daily menu » rate the banner | guess the city | one on one

Go Back   SkyscraperCity > European Forums > Fórum Português > Arquitectura e Urbanismo > Transportes e Infraestruturas > Ferrovias

Global Announcement

SkyscraperCity needs your help to do some house cleaning! please click here for more info!

Reply

Thread Tools Rate Thread Display Modes
Old May 10th, 2012, 05:00 PM   #101
Marnoto
Registered User

Likes (Received): 21

Quote:
Originally Posted by 1. Caravaggio View Post
Faz lá as contas para um percurso Aveiro-Porto num suburbano e depois diz qualquer coisa. Ou num IC Porto Lisboa, também serve.
Não andas de comboio, certo?
Para dizeres que existem suburbanos entre Aveiro e Coimbra?!
Marnoto no está en línea   Reply With Quote

Sponsored Links

Old May 10th, 2012, 05:09 PM   #102
Marnoto
Registered User

UTE Regional Aveiro - Coimbra = 5,15 € (tempo - 1h 02m)
IC Aveiro - Coimbra = 12,90 € (tempo - 0h 57m)
carro a gasóleo Aveiro - Coimbra (Norte) na AE1 = 2,45 € (tempo - 0h 20m)
consumo carro 5,2 litros aos 100 kms

com este exemplo, dá para perceber que andar de comboio é muito caro, ou não?
Old May 10th, 2012, 05:11 PM   #103
Marnoto
Registered User

Quote:
Originally Posted by ac3 View Post
Coimbra/Aveiro sempre foi particularmente caro, nunca percebi bem porquê.
Má gestão e daí a fuga do passageiro para o automóvel.
Os horários são de fugir, param em todas as capelinhas, que querem?
Old May 10th, 2012, 06:39 PM   #104
1. Caravaggio
Eudaimonia

1. Caravaggio's Avatar

Likes (Received): 275

Quote:
Originally Posted by ac3 View Post
Coimbra/Aveiro sempre foi particularmente caro, nunca percebi bem porquê.
O que significa que o que disseste (Marnoto) é verdade apenas nalguns serviços da CP. Eu diria que o serviço regional é o que menos compensa em toda a CP, mas os suburbanos e IC/Alfas compensam largamente em comparação com o carro. A conversa começou quando tu disseste que os passageiros, com a crise, íam fugir do comboio para o carro, eu eu disse, e digo, que não é verdade. E como felizmente há mais gente a andar de comboio sem ser no eixo Coimbra-Aveiro, a minha afirmação está mais próxima da verdade.

Há muitos exemplos na rede nacional onde o comboio compensa e vai continuar a compensar. O que não invalida que haja pontos da rede onde, por falta de vontade da CP ou incompetência, isso não se verifique. Eu referi os casos dos suburbanos de Aveiro-Porto porque, como tu estavas a generalizar uma afirmação tão pouco fundamentada eu referi apenas dois exemplos que refutam o teu argumento. O teu caso particular não é exemplo um exemplo geral.
1. Caravaggio está en línea ahora   Reply With Quote
Old May 10th, 2012, 09:49 PM   #105
ac3
Registered User

Likes (Received): 95

Quote:
Originally Posted by Marnoto View Post

com este exemplo, dá para perceber que andar de comboio é muito caro, ou não?
A consumir 5.2L/100km gastas 3,12L de diesel para fazer os 60 km, que te custariam uns 4,68€. Mais os 2,45€ de portagem, o total é 7,13€.

Mas se mudares para Aveiro/Porto, a coisa já é diferente.
O Urbano custa 3,00€; os IC 11,50€.
As portagens custam-te 4,45€ e o diesel 5,46€, num total de 9,90€. O Urbano fica mais barato mesmo com 3 pessoas no carro.
ac3 no está en línea   Reply With Quote
Old May 10th, 2012, 11:26 PM   #106
Viriatuus
Registered User

Likes (Received): 168

Ao fazerem as contas devem ter também em conta a amortização do carro. A utilização do carro não é gratuita. E dá para um e para o outro lado. Porque por um lado se já o possuímos pode ser visto como um sunken cost. Mais vale usarmos que o deixarmos apodrecer... Por outro lado porque cada km de utilização tem um custo adicional, seja em manutenção futura, uso dos pneus, etc.
Viriatuus no está en línea   Reply With Quote
Old May 10th, 2012, 11:40 PM   #107
toniho
Registered User

toniho's Avatar

Likes (Received): 342

Quote:
Que carro (que aparentemente é oferecido) é esse que faz 5,2 l/100 km a quase 200 km/h de velocidade média?
toniho no está en línea   Reply With Quote
Old May 10th, 2012, 11:55 PM   #108
RoadsterRunner
Profissional da desordem

RoadsterRunner's Avatar

Likes (Received): 235

Quote:
Originally Posted by toniho View Post
Que carro (que aparentemente é oferecido) é esse que faz 5,2 l/100 km a quase 200 km/h de velocidade média?

Fez-me lembrar uns que compraram dos primeiros VW TDI (por volta de 98-00) que juravam a pés juntos que iam de Lisboa a Albufeira numa hora e meia e que o carro gastava 5 litros aos 100 km ...

RoadsterRunner no está en línea   Reply With Quote
Old May 11th, 2012, 01:06 AM   #109
Marnoto
Registered User

Quote:
O carro não é oferecido, ponto 1!
É um carro a gasóleo TDI e eu já consegui médias de 4,75 litros aos 100 e não ando a 200 km/h; isso seria um irresponsável condutor e não o faço.
É uma questão de boa condução, que a maioria dos portugas não sabem!
Old May 11th, 2012, 01:07 AM   #110
Marnoto
Registered User

Quote:
Originally Posted by RoadsterRunner View Post

Fez-me lembrar uns que compraram dos primeiros VW TDI (por volta de 98-00) que juravam a pés juntos que iam de Lisboa a Albufeira numa hora e meia e que o carro gastava 5 litros aos 100 km ...

esses além de serem aldrabões, deviam ser pescadores!
Old May 11th, 2012, 01:14 AM   #111
Marnoto
Registered User

Quote:
Originally Posted by 1. Caravaggio View Post
O que significa que o que disseste (Marnoto) é verdade apenas nalguns serviços da CP. Eu diria que o serviço regional é o que menos compensa em toda a CP, mas os suburbanos e IC/Alfas compensam largamente em comparação com o carro. A conversa começou quando tu disseste que os passageiros, com a crise, íam fugir do comboio para o carro, eu eu disse, e digo, que não é verdade. E como felizmente há mais gente a andar de comboio sem ser no eixo Coimbra-Aveiro, a minha afirmação está mais próxima da verdade.

Há muitos exemplos na rede nacional onde o comboio compensa e vai continuar a compensar. O que não invalida que haja pontos da rede onde, por falta de vontade da CP ou incompetência, isso não se verifique. Eu referi os casos dos suburbanos de Aveiro-Porto porque, como tu estavas a generalizar uma afirmação tão pouco fundamentada eu referi apenas dois exemplos que refutam o teu argumento. O teu caso particular não é exemplo um exemplo geral.
Em parte tens razão, mas o Serviço Regional é caro e o Urbano também não fica barato.
Se a CP perde dinheiro no serviço Regional, tem de optar por oferecer melhor serviço para cativar o cliente, caso contrário, temos que recorrer ao automóvel ou aos expressos.
Vou referir-te um exemplo que se passou comigo, no Verão passado.
Um amigo necessitava de ir de Lagos (Algarve) para Évora.
As ligações de comboio eram vergonhosas, tinha de ir até Pinhal Novo e aí apanhar o IC Lisboa-Évora; custava muito mais que indo de Expresso rodoviário e demorava 6,5 horas, enquanto que de Expresso a viagem era de 4h.
Na década de 50, se tiveres horários desse tempo, tinhas um comboio Directo de Tunes a Évora, invertia a marcha em Casa Branca e só fazias transbordo em Tunes.
Percebes agora por que razão a CP perde clientes?
Old May 11th, 2012, 01:15 AM   #112
toniho
Registered User

toniho's Avatar

Quote:
O carro não é oferecido, ponto 1!
É um carro a gasóleo TDI e eu já consegui médias de 4,75 litros aos 100 e não ando a 200 km/h; isso seria um irresponsável condutor e não o faço.
É uma questão de boa condução, que a maioria dos portugas não sabem!
Para fazeres Aveiro-Coimbra em 20 minutos tens que fazer perto de 200 km/h. Ou estás a aldrabar no tempo, ou estás a aldrabar na velocidade (obviamente que é no tempo, mesmo que tivesses um carro que atingisse essas velocidades é impossível conseguir fazer 200 km/h de velocidade média numa estrada pública em mais do que uma mão cheia de km, pouco mais do que isso faz um fórmula 1 de velocidade média numa corrida).
E se o carro não é oferecido então as contas do preço estão também elas mal feitas. Um carro que custe 20.000€ (pago a pronto) e que dure 200.000 km (assumindo que ao fim desses km vai para a sucata a custo zero) só nesse percurso em custos de depreciação custa mais de 6€ (isto já para não falar da manutenção).
Old May 11th, 2012, 01:25 AM   #113
Marnoto
Registered User

Quote:
Para fazeres Aveiro-Coimbra em 20 minutos tens que fazer perto de 200 km/h. Ou estás a aldrabar no tempo, ou estás a aldrabar na velocidade (obviamente que é no tempo, mesmo que tivesses um carro que atingisse essas velocidades é impossível conseguir fazer 200 km/h de velocidade média numa estrada pública em mais do que uma mão cheia de km, pouco mais do que isso faz um fórmula 1 de velocidade média numa corrida).
E se o carro não é oferecido então as contas do preço estão também elas mal feitas. Um carro que custe 20.000€ (pago a pronto) e que dure 200.000 km (assumindo que ao fim desses km vai para a sucata a custo zero) só nesse percurso em custos de depreciação custa mais de 6€ (isto já para não falar da manutenção).
Se circulares a 130 km/h, em 30 minutos fazes Aveiro - Coimbra em segurança, não é preciso andar a 200 km/h.
O que escreves só demonstra que não entendes nada de mecânica automóvel!
Um carro a diesel se for bem estimado, dura mais de 500.000 km, sem abrir o motor.
Não vou alimentar esta discussão, porque não estou aqui para jogar ping pong.
Old May 11th, 2012, 01:34 AM   #114
toniho
Registered User

toniho's Avatar

Já aumentaste o tempo em 50% (coisa pouca). Mas mesmo assim continua a ser ridículo. Para fazeres Coimbra-Aveiro em 30 minutos tinhas que fazer esses 130 km/h, mas tinha que ser a velocidade média de todo o percurso e para isso tinhas que fazer grande parte do percurso acima dos 150 km/h.

Diz lá que percentagem de carros em Portugal é que são usados até atingirem 500.000 km (mas mesmo nesse cenário absurdo, a desvalorização num carro de 20.000€ pago a pronto continuava a aumentar para o dobro o preço total que tu tinhas dito para a viagem).
Esse comentário da mecânica também foi assim um bocado espetado a martelo. Perceber ou não de mecânica é irrelevante para calcular o custo de uma viagem (tal como é para calcular uma velocidade média).
Old May 12th, 2012, 03:50 AM   #115
djou23
Registered User

djou23's Avatar

Likes (Received): 33

Quote:
UTE Regional Aveiro - Coimbra = 5,15 € (tempo - 1h 02m)
IC Aveiro - Coimbra = 12,90 € (tempo - 0h 57m)
20 minutos?!?

a essa velocidade lá se vão os 5 litros aos 100...

http://www.viamichelin.pt/web/Itiner...routeConso=5.6
Old May 13th, 2012, 11:58 PM   #116
rpc08
Registered User

rpc08's Avatar

Likes (Received): 45

No caso específico Aveiro-Coimbra uma viagem normal dura à volta de 35-40 minutos, pelo que me parece que o comboio até está competitivo, quer em horários quem em custos. Ainda assim, não se perdia nada que em certos comboios se suprimissem algumas paragens como Aguim, Fornos ou Adémia...
Old May 14th, 2012, 12:35 AM   #117
Marnoto
Registered User

Quote:
Originally Posted by rpc08 View Post
No caso específico Aveiro-Coimbra uma viagem normal dura à volta de 35-40 minutos, pelo que me parece que o comboio até está competitivo, quer em horários quem em custos. Ainda assim, não se perdia nada que em certos comboios se suprimissem algumas paragens como Aguim, Fornos ou Adémia...
Há já um estudo que está pronto e falta implementar no terreno, e que suprime a paragem nos apeadeiros entre Aveiro e Coimbra-B para os Regionais. É demais tanto tempo para uma distância tão curta, não faz sentido e não tem passageiros que justifique pararem todos em Oiã, Quintans, Curia, e por aí adiante.

Reply

Thread Tools
Display Modes Rate This Thread
Rate This Thread:

Posting Rules