daily menu » rate the banner | guess the city | one on one

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Fóruns Brasileiros > Fóruns Regionais > Centro - Oeste

Centro - Oeste Distrito Federal, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás

Reply

Thread Tools Display Modes
Old May 18th, 2012, 08:50 PM   #221
Jota Ferro
Registered User

Jota Ferro's Avatar

Likes (Received): 610

Quote:
Originally Posted by calscesar View Post
A seguir, matéria sobre o caos no trânsito que o empreendimento Península irá causar assim q ficar pronto:

http://issuu.com/metro_brazil/docs/2..._br_brasilia/6

Ao que parece, a Administração de AC não considera necessário a realização do Relatório de Impacto de Trânsito - RIT.
Sinceramente acho esse negocio de RIT uma piada, quem deveria fazer os estudos de impacto é o GDF, pois é ele o responsavel pelo planejamento urbano, é ele quem estabelece padrões, normas, vias e ocupações. O empresario só constroi o que o GDF normatiza.

Ai o GDF altera o gabarito, vende o lote, dá o alvará de construção, depois quando o imovel esta pronto vem exigir um RIT? Pra que? O que o empresario vai fazer? Derrubar o empreendimento? Construir avenidas? Fazer metrô?

No caso deste empreendimento Península o que a construtora pode fazer agora? O GDF deveria ter visto se a estrutura do local teria condições de receber tal empreendimento se não tinha, não deveria sequer ter vendido o lote, ou mantido o gabarito e uso.

Esse negocio de RIT foi uma forma que o GDF arrumou de jogar a resposabilidade de seus erros sobre os outros.

Sponsored Links

Old May 19th, 2012, 01:47 PM   #222
calscesar
Registered User

Likes (Received): 0

Quote:
Originally Posted by Jota Ferro View Post
Sinceramente acho esse negocio de RIT uma piada, quem deveria fazer os estudos de impacto é o GDF, pois é ele o responsavel pelo planejamento urbano, é ele quem estabelece padrões, normas, vias e ocupações. O empresario só constroi o que o GDF normatiza.

Ai o GDF altera o gabarito, vende o lote, dá o alvará de construção, depois quando o imovel esta pronto vem exigir um RIT? Pra que? O que o empresario vai fazer? Derrubar o empreendimento? Construir avenidas? Fazer metrô?

No caso deste empreendimento Península o que a construtora pode fazer agora? O GDF deveria ter visto se a estrutura do local teria condições de receber tal empreendimento se não tinha, não deveria sequer ter vendido o lote, ou mantido o gabarito e uso.

Esse negocio de RIT foi uma forma que o GDF arrumou de jogar a resposabilidade de seus erros sobre os outros.
Concordo 100% com o que vc disse. O grande vilão nessa história é o Poder Público que é irresponsável (pra não dizer coisa pior), apesar de que nós todos sabemos que as grandes construtoras não são santas... Durval Barbosa quem o diga....
calscesar no está en línea   Reply With Quote
Old May 19th, 2012, 01:50 PM   #223
calscesar
Registered User

Olha a briga aí do ex-administrador com o atual administrador pelo Parque Central:

http://www.jornaldebrasilia.com.br/e...nal/pdf/02.pdf
Old May 19th, 2012, 04:34 PM   #224
Manauense
Manaus, Amazonas, Brasil

Manauense's Avatar

Likes (Received): 17

Impressiona sim pela densidade, mas confesso que vi poucos prédios com arquitetura que me chamasse positivamente a atenção.
Old May 22nd, 2012, 11:47 PM   #225
Jota Ferro
Registered User

Jota Ferro's Avatar

Quote:
Originally Posted by Aramis2016 View Post
Quem conhece a verdadeira história de Águas Claras sabe muito bem que o vilão não é somente o Poder Público, mas em grande parte as construtoras sim.
Na época de sua criação, o bairro foi criado com várias praças, com limitação construtiva a 12 andares cada prédio residencial. E nesta época, somente cooperativas construiam em Águas Claras, com raras exceções, como a falida Encol, que chegou a levantar um prédio no bairro.
Os anos se passaram, e as grandes construtoras se interessaram em construir no local, mas afirmaram que somente seria viável, se se elevasse o índice construtivo do bairro, e hoje temos prédios com mais de 28 andares em Águas Claras.
Será que o Poder Público aumentou o índice construtivo por vontade própria ou por pressão das grandes construtoras?
Eu não disse que as construtoras eram inocentes, disse que a responsabilidade pela infraestrutura é do Estado. Não adianta nada o estado liberar um predio de 28 andares e depois deste construido exigir um RIT. Vai servir pra que?

E além disso cabia ao Estado aceitar ou não a a modificação do gabarito, se o aceitou deveria o Estado ter alterado o projeto de urbanização, readequando ao novo modelo.

A culpa é dos empresarios e do Estado, mas a responsabilidade de correção é do Estado, ou vc acha que alguma construtora vai fazer metrô ou construir uma avenida?
Old May 22nd, 2012, 11:50 PM   #226
Jota Ferro
Registered User

Jota Ferro's Avatar

Quote:
A grande maioria são blocões sem design arquitetônico algum, sem falar na grande quantidade de apartamentos sem ventilação cruzada. Águas Claras é a meca da especulação imobiliária em Brasília. Um lugar bom para ganhar dinheiro, mas não para morar, a começar da ausência de estacionamentos e ruas estreitas, proporcionalmente à quantidade de prédios já existentes e futuros. Os problemas já estão aparecendo e só tendem a aumentar com o passar dos anos.
Neste ponto eu discordo, as plantas dos predios de águas claras são muito melhores que as do Plano Piloto pela propria tipologia dos imoveis. è muito mais facil fazer um apartamento vazado ou de esquina em edificio em forma de torre do que em um baixo e comprido.
Old May 23rd, 2012, 06:07 PM   #227
calscesar
Registered User

Quote:
A grande maioria são blocões sem design arquitetônico algum, sem falar na grande quantidade de apartamentos sem ventilação cruzada. Águas Claras é a meca da especulação imobiliária em Brasília. Um lugar bom para ganhar dinheiro, mas não para morar, a começar da ausência de estacionamentos e ruas estreitas, proporcionalmente à quantidade de prédios já existentes e futuros. Os problemas já estão aparecendo e só tendem a aumentar com o passar dos anos.
Pois é, os problemas só tendem a aumentar, não só em AC, mas em todo o DF. Ou vc acha que o elevado adensamento populacional daquela região não vai causar impacto no Plano Piloto??? BSB só tem 50 anos e veja o tsunami de veículos que trafegam todos os dias nas vias do centro do PP. Logo teremos que rever a questão do tombamento para substituir áreas verdes por estacionamentos, será preciso construir viadutos, elevados... e assim a cidade-parque vai pro espaço. Infelizmente, não temos um governo que planeja o crescimento da cidade para os próximos 50 anos. Nossos governates pensam só até 4 anos, só até a próxima eleição.

Pra piorar, o brasileiro é um povo conformado, que não cobra uma mudança de postura do GDF. Já o Minstério Público assiste de camorote a destruição do DF, finge que não vê o problema. AC não surgiu da noite para o dia, há mais de 10 anos q ela vem crescendo no horizonte. Até mês passado ninguém jamais havia entrado com uma representação no MP pra que fosse colocado um freio no crescimento excessivo da cidade. Agora existe e está lá sendo analisada. Mas isso não justifica a omissão dos ilustres promotores, que sempre lavaram as mãos para desordem que vinha ocorrendo fora do PP.
Old May 23rd, 2012, 06:28 PM   #228
calscesar
Registered User

Não é nenhuma novidade, mas veja aí como ficará o trânsito em 2020:

http://www.jornaldebrasilia.com.br/e...nal/pdf/07.pdf
Old May 24th, 2012, 05:29 PM   #229
Jota Ferro
Registered User

Jota Ferro's Avatar

Isso é bobagem, as construtoras que operam em Águas Claras são as mesmas que operam no resto do DF, então a qualidade é a mesma em todo lugar.

Como aqui tem muita obra, tem tbm muitos problemas, mas a qualidade dos predios é a normal.

E o modelo de plantas é o mesmo desde o começo de águas claras.
Old May 24th, 2012, 05:53 PM   #230
hduarte
Registered User

Quote:
Pois é, os problemas só tendem a aumentar, não só em AC, mas em todo o DF. Ou vc acha que o elevado adensamento populacional daquela região não vai causar impacto no Plano Piloto??? BSB só tem 50 anos e veja o tsunami de veículos que trafegam todos os dias nas vias do centro do PP. Logo teremos que rever a questão do tombamento para substituir áreas verdes por estacionamentos, será preciso construir viadutos, elevados... e assim a cidade-parque vai pro espaço. Infelizmente, não temos um governo que planeja o crescimento da cidade para os próximos 50 anos. Nossos governates pensam só até 4 anos, só até a próxima eleição.

Pra piorar, o brasileiro é um povo conformado, que não cobra uma mudança de postura do GDF. Já o Minstério Público assiste de camorote a destruição do DF, finge que não vê o problema. AC não surgiu da noite para o dia, há mais de 10 anos q ela vem crescendo no horizonte. Até mês passado ninguém jamais havia entrado com uma representação no MP pra que fosse colocado um freio no crescimento excessivo da cidade. Agora existe e está lá sendo analisada. Mas isso não justifica a omissão dos ilustres promotores, que sempre lavaram as mãos para desordem que vinha ocorrendo fora do PP.
Cara. Sobre a parte de substituir área verde por mais espaço para carros. Isso já está acontencendo. Notícia desta semana.

http://www.correiobraziliense.com.br...este-ano.shtml

Falam que esses estacionamentos já eram parte do projeto original. Mas sei lá...
hduarte no está en línea   Reply With Quote
Old May 25th, 2012, 07:43 PM   #232
oengenheiro
Registered User

Likes (Received): 4

Quando você terminar o upload
você pode já pegar o texto para colocar em foruns
no site do imageshack.us.
Ótimas fotos, parabéns.
1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

Quote:
Galera,

Não consigo colocar estas fotos da vista de Águas Claras do 36 andar. Se alguém puder me ajudar...

Last edited by oengenheiro; May 27th, 2012 at 05:42 PM.
oengenheiro no está en línea   Reply With Quote
Old May 26th, 2012, 03:10 AM   #233
calscesar
Registered User

Quote:
Originally Posted by oengenheiro View Post
Quando você terminar o upload
você pode já pegar o texto para colocar em foruns
no site do imageshack.us.
1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14
Brigadão. Espero q apreciem as fotos.

Old May 26th, 2012, 05:48 PM   #234
hduarte
Registered User

Uau, belo ponto de vista da cidade e arredores. Muito alto!
hduarte no está en línea   Reply With Quote
Old May 29th, 2012, 04:00 AM   #235
Jota Ferro
Registered User

Jota Ferro's Avatar

Quote:
Você tem razão que é mais fácil fazer, mas o problema é que não fazem. Basta ver a grande maioria dos apartamentos de 2 e 3 quartos, a grande maioria não tem banheiros com ventilação externa, os quartos e salas são muito estreitos.
Não vejo isso, acho as plantas de águas Claras bem melhores do que os caríssimos apartamentos do Noroeste, estes espremidos e com sala apertadas.
Old May 30th, 2012, 02:12 PM   #236
Jota Ferro
Registered User

Jota Ferro's Avatar

Sinceramente pra mim banheiro precisa apenas de poço de ventilação mesmo, não vejo nenhuma vantagem em ter ventilação externa, atrapalha pra caramba o projeto, vc rouba iluminação de áreas mais nobres e no final das contas funciona do mesmo jeito. nunca vi grandes problemas de ventilação causados por poços de ventilação.

Já a segunda planta tem o agravante de não ter ventilação na cozinha, ai sim ficou uma porcaria
Old June 5th, 2012, 02:36 AM   #237
calscesar
Registered User

Pra quem tiver interesse, seguem algumas informações sobre AC prestadas pela Administração a meu pedido:

Segue as informações solicitadas.

1 - Já há previsão para início das obras das praças das estações do metrô? Elas são as portas de entrada da cidade, por isso merecem receber urbanização imediatamente, pois causam impacto em quem chega na cidade pela primeira vez.

A praça da estação Arniqueiras parte sul está com a licitação prevista para este semestre. As demais já possuem projeto e aguardamos verba para licitá-las.

2 - Segundo o senhor, a minuta do edital para licitação do Parque Central está na Procuradoria do DF. Existe previsão de recurso no orçamento?

A minuta do edital é para concessão de área pública para implantação e exploração do Parque.

3 - E o asfalto do estacionamento da Rua 13 Sul, ao lado do Sigma? O Senhor informou que encaminhou ofício para AGEFIS. Alguma novidade?

Sim, como informamos esta obra deveria ser feita pelo edifício (Conforme prevê o Código de Edificações), entretanto para agilizarmos esta obra estamos buscando uma parceria junto ao Colégio Sigma e o Edifício.

4 - O GDF irá construir uma biblioteca decente?
A biblioteca atual será totalmente reformada e ampliada.

5 - A fim de melhorar o trânsito, não é o caso de substituir os quebra-molas das avenidas Castanheiras e Araucárias por lombadas eletrônicas e pardais?

Todos os quebra-molas das referidas avenidas já foram substituídos, exceto o da Praça Rouxinol, que será mantido por solicitação dos moradores do local.

6 - O GDF pretende construir a via Interbairros ou engavetou o projeto?

A INTERBAIRROS é um projeto que abrange várias regiões administrativas, estando sob responsabilidade de secretarias, por isso não temos novas informações.

7 - Será construído novo acesso à cidade?

Esta possibilidade está em estudo juntamente com o Detran e o DER. A terceira entrada seria pelos postos da QD 107.

Assessoria de Comunicação

Administração Regional de Águas Claras
(61)3383-8917/8918
www.aguasclaras.df.gov.br

Redes Sociais:
Old June 5th, 2012, 06:00 PM   #238
Jota Ferro
Registered User

Jota Ferro's Avatar

Quote:
Pra quem tiver interesse, seguem algumas informações sobre AC prestadas pela Administração a meu pedido:
Segue as informações solicitadas.

1 - Já há previsão para início das obras das praças das estações do metrô? Elas são as portas de entrada da cidade, por isso merecem receber urbanização imediatamente, pois causam impacto em quem chega na cidade pela primeira vez.

A praça da estação Arniqueiras parte sul está com a licitação prevista para este semestre. As demais já possuem projeto e aguardamos verba para licitá-las.
Tradução, nõ sai tão cedo, de projetos o GDF ta com as gavetas lotadas, falta fazer.

Quote:
2 - Segundo o senhor, a minuta do edital para licitação do Parque Central está na Procuradoria do DF. Existe previsão de recurso no orçamento?

A minuta do edital é para concessão de área pública para implantação e exploração do Parque.
Concessão? Como assim? O que diabos isso quer dizer?

Quote:
3 - E o asfalto do estacionamento da Rua 13 Sul, ao lado do Sigma? O Senhor informou que encaminhou ofício para AGEFIS. Alguma novidade?

Sim, como informamos esta obra deveria ser feita pelo edifício (Conforme prevê o Código de Edificações), entretanto para agilizarmos esta obra estamos buscando uma parceria junto ao Colégio Sigma e o Edifício.
Se é area publica, cabe ao GDF mesmo. Mas não sei exatamente sobre o que esta se referindo.

Quote:
4 - O GDF irá construir uma biblioteca decente?
A biblioteca atual será totalmente reformada e ampliada.
Quando? Cadê o projeto? Tem orçamento? Não respondeu nada de novo.

Quote:
5 - A fim de melhorar o trânsito, não é o caso de substituir os quebra-molas das avenidas Castanheiras e Araucárias por lombadas eletrônicas e pardais?
Todos os quebra-molas das referidas avenidas já foram substituídos, exceto o da Praça Rouxinol, que será mantido por solicitação dos moradores do local.
A conferir!! Acho que ainda tem quebra-molas lá hein!

Quote:
6 - O GDF pretende construir a via Interbairros ou engavetou o projeto?
A INTERBAIRROS é um projeto que abrange várias regiões administrativas, estando sob responsabilidade de secretarias, por isso não temos novas informações.
A interbairros virou um mito, que serve apenas para os vendedores de imóveis fazerem propaganda....

Quote:
7 - Será construído novo acesso à cidade?

Esta possibilidade está em estudo juntamente com o Detran e o DER. A terceira entrada seria pelos postos da QD 107.
Ai a Administração ta de sacanagem! Pelos postos da 107? E isso vai servir pra que? tem que fazer uma saida ou ligando com o Guará ou uma outra passando entre o parque da cidade e a residencia do governador, isso ai não vai servir de nada a não para o pessoal da 107.
Old June 5th, 2012, 06:48 PM   #239
calscesar
Registered User

Quote:
Originally Posted by Jota Ferro View Post
Tradução, nõ sai tão cedo, de projetos o GDF ta com as gavetas lotadas, falta fazer.

Concessão? Como assim? O que diabos isso quer dizer?

Se é area publica, cabe ao GDF mesmo. Mas não sei exatamente sobre o que esta se referindo.

Quando? Cadê o projeto? Tem orçamento? Não respondeu nada de novo.

A conferir!! Acho que ainda tem quebra-molas lá hein!

A interbairros virou um mito, que serve apenas para os vendedores de imóveis fazerem propaganda....

Ai a Administração ta de sacanagem! Pelos postos da 107? E isso vai servir pra que? tem que fazer uma saida ou ligando com o Guará ou uma outra passando entre o parque da cidade e a residencia do governador, isso ai não vai servir de nada a não para o pessoal da 107.
Pelo q entendi, em relação ao Parque Central, o GDF pretende fazer o mesmo q fizeram com o Pontão (concessão por 25 anos, por exemplo). No projeto do Parque, salvo engano, existe previsão para comércio, bares...

Quanto ao estacionamento, trata-se de uma pequena área ao lado do Sigma q não está asfaltado. A rua está, mas o estacionamento foi "esquecido".

Sobre a biblioteca, o Administrador vem anunciando que irá fazer um upgrade nela, mas ainda não divulgou o projeto e nem a data.

Tb acho q ainda tem vários quebra-molas. Vou passar a observar melhor.

Em relação a Interbairros, tb acho q só em outro governo. Esse aí não consegue executar obras pequenas, imagine do porte da interbairros.

Tb acho q deveria ser feito outro acesso em outro lugar. Mas, pelo visto, só quando a Interbairros sair.

Não posse deixar de elogiar esse Administrador em um aspecto, ele é bastante prestativo em prestar informações quando solicitado.
Old June 8th, 2012, 12:31 AM   #240
calscesar
Registered User

Quote:
E um passarinho me contou que a previsão real é para depois de 2015.
Ótima notícia!!! Já estava achando q nunca iria sair...

Reply

Tags
águas claras, brasilia

Thread Tools
Display Modes

Posting Rules