|
|
| daily menu » rate the banner | guess the city | one on one |
|
|||||||
| Nordeste Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe |
![]() |
|
|
Thread Tools | Display Modes |
|
|
#41 |
|
Baiano sim senhor!
Likes (Received): 395
|
![]() Mas mesmo ficando desproporcional não deveria deixar de marcar, pois, toda essa zona é urbana mesmo, quem conhece a cidade sabe disso, mesmo porque muitas coisas já foram construídas, já que essa imagem de Feira no GE é de 2008 e já se foram quatro anos. Last edited by Cerrado; June 25th, 2012 at 12:53 AM. |
|
|
|
|
|
#42 | |||||
|
Pé vermelho
Likes (Received): 34
|
Quote:
Quote:
Quote:
Quote:
Quote:
Concordo que precisam de revisão, pois são de 2006! Mas você diz que discorda dos dados e não apresentou nada que possa ser considerado. Dizer que Feira é grande, ou que tal cidade é loucura que seja maior que outra não é algo que eu possa rebater. Eu admito que algumas coisas do estudo achei estranho (ex. Juazeiro/Petrolina), mas nas minhas "conferidas' pelo GE tenho notado que os dados tendem a serem confirmados (ficam mais precisos usando fotos de 2006, data do estudo). Apesar da defasagem e de supostas distorções, não posso ignorar tudo e dizer que está errado. Não me parece sensato.
O Skyline de mais de 40 cidades do Paraná >>> http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=1519591 Last edited by Ponce; June 25th, 2012 at 12:49 AM. |
|||||
|
|
|
|
|
#43 | |
|
Anderson Fernandes
Likes (Received): 14
|
Quote:
|
|
|
|
|
|
|
#44 | |||||
|
Anderson Fernandes
|
Quote:
Quote:
Quote:
Quote:
Quote:
|
|||||
|
|
|
|
|
#45 | |
|
No meio do Sertão
Likes (Received): 256
|
Quote:
E realmente, levando em consideração a formação original de Brasília, o certo mesmo seria se apenas o Plano Piloto fosse considerado como o município de Brasília, e não todo o DF. Mas, aqui no Brasil, por mais que se tente fazer as coisas do jeito certo, sempre tem alguém pra esculhambar tudo... ![]() Mas tá bom, estamos fugindo demais do tema do thread, que é Feira de Santana, hehe
|
|
|
|
|
#46 | |
|
Registered User
Likes (Received): 109
|
Quote:
|
|
|
|
|
|
|
#47 |
|
Registered User
|
Concordo! esses dados e essa foto de satélite, não refletem de jeito nenhum a realidade, os bairros como três riachos, Novo horizonte, limoeiro, lagoa do Subaé e Sergio Carneiro(fraternidade) ficam nos extremos e na foto não conseguimos percebê-los e olha que são todos bairros populosos
|
|
|
|
|
|
#48 | ||||
|
Pé vermelho
|
Quote:
![]() É maior que isso: ![]() Sem contar que devido ás particularidades do relevo já comentadas muitissimas áreas pequenas não construídas de Salvador que certamente somam muito espaço acabaram sendo marcadas junto com as áreas construídas. O mesmo aconteceu em algumas áreas de Goiânia, mais muitíssimo menos. Você deve saber que não podemos tirar conclusões baseadas na impressão que temos ao andar pela cidade. Quanto mais duvidar de um estudo feito por uma instituição respeitável com base nisso. Impressão é um conjunto de influências diversas, e muito comummente não andam lado à lado com a realidade. Quote:
Quote:
Quote:
Foi bom debater com você. Não vou continuar com esse assunto pois está se distanciando muito do tema do thread.
|
|
|
|
#49 | |
|
Pé vermelho
|
Quote:
|
|
|
|
#50 |
|
Baiano sim senhor!
|
![]() |
|
|
|
|
|
#51 |
|
Pé vermelho
|
![]() Não esqueci, é que eu só coloquei a área urbana do município de Salvador. Veja que em Goiânia também não coloquei as cidades conurbadas.
O Skyline de mais de 40 cidades do Paraná >>> http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=1519591 Last edited by Ponce; June 28th, 2012 at 09:16 AM. |
|
|
|
|
|
#52 | |
|
Anderson Fernandes
|
Quote:
Bem, senti que no mapa há um probleminha de escala, a sobreposição de imagens via satélite do Google Earth tem um pequeno desvio quando você coloca uma imagem de 2009 e outra de 1969 - A de Salvador é de 1969? Dois minha discussão não é achismo tem arcabouço técnico para isso - continuo discordando da Embrapa o que você "trabalhosamente" marcou de Salvador é literalmente os 329 km² da área municipal continental da cidade como afirmar que Salvador tem 159 km²??? Você extrapolou um pouco com Goiânia, mas ainda assim os dados da Embrapa estão errados, Goiânia tem uma área municipal de 739 km², você marcou (Extrapolou um pouco para o norte da cidade) mas a mancha urbana que você demarcou é quase equivalente a área municipal e a Embrapa afirmou que Goiânia tem 256 km²??? Você entendeu??? Bem, sua relação com "grandezas" é algo pessoal... Não discutirei isso... como te disse estamos falando em áreas, não população, a França é menor que a Bahia - área geográfica, contudo sua população é praticamente 5 vezes maior, mas... contudo, entretanto a Bahia continua sendo maior que a França... Não importa a população, não utilizo o critério "comparação" quando o assunto é factível e palpável... 567 mil km² é uma área bem interessante para um estado rs... Bem, não estou debatendo com você... Só contestei os dados da Embrapa... Só estou respondendo por que fui citado por ti e o farei novamente se você entrar de novo nessa questão... Você foi deselegante e mal educado ao interferir em um thread de um lugar com intuito tão somente de provocar as pessoas que estão aqui para celebrar a cidade... Sua colocação foi capciosa e os dados dos quais você está utilizando em minha concepção não são confiáveis... Passe bem! |
|
|
|
|
|
|
#53 | ||||||||
|
Pé vermelho
|
Quote:
Quote:
![]() Quote:
Quote:
Usei os mesmos critérios nas duas cidades. Se você quiser eu te passo os arquivos da marcação. Claro que posso estar errado, mas acho que a maioria das pessoas concordam que uma cidade deve ser comparada com outras de população equivalente antes de dizer que são grandes ou pequenas. Já para países geralmente se usam números absolutos. De qualquer forma, já tinha entendido seu ponto e como disse, estamos falando de noções diferente, e por isso não faz sentido essa discussão. Quote:
Quote:
Quote:
Quote:
Venho te tratando com o devido respeito, e esperava o mesmo de você. Acho que não tem motivo de continuar nessa discussão, ainda mais agora que você deixou de discutir para me atacar. Não é assim que debato com as pessoas. Quanto à Feira de Santana, é uma cidade que gosto muito, tanto pelo que tenho visto aqui no SSC como pelo GE. Gosto do estilo mais horizontal da cidade diferente do "padrão" das grandes cidades brasileiras, gosto das avenidas bem traçadas e do anél viário. Não quero me indispor com os foristas dessa cidade.
|
|
|
|
#54 |
|
Registered User
|
A concepção de Cidade grande passa sim pelo número de sua população ou não? Feira é grande sim, basta ver os números, o seu centro industrial, suas avenidas largas, seu grande centro comercial, ponce faça uma comparação agora sobre entreposto comercial, justamente dessas que vc citou, e verá que Feira não fica para traz. Se Feira tem essa população, tem poucos prédios a cidade é praticamente horizontal, onde estariam essas pessoas? outra coisa Feira tem uma influência em uma grande região de mais de 1 milhão de habitantes, é o maior entreposto comercial do interior do Norte/nordeste, maior entroncamento rodoviário do Norte/nordeste, quem conhece o dia a dia de Feira e até de outras capitais vê que o ritmo da cidade é de cidade grande sim, a maior fábrica de Pneus da Pirelli em toda América latina é aqui, fábrica da nestlê, fábrica de aviões paradise, Feira é cortada por três Brs o que dá uma dinâmica muito grande a cidade. Claro que devemos guardas as características regionais, sabendo que os investimentos no nordeste sempre foram menores que em cidades do sudeste.
a população flutuante de Feira aproxima-se de 1 milhão de habitantes, todo progresso do Estado passas pelas rodovias que cortam a cidade, até moradores da capital vem fazer compra em Feira pois o preço é mais em conta. Last edited by dodefsa; June 28th, 2012 at 01:29 PM. |
|
|
|
|
|
#55 |
|
Baiano sim senhor!
|
![]() A população é um grande fator definidor de uma cidade sim, a questão que está sendo debatido e não está sendo levado em conta é a densidade. Se olharmos as imagens de Salvador e Feira veremos que as duas são bem mais densa que as demais comparadas. Palmas por exemplo é uma cidade com o seu plano diretor maior do que muitas cidades mais populosas que ela, no entanto a capital tocantinense tem um pouco mais de 240 mil habitantes. Outra coisa que temos que levar em conta é a questão das cidades planejadas, a exemplo da própria Palmas, Brasília, Goiânia e outras, que foram construídas com bem mais espaços, grandes avenidas e sem amontoados urbanos, diferente de Salvador que é uma cidade antiga e praticamente sem planejamento, além do seu relevo ser muito acidentado dando a impressão de ser totalmente amontoada, pois, o mesmo espaço em um morro aparentemente visto de cima parece ser menor do que a mesma área em um local plano. Portanto a questão de tamanho da mancha urbana está mais ligada ao relevo e o planejamento do que a própria população, pois, se Goiânia e Salvador tivessem sido concebidas com as mesmas características urbanas aí sim a população faria diferença na mancha urbana, já que a capital baiana tem praticamente o dobro da população da capital goiana. Last edited by Cerrado; June 29th, 2012 at 10:05 PM. |
|
|
|
|
|
#56 |
|
Pé vermelho
|
![]() ![]() Concordo com tudo o que você disse. Eu já havia dito na pagina anterior que olhando mais atentamente se nota que Feira, considerando toda a área urbana, é consideravelmente mais densa que as outras.
|
|
|
#57 | |
|
Mineiro da Mata
Likes (Received): 200
|
Quote:
Santa Rita de Jacutinga (divisa MG/RJ) - Zona da Mata Mineira NOVO! Matipó - Zona da Mata Mineira NOVO! Manhumirim - Zona da Mata Mineira Carangola - Zona da Mata Mineira Avatar: esquinas da Halfeld c/ Rio Branco |
|
|
|
|
|
|
#58 | |
|
Registered User
Likes (Received): 44
|
Seria interessante um grande parque nessa área, com várias trilhas, lagos, áreas para prática de esportes. Tudo isso ladeado pelo Parque do Saber, pelo Ville Gourmet e pelo Boulevard. Sonhar não custa nada!!
Quote:
|
|
|
|
#59 | ||||||||||||
|
Anderson Fernandes
|
Quote:
Quote:
Quote:
Quote:
![]() Uploaded with ImageShack.us Na imagem você vê destacado a parte continental do município do Salvador - Curiosamente no google maps eles delimitaram a antiga área municipal que vigorou até 1995 quando eles decidiram incluir além das ilhas a Plataforma Continental da Baía de Todos os Santos, a área que era de 329 km² passou a 709 km²... Do jeitinho que você gosta... Outra imagem do google maps: ![]() Uploaded with ImageShack.us Boa parte é morro e mata kkkkk Filho, infelizmente a cobertura vegetal da capital baiana está seriamente comprometida, sem contar que os Morros característicos da região de falha, são ocupados da base às cumeeiras... Nem os vales escaparam... 159 km² é ridículo! Outra para você: Goiânia!!! ![]() Uploaded with ImageShack.us A área municipal de Goiânia que por sinal tá bem delimitada no mapa tem cerca de 739 km², ocupados por 256 km2 de cidade??? OOOHHHHHHH O planejamento de Goiânia torna ela realmente uma cidade maior que Salvador, disso eu tenho que concordar... Porém insisto em refutar os dados da Embrapa - nas cidade pelas quais me dei o trabalho de pesquisar, encontrei dados subestimados, não discordo da seriedade da Embrapa, mas neste específico trabalho eles se equivocaram... Quote:
Quote:
Todos tem liberdade em comparar, mas isso continua sendo irrelevante... Um ponto geográfico só passa a ser lugar quando pessoas entram em cena, uma cidade é uma reunião de "relações sociais" e interação com o meio... As diferenças que vemos na forma de ocupação espacial que se deu no norte/ nordeste do país em relação ao Sul, Sudeste e em certa escala o Centro Oeste (após a fundação de Brasília), denota toda a desigualdade que nos torna subdesenvolvidos... Eu poderia fazer um ensaio para te explicar que não foi só o relevo da cidade do Salvador que a tornou assim (superpovoada), que uma série de fatores de cerne histórica, política e hábitos auferidos pelo povo baiano durante o tempo a tornaram assim, inclusive questões ligadas ao sistema de transporte eternamente ineficaz dessa cidade, que cria pressões que forçam as pessoas a preferirem morar (se amontoar) perto do centro para ter uma certa comodidade... enfim... Já me prolonguei demais neste assunto... Quote:
Quote:
Quote:
Quote:
Quote:
Quote:
|
||||||||||||
|
|
|
|
|