daily menu » rate the banner | guess the city | one on one

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Fóruns Brasileiros > Fóruns Gerais > Infraestrutura e Transporte > Infraestrutura e Transporte > Transporte Ferroviário > Transporte Ferroviário - Estado de São Paulo

Reply

Thread Tools Display Modes
Old August 21st, 2012, 03:16 AM   #22581
Daniel_Sousa
Devolva minha fama Fuleco

Daniel_Sousa's Avatar

Likes (Received): 524

Mas também não precisa copiar, do jeito que tá né, com esses animais (ia assustar muitas crianças). Mas vocês estão certos, uma sociedade com mentalidade atrasada, logo aparece alguma Ong, uma patricinha, um pobre coitado etc pra processar. O povo aqui não ia entender mesmo.

Tem diversas ferramentas do marketing à dispor. Na iniciativa privada então, só ver comerciais de carros, operadoras de celular, e cerveja, são ariscas, mas na medida. Tem a opção do humor também, vídeos, podcasts. Um mundo à explorar
Pior que os Funkeiros na Internet, só mesmo os "pseudo-intelectuais": chamando todos de alienados, sem cultura, se achando os "Top da Web", sempre querendo se mostrar melhor que os outros, mesmo sem ninguém perguntar nada... Coisa de gente cafona isso.

Ah não, tem outro tipo pior: Os que não sabem interpretar textos, ou só se prendem a uma única palavra para refutar algo, não entendem ironias, sarcasmo, licença poética, críticas e nem suposições. E ainda se acham.
Daniel_Sousa no está en línea   Reply With Quote

Sponsored Links

Old August 21st, 2012, 03:45 AM   #22582
Luiz Vilela
Registered User

Likes (Received): 57

A questão é: são necessárias campanhas agressivas sim!

E temos ótimos publicitários para fazê-las.
Luiz Vilela no está en línea   Reply With Quote
Old August 21st, 2012, 04:13 AM   #22583
Daniel_Sousa
Devolva minha fama Fuleco

Daniel_Sousa's Avatar

Likes (Received): 524

Quote:
Originally Posted by Luiz Vilela View Post
A questão é: são necessárias campanhas agressivas sim!

E temos ótimos publicitários para fazê-las.
Sim, pois se não tirar as pessoas da zona de conforto, elas não vão mudar!

Pense numa coisa, vamos imaginar que você é o cara que segura a porta do trem, você faz isso direto, aí certo dia tem um painel enorme com aquele burrinho segurando a porta. Aí todos olham pra ele, e olha pra você. Você ainda faria isso? Faria o mesmo erro e se constrangeria? Aposto que a maioria não.

Enquanto essas campanhas forem passivas, os efeitos serão fracos.

O brasileiro tem uma mania de adolescente, ele acha que nada vai acontecer com ele, até ele ver acontecer com outro:

Pra esse tipo de gente, um aviso "Respeite a faixa amarela, para sua segurança" não adianta, mas talvez um vídeo ou uma imagem com uma pessoa desatenta quase sendo atingida pelo trem, ou quase caindo na via. Estilo aquela campanha da Bradesco Seguros.
------------------------------------
Off sobre campanhas publicitárias:

Das campanhas que eu me lembrei agora que foram bem provocativas, foi uma no rádio, onde aparecia um som de carro correndo, aí o locutor falava a velocidade, e o motor ia aumentado a rotação, até que passava de 120Km/h e aí o som do motor ia virando um relincho de jumento. E no final a mensagem era para não abusar da velocidade, e nem mistura carro e álcool.

Outra campanha que me lembrei agora, foi aquela do Nissan Sentra, onde tinha uma banda dizendo que aquele carro não tem cara de tiozão, e falando que os dono de Corolla e Civic eram Tios, carro de aposentado.

A Nissan tem ótimos exemplos de publicidades mais diretas. Mas mas uma vez, ressalto que sempre há uns zé roela ofendidos, no caso da Nissan, foi com os pôneis malditos.
Pior que os Funkeiros na Internet, só mesmo os "pseudo-intelectuais": chamando todos de alienados, sem cultura, se achando os "Top da Web", sempre querendo se mostrar melhor que os outros, mesmo sem ninguém perguntar nada... Coisa de gente cafona isso.

Ah não, tem outro tipo pior: Os que não sabem interpretar textos, ou só se prendem a uma única palavra para refutar algo, não entendem ironias, sarcasmo, licença poética, críticas e nem suposições. E ainda se acham.

Last edited by Daniel_Sousa; August 21st, 2012 at 08:05 PM.
Daniel_Sousa no está en línea   Reply With Quote
Old August 21st, 2012, 05:55 AM   #22584
Tiago Costa
Servir sempre!

Tiago Costa's Avatar

Quote:
Originally Posted by brunodelazari View Post
O RER está mais para um serviço suburbano que um "regional", por assim dizer. É como seria a CPTM em uma malha se a malha interna da cidade mais bem desenvolvida: uma lotação bem menor, para trazer quem vem de longe para perto da cidade.
Na verdade a RER é uma rede expressa. Algumas linhas estão mais para regionais, outras para suburbanas, outras ainda para "metrô expresso". A Linha A, por exemplo, tem intervalo de 2 minutos no pico e carrega mais de 1,5 milhão de passageiros por dia.
Tiago Costa no está en línea   Reply With Quote
Old August 21st, 2012, 08:49 AM   #22585
Rodrjgw
Fashion

Rodrjgw's Avatar

Likes (Received): 296

Falando em campanhas educativas "ofensivas", aqui no Rio a SuperVia tem uma onde o "empata porta " é um E.T. e ainda diz, escrito, "diga não ao empata porta, ele não é um de nós ". Infelizmente não tenho imagens para mostrar, mas até hoje não soube de nenhum processo contra a concessionária por isso.

Em busca do metrô perfeito para o Rio de Janeiro e Região Metropolitana.
http://querometro.wordpress.com/
Rodrjgw no está en línea   Reply With Quote
Old August 21st, 2012, 11:39 AM   #22586
Vicente A.O. Junior
Registered User

Likes (Received): 47

Quote:
Originally Posted by Diego3336 View Post
E passar a mão na cabeça, no maximo com mensagens que parecem ter sido escritas por um advogado, é que ta funcionando, né?

Só vai tomar como agressão quem realmente toma tais atitudes retratadas nas imagens, quem sabe assim funciona. Se ficarem ofendidos, que deixem de usar o Metrô/CPTM. Seria um favor da parte deles...
Quote:
Originally Posted by jorge luiz View Post
aqui no Brasil onde o que não presta é garantido por lei, logo vai aparecer alguem processando o Metro por constrangimento ao mau usuario, sem contar que a sociedade protetora dos animais vai dizer que é discriminação aos animais.
E foi exatamente por isso que eu disse antes: "O grande problema é que não se pode fazer nada oficial que seja muito formal, pois o povo não entende, e nem tão direta quanto essas de Paris, que podem deixar alguns ofendidos. Buscar esse meio-termo é o que estão fazendo lá dentro."

Sobre as campanhas mais agressivas do RJ, pessoal, a empresa é uma concessão privada... é mais fácil arriscar algo diferente que uma estatal, não acham??
Vicente A.O. Junior no está en línea   Reply With Quote
Old August 21st, 2012, 03:24 PM   #22587
Luiz Vilela
Registered User

Likes (Received): 57

Se é recado pra Via Quatro, endosso. Ontem, no vale de almoço, muitos ficavam bem na frente da porta na plataforma com cara de "esta hora eu pooosso!"
Luiz Vilela no está en línea   Reply With Quote
Old August 21st, 2012, 07:56 PM   #22588
celosantos
Registered User

celosantos's Avatar

Likes (Received): 0

Quote:
Originally Posted by Daniel_Sousa View Post
Sim, pois se não tirar as pessoas da zona de conforto, elas não vão mudar!

Pense numa coisa, vamos imaginar que você é o cara que segura a porta do trem, você faz isso direto, aí certo dia tem um painel enorme com aquele burrinho segurando a porta. Aí todos olham pra ele, e olha pra você. Você ainda faria isso? Faria o mesmo erro e se constrangeria? Aposto que a maioria não.

Enquanto essas campanhas forem passivas, os efeitos serão fracos.

O brasileiro tem uma mania de adolescente, ele acha que nada vai acontecer com ele, até ele ver acontecer com outro:

Pra esse tipo de gente, um aviso "Respeite a faixa amarela, para sua segurança", mas talvez um vídeo ou uma imagem com uma pessoa desatenta quase sendo atingida pelo trem, ou quase caindo na via. Estilo aquela campanha da Bradesco Seguros.
------------------------------------
Off sobre campanhas publicitárias:

Das campanhas que eu me lembrei agora que foram bem provocativas, foi uma no rádio, onde aparecia um som de carro correndo, aí o locutor falava a velocidade, e o motor ia aumentado a rotação, até que passava de 120Km/h e aí o som do motor ia virando um relincho de jumento. E no final a mensagem era para não abusar da velocidade, e nem mistura carro e álcool.

Outra campanha que me lembrei agora, foi aquela do Nissan Sentra, onde tinha uma banda dizendo que aquele carro não tem cara de tiozão, e falando que os dono de Corolla e Civic eram Tios, carro de aposentado.

A Nissan tem ótimos exemplos de publicidades mais diretas. Mas mas uma vez, ressalto que sempre há uns zé roela ofendidos, no caso da Nissan, foi com os pôneis malditos.
Daniel,

Boa tarde! Eu venho tentando, via twitter e Facebook fazer a galera do Metrô entender o porquê de campanhas mais agressivas. Até a CPTM começou a colocar alguns outdoors bem interessantes mostrando alguns comportamentos que devem mudar. Ainda é pouco, mas já é melhor do que as campanhas "que parecem ter sido feitas no Powerpoint" do Metrô.

Vou colocar as que eu já fiz aqui, via link, ok:

Sobre o assento preferencial.

Sobre o embarque usando a novela Avenida Brasil como referência.

Uma referência a segurança, para se utilizar a faixa amarela.

E tem esta, que foi começo de tudo.

E ainda tem mais. Estou colocando uma campanha por vez.

Já me deram ideias sobre novas campanhas, como:
- os casais de namorado que se agarram no Metrô
- o lado esquerdo preferencial das escadas rolantes.

E até também, das "antas" que seriam as pessoas que não vão embarcar, mas não saem da porta, que não vão desembarcar, mas ficam na porta (dentro do carro) e outros tipos de antas que a gente vê todo dia...

http://www.twitter.com/celosantos
celosantos no está en línea   Reply With Quote
Old August 21st, 2012, 08:01 PM   #22589
celosantos
Registered User

celosantos's Avatar

Demorou para entrar, mas aqui apareceu. Uma referência ao filme 300, dizendo que o Metrô de São Paulo não é Esparta.

Mas vamos lembrar? O Metrô ainda é uma estatal e como uma, demora a tomar algumas decisões mais simples. O Adilson (o @usuariosmetrosp) Está ajudando a divulgar estas campanhas e é um canal interessante para tentar mudar a cabeça dos caras do Metrô.

http://www.twitter.com/celosantos
celosantos no está en línea   Reply With Quote
Old August 22nd, 2012, 06:25 AM   #22590
daanlaham
Registered User

daanlaham's Avatar

Likes (Received): 8

Alguem sabe o que sao aquelas sondagens no terreno da estacao tucuruvi? Bem atras dos pontos da EMTU...sao as sondagens para se fazer o terminal?
daanlaham no está en línea   Reply With Quote
Old August 22nd, 2012, 04:11 PM   #22591
akaFTS
Registered User

akaFTS's Avatar

Likes (Received): 33

Falando em sondagens parece que estão fazendo sondagens no Metrô Penha também... ou vai ver só estourou um cano mesmo
akaFTS no está en línea   Reply With Quote
Old August 22nd, 2012, 06:21 PM   #22592
Green Eyes
Lord Chaos

Green Eyes's Avatar

Likes (Received): 132

SP quer encerrar mandato com R$ 8 bi em metrô e trens

SÃO PAULO -
O governo do Estado de São Paulo pretende chegar ao último ano de mandato (2014) com investimentos de pelo menos R$ 8 bilhões no metrô da capital e no sistema de trens da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).

No ano passado, os recursos somaram R$ 2,9 bilhões e neste ano devem ficar próximos de R$ 5 bilhões. As afirmações foram feitas nesta quarta-feira pelo secretário de Transportes Metropolitanos do Estado de São Paulo, Jurandir Fernandes, que participou de evento no Sindicato dos Engenheiros do Estado de São Paulo (SEEP). "É um desafio enorme, mas tem de ser feito", disse.

Fernandes disse que hoje o Estado já possui financiamentos contratados de cerca de R$ 14 bilhões para projetos no setor e que até dezembro esse número deve subir para R$ 18 bilhões.

Durante palestra, ele fez uma ressalva sobre o sistema de tarifa integrada para os usuários do metrô e da CPTM. De acordo com ele, no começo da década, 64,2% dos usuários da CPTM eram pagantes diretos do sistema. Hoje, devido à integração com as estações do metrô, esse porcentual recuou para 55,7%. "Há de se rever com muito cuidado a política tarifária", afirmou.

http://economia.estadao.com.br/notic...s,124047,0.htm
Old August 22nd, 2012, 11:06 PM   #22593
Gutovsky
Registered User

Gutovsky's Avatar

Likes (Received): 363

Pois é, mas o valor do bilhete também aumentou bastante. É só garantir a quantidade de pessoas transportadas que a linha consegue se manter (até um certo limite, de acordo com a curva de rentabilidade que eu não conheço). Sem falar que há pagantes indiretos do sistema que não deixam de ser "pagantes".
Old August 23rd, 2012, 07:15 AM   #22594
Fenomeno Vip
Registered User

Fenomeno Vip's Avatar

Likes (Received): 12

Quote:
Originally Posted by Gutovsky View Post
Pois é, mas o valor do bilhete também aumentou bastante. É só garantir a quantidade de pessoas transportadas que a linha consegue se manter (até um certo limite, de acordo com a curva de rentabilidade que eu não conheço). Sem falar que há pagantes indiretos do sistema que não deixam de ser "pagantes".
A verdade eh que o sistema tarifário do metrô precisará passar por uma tremenda mudança dentro de alguns anos. Acho que assim que essas linhas planejadas e prestes a sair do papel estiverem em funcionamento, o sistema deveria mudar para algo como o metrô de Londres, separados por zonas. Quem usa a Zona 1 e 2, paga mais do que quem paga Zona 2 e 3, por exemplo.

Esse sistema de Bilhete Único ficará totalmente defasado dentro de alguns anos com tanta gente passando a utilizar as novas linhas e integrações do metrô. Além de não ser justo uma pessoa que sai de Jundiaí, por exemplo, fazer integração na Barra Funda e descer em Jabaquara pagar o mesmo de alguém que pega o metrô na Estação Barra Funda e desce na Sé.

Será uma briga de cachorro grande e, o prefeito que o fizer ficará queimado pra sempre...
Fenomeno Vip no está en línea   Reply With Quote
Old August 23rd, 2012, 08:01 AM   #22595
luisotaviomc
Registered User

Quote:
Originally Posted by Fenomeno Vip

A verdade eh que o sistema tarifário do metrô precisará passar por uma tremenda mudança dentro de alguns anos. Acho que assim que essas linhas planejadas e prestes a sair do papel estiverem em funcionamento, o sistema deveria mudar para algo como o metrô de Londres, separados por zonas. Quem usa a Zona 1 e 2, paga mais do que quem paga Zona 2 e 3, por exemplo.

Esse sistema de Bilhete Único ficará totalmente defasado dentro de alguns anos com tanta gente passando a utilizar as novas linhas e integrações do metrô. Além de não ser justo uma pessoa que sai de Jundiaí, por exemplo, fazer integração na Barra Funda e descer em Jabaquara pagar o mesmo de alguém que pega o metrô na Estação Barra Funda e desce na Sé.

Será uma briga de cachorro grande e, o prefeito que o fizer ficará queimado pra sempre...
Como na Ásia e o mais justo no mundo ideal. Paga por estações percorridas.

Assim, passando na entrada e saida todo controle fica melhor também. Divisões entre companhias também ficam mais justas.
luisotaviomc no está en línea   Reply With Quote
Old August 23rd, 2012, 08:09 AM   #22596
Fenomeno Vip
Registered User

Fenomeno Vip's Avatar

Alguém sabe se essa é realmente a previsão para as próximas estações do metrô ou são apenas chutômetros no Wikipédia?

2013
Fradique Coutinho (Amarela)
Oscar Freire (Amarela)
Higienópolis-Mackenzie (Amarela)

Adolfo Pinheiro
Brooklin/Campo Belo

Vila Prudente
Oratório

2014
São Paulo-Morumbi (Amarela)
Vila Sônia (Amarela)

Jabaquara (Ouro)
Hospital Sabóia (Ouro)
Vila Paulista (Ouro)
Vila Babilônia (Ouro)
Cidade Leonor (Ouro)
Jardim Aeroporto (Ouro)
Brooklin Paulista (Ouro)
Vereador José Diniz (Ouro)
Água Espraiada (Ouro)
Vila Cordeiro (Ouro)
Chucri Zaidan (Ouro)
Morumbi (Ouro)

2015
Alto da Boa Vista
Borba Gato
Campo Belo
Eucaliptos
AACD-Servidor
Vila Clementino
Vila Mariana
Santa Cru
Chácara Klabin

2016
São Lucas
Camilo Haddad
Vila Tolstoi
Vila União
Jardim Planalto
Sapopemba
Fazenda da Juta
São Mateus
Iguatemi
Jequiriça
Jacu-Pessego
Érico Semer
Márcio Beck
Cidade Tiradentes
Hospital Cidade Tiradentes

Panamby (Ouro)
Paraisópolis (Ouro)
Américo Mourano (Ouro)
Estádio Morumbi (Ouro)
São Paulo-Morumbi (Ouro)

2017
Brasilândia
Vila Cardoso
Itaberaba/ Hospital Vila Penteado
João Paulo I
Freguesia do Ó
Santa Marina
Água Branca
SESC Pompéia
Perdizes
PUC Cardoso de Almeida
Angélica-Pacaembu
Higienópolis-Mackenzie
14 Bis/Treze de Maio
São Joaquim
Old August 23rd, 2012, 08:14 AM   #22597
Fenomeno Vip
Registered User

Fenomeno Vip's Avatar

Caramba... se essas estações q listei (peguei em diferentes páginas do Wikipedia) estiver certa, o Alckmin se reeleger em 2014 e não houver nenhum grande atraso na entrega das estações, ele entregará mais de 60 novas estações!
Old August 23rd, 2012, 01:58 PM   #22598
gerd.jak
bye Iguaçu, hi Tietê

gerd.jak's Avatar

Likes (Received): 564

Não está muito correto, não: Brooklin fica para 2015; Jabaquara-Jd. Aeroporto da linha ouro provavelmente para 2016, junto com o trecho do Morumbi; já Oratório-São Mateus está prevista para 2014 (e está mais adiantada que Congonhas-MorumbiCPTM na L17, prevista para o mesmo ano).

2017 provavelmente teria também algumas estações da "L15", até Anália Franco ou Vila Formosa. E a L18 também deve ter alguma coisa prevista até esta data - ao menos o trecho até o Paço de SBC.
gerd.jak no está en línea   Reply With Quote
Old August 23rd, 2012, 02:13 PM   #22599
daanlaham
Registered User

daanlaham's Avatar

Likes (Received): 8

Quote:
Originally Posted by gerd.jak
Não está muito correto, não: Brooklin fica para 2015; Jabaquara-Jd. Aeroporto da linha ouro provavelmente para 2016, junto com o trecho do Morumbi; já Oratório-São Mateus está prevista para 2014 (e está mais adiantada que Congonhas-MorumbiCPTM na L17, prevista para o mesmo ano).

2017 provavelmente teria também algumas estações da "L15", até Anália Franco ou Vila Formosa. E a L18 também deve ter alguma coisa prevista até esta data - ao menos o trecho até o Paço de SBC.
O trecho para 2014 da L17 seria qual entao? Dps do jardim aeroporto ate o morumbi?
daanlaham no está en línea   Reply With Quote
Old August 23rd, 2012, 03:55 PM   #22600
Zerodois
Registered User

Likes (Received): 3

Quote:
Originally Posted by Fenomeno Vip View Post
Caramba... se essas estações q listei (peguei em diferentes páginas do Wikipedia) estiver certa, o Alckmin se reeleger em 2014 e não houver nenhum grande atraso na entrega das estações, ele entregará mais de 60 novas estações!
Não vi a estação Congonhas ai nesse meio!!!

E atrasando ou não, acho bem plausível todas essas estações até o final de 2018!! Tomara... teríamos 6 linhas de metro e 2 monotrilhos!!! Que beleza!
Zerodois no está en línea   Reply With Quote

Reply

Tags
brasil, brazil, cbtc, chikatetsu, linha amarela, linha azul, linha laranja, linha lilás, linha verde, linha vermelha, metro, metro são paulo, oficial, overcrowding, são paulo, subway, tube, u-bahn, underground

Thread Tools
Display Modes

Posting Rules