SkyscraperCity Forum banner

Transportes do RJ devem receber R$ 38 bi

9K views 78 replies 31 participants last post by  Ricardo Sandre 
#1 ·
Transportes do RJ devem receber R$ 38 bi

05/06/2009 - PanRotas

O governo federal prevê investimentos de R$ 38 bilhões no sistema de transporte do Rio de Janeiro visando a Copa de 2014 e uma possível Olimpíada em 2016. Mais de R$ 15 bilhões vão para a construção de 55 quilômetros de linha férrea e R$ 5 bilhões serão investidos em corredores de ônibus, ampliação do metrô, melhorias nos acessos aos estádios e aeroportos.

Parte dos investimentos incluirá o sistema de barcas da cidade, que vai ganhar nova infraestrutura. O governo do Rio já iniciou as obras de construção do Arco Metropolitano, que vai interligar todas as rodovias federais que passam pelo Estado. Além de facilitar os acessos, a via expressa vai agilizar o fluxo no transporte de cargas na região.

“Estamos negociando com o ministro das Cidades, Márcio Fortes, e a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, um grande plano ou pacto da mobilidade para atender grandes capitais da região, como Rio e São Paulo, onde se pretende investir US$ 5 bilhões em infraestrutura de trilhos.

A ideia é levar o metrô até a Barra da Tijuca e, ao mesmo tempo, trabalhar na Linha 3, que ligará Niterói a São Gonçalo e Itaboraí”, adiantou o secretário de Transportes, Júlio Lopes. Segundo ele, os trabalhos já passaram da fase de projeto e licenciamentos ambientais e aguardam apenas a liberação de recursos do governo federal o início das obras ainda este ano.

Fonte: Revista Ferroviária - Clipping
Link: http://www.revistaferroviaria.com.br/index.asp?InCdEditoria=2&InCdMateria=8344
 
See less See more
#60 ·
Se for só a ampliação do metrô, não vai ficar não.
O importante é tirar logo o sistema de BRT do papel e criar um inteligente sistema de VLT.
Se a idéia é levar o metrô APENAS até o início da Barra, deveriam fazer um VLT ligando esta estação até o autódromo e outro do autódromo até o Engenho de Dentro.

Não estou vendo uma revolução com estes R$ 38 bi.
 
#5 ·
Não entendi bem essa divisão dos investimentos. 15 bilhões em trem? 5 bilhões em metrô, e com Linha 3 e Linha 4? WTF?

Anyway, ótima notícia! O bom é que pensaram em tudo, a princípio. Arco Rodoviário, BRT, Metrô, trem e barca, se tudo for pra frente vai ficar perfeito mesmo!
 
#9 ·
concordo.. mas me pareceu que a maior parte desses recursos vai ser para redes ferroviária no interior do estado.. que de nada contribuirá com a mobildiade urbana da capital.

Se SP investe R$ 20 bi sozinho... O ERJ não investe quase nada em infra... tudo dependente do GF que tenho lá minhas dúvidas desse Programa de Aceleração da Corrupção
 
#13 ·
55 Km de linha Férrea, 15 Bilhões???? O_O É o trem-bala isso?

Tá uma bagunça a reportagem, não fica claro... 5 bi pra isso e mais aquilo, 5 bi pra n sei o que..... As cifras estão meio desproporcionais...


Mas mesmo assim, no final dessa brincadeira, o rio vai ficar com um sistema de transportes coletivos DUCA! Trilhos para boa parte da cidade, Barcas com novos terminais, mais corredores exclusivos pra ônibus, TREM-BALA :)D), e o Arco metropolitano! Eitcha!

Só vai ficar faltando mesmo é um túnel do Metrô atravesando a Baía.. (n custa sonhar, né... :lol:)
 
#15 ·
38 bi ?
É impressionante a simpatia do Governo Federal com o Rio.
Como já disseram a cidade merece, e como também já disseram investimentos desse porte e o tal do PAC provavelmente não serão vistos até 2010, politicagem é foda mesmo.
 
#19 ·
Exatamente, o Rio ficou uma década sem receber investimento nenhum. Não apenas pelos Garotinhos, mas pelo César Maia, também. Todos achavam que se bastavam.

Por outro lado, é muito toma lá dá cá, mesmo... O Governo Federal libera verba só para aliados políticos.
 
#52 ·
:lol::lol:

Só lembrando que a estação cantagalo faz parte de uma grande obra na região, financiada com recursos... do PAC!

Mas, baseado no que eu li em outro thread (esse aqui), que se (eu disse SE!) esse contingenciamento dos investimentos pelo governo do Rio for fruto de um ajuste de contas devido ao descontrole de gastos dos governos anteriores (a exemplo do que ocorreu em São Paulo na gestão do Mário Covas), então o governo deve aproveitar a facilidade de recursos vindos do Governo Federal para fazer caixa e aumentar a capacidade futura de investimento.
Isso é exatamente o que eu penso!!

Se ao menos os estados tivessem mais autonomia... ia desinchar a máquina pública federal, eliminar a burocracia e agilizar investimentos estruturantes, todo mundo ia ganhar! :(
 
#21 ·
Com a Copa, e a pressão que ela vai causar, eu acho que vai td sair certinho sim! Atrasos são inevitáveis, até obras privadas convivem com atrasos, mas eu acho que até a copa teremos toda essa estrutura pelo menos em processo de finalização...
 
#26 ·
^^
Sinceramente! É vergonhoso o governo federal investir só 38Bi no Rio, sendo que somente cidade (Imaginem o Estado), precisam de muito mais investimento. Agora fico feliz e com inveja que o Rio de Janeiro ainda consiga algum investimento vindo do GF, pq SP coitada, não recebe nenhum centavo e o Estado tem que sozinho dar conta de tudo, basta ver o Expansão SP. Vergonha do Governo Federal!
 
#33 ·
^^
Sinceramente! É vergonhoso o governo federal investir só 38Bi no Rio, sendo que somente cidade (Imaginem o Estado), precisam de muito mais investimento.
Exato! No interior as rodovias estaduais estão horríveis.
Cada vez mais os municípios entram com certa fatia na reforma de rodovias, para que não sejam ainda mais prejudicados, com escoamento de produção, por exemplo. A rodovia que liga Quissamã a BR 101 só foi recapeada porque a o município de Quissamã firmou convênio com o GERJ e a Rodovia Amaral Peixoto entre Macaé e Rio das Ostras, caso saia a duplicação também será com parceira entre municípios, GE e PETROBRAS.
 
#36 ·
Desculpem a leiguice, mas o governo do Rio tem uma capacidade de investimento TÃO reduzida, em números relativos, em comparação com o governo de estados vizinhos, ou até mesmo a Prefeitura da capital? Sinceramente, tenho visto mais investimentos com emblema laranja/azul do que do governo do estado! O primeiro, em MUITO tempo, que vi, pelo menos onde moro, foi a construção de uma rede de saneamento, sob a batuta da CEDAE, aqui na Barra.
 
#38 ·
O Rio ficou décadas esquecido pelo Governo Federal. Esses investimentos não passam de compensações por tantos anos de abandono da União em relação ao Estado do Rio. Portanto, esses valores, se forem reais, são totalmente justos.
 
#42 ·
Mas estavamos justamente falando disso acima.. Que venha a compensação...
Mas isso nao quer dizer que o Gov Estadual não deva investir pesado tb neh...
Como disse, melhor investir com recursos proprios e nao desviar tudo, do que lamber pentelho de Lula e depender totalmente da Uniao
 
#40 ·
^^^^Valeu Pattrick... Abaixo as infos do link acima...

CARTEIRA DE PROJETOS ESTRUTURANTES: R$ 3,5 BILHÕES
Ampliação do Abastecimento de Água da Baixada Fluminense
Ampliação do Abastecimento de Água de São Gonçalo
Ampliação do Abastecimento de Água de Magé
Controle de Inundações e Recuperação Ambiental das Bacias do Rio Iguaçu, Botas e Sarapuí
Estação de Tratamento de Água do Guandu - Parque Guandu
Recuperação Ambiental da Bacia do Rio Guandu - APA Guandu
Saneamento das Bacias do Entorno da Baia de Guanabara – Sistema Alegria
Urbanização do Complexo do Alemão
Urbanização do Complexo de Manguinhos
Urbanização do Morro do Preventório
Urbanização da Rocinha
Ampliação do Abastecimento de Água da Barra, Recreio e Jacarepaguá
Arco Metropolitano
Implantação da Rede de Esgoto da Barra, Recreio e Jacarepaguá
Urbanização do Cantagalo / Pavão-Pavãozinho
 
This is an older thread, you may not receive a response, and could be reviving an old thread. Please consider creating a new thread.
Top