daily menu » rate the banner | guess the city | one on one

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Fóruns Brasileiros > Fóruns Regionais > Centro - Oeste > Notícias da Região

Reply

Thread Tools Display Modes
Old May 28th, 2012, 08:43 PM   #3821
Fullgencio
Registered User

Fullgencio's Avatar

Likes (Received): 2

Quote:
Originally Posted by MCGU View Post
Neste último sábado sai com meu primo para vermos alguns imóveis. Ele tem um financiamento aprovado no valor de 250 mil.
A única observação que gostaria de fazer é a seguinte: palavras do meu primo: "Há 3 anos atrás os corretores olhavam para a minha cara, me entregavam o cartão deles e diziam .. qualquer coisa me liga. Hoje, os caras me ligam a todo instante oferecendo aptos e pedindo para eu fazer alguma proposta nos aptos apresentados".
Realmente parece que as coisas estão mudando.
Meu primo estava procurando apto em Águas Claras.
O que tenho visto é que nos últimos 4 anos Brasília foi invadida por uma quantidade enorme de corretores de outros locais do Brasil. Não sei se foi o fato de a Lopes ter comprado a Royal, e outras imobiliárias que se instaram aqui.
Aí esse pessoal todo chegou no momento do "boom" e agora o mercado está refluindo para uma situação normal, então acho que tem um excesso de corretores no mercado.
Inclusive eu conheço alguns corretores em BSB das antigas, e esse pessoal não está desesperado, e nem ficam enchendo a paciência. Eles têm uma clientela fixa, estão estabelecidos e não ficam desesperados.
Agora, os novos acontece isso mesmo. Outro dia fui em um "coquetel" da Rossi, e o corretor pegou me telefone e e-mail. Ele manda uns 3 e-mails por dia, liga uma duas vezes. Tá complicado.
Mas acho que isso vai passar. A quantidade de corretores está vai diminuir com o mercado mais fraco. Isso é natural.
Espero que com isso (redução de corretores), aqueles que ficam se jogando na frente dos carros no Noroeste também sumam, pois é bem desagradável ficar andando de carro no NW e aquele monte de corretor pulando na frente do carro...
Fullgencio no está en línea   Reply With Quote

Sponsored Links

Old May 28th, 2012, 10:19 PM   #3822
Jota Ferro
Registered User

Jota Ferro's Avatar

Likes (Received): 618

Passa por cima....
Old May 29th, 2012, 04:56 AM   #3823
FriedrichHayek
Registered User

Likes (Received): 0

Notem que esse pessoal que diz que a inadimplência é ainda baixa vai ser o mesmo pessoal que, daqui uns meses, depois de o Governo dar mais um impulso ao crédito para consumo e as coisas degringolarem, vai reclamar que a culpa do "subprime" brasileiro é totalmente da Dilma, do Lula, do PT, do FHC, do Collor, do Sarney etc.

Aí vão fazer passeata "contra a corrupção", abraçar a Candelária, escrever editoriais passionais, fazer seminários sobre "como o Governo não viu o que estava fazendo", descobrir irregularidades nas operações de crédito que permitiram ao sujeito que ganha mil reais financiar uma Maserati etc.

É o nosso "subprime" e tem gente querendo inflá-lo. Ah, aqui é diferente.

Last edited by FriedrichHayek; May 29th, 2012 at 05:14 AM.
FriedrichHayek no está en línea   Reply With Quote
Old May 29th, 2012, 05:07 AM   #3824
FriedrichHayek
Registered User

Quote:
Originally Posted by Positronn View Post
Então o brasileiro pode se endividar mais?
Há fortes controvérsias.

Em 2011:

http://economia.estadao.com.br/notic...de,73174,0.htm

Em 2012:

http://www.diariodepernambuco.com.br...20120524084116

E no setor automobilístico:

http://g1.globo.com/economia/seu-din...e-recorde.html
Pois é, já chegamos a um limite. Essa expansão descontrolada do crédito para consumo levou à precarização do mesmo, não é à toa que a inadimplência está onde está. É a solução temporária mais preguiçosa para uma economia (e danosa no longo prazo) e não é à toa que a estamos abraçando tão entusiasticamente.

Note que a maioria desses comentaristas de economia adora uma receitinha: se a "saudável" Espanha tem 90% de crédito imobiliário, o Brasil pode ter 90% de crédito imobiliário. Se a China consome x de cimento, o Brasil vai subir até consumir x de cimento. Se os juros nos EUA são x, no Brasil podem chegar até x.

Pena que a realidade é muito mais complicada do que isso...

Aí a coisa degringola e os mesmos explicam as coisas assim: "claro, o Governo deixou o crédito imobiliário subir até 90% do PIB, o consumo de cimento chegar a níveis chineses, os juros baixarem até o nível dos EUA... só podia dar m*". hehehe

Last edited by FriedrichHayek; May 29th, 2012 at 05:15 AM.
Old May 30th, 2012, 12:32 AM   #3825
Fullgencio
Registered User

Fullgencio's Avatar

O endividamento dos brasileiros ainda pode crescer, por Miriam Leitão

As famílias brasileiras já estão endividadas demais ou não? Dependendo do indicador, a situação parece tranquila, e, mais do que isso, com grande espaço para crescer.

Mesmo assim, é preciso lembrar o que já foi dito neste espaço: o comprometimento da renda das famílias já está alto, no Brasil o dinheiro é muito caro, e o ritmo de crescimento da inadimplência está acelerado.

O volume de créditos em atraso na economia brasileira — como um todo, somando-se o crédito de pessoa física e o das empresas — cresceu 35,5% nos últimos 12 meses até abril. Saiu de R$ 58 bilhões para R$ 79 bilhões, de acordo com dados divulgados pelo Banco Central na sexta-feira.

Esse volume mostra o total de empréstimo sem pagamento há mais de 90 dias. De janeiro a abril, a alta é de 8,8% em relação ao mesmo período de 2011. O problema é principalmente o ritmo do crescimento do atraso. O crédito cresce a 18% ao ano, mas os atrasos cresceram a 35%.

A provisão que os bancos têm que fazer para o chamado crédito podre, que tem inadimplência acima de 180 dias, subiu 24% nos 12 meses até abril e atingiu R$ 67 bilhões. De janeiro a abril, a alta é de 4%.

Há muita confusão sobre os números de endividamento, em parte porque no Brasil até recentemente o crédito era tão baixo que nem era rotina acompanhar a evolução dos indicadores.

Há vários ângulos pelos quais se pode avaliar o endividamento, pegando-se, por exemplo, só a dívida das famílias. Se for como percentual do PIB, no Brasil é 23%, nos EUA, 90%. Deve ter sido a esse indicador que o ministro Guido Mantega se referiu quando disse à “Folha de S.Paulo” que não se deveria preocupar com isso.

Outro indicador também de estoque da dívida mostra o Brasil numa situação muito favorável. Se for comparado o total dos débitos bancários das famílias com o que elas têm de renda em um ano dá 42,9% no Brasil e 117,5% nos Estados Unidos.

Isso engana, porque evidentemente ninguém vai pagar a dívida inteira, financiada em vários anos, com a renda integral de um ano.

O mais relevante é o fluxo: qual é o comprometimento médio da renda mensal das famílias com o pagamento de juros ou amortização do principal? Isso é o que bate no bolso diretamente, emagrecendo a renda disponível para todos os outros gastos como alimento, habitação, transporte, saúde e educação. No Brasil é 22%, nos Estados Unidos é 10,88%.

Ou seja, os norte-americanos são mais endividados, em geral pelos financiamentos imobiliários que são altos e de longo prazo. A cada mês, no entanto, as prestações são baixas, porque os juros são praticamente negativos.

A inadimplência da pessoa física voltou a subir em abril e atingiu 7,6% das operações. No financiamento de veículos, a taxa de inadimplência disparou nos últimos 15 meses. Saiu de 2,5%, em dezembro de 2010, para 5,9%, em abril deste ano, com alta em todos os meses.

Os grandes números de provisão, ou de crédito em atrasos, assustam, mas eles incluem famílias e empresas. E como percentual do total emprestado a taxa de inadimplência é baixa, está em 3,8%. Não há ainda sinal vermelho no crédito, e o Brasil não está às vésperas dos problemas enfrentados por outros países com o estouro de bolhas.

O problema preocupa por todos esses motivos acima: as famílias estão com parte importante da renda comprometida com o serviço da dívida, e isso é alto até para padrões internacionais.

Segundo, os juros no Brasil são altos demais, o que torna mais arriscado uma dívida virar uma bola de neve.

Terceiro, o mercado de trabalho está aquecido, por enquanto, e isso ajuda as pessoas físicas a pagarem seus débitos, mas se houver qualquer reviravolta a situação pode se complicar.

Se houver qualquer vento contra, no entanto, com os juros caros no Brasil, as famílias podem ter dificuldade de pagar. É por isso que não é uma atitude muito ajuizada o Ministério da Fazenda incentivar o endividamento só porque o ministro quer ser o “levantador” do PIB.

A queda dos juros e os incentivos à renegociação que estão em curso ajudam a desfazer o caroço. Mas incentivar o endividamento de famílias já endividadas só porque o governo quer um número maior do PIB é um perigo.

Crédito é bom quando quem o tomou pode pagar. Quando não pode pagar, vira um problema para as famílias, os bancos, os governos.

Fonte
Old May 30th, 2012, 01:53 PM   #3826
trichesjr
Registered User

O endividamento da população não pode mais crescer - resposta dos fatos e da própria população à Miriam Leitão.

As inúmeras reportagens dando conta de que a quantidade de empréstimos tem se reduzido, mesmo com a redução das taxas de juros (que é muito mais marketing populista do que redução significativa) são a prova cabal de que a população chegou ao limite do endividamento.
trichesjr no está en línea   Reply With Quote
Old May 30th, 2012, 04:26 PM   #3827
Juniorbrasilia
Registered User

Juniorbrasilia's Avatar

Quote:
Originally Posted by FriedrichHayek View Post
Você entendeu que em dez anos a China consumiu em cimento o equivalente a CEM ANOS do consumo dos EUA?! Você acha realmente que a queda de quatro, cinco anos foi tamanha para comprometer a conta de UM SÉCULO de consumo?! Cem anos de expansão urbanística, consolidação como superpotência mundial, suburbanização, expansão enorme da malha viária etc.

É o consumo total dos EUA, maior economia do mundo, em todo o período entre a infância do Oscar Niemeyer e os dias de hoje. E, ainda assim, ambos os países viveram bolhas imobiliárias - uma estourou, a outra está prestes.

Quanto sofisma, meu deus...
Um fator a se considerar também é que a China é uma ditadura comunista que detém o controle de todos os dados e informações, ou seja, às vezes a coisa pode estar muito pior mas ninguém tem como saber. Outro fator é que por lá o governo simplesmente manda construir cidades inteiras, para manter os empregos e a renda dos trabalhadores, indiferente se existe demanda ou não. Por isso a existência de cidades fantasmas inteiramente desocupadas, com seus inúmeros condomínios de altas torres residenciais, de escritórios além de shoppings centers babilônicos.. só que tudo vazio!
Ah e ainda tem o exemplo da Espanha, onde ainda existem cidades e bairros inteiros vazios esperando compradores para os imóveis..
Juniorbrasilia no está en línea   Reply With Quote
Old May 31st, 2012, 01:26 AM   #3828
Fullgencio
Registered User

Fullgencio's Avatar

Meio off-topic, mas serve para quem acha que o Park Sul não "pegou".

Eu já tinha relatado que tinha um casal de amigos que vendeu um apto na Asa Norte (em uma das melhores quadras) para se mudar para o Park Sul.

Pois bem, hoje fiquei sabendo de outras duas pessoas que estão se mudando para o Park Sul. Um casal que tem um apto quitado no Sudoeste, e vendeu o apto e está se mudando para o Park Sul.

E uma outra amiga minha, que eu sabia que ela tinha um apto no Park Sul, mas a idéia dela era de vender nas chaves mesmo. Mas hoje ela me relatou que vai alugar o apto dela na Asa Sul e vai pegar um financiamento e quitar o apto no park Sul e vai se mudar para lá, pois gostou demais do condomínio, etc e tal. Teve o coquetel de entrega das chaves e todos ficaram muito bem impressionados.

Enfim, para quem acha que o Park Sul não "pegou", está aí o relato: só do meu círculo próximo de amizades, 2 casais e 1 mulher saindo do Plano e Sudoeste e indo para o Park Sul.

Ou seja, quem está esperando preços caírem por lá, a tendência é bem outra. Deve valorizar mais ainda a partir de agora.
Old May 31st, 2012, 02:26 AM   #3829
cappires
Registered User

Likes (Received): 1

Quote:
Originally Posted by Fullgencio View Post
Há algum tempo eu disse que havia estado no ParkSul Prime Residence, por ocasião do relançamento da reserva técnica. Inclusive, mencionei que havia ficado muito bem impressionado.

A destacar, a arquitetura e o acabamento. Coloquei algumas fotos aqui:

cappires no está en línea   Reply With Quote
Old May 31st, 2012, 02:40 AM   #3830
Juniorbrasilia
Registered User

Juniorbrasilia's Avatar

Quote:

Eu já tinha relatado que tinha um casal de amigos que vendeu um apto na Asa Norte (em uma das melhores quadras) para se mudar para o Park Sul.

Pois bem, hoje fiquei sabendo de outras duas pessoas que estão se mudando para o Park Sul. Um casal que tem um apto quitado no Sudoeste, e vendeu o apto e está se mudando para o Park Sul.

E uma outra amiga minha, que eu sabia que ela tinha um apto no Park Sul, mas a idéia dela era de vender nas chaves mesmo. Mas hoje ela me relatou que vai alugar o apto dela na Asa Sul e vai pegar um financiamento e quitar o apto no park Sul e vai se mudar para lá, pois gostou demais do condomínio, etc e tal. Teve o coquetel de entrega das chaves e todos ficaram muito bem impressionados.

Enfim, para quem acha que o Park Sul não "pegou", está aí o relato: só do meu círculo próximo de amizades, 2 casais e 1 mulher saindo do Plano e Sudoeste e indo para o Park Sul.

Ou seja, quem está esperando preços caírem por lá, a tendência é bem outra. Deve valorizar mais ainda a partir de agora.
Vendi uma unidade semana passada nesse empreendimento que foi entregue (Ilhas Maurício), e realmente ficou muito bom, quem visita se encanta. A título de informação o imóvel é no 11o andar, 3 quartos com 95m², 2vgs de garagem, nascente. Saiu por 755 mil após muito "choro".. Ficou exatamente uma gestação à venda (9 meses) e a pedida inicial quando comecei a anunciar era de 840 mil. Na última semana estava anunciando a 790 mil.
Juniorbrasilia no está en línea   Reply With Quote
Old May 31st, 2012, 03:03 AM   #3831
FriedrichHayek
Registered User

Quote:

Veja bem, conheço gente que usa drogas pesadas. Conheço gente que gosta de Calypso. Não quer dizer que drogas e Calypso sejam coisas boas.
Old May 31st, 2012, 03:04 AM   #3832
Fullgencio
Registered User

Fullgencio's Avatar

Quote:
Originally Posted by cappires View Post
Há algum tempo eu disse que havia estado no ParkSul Prime Residence, por ocasião do relançamento da reserva técnica. Inclusive, mencionei que havia ficado muito bem impressionado.

A destacar, a arquitetura e o acabamento. Coloquei algumas fotos aqui:

Ficou muito bom mesmo. Parabéns aos [felizes] proprietários. Além de terem adquirido um imóvel que foi entregue literalmente melhor que a encomenda, ainda se revelou um ótimo investimento.
Old May 31st, 2012, 02:06 PM   #3833
CesarPR
Registered User

Quote:
Originally Posted by Juniorbrasilia View Post
Vendi uma unidade semana passada nesse empreendimento que foi entregue (Ilhas Maurício), e realmente ficou muito bom, quem visita se encanta. A título de informação o imóvel é no 11o andar, 3 quartos com 95m², 2vgs de garagem, nascente. Saiu por 755 mil após muito "choro".. Ficou exatamente uma gestação à venda (9 meses) e a pedida inicial quando comecei a anunciar era de 840 mil. Na última semana estava anunciando a 790 mil.
Quantos andares tem o empreendimento ?

Eu pessoalmente acho até bom que o Park Sul se revele um sucesso, torço para que muitas pessoas do plano coloquem seus apartamentos à venda para se mudar para lá

Por outro lado, estou curioso para saber quanto os novos moradores levam para chegar ao seu trabalho - ou será que todo mundo que mora lá tem loja no ParkShopping ? :-p

Last edited by CesarPR; May 31st, 2012 at 02:13 PM.
CesarPR no está en línea   Reply With Quote
Old May 31st, 2012, 03:21 PM   #3834
luizwagner
Registered User

Likes (Received): 40

Quote:
Originally Posted by CesarPR View Post
Quantos andares tem o empreendimento ?

Eu pessoalmente acho até bom que o Park Sul se revele um sucesso, torço para que muitas pessoas do plano coloquem seus apartamentos à venda para se mudar para lá

Por outro lado, estou curioso para saber quanto os novos moradores levam para chegar ao seu trabalho - ou será que todo mundo que mora lá tem loja no ParkShopping ? :-p
Do Park Sul eu não consigo te falar pois uma pessoa que conheço e que esta morando lá não trabalha com horários fixos e portanto não pega o trânsito em seus piores horários, porém creio que o tempo de viagem não é muito diferente dos moradores do Guará II..

Conheço algumas pessoas que moram no Guará II, próximos à saída ali pelo Park Shopping e que trabalham comigo na Esplanada dos Ministérios.. Salvo alguns dias de exceções como acidentes, manifestações e etc, elas gastam em média uns 20 a 25 minutos pra vir e uns 40 minutos pra voltar para um trajeto de cerca de 17km..

Quando vou do meu serviço na esplanada para casa de meus pais na 705 norte, meu caminho obrigatório é a W3 por conta de pegar minha esposa em seu serviço, eu gasto cerca de 25 a 30 minutos, dependendo do trânsito na via dos anexos dos ministérios, isso para um trajeto de cerca de 5km..

Foi se o tempo em que o trânsito dentro do plano era uma maravilha, as pessoas que moram nas Asas Sul e Norte também sofrem com o trânsito, logicamente que a tendência é sofrer menos que as que se deslocam mais, porém em alguns casos a diferença não é tão grande assim..
luizwagner no está en línea   Reply With Quote
Old May 31st, 2012, 03:52 PM   #3835
cappires
Registered User

Likes (Received): 1

Quote:
Originally Posted by luizwagner View Post
Foi se o tempo em que o trânsito dentro do plano era uma maravilha, as pessoas que moram nas Asas Sul e Norte também sofrem com o trânsito, logicamente que a tendência é sofrer menos que as que se deslocam mais, porém em alguns casos a diferença não é tão grande assim..
Não tenho como discordar que o trânsito pro Park Sul será um problema, mas pelo menos se tem opção, como o Metrô, e a futura (???) Interbairros (Alguém sabe dela?).

O fato é que com essas políticas de incentivo ao uso do automóvel (vide IPI reduzido), e sem investimento em transporte de massa, trânsito será um problema em TODO O DF.
cappires no está en línea   Reply With Quote
Old May 31st, 2012, 04:16 PM   #3836
luizwagner
Registered User

Likes (Received): 40

Quote:
Originally Posted by cappires View Post
Não tenho como discordar que o trânsito pro Park Sul será um problema, mas pelo menos se tem opção, como o Metrô, e a futura (???) Interbairros (Alguém sabe dela?).

O fato é que com essas políticas de incentivo ao uso do automóvel (vide IPI reduzido), e sem investimento em transporte de massa, trânsito será um problema em TODO O DF.
Sim, não disse que lá não teria trânsito, só estou dizendo que a realidade hoje não é maravilhosa para quem esta dentro do Plano Piloto.. O pessoal que mora do Guará II e usa a L4 Sul/EPGU gasta o mesmo tempo para chegar em casa que muitos que moram no Plano Piloto.. Bem ou mal esta é uma via que ainda não esta tão saturada quanto EPTG, Estrutural, Eixo Monumental e vias internas do Plano..

O maior problema do Park Sul para quem vem do plano é fazer o retorno na EPIA para acessar o bairro.. Quando o número de moradores aumentar, será um grande gargalo e vai aumentar muito o tempo de viagem..

O grande problema é o incentivo ao uso do automóvel em paralelo com o descaso com o transporte público, isso afeta o DF como um todo, ousaria dizer que este é um problema do Brasil inteiro, com grandes agravantes em Brasília devido à nossa política falida..
luizwagner no está en línea   Reply With Quote
Old May 31st, 2012, 06:05 PM   #3837
Bisna
BANNED

Fulgencio,
Me explica essa matemática de que o Ilhas Maurício foi um ótimo investimento.
Pelo que sei, o preço do metro quadrado no lançamento lá foi de cerca de 7.000,00. Os corretores que me corrijam se eu estiver errado.
Com 3 anos de construção, corrigido pelo INCC, deve dar no mínimo um reajuste de 15% no saldo devedor.
Agora o colega disse que vendeu lá por cerca de 8.000 o metro quadrado. Ou seja, fazendo os cálculos de cabeça, não vi nenhum ganho no investimento.
Bisna no está en línea   Reply With Quote
Old May 31st, 2012, 07:05 PM   #3838
CesarPR
Registered User

Quote:
Originally Posted by luizwagner View Post
Do Park Sul eu não consigo te falar pois uma pessoa que conheço e que esta morando lá não trabalha com horários fixos e portanto não pega o trânsito em seus piores horários, porém creio que o tempo de viagem não é muito diferente dos moradores do Guará II..

Conheço algumas pessoas que moram no Guará II, próximos à saída ali pelo Park Shopping e que trabalham comigo na Esplanada dos Ministérios.. Salvo alguns dias de exceções como acidentes, manifestações e etc, elas gastam em média uns 20 a 25 minutos pra vir e uns 40 minutos pra voltar para um trajeto de cerca de 17km..

Quando vou do meu serviço na esplanada para casa de meus pais na 705 norte, meu caminho obrigatório é a W3 por conta de pegar minha esposa em seu serviço, eu gasto cerca de 25 a 30 minutos, dependendo do trânsito na via dos anexos dos ministérios, isso para um trajeto de cerca de 5km..

Sem dúvida, o Plano possui gargalos, chegar nas 700 é um deles. Quando vou para a casa, todos os dias vejo uma fila de carros na altura da 210 e da 212 tentando atravessar para o lado "W" - suspeito que isso ocorra particularmente nessas quadras devido aos blocos gigantescos de um quarto na região da 711/712. Até por esse motivo que tenho um gigantesco pé atrás em relação a como vai ficar o trânsito para o Noroeste - até onde eu me lembro, um dos acessos será cortando o Parque Burle Marx na altura da 710, se eu não me engano.

Por outro lado, acabei de chegar do almoço. Trabalho na Esplanada e moro no final da Asa Norte, e o tempo de trajeto foi de aproximadamente 15 minutos para 6 km, sendo que havia um acidente na L2. Eu acredito que, em um ano fazendo esse trajeto, devo ter levado mais que esse tempo uma duas ou três vezes, no máximo, sendo que é comum fazer o itinerário em 10 minutos (principalmente na volta). De ônibus dá uns 15 a 20, só não uso com mais frequência porque o horário em que o ônibus passa é imprevisível. De bicicleta dá uns 20 a 30 minutos, espero que com a ciclovia da L2 eu consiga usar esse meio de transporte com mais frequência e segurança.

A impressão que eu tenho é que, no "trinômio" EPTG / EPNB / EPIA, tanto os acidentes ocorrem com muito mais frequência como eles causam um estrago maior e em cadeia nas diversas estradas. Por exemplo, na quinta passada eu estava voltando de Goiânia e a EPNB estava um inferno devido a um acidente na EPIA.

Resumindo ... considerando-se que atualmente um apartamento na Asa Norte custa mais ou menos a mesma coisa que um no Park Sul, se é para escolher entre a entrada nababesca e todas as benfeitorias (piscina, churrasqueira, whatever) que eu não vou usar mesmo ou eu economizar no mínimo meia hora da minha vida de stress por dia e ainda poder almoçar em casa, eu fico com a segunda opção. Mas definitivamente cada um é cada um e tem as suas próprias prioridades ...
CesarPR no está en línea   Reply With Quote
Old May 31st, 2012, 07:13 PM   #3839
Fullgencio
Registered User

Fullgencio's Avatar

Quote:
Originally Posted by Bisna View Post
Fulgencio,
Me explica essa matemática de que o Ilhas Maurício foi um ótimo investimento.
Pelo que sei, o preço do metro quadrado no lançamento lá foi de cerca de 7.000,00. Os corretores que me corrijam se eu estiver errado.
Com 3 anos de construção, corrigido pelo INCC, deve dar no mínimo um reajuste de 15% no saldo devedor.
Agora o colega disse que vendeu lá por cerca de 8.000 o metro quadrado. Ou seja, fazendo os cálculos de cabeça, não vi nenhum ganho no investimento.
A minha amiga pagou R$ 6.2k/m2 no começo de 2010. Faz a conta: 8/6.2=29% de valorização.

Só que ela pagou 30% do imovel. Logo, o capital que ela investiu teve uma rentabilidade de 100% no período.

Para ficar claro: se ela quisesse vender, hoje, ela pegaria no ágio mais que o dobro do que ela investiu.

Os outros colegas compraram nessa faixa de preço também..entre 6 e 6.3k/m2, andares altos, nascentes.
Old May 31st, 2012, 09:56 PM   #3840
Fullgencio
Registered User

Fullgencio's Avatar

Quote:
Originally Posted by EduBueno View Post
Na sua conta, os valores são brutos. Você tem que fazer a conta com os valores líquidos, descontando:
a) reajuste do INCC, por volta de 7,5% ao ano sobre o saldo devedor
b) pagamento de comissão de corretagem, tanto na compra quanto na venda
c) imposto de renda sobre o lucro imobiliário, 15%
O INCC foi 15% no período. Tira 15% de 100%, ainda dá uma rentabilidade real de 85% no período.

Comissão de Corretor? Eu não pago. Em geral não uso corretor para vender. E quando uso, estipulo meu preço e ele que peça acima. E não dou exclusividade nunca.

Imposto de renda não incide os 15% enquanto o imóvel não é transferido para o seu nome.

Reply

Tags
brasilia

Thread Tools
Display Modes

Posting Rules