search the site
 daily menu » rate the banner | guess the city | one on oneforums map | privacy policy | DMCA | news magazine | posting guidelines

Go Back   SkyscraperCity > European Forums > Fórum Português > Arquitectura e Urbanismo > Norte > Projectos

Global Announcement

As a general reminder, please respect others and respect copyrights. Go here to familiarize yourself with our posting policy.

Reply

Thread Tools
Old June 26th, 2012, 10:54 AM   #1601
Gouveia
Registered User

Gouveia's Avatar

Likes (Received): 14538

Outro que ele é que sabe, e tem amigos em todas as cidades do pais.. odasss

Hó, bom dia sr Mardeiramnda, parece-me que a questão era populacional apenas..

Orgulho é bonito, mas acusar Coimbra de nao ter cultura nao é boa onda..nem verdade, é fatelo e xunga.

Saudinha
Gouveia no está en línea   Reply With Quote

Sponsored Links
Old June 26th, 2012, 11:28 AM   #1602
Tiago Dias
Tiago Dias

Tiago Dias's Avatar

Likes (Received): 7

É ridícula a forma como se discute cidades neste fórum. Parece que o único tipo de cidade que pode existir é aquele onde se constrói a cidade, a partir do centro. A multiplicidade de centros urbanos em torno do centro urbano principal (Guimarães) é irrelevante, à luz do que se discute neste fórum. É preciso criar um thread com aulas.

De qualquer maneira, o idiota do nosso Presidente da Câmara pôs toda a gente a pensar como ele: Guimarães é apenas aqueles metros quadrados do centro histórico e mais alguns à volta, como se não tivesse mais nada. Não censuro esta perceção que os foristas têm sobre Guimarães, porque foi a imagem que os políticos pouco ambiciosos que gerem o concelho quiseram fazer passar.

Contudo, Guimarães bonita, mas pequena é uma grande treta, porque Guimarães tem muitos pólos urbanos à volta e essas pessoas não se sentem menos vimaranenses do que os da cidade. Se contabilizarem as pessoas que se deslocam à cidade e que circulam por lá, são muito mais do que as que vivem lá e eu creio que isso é tão importante quanto o número de pessoas que vive lá.

Guimarães durante a segunda metade do século XX tinha o centro histórico a cair de podre (até se chegou a falar em demolição, no final dos anos 70) e mesmo assim era importante. Arrisco-me a dizer que era mais relevante do que é hoje, apesar de menos visível, pois era a zona económica mais importante do país fora de Lisboa e Porto. De alguns anos para cá, a cidade vive uma grande crise económica.

É perfeitamente normal os vimaranenses quererem ver a sua cidade como uma referência no país, a todos os níveis, porque há dimensão e população para isso. Haja vontade e ambição das forças políticas.
Tiago Dias no está en línea   Reply With Quote
Old June 26th, 2012, 12:17 PM   #1603
MadeiraManda
Registered User

MadeiraManda's Avatar

Likes (Received): 0

Gouveia, vale a pena falar na aldeia que é Coimbra? quase que nem chega aos 100 mil habitantes para 319,41 km²?
LOL, o Funchal tem 111 mil habitantes para 76,15 km² (sem falar dos cerca de 50 mil turistas que estão diariamente instalados no Funchal). Logo por aqui, podemos avaliar a dimensão da aldeia de Coimbra (vivo lá, conheço-a perfeitamente).
Tradição, qual tradição? o verão (férias) aproxima-se e Coimbra estará no ponto zero (um nível abaixo do que na época que consideram ser grande), sem nada para ver ou fazer, é essa a tradição que falas? Ó pá, tem vergonha. Guimarães é a única cidade que merece respeito, é o único exemplo positivo que temos no continente, daí vocês a odiarem e falarem tão negativamente, mas claro, é tudo inveja. E se for mesmo verdade que Guimarães em termos populacionais é inferior a aldeia de Coimbra, qual é o problema? faz de Coimbra melhor? o orgulho nesta cidade é tão grande por estas pessoas que quase dizem com dificuldade e alguma vergonha. E volto a dizer, a única cidade em Portugal continental que consegue fazer-me sentir próximo da minha terra natal é mesmo Guimarães, o resto é tudo lixo autêntico, sem valores culturais, sem identidade, sem orgulho, todos iguais pelo ridículo. Enfim.

Last edited by MadeiraManda; June 26th, 2012 at 12:31 PM.
MadeiraManda no está en línea   Reply With Quote
Old June 26th, 2012, 12:49 PM   #1604
toniho
Registered User

toniho's Avatar

Likes (Received): 2580

Esta gente fuma coisas giras.
toniho no está en línea   Reply With Quote
Old June 26th, 2012, 12:53 PM   #1605
Tiago Dias
Tiago Dias

Tiago Dias's Avatar

Acho que as últimas duas páginas do tópico já passam dos limites. Isto é um tópico para discutir Guimarães, notícias e projetos e não para andar a esgrimir rivalidades entre Guimarães e outras cidades. Já estava na hora de voltar ao que interessa.
Old June 26th, 2012, 12:57 PM   #1606
Tiago Dias
Tiago Dias

Tiago Dias's Avatar

Tipo isto.

Guimarães brilha na RoboCup

http://www.guimaraesdigital.com/inde...icias&id=48927
Old June 26th, 2012, 01:02 PM   #1607
MadeiraManda
Registered User

MadeiraManda's Avatar

Sobre o vimaranencismo:

http://www.nicolinos.pt/pdf/conferencias/garibaldi.pdf

Se tiverem curiosidade sobre mais uma coisa em que Guimarães é única, recomendo uma pequena pesquisa sobre os Nicolinos e as Festas Nicolinas.
Old June 26th, 2012, 01:59 PM   #1608
Cbr Domes
BANNED

Likes (Received): 1511

Esta gente se viesse a Coimbra só os mandava para um local: Lorvão.

MadeiraManda (NewTomorrow), nem na tua terra mandas, mandam em quê? Cala-te. E chama lixo à tua terra, que aqui ninguém te devia admitir estar a chamar o país continental inteiro de lixo.

Quanto ao vimaranense com doença terminal que se trate que não sou nenhum babysitter para aturar cachopada. E continua nas tuas crenças que eu esto-me a marimbar

"A Cidade do Conhecimento, Morada da Sabedoria, Lusa-Atenas, Capital do Amor Eterno" manda beijos e abraços a todos, adeus

Last edited by Cbr Domes; June 26th, 2012 at 02:11 PM.
Cbr Domes no está en línea   Reply With Quote
Old June 26th, 2012, 03:55 PM   #1609
JpGuimarães
Registered User

JpGuimarães's Avatar

Likes (Received): 20

Quote:
Originally Posted by Gouveia View Post
Enfim, outro..

Guimarães é maior que Coimbra, acabou..

Caguei nessas pancas..
Ninguém aqui disse isso. És o único a dizer isso...Mas Coimbra também não é maior que Guimarães...Querias!Há imagens comparativas dos centros urbanos, dados populacionais que o provam...Não tenhas a minima dúvida que embora o centro urbano de Guimarães não seja maior que o de Coimbra (nem estamos preocupados com isso, caso contrário Avepark e shopping espaço guimaraes estavam no centro), Guimarães tem uma área de influência populacional superior a Coimbra. Mas não duvides mesmo...

Afinal a aldrabada do Madeirense era mesmo real...Estás a ficar sem argumentos. Quando assim é abandona-se o barco...

Tenho cá para mim que és um estudante de Coimbra e já tens a ladainha deles...

Last edited by JpGuimarães; June 26th, 2012 at 04:13 PM.
JpGuimarães no está en línea   Reply With Quote
Old June 26th, 2012, 04:01 PM   #1610
JpGuimarães
Registered User

JpGuimarães's Avatar

Quote:
Originally Posted by MadeiraManda View Post
Bom dia, caros.

Sou o mesmo «jovem» que escreveu o artigo no blogue Luna Rossa sobre Guimarães.
Como já havia dito, sou natural de Câmara de Lobos e vivo actualmente em Coimbra há já dois anos, talvez seja a pessoa mais indicada para falar sobre qualquer cidade do país, porque já conheci e tenho amigos em todas elas.
Ao caro que disse que tinha colegas de faculdade que gostavam e admiravam mais Coimbra do que Guimarães, direi que isso não é verdade... nem muito menos poderá confirmar tal afirmação. Eu sim, tenho colegas de faculdade e de trabalho que são de Guimarães e é notório o orgulho regionalista destes, daí gostar da cidade de Guimarães, do povo, da cultura, porque como NÓS, madeirenses, temos orgulho em ter uma cultura enorme como bailinho, a poncha, a nikita, a coral, os bordados, a festa da flor, o maior espectáculo pirotécnico do mundo, o turismo, a bandeira, o hino, etc., etc. E isto para não dizer que temos a verdadeira identidade portuguesa preservada, ao contrário de Coimbra. Em cada esquina do mundo, existe uma bandeira amarela e azul com a cruz de cristo no centro (simbolizando os navegadores portugueses), e Coimbra? é destacada e conhecida porquê? qual é a vossa cultura? querem ver que é a Universidade? LOL. No continente só tenho respeito e admiração por Guimarães, porque é diferente... é uma cidade e um povo que me faz lembrar o meu. E por favor, vivo em Coimbra e conheço a realidade desta cidade, se não são os estudantes a dar movimento a esta cidade ela acabava por morrer com teias de aranha por tudo o que era sítio, logo, porque insistes em desrespeitar a cidade de Guimarães quando a tua nem é exemplo para nada? é que é mesmo para nada. Uma cidade de 100 mil habitantes (30 mil deles são estudantes) sem cultura e sem tradição local definida (não me digas que são as capaz negras?) a falar de outras cidade, realmente... que direi eu disto? e já que entras em comparações, a Madeira é visitada anualmente por quase 2 milhões de pessoas e é conhecida no mundo todo pela sua verdadeira cultura e tradição, temos das maiores gastronomias do mundo, e mais não digo. Só vai para Coimbra quem é estudante, porque não há outro interesse nessa cidade que não esse. E antes de falares na cidade dos outros, pensa primeiro na tua... e deixa Guimarães que é o maior exemplo a seguir de cultura neste Portugal sem valores.
Boa tarde,

Obrigado pelo testemunho antes de mais. Foi importante porque mais uma vez já me estavam a difamar cá no forum...

Já estive várias vezes na Madeira. É uma ilha maravilhosa...
Old June 26th, 2012, 04:07 PM   #1611
JpGuimarães
Registered User

JpGuimarães's Avatar

Quote:
Originally Posted by toniho View Post
Esta gente fuma coisas giras.
Toninho é andamento a mais para ti e para a tua cidade...
Old June 26th, 2012, 04:19 PM   #1612
JpGuimarães
Registered User

JpGuimarães's Avatar

Quote:
Originally Posted by Tiago Dias View Post
É ridícula a forma como se discute cidades neste fórum. Parece que o único tipo de cidade que pode existir é aquele onde se constrói a cidade, a partir do centro. A multiplicidade de centros urbanos em torno do centro urbano principal (Guimarães) é irrelevante, à luz do que se discute neste fórum. É preciso criar um thread com aulas.

De qualquer maneira, o idiota do nosso Presidente da Câmara pôs toda a gente a pensar como ele: Guimarães é apenas aqueles metros quadrados do centro histórico e mais alguns à volta, como se não tivesse mais nada. Não censuro esta perceção que os foristas têm sobre Guimarães, porque foi a imagem que os políticos pouco ambiciosos que gerem o concelho quiseram fazer passar.

Contudo, Guimarães bonita, mas pequena é uma grande treta, porque Guimarães tem muitos pólos urbanos à volta e essas pessoas não se sentem menos vimaranenses do que os da cidade. Se contabilizarem as pessoas que se deslocam à cidade e que circulam por lá, são muito mais do que as que vivem lá e eu creio que isso é tão importante quanto o número de pessoas que vive lá.

Guimarães durante a segunda metade do século XX tinha o centro histórico a cair de podre (até se chegou a falar em demolição, no final dos anos 70) e mesmo assim era importante. Arrisco-me a dizer que era mais relevante do que é hoje, apesar de menos visível, pois era a zona económica mais importante do país fora de Lisboa e Porto. De alguns anos para cá, a cidade vive uma grande crise económica.

É perfeitamente normal os vimaranenses quererem ver a sua cidade como uma referência no país, a todos os níveis, porque há dimensão e população para isso. Haja vontade e ambição das forças políticas.
Exactamente. O nosso presidente tem alguma culpa porque não toma posições, deve ter interesse nisso não sei...

De qualquer maneira queixo-me do mesmo, esta gente de Braga e Coimbra não respeita visões mais alargadas como a nossa quando consideramos o todo(municipio) e não apenas uma parte (centro). Que no fundo é a mais correcta.

Quando falo por exemplo em Bilbao considero que tem 1 000 000 de pessoas e não apenas as 300 000 mil que vivem no centro. E só tiveram metro recentemente... Qual a dúvida? Juro mesmo que não percebo esta gente... Começo mesmo a pensar que tem uma doença muito grave de aceitação da realidade ou de visões diferentes e mais alargadas e evoluidas que as deles.
Old June 26th, 2012, 04:27 PM   #1613
Fábio_Braga
Portuguese user

Fábio_Braga's Avatar

Likes (Received): 4

Quote:
Originally Posted by Cbr Domes View Post

MadeiraManda (NewTomorrow), nem na tua terra mandas, mandam em quê?
Só se tirou um curso de português entretanto, porque senão não me parece que sejam a mesma pessoa.
Fábio_Braga está en línea ahora   Reply With Quote
Old June 26th, 2012, 04:28 PM   #1614
JpGuimarães
Registered User

JpGuimarães's Avatar

Quote:
Originally Posted by Cbr Domes View Post
Esta gente se viesse a Coimbra só os mandava para um local: Lorvão.

MadeiraManda (NewTomorrow), nem na tua terra mandas, mandam em quê? Cala-te. E chama lixo à tua terra, que aqui ninguém te devia admitir estar a chamar o país continental inteiro de lixo.

Quanto ao vimaranense com doença terminal que se trate que não sou nenhum babysitter para aturar cachopada. E continua nas tuas crenças que eu esto-me a marimbar

"A Cidade do Conhecimento, Morada da Sabedoria, Lusa-Atenas, Capital do Amor Eterno" manda beijos e abraços a todos, adeus

Se te estivesses a marimbar não estavas tão preocupado em contrariar a minha visão mais inteligente e alargada...

É desta que deixas de provocar?

Estão aí várias provas de que o problema está do teu lado não do meu. Aliás nunca me viste em tópicos de Coimbra a contrariar essa vossa doença ou já?Quem está preocupado és tu não eu. Apenas defendi Guimarães de provocações nos nossos tópicos...

Tens o exemplo das zonas x y, tens o exemplo Bilbao, Tens o exemplo do Madeirense a desmascarar a tua cidade, tens os dados populacionais que consideram todos os Vimaranenses (sem 30 000 estudantes que só vivem cá meio ano) que fazem Guimarães estar na frente que mais queres? Se te irrita o problema é teu...

Evolui um bocado, e depois sim vem cá comentar como gente adulta. Respeita visões mais correctas e alargadas que a tua...
Old June 26th, 2012, 04:29 PM   #1615
JpGuimarães
Registered User

JpGuimarães's Avatar

Quote:
Originally Posted by Fábio_Braga View Post
Só se tirou um curso de português entretanto, porque senão não me parece que sejam a mesma pessoa.
Outro preocupado. Porque será? E com a mania da perseguição...
Old June 26th, 2012, 04:35 PM   #1616
JpGuimarães
Registered User

JpGuimarães's Avatar

Espero que tenha acabado a discussão e que estes foristas sem respeito, provocadores aceitem a nossa diferente perspectiva...
Old June 26th, 2012, 04:39 PM   #1617
Fábio_Braga
Portuguese user

Fábio_Braga's Avatar

Likes (Received): 4

Quote:
Originally Posted by JpGuimarães View Post
Outro preocupado. Porque será? E com a mania da perseguição...
Estás a falar do quê mesmo?
Fábio_Braga está en línea ahora   Reply With Quote
Old June 26th, 2012, 04:50 PM   #1618
MadeiraManda
Registered User

MadeiraManda's Avatar

Agora sou quem? ó pá, vocês são mesmo ridículos - sim, ridículos! Já que és de Coimbra diz-me de onde és e vamos nos encontrar, assim mostro-te o meu B.I e vês qual é a minha naturalidade. Coimbra é a aldeia da sabedoria? olha que sou estudante e confesso que nunca vi tanta ignorância e burrice no «meio escolar» como em Coimbra, gente pobre de espírito e de cultura. É o que já disse acima, Coimbra é insignificante, é uma aldeia sem tradição, andam alguns meses com uma capa negra e depois nada, é o lugar mais vazio e inútil do mundo. Tenho dó de Coimbra, a sério... e mais grave, compararem à Guimarães, uma cidade de gente trabalhadora e honrada, que venera as suas raízes e antepassados, o seu clube, etc., etc. E o facto de andarem com umas capas negras em Coimbra já é motivo para elevar esta aldeia? Porra, o Vitória teve que levar ao estádio da académica 8 mi adeptos para fazer o que a AAC não faz, que é meter gente no estádio sem borlas. Mas pronto, em Coimbra compra-se adeptos, em Guimarães bilhetes. É a diferença. Saudações...
Old June 26th, 2012, 05:03 PM   #1619
MadeiraManda
Registered User

MadeiraManda's Avatar

E outra coisa, o Vitória Sport Clube, clube da cidade de Guimarães, aquando da sua descida foi acompanhado por uma cidade inteira que lutou pela sua promoção, houve milhares de choros e a tristeza abalou sobre a cidade. Mas, lutaram e nunca desistiram do clube até que no ano seguinte foi promovido, chegaram mesmo ao 3º lugar e, consequentemente, o acesso à Liga dos Campeões. E a AAC? esteve à beira da despromoção e a população estava-se nas tintas, muitos diziam que nem iam ao estádio ver «vergonhas», e mostraram o seu desinteresse pelo clube da cidade... LOL! eis o interesse da população conimbricense pelo seu clube (símbolo da universidade)... abandonaram-o... é esta a vossa cultura e a vossa tradição. Tenham vergonha pá! pensem duas vezes antes de falar sobre Guimarães. (E olha que nem sou de lá)
Old June 26th, 2012, 05:52 PM   #1620
flashs
Registered User

Likes (Received): 6

Lamentavelmente, este tópico está mesmo a pedir para ser fechado.
É vergonhoso.... JP, se gostas mesmo de Guimarães, faz um favor ao pessoal, vai dar uma volta e quando vieres tenta dizer alguma coisa útil e que diga respeito ao tema do tópico...
Sei q não és o único, mas já que és de Guimarães, e se tens algum amor à cidade, faz isso.
flashs no está en línea   Reply With Quote

Reply

Thread Tools

Posting Rules