|
|
|
| daily menu » rate the banner | guess the city | one on one |
|
|||||||
| Sul Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina |
| Global Announcement |
|
SkyscraperCity needs your help to do some house cleaning! please click here for more info! |
|
|
Thread Tools | Display Modes |
|
|
#1 |
|
Rene Hass
Likes (Received): 167
|
RS – Morro Reuter e seus distritos de Walachai e São José do Herval, num misto de road thread com city thread (em 97 fotos)
RS – Morro Reuter e seus distritos de Walachai e São José do Herval, num misto de road thread com city thread.
Emancipada desde 1992, Morro Reuter (pronuncia-se “róiter’) é uma pequena cidade no início da Serra Gaúcha, à beira da BR-116, sendo o primeiro município fora da Região Metropolitana de Porto Alegre em direção norte. Passam por ele todos aqueles que se dirigem à região de Gramado e Canela via BR-116. Fica acerca de 60 km de Porto Alegre e é município integrante da Rota Romântica. De acordo com o site oficial da prefeitura, a sua população estimada em 2010 era de 5.676 habitantes. A intenção deste thread é mostrar, além do núcleo urbano de Morro Reuter, um pouco das estradas da região (BR-116 e VRS-873) e dois distritos da cidade (Walachai e São José do Herval). ![]() A Rota Romântica. ![]() A localização de Morro Reuter em relação a Porto Alegre. ![]() Morro Reuter no Google Earth. Todas as fotos são de minha autoria. A maioria foi tirada no outono de 2012. Algumas, no verão de 2012. Parte I – Flashes da BR-116, dirigindo-se para Morro Reuter: Foto 1: BR-116 na região de Dois Irmãos, município vizinho a Morro Reuter. ![]() Foto 2: ![]() Foto 3: ![]() Foto 4: ![]() Foto 5: ![]() Foto 6: ![]() Foto 7: ![]() Foto 8: ![]() Foto 9: ![]() Foto 10: ![]() Foto 11: ![]() Foto 12: ![]() Foto 13: ![]() Foto 14: ![]() Foto 15: ![]() Parte II – A pequena cidade de Morro Reuter: Foto 16: Chegando a Morro Reuter. ![]() Foto 17: O famoso Monumento aos Livros, hoje um dos ícones da cidade e o meu monumento favorito na Serra Gaúcha. ![]() Foto 18: Lavandas junto ao Monumento aos Livros. As lavandas estão se popularizando na Serra Gaúcha. É só dar uma apertadinha nessas florzinhas (não precisa arrancá-las) que as mãos ficam todas perfumadas. ![]() Foto 19: Pórtico de Entrada ![]() Foto 20: Prédio da Prefeitura Municipal ![]() Foto 21: Alguém lendo próximo do Monumento aos Livros ![]() Foto 22: Igreja Católica ![]() Foto 23: Detalhe da torre da igreja ![]() Foto 24: Casa com lavanda plantada na calçada ![]() Foto 25: ![]() Foto 26: ![]() Foto 27: ![]() Foto 28: ![]() Foto 29: ![]() Foto 30: ![]() Foto 31: ![]() Foto 32: ![]() Foto 33: A BR-116 ![]() Foto 34: ![]() Foto 35: Um vale visto a partir da BR-116 ![]() Foto 36: ![]() Foto 37: ![]() Foto 38: ![]() Foto 39: ![]() Foto 40: ![]() Foto 41: ![]() Foto 42: ![]() Foto 43: ![]() Foto 44: ![]() Foto 45: ![]() Foto 46: ![]() Foto 47: ![]() Foto 48: ![]() Foto 49: Árvores no outono ![]() Foto 50: BR-116 com lavanda, plátanos e eucaliptos, tudo numa única foto ![]() Foto 51: O famoso Ateliê de Anelise Bredow. ![]() Parte III - A Estrada (VRS-873) entre Morro Reuter e Santa José do Herval e Santa Maria do Herval: Há dois topônimos muito parecidos na região: São José do Herval e Santa Maria do Herval. São José do Herval é um distrito de Morro Reuter ao passo que Santa Maria do Herval é um outro município, vizinho a Morro Reuter. Contudo, São José do Herval está muito mais próximo de Santa Maria do Herval do que de Morro Reuter. Foto 52: Uma simpática casa de arquitetura colonial à beira da VRS-873 que parece ter sido asfaltada recentemente. ![]() Foto 53: Uma bela propriedade à beira da VRS-873. O portão estava aberto e eu entrei. As duas casas estão desabitadas. A vermelha está em reforma. ![]() Foto 54: A casa branca da foto acima, agora mais de perto. ![]() Foto 55: No fundo, a cidade de Dois Irmãos. Depois dos morros, a Região Metropolitana de Porto Alegre. ![]() Foto 56: Zoom da cidade de Dois Irmãos, vizinha à Morro Reuter. Depois dos morros, é possível visualizar a Região Metropolitana de Porto Alegre, primeiramente com parte do skyline de Novo Hamburgo e de São Leopoldo. Fico imaginando como deve ser bonito ver isso à noite, com o mar de luzes da RM de POA. ![]() Foto 57: Um bairro de Morro Reuter, pouco abaixo da BR-116. ![]() Foto 58: Saindo um pouco da VRS-873 e entrando numa estrada secundária no distrito de Walachai. ![]() Foto 59: Casinha de madeira no meio da mata em Walachai. ![]() Foto 60: Estrada de terra em Walachai. ![]() Foto 61: Igreja em Walachai. ![]() Foto 62: Um dos meus estilos favoritos de casas no interior do RS. Essa, em Walachai. ![]() Foto 63: Outra casa em Walachai que eu gostei. ![]() Foto 64: ![]() Foto 65: Voltando para a VRS-873 em direção a Santa Maria do Herval. ![]() Foto 66: A estrada VRS-873, cheia de curvas, foi construída acompanhando exatamente os pontos culminantes de todos os morros pelos quais ela passa, de modo que dos seus dois lados, depois das árvores, há a caída dos morros. Por causa das hortênsias, ela lembra um pouco as estradas de acesso a Gramado e Canela. ![]() Foto 69: De um raro ponto da VRS-873 sem árvores à sua margem, consegui essa foto mostrando a comunidade de Walachai lá embaixo. ![]() Foto 70: Interessante construção, sob um lugar não menos interessante. Trata-se do Ateliê Flávio Scholles. Há outros nessa região, rendendo à estrada o apelido de “Rota dos Ateliês”. ![]() Foto 71: Zoom do Ateliê Flávio Scholles. ![]() Foto 72: E a VRS-873 segue serpenteando. ![]() Foto 73: Casa de madeira bem simples e bem cuidada. Chama a atenção o capricho dos seus donos. ![]() Foto 74: Chegando em São José do Herval ![]() Foto 75: De todas as casas antigas que eu vi, essa foi a que eu mais gostei. ![]() Foto 76: A mesma casa da foto anterior em relação à estrada. ![]() Foto 77: A ausência de cercas e o capricho com os jardins é algo admirável nessas residências espalhadas pela Serra Gaúcha. ![]() Foto 78: ![]() Foto 79: A lenha que vai ajudar a aquecer essas casas no inverno. ![]() Foto 80: Exaimel legítima, aparentemente desabitada e mantida pela família. ![]() Foto 81: A torre da igreja de São José do Herval. ![]() Foto 82: Eu não sei vocês que estão vendo esta foto, mas eu gosto muito dessas casas antigas de madeira. ![]() Foto 83: ![]() Foto 84: Igreja de São José do Herval. ![]() Foto 85: Casa abandonada. Se eu fosse milionário, eu compraria essa casa e reformaria. ![]() Foto 86: A fachada da casa abandonada mostrada na foto anterior. ![]() Foto 87: ![]() Foto 88: ![]() Foto 89: O famoso Almoço Colonial Kieling. Vou ter que ir aí almoçar num domingo. ![]() Foto 90: O centenário Armazém Kieling, ao lado do Almoço Colonial Kieling. O menino sentado embaixo da árvore é um dos Kieling e estava ali atendendo no armazém, que ainda funciona como tal. ![]() Foto 91: Interior do Armazém Kieling, com todo o mobiliário original. Por causa do calor, entrei ali para comprar um refrigerante, diretamente tirado de um daqueles refrigeradores antigos que congelam as bebidas melhores que as geladeiras modernas. ![]() Foto 92: O Armazém Kieling e o Almoço Colonial Kieling, lado a lado. ![]() Foto 93: Os fundos do Armazém Kieling. ![]() Foto 94: O Armazém Kieling. ![]() Foto 95: Criativo. ![]() Foto 96: ![]() Foto 97: ![]() Obrigado pela paciência em ver todo o thread até aqui. |
|
|
|
| Thread Tools | |
| Display Modes | |
|
|