|
|
|
| daily menu » rate the banner | guess the city | one on one |
|
|
#1 |
|
Registered User
Likes (Received): 319
|
Viagens na Eslovénia
Viagens Eslovenia
|
|
|
|
|
|
#2 |
|
Registered User
|
Last edited by soncen; May 26th, 2012 at 05:37 PM. |
|
|
|
|
|
#3 |
|
Registered User
|
|
|
|
|
|
|
#4 |
|
Registered User
|
|
|
|
|
|
|
#5 |
|
'tou na lua...
Likes (Received): 497
|
Tenho que por as minhas fotos de lá. País bonito, Ljubljana é linda e adorei o Lago Bled.
|
|
|
#6 |
|
'tou na lua...
|
Zdravo!
Fui com 2 amigas à Eslovénia no fim-de-semana de Páscoa em 2010! Pensava que ficava só em Liubliana mas tenho lá uma amiga que nos levou a outros sítios e sugeriou outros. A Eslovénia é um país surgido em 1991 após 10 dias de guerra contra a ex-Jugoslávia, tendo-se separado pois não se identificava com a união, era a nação com melhor economia de todas e via os seus fundos ir para o governo central e além disso sentia-se reprimido culturalmente. Após a morte de Tito em 1980 o país começa a sentir mais liberdades, mas não era suficiente. Além disso sentia-se uma tensão militar pois a ex-Jugoslávia tinha estado a comprar armas para alguma coisa. E em 1989 surgiu um primeiro texto de secessão, pois tinham direito segundo a constituição jugoslava. Em 1991 o governo faz um referendo ao qual o sim à independência foi dominante e o país declarou a independência. Na mesma noite dos festejos, surge a guerra que não foi tão longa nem sangrenta como na Croácia e Bósnia, mas que foi fracturante para a federação, que perdeu o seu motor económico. E dali a guerra foi para sul. Liubliana quer dizer "querida Ana" e há uma história sobre isso. É uma cidade pequena mas lindíssima, com muito para conhecer e andar. O país é famoso pelos vinhos, aconselho a Kremsnita (um bolo de creme óptimo) e beber borovničke, um licor de amoras ou de mirtilhos óptimo! O próprio hino do país, composto a partir de um poema do poeta Preseren, exulta os vinhos eslovenos e a paz entre os povos! ![]() Fomos no comboio que ia para Budapeste e aproveitámos para conversar com mais viajantes. Na fronteira o polícia esloveno, ao ver o meu bi, pergunta ao colega "Portugal é na UE?" ou algo parecido... ![]() Aconselho a visita!! ![]() igreja franciscana na Prešernov trg (Praça de Prešernov) [foto não é minha, está algures no meu HDD] ![]() Três Pontes (foi feita pelo famoso arquitecto esloveno Jože Plečnik. Construída entre 1929 e 32, uma ponte era para carros e as laterais para peões. Mas agora é tudo para peões! ![]() ![]() ![]() ![]() Câmara Municipal. A bandeira local é a verde. A cidade é muito verde ![]() ![]() imagem de livro para crianças... casa com fumo a sair da chaminé, igreja com torre, rio, árvores... ![]() ![]() e lá fomos, de manhã, após umas horas a vaguear por ali, para o hostel. 14€ por noite com quarto só para nós, cozinha e wc, mesmo no centro da cidade depois de passar pelas brasas, o sol e o Liublianica!![]() Ponte do Dragão. É uma creatura importante ali... ![]() ![]() ![]() é tzona, seus... seus... ![]() galeria comercial inspirada nas construções helénicas clássicas, por Plečnik! ![]() catedral... mais fotos dela depois ![]() ![]() de novo, a igreja franciscana ![]() ![]() castelo com a bandeira. Também hei-de por mais fotos dele ![]() maquete da cidade ![]() ![]() ![]() Ópera ![]() e deixo-vos com o lindíssimo e enorme Tivoli Park ![]() ![]() ![]() ![]() Ainda há muito para mostrar, mas tenho que ir dormir!! Na zdravje!!
Coimbra tem mais encanto na hora da... chegada! Last edited by Lino; May 1st, 2012 at 03:27 AM. |
|
|
|
|
|
#7 |
|
'tou na lua...
|
ponte do Dragão
![]() ![]() ![]() e vamos a Bled!! ![]() ![]() ![]() com batata frita, salada e ovo a cavalo, bem que ia ![]() ![]() e chegamos a Bled (aconselho, especialmente em dias de calor) ![]() ![]() ![]() barcos típicos do lago. Dali surgem os melhores remadores eslovenos, com algumas medalhas olímpicas no papo... ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() esta casa recuperada à beira do lago ficaria um brinco ![]() ![]() ![]() criatividade para os bancos não falta... ![]() especialmente este debaixo de água ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() e depois da Kremsnita ![]() e de um copo de borovnicke à beira do lago (não tirei foto) ![]() ![]() buga para outro sítio (penso que seja Obcina Bohinj, tenho que confirmar o nome)... estivémos perto da fronteira com a Áustria ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() Slovenija... by nightxi! ![]() e depois mostro mais de Ljubljana. Enjoy ![]()
|
|
|
#8 |
|
Registered User
|
Last edited by soncen; May 1st, 2012 at 11:33 AM. |
|
|
|