SkyscraperCity Forum banner

Com cara de interior - Bairro Santa Terezinha - Santo André/SP

53K views 57 replies 28 participants last post by  lipe_andreense 
#1 · (Edited)
Santo André - SP
Bairro Santa Terezinha

Para aqueles que não conhecem Santo andré ainda, eu recomendo ver os threads já criados por outros foristas:

http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=416537
http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=450281
http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=519226
http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=250803


Para os que já conhecem e pensam que, por estar conurbada com São Paulo a cidade é totalmente urbana, aqui vou mostrar um lado mais interiorano de Santo André: o Bairro Santa Terezinha.





É um bairro com ares de cidade pequena, onde todo o comércio se concentra em apenas uma rua principal a Alameda Vieira de Carvalho.

Não há muitos prédios, eles estão mais nos bairros vizinhos

As ruas de dentro do bairro são pavimentadas ainda por paralelepipedos e todas começam a partir da Praça Rui Barbosa (centro do círculo no mapa) ou circundam-na.

O bairro possui infra estrutura completa para quase tudo. Você só precisa ir ao centro se quiser algo mais "chique", como por exemplo, ir ao cinema.

Há várias agencias de bancos, um posto de serviços da Prefeitura, hospitais próximos, supermercados, etc.

Há diversas linhas municipais com destino ao centro de Santo André ou outros bairros.
Há também muitas linhas intermunicipais, com destino à São Caetano e Zona Leste de São Paulo.
Fica Próximo à Estação Prefeito Saladino (linha D da CPTM) que tem um Terminal Urbano integrado.
Do outro lado da linha do trem, já no Bairro Campestre, fica o TERSA - Terminal Rodoviário Santo André, com ônibus intermunicipais e interestaduais.


Feitas as apresentações, vamos às fotos. Eu não lembro o nome das ruas agora, são todas bem parecidas, então pode ser meio repetitivo.


FOTOS:

1- Uma das muitas pracinhas logo na entrada do bairro, a partir da Av. dos Estados




2- Alameda Martins Fontes principal entrada para quem vem da Av. dos Estados.




3- Praça Rui Barbosa




4- idem




5- Alameda São Bernardo




6- Santuário de Santa Terezinha na praça Rui Barbosa




7- Alameda Vieira de Carvalho, principal rua do bairro




8- Um movimento que pode ser comparado às ruas do centro de Santo André




9- Mas é só andar um quarteirão para dentro...




10- E você percebe como o bairro é calmo




11-




12- Vocês podem perceber que há muitos carros nas ruas....




13- É porque as casas são antigas, são pequenas e muitas nem tem garagem. Como essas:




14- Outras não tem carro nenhum




15- Algumas casinhas




16-




17- Adoro essas casinhas coladas, cada uma de uma cor.




18- No fim da Al. Vieira de Carvalho, no cruzamento com a Av. Varsóvia




19- Um pouco mais à frente, prédio da antiga CTBC (Acho que funciona aí alguma filial da Telefonica)




20- E ao lado a entrada da Chácara (parque) Pignatari





21- Algumas fotos do parque




22-




23-




24- Nesse parque funciona a EMIA - Escola Municipal de Iniciação Artística




25- De frente




26- E de lado




27- A Avenida dos Estados (sentido São Caetano/São Paulo-centro)




28- Sentido Mauá/São Paulo-São Mateus




29- SESI "Theobaldo de Nigris" (conhecido como "Sesão", por ser o maior, com campos, piscinas e um teatro)fica do lado da Estação Prefeito Saladino




30- idem




31- Terminal urbano Prefeito Saladino




32- Mais de perto




33- Estação Ferroviária




34-




35- TERSA - Terminal Rodoviário Santo André (já no bairro Campestre)




É isso, espero que tenham gostado desse bairro simples, porém bonito da minha cidade. Não é o bairro que moro, mas tenho muitos amigos que moram aí e não trocariam por nada.

Comments please :)
 
See less See more
36
#4 ·
obrigado, ainda não tinha conhecido esse parque, é mesmo bem agradável

Uma graça de bairro...:yes:
Adoro esse clima pacato em meio à agitação, assim como o planejamento com ruas saindo de uma praça circular central.
Parabéns pelo thread!:)
o planejamento do bairro é mesmo muito bom. obrigado pelo comentário
 
#7 ·
muito bom ! muito agradável o local e cara de interior mesmo !
obrigado pelo comentário

E o que aconteceu com a CTBC ? tenho alguns cartões telefônicos com esta a sigla !!!
foi comprada pela Telefonica, durante a privatização dos serviços de telefonia. Até pouco tempo, o prédio central, no centro de Santo André, ainda tinha um enorme logo da CTBC na lateral.
 
#8 ·
Como é bom ver o ABC no SSC!

Gosto do Santa Terezinha, ele, assim como alguns outros bairros, guarda uma particularidade de Santo André, as ruas calçadas com essas placas de concreto que não são nem lajotas, nem paralelepípedos, eu nunca vi isso em outro lugar que não fosse Santo André.

A Chácara Pignatari é um lugar muito bonito, a família teve vários empreendimentos na cidade, inclusive a fábrica dos famosos CAP4 - Paulistinha, um dos aviões mais populares já fabricados.

Valeu Felipe, muito boas as fotos!
 
#9 ·
Ah, e que saudades da CTBC, tínhamos até a nossa própria Companhia Telefônica!

Lembro bem do letreiro na sede, em Santo André, dos orelhões (amarelos com ficha, e prateados com cartão) e do tradicional disquinho telefônico nas laterais.

As primeiras contas da Telefonica, vinham com um Companhia Telefônica da Borda do Campo embaixo.
 
#11 ·
A CTBC operava aqui em Mogi das Cruzes também.

Aqui perto de casa acho que ainda há um orelhão da CTBC (acho que esqueceram de trocar). Se eu lembrar vou lá tirar uma foto dele.
 
#10 ·
Adorei o tópico Felipe e as fotos saíram muito boas.

Achei esse bairro bem parecido com alguns aqui de Mogi das Cruzes, com suas casinhas geminadas e que ainda preservam o pavimento de paralelepípedo.

Achei bonite também esse terminal rodoviário de Santo André.

Só achei uma pena o piso da calçada da Alameda São Bernardo estar tão mal cuidado (foto ), pois essas plastilhas dão uns aspecto muito bom.

Na foto 19 é possível ver que infelizmente Santo André sofre com o problema do excesso de fiação aérea.

Nessa mesma foto, é bom constatar que eles mantiveram a inscrição na fachada da extinta CTBC, assim como um prédio aqui em Mogi, que ainda sustenta o nome da companhia bem como aquele símbolo do antigo "teclado" redondo dos aparelhos telefônicos.
 
#13 ·
Adorei o tópico Felipe e as fotos saíram muito boas.

Achei esse bairro bem parecido com alguns aqui de Mogi das Cruzes, com suas casinhas geminadas e que ainda preservam o pavimento de paralelepípedo.

Achei bonite também esse terminal rodoviário de Santo André.

Só achei uma pena o piso da calçada da Alameda São Bernardo estar tão mal cuidado (foto ), pois essas plastilhas dão uns aspecto muito bom.
esse calçamento ja tem um tempinho, e infelizmente não é muito bem cuidado pela prefeitura.

Na foto 19 é possível ver que infelizmente Santo André sofre com o problema do excesso de fiação aérea.

Nessa mesma foto, é bom constatar que eles mantiveram a inscrição na fachada da extinta CTBC, assim como um prédio aqui em Mogi, que ainda sustenta o nome da companhia bem como aquele símbolo do antigo "teclado" redondo dos aparelhos telefônicos.
A CTBC operava aqui em Mogi das Cruzes também.

Aqui perto de casa acho que ainda há um orelhão da CTBC (acho que esqueceram de trocar). Se eu lembrar vou lá tirar uma foto dele.
Não lembro muito da CTBC, não é da minha época. Mas sei que meu avô pagou uma fortuna pela linha que eu tenho hoje, e foi um dos primeiros a ter telefone aqui no bairro.


e obrigado pelo comentário!
 
#12 ·
^^
obrigado !
em algumas ruas ainda há calçamento de paralelepipedo mesmo, em outras é essa lajota/placa, que é muito melhor, principalmente para se passar de carro ou bike.
algumas ruas internas já têm asfalto mas essas aí são mais charmosas.
 
#18 ·
Ah que legal ver Santa Terezinha no SSC!!

Acho tão curioso o fato de que quem mora do lado Oeste da cidade raramente se comunica com o Leste! Quando criança lembro perfeitamente que toda ida ao lado Leste era como uma "viagem", eu ficava ansioso....era tudo tão diferente pra mim....os bairros, as linhas de ônibus....era uma ansiedade comparável à de uma criança na véspera de ir ao Playcenter! Juro que até hoje não entendo o porque disso!

Se eu não me engano, é em Santa Terezinha que há uma vila muito pequenina, praticamente idêntica a Vila Mansueto na Vila Assunção. Se não for lá é muito próxima, talvez no Pq. das Nações.

Quanto a CTBC....nossa! lembro que compramos nossa linha pelo Plano de Expansão! Antes disso tinhamos tel alugado!
 
#21 ·
Ah que legal ver Santa Terezinha no SSC!!

Acho tão curioso o fato de que quem mora do lado Oeste da cidade raramente se comunica com o Leste! Quando criança lembro perfeitamente que toda ida ao lado Leste era como uma "viagem", eu ficava ansioso....era tudo tão diferente pra mim....os bairros, as linhas de ônibus....era uma ansiedade comparável à de uma criança na véspera de ir ao Playcenter! Juro que até hoje não entendo o porque disso!
É curioso ver que lá as pessoas falam que moram "deste" lado do rio e "daquele" lado do rio... As fotos ficaram muito boas... Aquela praça circular tem realmente cara de interior...
 
#29 ·
Esse bairro é muito bom! :eek:kay:É uma ilha de tranquilidade em meio à agitação de Santo André. Em alguns trechos parece até uma cidade pacata do interior. Sem contar que ainda dá para aos sábados comer um pastel no Sacolão, que fica bem ao lado.hehehe

Mas esse é um dos bairros que eu mais aprecio em Santo André. Há outros locais muito mais fotogênicos, como o Jardim, rua das Figueiras, Av. Portugal, etc. Mas em termos de qualidade de vida, esse bairro é muito bom! Pena que sua proximidade com São Mateus gere tantos roubos a carro nessa região. Alias, a moda agora é roubar estepe né? :eek:hno:
 
#32 ·
voces sabem me dizer se dá enchente nesse bairro? pois fica do lado da av do estado! em quais ruas que dá enchente ou até onde a enchente vai?
ou se um dia deu, até onde dava, alguem sabe?
Olha, minha namorada morou durante muitos anos aí e me disse que nas imediações da Av. do Estado é muito comum dar enchente, mas nada da água invadir as casas. Na av. Varsóvia também acontece de alagar pois tem um córrego ali. O melhor lugar é nas imediações da Av. Estados Unidos, pois ali é bem mais alto que o restante do bairro. Só que eu não sei se ali ainda é Santa Terezinha ou se já é Parque das Nações. :? Eu não sei onde começa um e termina o outro.
 
#47 ·
Caraca, Zolin.

Estava eu buscando informações sobre Santo André, e caio nesse fórum.

Tal minha surpresa e vejo que você faz uma "propaganda" de Dracena.


Rapaz..... se eu te falar que tinha um amigo que morava lá e chamava-se Zolin.


Morei por lá também, e perdi o contato desse amigo, depois de 1998, quando ele me ajudou a comprar os ingressos para o show do U2...rs

Só falta o seu nome começar com Al.... rsss

Abraços

LR.
 
#48 ·
Bom, aos colegas deste tópico, se puderem prestar algumas informações, ficaria muito grato.

Está saindo um empreendimento na Av. Varsóvia com a Rua Búfalo.
Infelizmente imóvel em São Paulo está cada vez mais caro, e pensei em adquirir um que caberá no meu bolso, pois está na planta ainda.

Pesquisei no Google Maps e pelo Google Street View.
Não conheço a região pessoalmente.

Pergunto:

1) Essa área (Av. Varsóvia com a Rua Bufalo), como é? Existe inundação no local ou próximo, visto a proximidade com o córrego da Av. dos Estados?

2) A localização e a região é tranquila, dentro das possibilidades de nossa grande metrópole? Como é a segurança desse local?

3) Vocês visualizam uma valorização imobiliária daqui alguns anos no bairro? Porque?

4) Trabalho na Zona Sul de São Paulo, proximo de Congonhas. Alguém tem idéia do trânsito que pegarei na ida e na volta? É algo complexo e demorado?

Agradeço encarecidamente se houver ajuda dos colegas que conhecem o local.

Abraços,
 
#49 ·
^^^^
Atualmente moro em Santo André e conheço um pouco essa região.

1)Nunca ouvi falar se neste local tem ou já teve alguma inundação, acredito que não mas em alguns pontos da Av. dos Estados tem pequenos alagamentos, mas é raro.

2)Eu considero bem traquila essa região, um bairro tipico de classe média (indico vc usar o google Street View).

3)Bom, em muitos bairro de Santo André pipocam empreedimentos imobiliarios creio que nessa região não seja diferente(e entre essas duas ruas fica o Craisa que é basicamente um sacolão e supermercado).

4)A Av. dos Estados é a principal via acesso de quem sai do ABC sentido região central de SP, o transito em horarios de pico(acho que vc sabe quais são) é grande, mas flui bem.

Espero ter ajudado um pouco:)
 
This is an older thread, you may not receive a response, and could be reviving an old thread. Please consider creating a new thread.
Top