daily menu » rate the banner | guess the city | one on oneforums map | privacy policy | DMCA | news magazine | posting guidelines

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Fóruns Brasileiros > Fóruns Regionais > Sul

Sul Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina

Global Announcement

As a general reminder, please respect others and respect copyrights. Go here to familiarize yourself with our posting policy.

Reply

Thread Tools
Old May 28th, 2012, 04:11 PM   #1
renehass
Rene Hass

renehass's Avatar

Likes (Received): 733

RS – Morro Reuter e seus distritos de Walachai e São José do Herval, num misto de road thread com city thread (em 97 fotos)

RS – Morro Reuter e seus distritos de Walachai e São José do Herval, num misto de road thread com city thread.

Emancipada desde 1992, Morro Reuter (pronuncia-se “róiter’) é uma pequena cidade no início da Serra Gaúcha, à beira da BR-116, sendo o primeiro município fora da Região Metropolitana de Porto Alegre em direção norte. Passam por ele todos aqueles que se dirigem à região de Gramado e Canela via BR-116.

Fica acerca de 60 km de Porto Alegre e é município integrante da Rota Romântica. De acordo com o site oficial da prefeitura, a sua população estimada em 2010 era de 5.676 habitantes.

A intenção deste thread é mostrar, além do núcleo urbano de Morro Reuter, um pouco das estradas da região (BR-116 e VRS-873) e dois distritos da cidade (Walachai e São José do Herval).

A Rota Romântica.

A localização de Morro Reuter em relação a Porto Alegre.

Morro Reuter no Google Earth.

Todas as fotos são de minha autoria. A maioria foi tirada no outono de 2012. Algumas, no verão de 2012.

Parte I – Flashes da BR-116, dirigindo-se para Morro Reuter:

Foto 1: BR-116 na região de Dois Irmãos, município vizinho a Morro Reuter.

Foto 2:

Foto 3:

Foto 4:

Foto 5:

Foto 6:

Foto 7:

Foto 8:

Foto 9:

Foto 10:

Foto 11:

Foto 12:

Foto 13:

Foto 14:

Foto 15:

Parte II – A pequena cidade de Morro Reuter:

Foto 16: Chegando a Morro Reuter.

Foto 17: O famoso Monumento aos Livros, hoje um dos ícones da cidade e o meu monumento favorito na Serra Gaúcha.

Foto 18: Lavandas junto ao Monumento aos Livros. As lavandas estão se popularizando na Serra Gaúcha. É só dar uma apertadinha nessas florzinhas (não precisa arrancá-las) que as mãos ficam todas perfumadas.

Foto 19: Pórtico de Entrada

Foto 20: Prédio da Prefeitura Municipal

Foto 21: Alguém lendo próximo do Monumento aos Livros

Foto 22: Igreja Católica

Foto 23: Detalhe da torre da igreja

Foto 24: Casa com lavanda plantada na calçada

Foto 25:

Foto 26:

Foto 27:

Foto 28:

Foto 29:

Foto 30:

Foto 31:

Foto 32:

Foto 33: A BR-116

Foto 34:

Foto 35: Um vale visto a partir da BR-116

Foto 36:

Foto 37:

Foto 38:

Foto 39:

Foto 40:

Foto 41:

Foto 42:

Foto 43:

Foto 44:

Foto 45:

Foto 46:

Foto 47:

Foto 48:

Foto 49: Árvores no outono

Foto 50: BR-116 com lavanda, plátanos e eucaliptos, tudo numa única foto

Foto 51: O famoso Ateliê de Anelise Bredow.

Parte III - A Estrada (VRS-873) entre Morro Reuter e Santa José do Herval e Santa Maria do Herval:

Há dois topônimos muito parecidos na região: São José do Herval e Santa Maria do Herval.

São José do Herval é um distrito de Morro Reuter ao passo que Santa Maria do Herval é um outro município, vizinho a Morro Reuter. Contudo, São José do Herval está muito mais próximo de Santa Maria do Herval do que de Morro Reuter.

Foto 52: Uma simpática casa de arquitetura colonial à beira da VRS-873 que parece ter sido asfaltada recentemente.

Foto 53: Uma bela propriedade à beira da VRS-873. O portão estava aberto e eu entrei. As duas casas estão desabitadas. A vermelha está em reforma.

Foto 54: A casa branca da foto acima, agora mais de perto.

Foto 55: No fundo, a cidade de Dois Irmãos. Depois dos morros, a Região Metropolitana de Porto Alegre.

Foto 56: Zoom da cidade de Dois Irmãos, vizinha à Morro Reuter. Depois dos morros, é possível visualizar a Região Metropolitana de Porto Alegre, primeiramente com parte do skyline de Novo Hamburgo e de São Leopoldo. Fico imaginando como deve ser bonito ver isso à noite, com o mar de luzes da RM de POA.

Foto 57: Um bairro de Morro Reuter, pouco abaixo da BR-116.

Foto 58: Saindo um pouco da VRS-873 e entrando numa estrada secundária no distrito de Walachai.

Foto 59: Casinha de madeira no meio da mata em Walachai.

Foto 60: Estrada de terra em Walachai.

Foto 61: Igreja em Walachai.

Foto 62: Um dos meus estilos favoritos de casas no interior do RS. Essa, em Walachai.

Foto 63: Outra casa em Walachai que eu gostei.

Foto 64:

Foto 65: Voltando para a VRS-873 em direção a Santa Maria do Herval.

Foto 66: A estrada VRS-873, cheia de curvas, foi construída acompanhando exatamente os pontos culminantes de todos os morros pelos quais ela passa, de modo que dos seus dois lados, depois das árvores, há a caída dos morros. Por causa das hortênsias, ela lembra um pouco as estradas de acesso a Gramado e Canela.

Foto 69: De um raro ponto da VRS-873 sem árvores à sua margem, consegui essa foto mostrando a comunidade de Walachai lá embaixo.

Foto 70: Interessante construção, sob um lugar não menos interessante. Trata-se do Ateliê Flávio Scholles. Há outros nessa região, rendendo à estrada o apelido de “Rota dos Ateliês”.

Foto 71: Zoom do Ateliê Flávio Scholles.

Foto 72: E a VRS-873 segue serpenteando.

Foto 73: Casa de madeira bem simples e bem cuidada. Chama a atenção o capricho dos seus donos.

Foto 74: Chegando em São José do Herval

Foto 75: De todas as casas antigas que eu vi, essa foi a que eu mais gostei.

Foto 76: A mesma casa da foto anterior em relação à estrada.

Foto 77: A ausência de cercas e o capricho com os jardins é algo admirável nessas residências espalhadas pela Serra Gaúcha.

Foto 78:

Foto 79: A lenha que vai ajudar a aquecer essas casas no inverno.

Foto 80: Exaimel legítima, aparentemente desabitada e mantida pela família.

Foto 81: A torre da igreja de São José do Herval.

Foto 82: Eu não sei vocês que estão vendo esta foto, mas eu gosto muito dessas casas antigas de madeira.

Foto 83:

Foto 84: Igreja de São José do Herval.

Foto 85: Casa abandonada. Se eu fosse milionário, eu compraria essa casa e reformaria.

Foto 86: A fachada da casa abandonada mostrada na foto anterior.

Foto 87:

Foto 88:

Foto 89: O famoso Almoço Colonial Kieling. Vou ter que ir aí almoçar num domingo.

Foto 90: O centenário Armazém Kieling, ao lado do Almoço Colonial Kieling. O menino sentado embaixo da árvore é um dos Kieling e estava ali atendendo no armazém, que ainda funciona como tal.

Foto 91: Interior do Armazém Kieling, com todo o mobiliário original. Por causa do calor, entrei ali para comprar um refrigerante, diretamente tirado de um daqueles refrigeradores antigos que congelam as bebidas melhores que as geladeiras modernas.

Foto 92: O Armazém Kieling e o Almoço Colonial Kieling, lado a lado.

Foto 93: Os fundos do Armazém Kieling.

Foto 94: O Armazém Kieling.

Foto 95: Criativo.

Foto 96:

Foto 97:

Obrigado pela paciência em ver todo o thread até aqui.
renehass no está en línea   Reply With Quote

Sponsored Links

Old May 28th, 2012, 04:50 PM   #2
portoimagem-II
Onde uiva o minuano

Likes (Received): 3894

Lindo thread !

Tuas fotos estão ótimas !

Esse é um dos melhores passeios que podem existir perto de onde se mora.
60 quilômetros não é nada - ainda mais se for numa estrada deslumbrante como a Rota Romântica. Só essa estrada já valeria todo o passeio.
Que mistura ótima: serra, estrada ótima, muitas curvas, plátanos...
E ainda diversas atrações típicas, uma ao lado da outra, por todinha a estrada.

E ainda se tem cidadezinhas como esta por toda a estrada também.

Nem vou chover no molhado comentado sobre a cidade. Ela é uma delícia, e bem típica.

Parabéns pelo thread deliciso, Rene !
portoimagem-II no está en línea   Reply With Quote
Old May 28th, 2012, 05:10 PM   #3
Harisson Souza
Feeling ܓ ܟ މ

Harisson Souza's Avatar

Caramba você vai à lugares lindos!

Nunca tinha visto nada igual a essa estrada, linda vegetação com essas serras por volta. A BR-116 conhece cada paisagem...!

Pacata a cidade de Morro Reuter, bonita e limpa. Certamente uma boa opção para descansar. Dois Irmãos é desenvolvida. Me chamou atenção também o estilo das igrejas e casas, bem peculiar.

Interessante esse monumento dos livros me passa a impressão de ser uma população culta.

Valew por compartilhar

renehass liked this post
Harisson Souza no está en línea   Reply With Quote
Old May 28th, 2012, 09:11 PM   #4
Rdx MG
Registered User

Likes (Received): 933

Cidadezinha muito bonita e verde.
Rdx MG no está en línea   Reply With Quote
Old May 28th, 2012, 09:43 PM   #5
Bonja
Registered User

Likes (Received): 194

Ficou demais Renehass. Como é belo nosso Rio Grande...
Bonja no está en línea   Reply With Quote
Old May 28th, 2012, 10:40 PM   #6
O Poti
chocolate better than sex

O Poti's Avatar

Likes (Received): 994

Eu acho Morro Reuter tão lindinha, as fotos estão muito boas também, Rene.
Old May 28th, 2012, 10:51 PM   #7
santoangelense
Registered User

santoangelense's Avatar

Likes (Received): 281

Lindas fotos Rene!
Os plátanos da Rota Romântica dão um colorido belíssimo à estrada no outono.
Morro Reuter é bem simpática, cheia de construções típicas da serra.
Adorei as casinhas na beira da estrada.
Valeu por mostrar!
Jacutinga-RS, Cidade de imigração italiana no norte do estado
santoangelense no está en línea   Reply With Quote
Old May 28th, 2012, 11:56 PM   #8
Marcelo Olisa
Marcelo Lisa

Marcelo Olisa's Avatar

Likes (Received): 489

Renê,

Que encanto é Morro Reuter. O pouco que a vi de dentro do carro, em janeiro passado, me fez ficar apaixonado por este recanto gaúcho. A igreja me lembrou algo da catedral de Petrópolis(RJ)... não sei bem se pela posição em que é vista sua torre ao longe...
Na foto 34 vemos a varanda com plantas e esculturas de gatinhos da Anelise Bredow. As esculturas desta artista aparecem sempre em novelas da Rede Globo e fizeram muito sucesso em Ti Ti Ti, Malhação, etc.
Gostei muito também do atelier do Scholles. Gostaria de um dia ir vê-lo de perto e entrar lá para ver o que ele produz.
Estes plátanos na estrada são muito mais lindos no outono do que quando vistos no verão. Será que no final de julho vou vê-los completamente sem folhas ou estarão ainda com este tom alaranjado?
Você disse que Morro Reuter é a primeira cidade da Rota Romântica que fica fora da região metropolitana de POA , mas não seria este título de Dois Irmãos??
Adorei você ter fotografado Walachai. Tenho em casa o documentário sobre este lugar que chegou a ser exibido na Alemanha e trouxe gente de lá ao Brasil , curiosos para verem onde havia alemães que não conheciam nada da Alemanha do presente apesar de falarem um dialeto alemão, preservarem tradições e cultura de lá, sendo muitas destas quase inexistentes na própria terra de origem , hoje em dia.
Foi bom também ver no seu thread São Jose do Herval e Santa Maria do Herval. Pretendo ir em S. M. do Herval para ver as miniaturas de enxaiméis que há lá ... e pretendo fazer um thread sobre isto...
Meu Deus!! O Armazém Kieling e o café colonial ao lado dele têm de ser parada obrigatória minhas na próxima viagem ao RS! Que lindos! Este armazém devia ter miniatura dele como souvenir pra gente trazer pra casa. Que graça!! ))
Como não se apaixonar pelas cidades da Rota Romântica? Eu moraria aí facinho se tivesse grana pra comprar uma casa enxaimel... e ia viver de vender geléias( chimias), cucas e produtos coloniais pra quem passasse pela Rota... ou então faria uma pousadinha...e das fotos dos meus threads eu faria uma produção privada de cartões-postais...haha... ( pena que tudo seja só sonhos... )
Parabéns pelo thread , Renê!

Meu email: marcelo.deolisa@gmail.com
Marcelo Olisa no está en línea   Reply With Quote
Old May 29th, 2012, 12:04 AM   #9
Davijp
Registered User

Davijp's Avatar

Likes (Received): 748

lindo d+
Davijp no está en línea   Reply With Quote
Old May 29th, 2012, 01:59 AM   #10
Lucianoldf
Registered User

Lucianoldf's Avatar

belas fotos, muito agradável a cidade. Curti demais o armazém com o mobiliário ainda original.
Lucianoldf no está en línea   Reply With Quote
Old May 29th, 2012, 02:32 AM   #11
Déa_
^.^

Déa_'s Avatar

Rene, que thread lindo !! Adorei tudo: as casinhas, os plátanos com as folhas douradas, a exuberância do verde no verão, as lavandas... e eu adoro aquele Monumento aos Livros ! *__*

A região é perfeita mesmo... Obrigada por sempre trazer lindas imagens da tua terra, viu ?

bjks
Old May 29th, 2012, 02:39 AM   #12
Ponce
Pé vermelho

Ponce's Avatar

Likes (Received): 39

Que lugar lindo! Obrigado por postar.
Ponce no está en línea   Reply With Quote
Old May 29th, 2012, 05:59 AM   #13
renehass
Rene Hass

renehass's Avatar

Quote:
Originally Posted by portoimagem-II View Post
Lindo thread !

Tuas fotos estão ótimas !

Esse é um dos melhores passeios que podem existir perto de onde se mora.
60 quilômetros não é nada - ainda mais se for numa estrada deslumbrante como a Rota Romântica. Só essa estrada já valeria todo o passeio.
Que mistura ótima: serra, estrada ótima, muitas curvas, plátanos...
E ainda diversas atrações típicas, uma ao lado da outra, por todinha a estrada.

E ainda se tem cidadezinhas como esta por toda a estrada também.

Nem vou chover no molhado comentado sobre a cidade. Ela é uma delícia, e bem típica.

Parabéns pelo thread deliciso, Rene !
Obrigado, Ricardo! Realmente, 60 kms são pouco. São passeios que podem ser feitos num único dia. É possível ir a São José do Herval só para almoçar, por exemplo, apreciando as paisagens do caminho. E as estradas, impecáveis desde Porto Alegre. Tudo tão perto e tão desconhecido da maioria dos porto-alegrenses...

Quote:
Originally Posted by Harisson Souza View Post
Caramba você vai à lugares lindos!

Nunca tinha visto nada igual a essa estrada, linda vegetação com essas serras por volta. A BR-116 conhece cada paisagem...!

Pacata a cidade de Morro Reuter, bonita e limpa. Certamente uma boa opção para descansar. Dois Irmãos é desenvolvida. Me chamou atenção também o estilo das igrejas e casas, bem peculiar.

Interessante esse monumento dos livros me passa a impressão de ser uma população culta.

Valew por compartilhar
Obrigado, Harisson! O trecho da BR-116 entre Novo Hamburgo e Morro Reuter, passando por Ivoti e Dois Irmãos, é o mais belo, na minha opinião. É nele que estão todos os plátanos embelezando os dois lados da estrada. Morro Reuter é realmente uma cidade bastante pacata, daquela em que todos devem se conhecer. A cidade é do tamanho ou menor do que muitos bairros de Porto Alegre. É possível conhecê-la toda a pé, por exemplo. E como tradição nesses municípios serranos gaúchos, tudo muito limpo e organizado.

O Monumento ao Livro foi construído em celebração ao alto índice de alfabetização da cidade e região, um dos mais altos do RS. Em Dois Irmãos há uma estátua em homenagem a uma professora e alfabetizadora da cidade, a única estátua que eu vi até hoje em homenagem a um profissional da educação.

Quote:
Originally Posted by Rdx MG View Post
Cidadezinha muito bonita e verde.
Obrigado pela visita, Rdx MG!

Quote:
Originally Posted by Bonja View Post
Ficou demais Renehass. Como é belo nosso Rio Grande...
Valeu pela visita, Bonja!

Quote:
Originally Posted by O Poti View Post
Eu acho Morro Reuter tão lindinha, as fotos estão muito boas também, Rene.
Obrigado, Poti! A cidade é realmente muito bonitinha!

Quote:
Originally Posted by santoangelense View Post
Lindas fotos Rene!
Os plátanos da Rota Romântica dão um colorido belíssimo à estrada no outono.
Morro Reuter é bem simpática, cheia de construções típicas da serra.
Adorei as casinhas na beira da estrada.
Valeu por mostrar!
Obrigado pela visita, Santoangelense! Uma das coisas que eu mais gosto nessa região é ver as casas tão bem cuidadas e tão próximas das estradas (secundárias), com seus jardins e gramados bem cuidados. O capricho desses moradores é algo excepcional.

Quote:
Originally Posted by Davijp View Post
lindo d+
Valeu pela visita, Davijp!

Quote:
Originally Posted by Lucianoldf View Post
belas fotos, muito agradável a cidade. Curti demais o armazém com o mobiliário ainda original.
Obrigado pela visita, Lucianoldf! Esses armazéns me trazem boas memórias da minha infância. Só em lugares assim, meio afastados, que ainda podemos encontrar armazéns com o mobiliário ainda original. O Armazém Kieling, de acordo com o site da prefeitura de Morro Reuter, tem mais de 120 anos!! E o melhor é ainda ser atendido por uma pessoa da família.

Quote:
Originally Posted by Déa_ View Post
Rene, que thread lindo !! Adorei tudo: as casinhas, os plátanos com as folhas douradas, a exuberância do verde no verão, as lavandas... e eu adoro aquele Monumento aos Livros ! *__*

A região é perfeita mesmo... Obrigada por sempre trazer lindas imagens da tua terra, viu ?

bjks
Obrigado, Déa!

Aquele Monumento aos Livros é um “must”. Queria ter uma miniatura dele aqui em casa. Toda a vez que eu subo a Serra, eu paro ali para tirar fotos. Não canso dele. As casinhas, os plátanos, as lavandas... tudo lindo. Vou preparar um “bonus pics” para quando este thread chegar na segunda página de comentários.

Quote:
Originally Posted by Ponce View Post

Que lugar lindo! Obrigado por postar.
Valeu pela visita, Ponce!
Old May 29th, 2012, 06:00 AM   #14
renehass
Rene Hass

renehass's Avatar

Quote:
Originally Posted by Marcelo Olisa View Post
Renê,

Que encanto é Morro Reuter. O pouco que a vi de dentro do carro, em janeiro passado, me fez ficar apaixonado por este recanto gaúcho. A igreja me lembrou algo da catedral de Petrópolis(RJ)... não sei bem se pela posição em que é vista sua torre ao longe...
Pelas fotos, eu também acho a igreja de Morro Reuter parecida com a igreja de Petrópolis. Acho que pela torre pontuda com a natureza (mata) ao redor.

Quote:
Na foto 34 vemos a varanda com plantas e esculturas de gatinhos da Anelise Bredow. As esculturas desta artista aparecem sempre em novelas da Rede Globo e fizeram muito sucesso em Ti Ti Ti, Malhação, etc.
Belíssimo o ateliê dela. As esculturas, então, nem se fala. E legal que ela mantém aquelas ali, tão pertinho da estrada. E olha que elas ficam ali sempre.

Quote:
Gostei muito também do atelier do Scholles. Gostaria de um dia ir vê-lo de perto e entrar lá para ver o que ele produz.
Achei muito linda a casa que serve como ateliê do Scholles. Tem um ar de “Morro dos Ventos Uivantes” ali.

Quote:
Estes plátanos na estrada são muito mais lindos no outono do que quando vistos no verão. Será que no final de julho vou vê-los completamente sem folhas ou estarão ainda com este tom alaranjado?
Em julho, você deverá ver os plátanos assim:

BR-116 na região de Dois Irmãos/Morro Reuter.

Essa foto foi tirada em julho do ano passado.

Quote:
Você disse que Morro Reuter é a primeira cidade da Rota Romântica que fica fora da região metropolitana de POA , mas não seria este título de Dois Irmãos??
Não mais, Marcelo. Hoje, Dois Irmãos incorpora a Região Metropolitana de Porto Alegre, assim como Ivoti. Pela proximidade, acho que um dia Morro Reuter irá incorporar a RM de Porto Alegre, também.

Quote:
Adorei você ter fotografado Walachai. Tenho em casa o documentário sobre este lugar que chegou a ser exibido na Alemanha e trouxe gente de lá ao Brasil , curiosos para verem onde havia alemães que não conheciam nada da Alemanha do presente apesar de falarem um dialeto alemão, preservarem tradições e cultura de lá, sendo muitas destas quase inexistentes na própria terra de origem , hoje em dia.
As casas que eu fotografei em Walachai aparecem nesse documentário. Um café que fica bem na frente do Monumento aos Livros vende o DVD desse documentário. O vale em Walachai é muito lindo, mas São José do Herval tem um patrimônio maior de casas típicas dos imigrantes.

Quote:
Foi bom também ver no seu thread São Jose do Herval e Santa Maria do Herval. Pretendo ir em S. M. do Herval para ver as miniaturas de enxaiméis que há lá ... e pretendo fazer um thread sobre isto...
Meu próximo thread será de Santa Maria do Herval. É a cidade mais “simples” da Rota Romântica.

Quote:
Meu Deus!! O Armazém Kieling e o café colonial ao lado dele têm de ser parada obrigatória minhas na próxima viagem ao RS! Que lindos! Este armazém devia ter miniatura dele como souvenir pra gente trazer pra casa. Que graça!! ))
Quero almoçar lá um dia. Deve ter uma boa comida. Mas quero ir lá no inverno, com frio. Ainda mais que a casa é de madeira. No verão, deve ser muito quente lá dentro.

Quote:
Como não se apaixonar pelas cidades da Rota Romântica? Eu moraria aí facinho se tivesse grana pra comprar uma casa enxaimel... e ia viver de vender geléias( chimias), cucas e produtos coloniais pra quem passasse pela Rota... ou então faria uma pousadinha...e das fotos dos meus threads eu faria uma produção privada de cartões-postais...haha... ( pena que tudo seja só sonhos... )
Parabéns pelo thread , Renê!
Se eu tivesse grana, eu também moraria em alguma dessas cidades, desde que fosse numa casinha típica dos imigrantes e reformada. Obrigadão pelos comentários, Marcelo!
Old May 29th, 2012, 07:08 PM   #15
Ocatarina
In Ordnung

Likes (Received): 560

1. Suas coletâneas são sempre muito organizadas. 2. Tive oportunidade de viver 14 meses em Caxias do Sul, e constantemente tomava a Rota Romântica com destino a POA. Um passeio mto belo, especialmente nas colunas de plátanos. 3. Em uma busca da genealogia familiar, tive oportunidade de adentrar em Dois Irmãos e conversar até com o mandatário municipal. Povo simples e cordado. Uma região, enfim, que demonstra o esmero do imigrante nos detalhes. Obrigado por compartilhar.
Ocatarina no está en línea   Reply With Quote
Old May 29th, 2012, 07:43 PM   #16
Weber (RJ)
Nascido na Guanabara

Weber (RJ)'s Avatar

Likes (Received): 227

Belíssimas fotos. Moraria tranquilamente aí se trabalhasse em NH. Morro Reuter traz uma sensação imensa de paz.

Apenas estou em completo desacordo com a faixa da foto 20. Enfim, cada um puxa a sardinha para o seu lado.
Weber (RJ) no está en línea   Reply With Quote
Old May 30th, 2012, 12:11 AM   #17
AcesHigh
Taking On The World

AcesHigh's Avatar

Likes (Received): 3288

conheço bem. Minha mãe é arquiteta na prefeitura de Morro Reuter, e meu concunhado (noivo da irmã da minha noiva) é de Picada São Paulo (distrito de Morro Reuter)...

esse último sábado mesmo estive em Picada São Paulo, numa festa pelos 10 anos do Kanz Knil (time de futebol onde meu concunhado é atacante), sendo que o Kanz Knil é tricampeão municipal de Morro Reuter!
Old May 30th, 2012, 04:40 AM   #18
renehass
Rene Hass

renehass's Avatar

Quote:
Originally Posted by Ocatarina View Post
1. Suas coletâneas são sempre muito organizadas. 2. Tive oportunidade de viver 14 meses em Caxias do Sul, e constantemente tomava a Rota Romântica com destino a POA. Um passeio mto belo, especialmente nas colunas de plátanos. 3. Em uma busca da genealogia familiar, tive oportunidade de adentrar em Dois Irmãos e conversar até com o mandatário municipal. Povo simples e cordado. Uma região, enfim, que demonstra o esmero do imigrante nos detalhes. Obrigado por compartilhar.
Obrigado pela visita ao thread, Ocatarina! Esse caminho entre Caxias do Sul e Porto Alegre é um dos mais belos no estado, especialmente no trecho entre Nova Petrópolis e Novo Hamburgo. Dois Irmãos é outra cidade muito especial e bem cuidada. Tão perto de POA e ao mesmo tempo com tantas características de cidade do interior.

Quote:
Originally Posted by Weber (RJ) View Post
Belíssimas fotos. Moraria tranquilamente aí se trabalhasse em NH. Morro Reuter traz uma sensação imensa de paz.

Apenas estou em completo desacordo com a faixa da foto 20. Enfim, cada um puxa a sardinha para o seu lado.
Obrigado, Weber! Em relação aos dizeres da faixa, é melhor não entrar no mérito da questão para não gerar muita polêmica. Mas com ou sem o que eles pedem na faixa, a cidade de Morro Reuter é bem desenvolvida para um cidade com pouco mais de 5 mil habitantes. Obrigado pela visita!

Quote:
Originally Posted by AcesHigh View Post
conheço bem. Minha mãe é arquiteta na prefeitura de Morro Reuter, e meu concunhado (noivo da irmã da minha noiva) é de Picada São Paulo (distrito de Morro Reuter)...

esse último sábado mesmo estive em Picada São Paulo, numa festa pelos 10 anos do Kanz Knil (time de futebol onde meu concunhado é atacante), sendo que o Kanz Knil é tricampeão municipal de Morro Reuter!
Legal, Aces! E Morro Reuter é tão pertinho de Novo Hamburgo. Se eu morasse em NH, eu almoçaria pelo menos uma vez por mês naquela Almoço Colonial Kieling, em São José do Herval. Picada São Paulo é um dos meus lugares favoritos na região. Sempre paro ali quando levo amigos de fora para conhecer a Serra. Obrigado pela visita ao thread! :okay
Old May 30th, 2012, 06:49 AM   #19
edukirsch
Registered User

edukirsch's Avatar

Likes (Received): 161

Adorei!
belas cidades!

Thread do futuro aeroporto 20 de Setembro (Portão/RS)
http://www.skyscrapercity.com/showth...#post118197889
edukirsch no está en línea   Reply With Quote
Old May 30th, 2012, 07:24 AM   #20
Mbv-POA
Registered User

Mbv-POA's Avatar

Likes (Received): 18

Demais tuas fotos, como sempre...

É impressionante como o outono nos traz paisagens encantadoras, a cor das árvores, do céu, é a estação mais linda do ano, na minha opinião.

Em um fim de semana destes, estive em Canela e Gramado e fiquei encantado com as paisagens que encontrei num domingo de temperatura amena e céu azul do nosso outono. Desde os plátanos da estrada (e era a RS 115, Taquara-Gramado, que tem alguns plátanos tb) até os acers e plátanos do bairro de Vila Suzana, em Canela. Algumas ruas de ambas as cidades formam paisagens surreais na época do outono. Pena que não tinha como tirar fotos decentes... Mas fica a dica!

Valeu por mais um excelente thread mostrando essas regiões que nos enchem de orgulho!
Mbv-POA no está en línea   Reply With Quote

Reply

Tags
brasil, brazil, morro reuter, rio grande do sul, serra gaucha

Thread Tools

Posting Rules