daily menu » rate the banner | guess the city | one on one

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Fóruns Brasileiros > Fóruns Gerais > Infraestrutura e Transporte > Infraestrutura e Transporte > Transporte Aéreo


 

 
Thread Tools Rating: Thread Rating: 5 votes, 4.60 average. Display Modes
Prev Previous Post   Next Post Next
Old May 29th, 2012, 05:33 PM   #11
Adrecal
Registered User
 
Adrecal's Avatar
 
Join Date: Aug 2010
Location: Rio
Posts: 3,709
Likes (Received): 159

Quote:
Originally Posted by HLbsb View Post
Não entrando no mérito capital x interior (está claro que VCP cresce independente da cidade de SP) mas os dados apresentados parecem absurdamente equivocados ao apresentar que apenas 2% dos passageiros com origem/destino GRU e VCP não são paulistas. Mais absurdo ainda são os números de CGH (0,6%).

Talvez o equivoco esteja em usar o conceito origem/destino, já que está claro que numa rota CGH-SDU-CGH não temos 97% dos passageiros (origem e destino) sendo paulistas. Caso fosse nem haveria sentido de haver aviação no Brasil

Outro detalhe é que se ignora por completo as conexões nesse dito levantamento.

Bom, não está claro o que se buscou com tal levantamento. Talvez tenham visto as passagens vendidas no estado de São Paulo e o perfil dos compradores. Nesse caso ainda seria absurdo esperar tais valores, mas se aproximaria mais. De toda forma, essa hipótese também não serve muito para estratificar a demanda de nichos em cada aeroporto.

Atualmente, pelos dados que vi da ANAC, cerca de 30 a 40% do movimento de VCP corresponde a conexões e chuto que a grande maioria proveniente de outros estados.

No caso de GRU essa estimativa é ainda mais complicada. Consta cerce de 15 a 20% como conexão, mas deve-se levar em conta que TODOS os brasileiros e alguns vizinhos sul-americanos que queiram viajar para vários destinos internacionais tem que se deslocar para GRU, ainda que sejam passagens (domestica/internacional) desvinculadas. Na maioria das vezes sai mais em conta comprar o trecho internacional direto de GRU e uma promoção doméstica para GRU, até mesmo porque os trechos externos, em geral, não são feitos pela TAM (Gol não voa para o exterior...)

GRU, então, recebe um grande movimento que na prática é conexão, mas que estatisticamente entra como um deslocamento domestico com destino GRU e um internacional com origem GRU (invertendo na volta) como se todos esses fossem movimento gerado pela capital paulista, quando na verdade vários sequer saem do aeroporto na "conexão" não contabilizada. Já ocorreu comigo algumas vezes...
Bastaria vc pedir os numeros com conexão!

Não desprezaram ou erraram nada.
Está claro que o objetivo dessa parte da pesquisa foi traçar um perfil dos passageiros com origem ( inicial ) e destino (final) em cada aeroporto do terminal São Paulo. Ou seja, usam o saguão de embarque e desembarque do TMASP. Lembrando que ela foi feita em 2009 ( julho/agosto).

Não existe valores de conexão em VCP , mas os números apontados na pesquisa dos principais hub´s nacionais à época em relação % passageiros em conexão aos embarques são:

GRU; 29,5%
CGH; 22,7%
GIG; 15,5%
BSB; 38,6%
SSA; 19,6%

Fonte:http://www.bndes.gov.br/SiteBNDES/ex...aestrutura.pdf

Fonte: http://www.bndes.gov.br/SiteBNDES/ex.../capitulo3.pdf
Adrecal no está en línea   Reply With Quote


 

Thread Tools
Display Modes Rate This Thread
Rate This Thread:

Posting Rules
You may not post new threads
You may not post replies
You may not post attachments
You may not edit your posts

BB code is On
Smilies are On
[IMG] code is On
HTML code is Off



All times are GMT +2. The time now is 07:04 AM.


Powered by vBulletin® Version 3.8.7
Copyright ©2000 - 2013, vBulletin Solutions, Inc.
Feedback Buttons provided by Advanced Post Thanks / Like v3.1.2 (Pro) - vBulletin Mods & Addons Copyright © 2013 DragonByte Technologies Ltd.
vBulletin Optimisation provided by vB Optimise (Pro) - vBulletin Mods & Addons Copyright © 2013 DragonByte Technologies Ltd. (Resources saved on this page: MySQL 30.00%)

SkyscraperCity - In Urbanity We Trust

Hosted by Blacksun, dedicated to this site too!
Forum server management by DaiTengu