daily menu » rate the banner | guess the city | one on one

Go Back   SkyscraperCity > European Forums > Fórum Português > Arquitectura e Urbanismo > Geografia, Urbanismo e Demografia

View Poll Results: Concorda com a regionalização?
Sim, e também concordo com a divisão administrativa que foi idealizada. 59 31.22%
Sim, mas não concordo com a divisão administrativa que foi idealizada. 96 50.79%
Não, mas concordaria com a divisão administrativa que foi idealizada, caso a mesma avançasse. 8 4.23%
Não e também não concordaria com a divisão administrativa que foi idealizada caso a mesma avançasse. 26 13.76%
Voters: 189. You may not vote on this poll

Closed Thread

Thread Tools Rate Thread Display Modes
Old May 14th, 2012, 02:49 PM   #2701
Portogaia
Registered User

Portogaia's Avatar

Likes (Received): 22

Quote:
Originally Posted by Wolf2009 View Post
Alguém conhece maneiras diferentes de fazer mapas?
Depende do rigor que queiras.
Podes pegar no googlearth e pintar poligonos ou podes conseguir coordenadas de tipo KML e carregar em adobe illustrator.

O mais fácil e amateur é mesmo pegar numa imagem do google e pintar com o photoshop.

Quote:
Originally Posted by Miguel_Arq View Post

O nome Serrim é uma homenagem à indústria do mobiliário!?
yep - toda uma homenagem, agora em vias de extinçao.
Portogaia no está en línea  

Sponsored Links

Old May 14th, 2012, 04:47 PM   #2702
Cbr Domes
Registered User

Cbr Domes's Avatar

Likes (Received): 507

Quote:
Mas são muitos mapas que queres apresentar? Eu faço-te o mapa se quiseres.
O meu é que nada..
illustrious city: situated on a high hill bent and stretched from the top to the waters of the Mondego River, their appearance is truly majestic and surprising. Nothing more beautiful than the city landscape surrounded by lush banks of that memorable river, lined with orange trees and willows. It is a paradise in perspective.
Visit and comment the thread WELCOME TO COIMBRA - http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=353024&page=5

Cbr Domes no está en línea  
Old May 14th, 2012, 04:56 PM   #2703
Miguel_Arq
Home, sweet home

Miguel_Arq's Avatar

Likes (Received): 43

Quote:
Originally Posted by Cbr Domes View Post
O meu é que nada..
Olha os ciúmes...

Eu disse que fazia também.
Mas tens que dar-me tempo...
Miguel_Arq no está en línea  
Old May 14th, 2012, 05:01 PM   #2704
Cbr Domes
Registered User

Cbr Domes's Avatar

Não li em lado nenhum que fazias
Mas ya sou ciumento, mas não desse tipo
Ok então, famaliconensis
illustrious city: situated on a high hill bent and stretched from the top to the waters of the Mondego River, their appearance is truly majestic and surprising. Nothing more beautiful than the city landscape surrounded by lush banks of that memorable river, lined with orange trees and willows. It is a paradise in perspective.
Visit and comment the thread WELCOME TO COIMBRA - http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=353024&page=5

Old May 14th, 2012, 10:17 PM   #2705
Fenitian
Registered User

Fenitian's Avatar

Likes (Received): 1

O mapa do Miguel_Arq está excelente,e se fosse a referendo votava SIM na hora!
As minhas únicas dúvidas prendem-se na região Oeste.Tapa-se de um lado..destapa-se noutro.Iria ser precisso muito jogo de cintura para fazer ali a fronteira entre uma região e outra no atual distrito de Leiria.
Talvez a melhor solução fosse um referendo local(concelho),para a população decidir a qual região queriam pertencer,não sei...
Fenitian no está en línea  
Old May 14th, 2012, 11:52 PM   #2706
tbean
não sei. não sabe ninguém

tbean's Avatar

Likes (Received): 2

oh miguelito tens que comecar aqui a cobrar ao pessoal por lhes fazeres os mapas eheh

epah isto tudo e bastante discutivel! um referendo com tempo com calma em cada municipio era do melhor e assim as populacoes de cada autarquia é que decidiam onde queriam pertencer!

eu ja dei aqui a minha ideia e apesar de ler estas varias opinioes continuo na minha: 5 regioes baseadas nas CCDR é do melhor! o interior nunca deveria estar separado do litoral!

de qualquer maneira é presico ver que as regioes se forem implantadas, nao é para 2 dias, ou seja é para ficar uns valentes anos e nesses anos as coisas mudam.. que me diz que 10 anos apos regioes o centro nao ficara um muito mais populacao.. por exemplo!!!
Old May 15th, 2012, 03:11 AM   #2707
Karlussantus
Registered User

Fica também aqui no tópico da Regionalização.

Nós temos uma legislação das Regiões Administrativas que será esta:
http://www.cm-odivelas.pt/Assembleia.../Anexos/56.pdf

Quote:
LEI-QUADRO DAS REGIÕES ADMINISTRATIVAS

CAPÍTULO I - Assembleia regional
Artigo 22º
Constituição
1 - A assembleia regional é o órgão deliberativo da região administrativa e é constituída por representantes das assembleias municipais, em número de 15 ou 20, e por membros directamente eleitos pelos cidadãos recenseados na área da respectiva região, em número de 31 ou 41, consoante se trate de região com menos de 1,5 milhões de eleitores ou de 1,5 milhões e mais.
2 - Os membros da assembleia regional são designados deputados regionais.

Quote:
Artigo 24º
Sessões da assembleia regional
1 - A assembleia reúne ordinariamente em cada ano durante seis sessões, não excedendo cada sessão o número de quatro reuniões.
2 - A assembleia pode reunir extraordinariamente, por convocação do presidente, a requerimento da junta ou de 1/3 dos seus membros em efectividade de funções.

Quote:
Artigo 25º
Competência
1 - Compete à assembleia regional:
a) Eleger a junta regional;
b) Eleger o seu presidente e os secretários;
c) Elaborar e aprovar o seu regimento;
d) Acompanhar e fiscalizar a actividade da junta regional;

Quote:
CAPÍTULO II
Junta regional
Artigo 26º
Constituição
1 - A junta regional é o órgão executivo da região administrativa, constituído por um presidente e por vogais, em número de seis nas regiões com 1,5 milhões ou mais de eleitores e em número de quatro nas regiões restantes.
2 - Compete ao presidente da junta regional representar a região.
Quote:
Artigo 29º
Moção de censura
1 - A assembleia regional pode votar moções de censura à junta regional, por iniciativa de um quarto dos seus membros em efectividade de funções.
2 - A aprovação de uma moção de censura por maioria absoluta dos deputados regionais em efectividade de funções implica a demissão da junta e a realização, no prazo máximo de 30 dias, de nova eleição.
3 - Se a moção de censura não for aprovada, os seus signatários não podem apresentar outra no decurso do mesmo mandato autárquico.
E perante isto se as AM do Porto e Lisboa ficarem inseridas com outros sistemas urbanos, o que vamos ter é um "Portugal Centralizado" mas em ponto mais pequeno.

Quanto mais equilibradas forem as regiões, no que diz respeito ao tipo de povoamento, ao peso dos diversos sistemas urbanos, etc... menos problemas existirão na competitividade das mesmas.
É por isso que defendo a separação do Interior do Litoral no Norte e Centro, como defendo a separação das AMs do resto do Litoral.
Karlussantus no está en línea  
Old May 15th, 2012, 03:46 AM   #2708
Karlussantus
Registered User

Quote:
Fiz algumas alterações ao mapa inicial:

Além do que já disse, considerando estas regiões com as quais não concordo.

Algumas sugestões:
- Marinha Grande claramente com Leiria e Porto de Mós provavelmente também (segundo o SURC, "o centro urbanode Leiria regista uma relação de integração com o centro urbano de Fátima e relações de dependência com os centros urbanos Marinha Grande, Batalha e Porto de Mós"), além disso também nos movimentos pendulares é a grande referência da Marinha Grande, já Porto de Mós tem quase os mesmo movimentos com Alcobaça mas está mais dependente de Leiria.
- Resende devia estar com Lamego (segundo o SURN)

Parece-me que seria útil nas zonas de fronteira atender aos Sistemas Urbanos (2004 - INE), aos PROT, aos movimentos pendulares, etc...
Old May 15th, 2012, 11:26 AM   #2709
Cbr Domes
Registered User

Cbr Domes's Avatar

Queres é por Braga a mandar no Minho

Old May 15th, 2012, 01:44 PM   #2710
alentejolover
Cidade-Museu

alentejolover's Avatar

Likes (Received): 183

Quote:
Originally Posted by Cbr Domes View Post
Queres é por Braga a mandar no Minho
Queres é por Coimbra a mandar no Centro

/
alentejolover no está en línea  
Old May 15th, 2012, 01:50 PM   #2711
Miguel_Arq
Home, sweet home

Miguel_Arq's Avatar

karlussantus: achas que o Minho deveria estar separado do Porto?
Por onde farias a divisão? Consideravas a antiga província do Minho?
Old May 15th, 2012, 03:09 PM   #2712
toniho
Registered User

toniho's Avatar

Likes (Received): 251

Eu também acho. A maioria das pessoas que conheço que votaram não em 98 fizeram-no porque não estavam dispostos a trocar o centralismo de Lisboa pelo do Porto.
toniho no está en línea  
Old May 15th, 2012, 03:17 PM   #2713
Barragon
Barra for Friends

Barragon's Avatar

Likes (Received): 144

Karlus e Alcobaça tem ligações fortes com Leiria?

Então Resende ficaria em TMAD?

Viseu BL ou BI?

The Latest Photo Reports: Aires

Fat people are harder to kidnap
Barragon no está en línea  
Old May 15th, 2012, 03:28 PM   #2714
Miguel_Arq
Home, sweet home

Miguel_Arq's Avatar

Quote:
Originally Posted by toniho View Post
Eu também acho. A maioria das pessoas que conheço que votaram não em 98 fizeram-no porque não estavam dispostos a trocar o centralismo de Lisboa pelo do Porto.
Pois, mas essa separação do Porto com o Minho implica criar uma fronteira onde ela não existe.

Por exemplo: Trofa e Santo Tirso provavelmente ficaram no Porto. Famalicão ficaria no Minho. Contudo, Santo Tirso e Trofa têm uma dependência bastante grande de Famalicão. Por exemplo, o Hospital de Famalicão é que serve os 3 concelhos, já que a Trofa não tem Hospital Público e o Hospital de Santo Tirso é pouco mais do que um Centro de Saúde. Estes 2 hospitais formam o Centro Hospitalar do Médio Ave.
Em caso de haver duas regiões nesta zona, podíamos ter um Centro Hospitalar distribuído por 2 regiões distintas? Parece-me que não...
Pôr Santo Tirso e Trofa no Minho também me parece um bocado forçado.

E ao longo desta eventual fronteira a criar entre Minho e Porto (Douro Litoral) teríamos vários concelhos com fortes relações que ficariam em relgiões distintas: Póvoa de Varzim-Esposende; Famalicão-Trofa-Santo Tirso; Guimarães-Santo Tirso; Vizela-Lousada (Vizela é o caso mais curioso pois tem freguesias que pertencem ao Minho e ao Douro Litoral); Celorico de Basto-Felgueiras-Amarante.

Last edited by Miguel_Arq; May 15th, 2012 at 03:34 PM.
Old May 15th, 2012, 03:44 PM   #2715
Portogaia
Registered User

Portogaia's Avatar

Likes (Received): 22

Quote:
Originally Posted by toniho View Post
a maioria das pessoas que votaram nao no norte basaram-se em um argumento de direita que se escutava em todos os canais de televisao dos senhores da oposiçao (na altura o psd) a contra-argumentar que a "regionalizaçao dividiria um país já por si pequeno" "Portugal deve manter-se unido".
Obviamente por questoes populares com argumentos destes, e de forte cor laranja o Norte votou contra.
Portogaia no está en línea  
Old May 15th, 2012, 08:40 PM   #2716
AZT2009
Registered User

AZT2009's Avatar

AZT2009 no está en línea  
Old May 15th, 2012, 09:36 PM   #2717
toniho
Registered User

toniho's Avatar

Quote:
Originally Posted by Portogaia View Post
a maioria das pessoas que votaram nao no norte.
Eu não estou a falar de pessoas desse lugar mítico que é o "norte" (que anda ao mesmo nível de dizer que somos todos galegos só porque de vez em quando vamos lá às compras e ao marisco) estou a falar de pessoas do Minho.
toniho no está en línea  
Old May 15th, 2012, 09:45 PM   #2718
Viriatuus
Registered User

Likes (Received): 124

Nada melhor que a regionalização a 11 regiões...!
Viriatuus no está en línea  
Old May 15th, 2012, 09:58 PM   #2719
Karlussantus
Registered User

Aqui fica o post colocado no outro tópico, penso que responde a muitas das perguntas.

Quote:
Quote:
Originally Posted by Portogaia View Post

1. Nao podes separar o Tâmega da AMP.

O que propoes nao têm sentido, desculpa. As AM nao sao regioes. Sao áreas metropolitanas - núcleos de influencia, municipios interconectados.
Imagina que agora defines uma regiao que é a actual AMP, em 10 anos essa AMP engole Paredes, Paços de Ferreira, Penafiel, Ovar. O que fazes, mudas os limites da regiao? Ou crias um conceito administrativo de regiao metropolitana e dás-lhe competencias retirando as competencias dos orgaos dessa regiao.

2. Pelo teu argumento um habitante de Barcelos tambêm se pode queixar que Braga ficará com mais representandes como capital do minho por mais populaçao e a regiao do Minho estaria centralizada.

3. Trata-se quem sabe de dar uma percetagem de voto maior aos habitatantes de regioes menos habitadas. Aqui em Espanha os votos dos habitantes de zonas menos povoadas contam mais em porcentagem por habitante que o voto dos habitantes de zonas mais povoadas.
...
Quote:
4. Aí está uma questão pertinente que nunca me tinha ocorrido.
Toda a gente sabe que os limites das AM são dinâmicas.
Basta ver as vezes que a AMP já sofreu alterações aos seus limites nos últimos anos.
A criar uma Região coincidente com a AM, teríamos que estar a alterar os limites da Região sempre que se alterasse os limites da AM.

Tanto em Lisboa como no Porto os limites das actuais AM extravasam em muito o sistema urbano monocêntrico que realmente existe.

Falando do Norte Litoral onde há maior dificuldade em definir onde estão as fronteiras ideais.

Os sistemas urbanos são aproximadamente estes.
http://i245.photobucket.com/albums/g...rteLitoral.jpg
http://i245.photobucket.com/albums/g...ubSistemas.jpg

As áreas de influencia para as funções muito especializadas são estas.
http://i245.photobucket.com/albums/g...emasaNorte.jpg

No PROT-N há ainda este mapa com os subsistemas urbanos.
http://i245.photobucket.com/albums/g...sTercirios.jpg

1. Perante isto o Douro Litoral ou AMP como queiram chamar, ficaria com a Aglomeração Metro do Porto (AgMP) (~1M), e com os subsistemas mais interligados e dependentes da AgMP, onde se incluem o 8 e o 8.1(Tamega ~0,4M), o 2 (P.Varzim-V.Conde ~0,1M), o 3, 4 e 4.1 (Entre Douro e Vouga ~0,25M). Além destes também seria de considerar a inclusão de Ovar.
Seria portanto uma região de cariz monocêntrico com subsistemas a rodearem o núcleo central.

2. Certamente que se pode queixar, mas o Minho tem como podem ver nas imagens, 3/4 sistemas bem definidos:
- o maior o Vale do Ave com mais de ~500.000h, que se reparte em 4 cidades com grande influencia, Guimarães (~200.000h), Famalicão (~130.000h), Fafe(~55.000h) e Santo Tirso (~72.000h), entre outras;
- a aglomeração de Braga com cerca de ~325.000h, que chega a 9 freguesias de Montalegre que ficará sempre noutra região, e a concelhos de outras NUTS III como Arcos, Ponte da Barca, Cabeceiras, Povoa Lanhoso e Vieira do Minho;
- Viana do Castelo ~160.000h, que se estende a grande parte do Alto Minho e a algumas freguesias de Esposende
- Barcelos ~120.000h, que está em grande interligação com a Ag. de Braga, e se estende a grande parte do seu concelho e a algumas freguesias de Esposende.
Depois existem ainda alguns pequenos sistemas mais ruralizados e isolados, como o de Valença, Arcos, Monção e Melgaço.
Mas será de forma evidente uma região muito mais equilibrada em termos de representantes, e com objectivos comuns. Do que um Entre Douro e Minho.

3. Seria uma possibilidade, mas a Lei que temos é esta e perante a mesma, quanto mais equilibradas forem as regiões no que diz respeito ao peso dos sistemas urbanos que as compõem, maior equilíbrio existirá e menor probabilidade teremos de criar "Novas Lisboas".

4. Como já disse tanto a Região de Lisboa como a do Porto, iriam incluir amplas áreas que ainda não são parte da AM existente. Mas como é óbvio a reorganização que agora seja feita devia por lei ser revista a cada x anos, tal como se fazem os censos.

Last edited by Karlussantus; May 16th, 2012 at 03:08 PM.
Old May 15th, 2012, 10:13 PM   #2720
toniho
Registered User

toniho's Avatar

Quote:
Originally Posted by Viriatuus View Post

Nada melhor que a regionalização a 11 regiões...!
Oito chegavam, centro em Melriça, e depois era só dividir segundo os pontos cardeais Já que me querem pôr como nortenho, exijo distinção entre mim e as pessoas do nor-nordeste.
toniho no está en línea  

Closed Thread

Thread Tools
Display Modes Rate This Thread
Rate This Thread:

Posting Rules