mídia que se preocupa muito mais com pagode é dificil mobilizar a população. Rezemos para que tenhamos governantes mais esclarecidos no futuro.
Old April 17th, 2012, 04:08 PM   #74
Rekarte
Libertarian

Rekarte's Avatar

Nem sabia que tinha desativado a visitação do Forte de São Marcelo =O
Por isso eu falei em fazer um movimento,para ver se desperta o interesses dos politicos e orgãos federais/estaduais
Old April 25th, 2012, 07:42 AM   #75
Rekarte
Libertarian

Rekarte's Avatar

O narrador fala "Salvador é como uma capital europeia",hoje Salvador é como uma capital africana,que decadencia!
Old April 25th, 2012, 01:19 PM   #76
Soteropolis1
Registered User

Soteropolis1's Avatar

Que preciosidade este video. A Rua Chile linda, transporte de massa eficiente (bondes), pessoas bem vestidas circulando, predios conservados. Decaímos muito mesmo! Gostaria de ver o restante do vídeo.

Na verdade a cidade antiga foi esvaziada, abandonada pela população de maior poder aquisitivo, e ocupada por pessoas de baixa renda. Fora a falência do poder público, que não pode acompanhar o crescimento explosivo da cidade e a mudança radical de hábitos, com a introdução dos carros e relaxamento da forma de vestir e se comportar. O processo ocorreu em todas as grandes cidades do Brasil mas em SSA este fenomeno foi mais exarcebado!

Last edited by Soteropolis1; April 25th, 2012 at 01:26 PM.
Old April 25th, 2012, 02:39 PM   #77
Deco
Soteropolitano

Deco's Avatar

Likes (Received): 1218

Quote:

Nem sabia que tinha desativado a visitação do Forte de São Marcelo =O
Por isso eu falei em fazer um movimento,para ver se desperta o interesses dos politicos e orgãos federais/estaduais
Por sinal, à noite deveriam colocar luzes para que as pessoas consigam identificá-lo no meio da escuridão do mar.
Deco no está en línea   Reply With Quote
Old April 25th, 2012, 03:18 PM   #78
Soteropolis1
Registered User

Soteropolis1's Avatar

Parece haver uma conjunção de propósitos no sentido de desqualificar a cidade. O São Marcelo se tornou uma grande atração. Levei vários visitantes para lá e todos adoravam. Visitas guiadas, bom acervo e um ótimo restaurante com vista privilegiada. O IPHAN rsolveu despejar o permissionário alegando que o restaurante era ilegal, que não podia etc. O atual chefe deste orgão tem se mostrado um dos mais incompetentes que já houve aqui. Nada faz, não se posiciona pra nada, uma tristeza. Está lá agora abandonado, se arruinando.

Teu tredi da Lapinha está se tornando internacional. Tem até comentário do Kuwait parabens!
Old April 25th, 2012, 07:05 PM   #79
Tropicalia
Registered User

Tropicalia's Avatar

Likes (Received): 14

Quote:

O narrador fala "Salvador é como uma capital europeia",hoje Salvador é como uma capital africana,que decadencia!
Quem diria que um dia fomos "como uma capital européia."

Hoje em dia seria difícil de acreditar.

A péssima administração da cidade tem muita culpa nisso, mas eu também acho que a falta de conscientização popular com relação a nossa herança cultural é um grande fator. Eu nasci em 86, e cresci em SSA sem valorizar nossa tradição histórica. Quando eu era criança eu tinha a imagem (passada a mim por meus pais) que o Pelourinho e a Cidade Baixa eram guetos.

Parte disso era por causa do abandono e da criminalidade como Soteropolis1 falou. Mas também não existia a idéia de que o Pelourinho e a Cidade Baixa "são" Salvador. Faltava um sentimento de orgulho de que aquilo ali é a maior expressão visual da nossa cidade. Abandonar aquilo seria como se Nova York abandonasse Manhattan ou Paris abandonasse a catedral de Notre Dame, a Torre Eiffel e seus palácios históricos.

Precisa-se ter orgulho de aquilo alí é NOSSO patrimônio histórico da NOSSA cidade. Soteropolitanos precisam ter mais amor por sua cidade. E isso não é difícil porque a Bahia tem uma das culturas mais ricas do Brasil. No dia que tivermos esse senso de orgulho de nossa cultura e nossa tradição, SSA será mais limpa, mais organizada e haverá maior demanda de nossos governantes com relação a preservação de tudo isso.
Tropicalia no está en línea   Reply With Quote
Old April 29th, 2012, 10:21 PM   #80
tonyssa
.

tonyssa's Avatar

Mandou bem!
tonyssa no está en línea   Reply With Quote

Reply

Tags
fotos antigas, salvador da bahia

Thread Tools
Rate This Thread