daily menu » rate the banner | guess the city | one on oneforums map | privacy policy | DMCA | news magazine

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Fóruns Brasileiros > Fóruns Gerais > Infraestrutura e Transporte > Infraestrutura e Transporte > Transporte Rodoviário

Reply

Thread Tools Rate Thread
Old August 20th, 2007, 05:29 AM   #1
Patrick-RJ
A volta do malandro

Patrick-RJ's Avatar

Likes (Received): 35

Veja Rio: Rodoviária "Novo Rio" de cara nova

Rodoviária de cara nova

Terminal de ônibus começa a ser reformado em duas semanas

Banho de loja: obra que custará 8 milhões de reais promete
deixar, até dezembro de 2008, a Rodoviária Novo Rio mais
clara e moderna (acima), muito diferente da atual (abaixo)

Construída em 1965, a Rodoviária Novo Rio passará, enfim, pela primeira grande reforma. Orçadas em 8 milhões de reais, as obras começarão até o fim do mês e prometem deixá-la irreconhecível. O terminal de ônibus ganhará ar-condicionado, elevador panorâmico e duas praças de alimentação, além de 22 novos quiosques e lojas. Mas a principal mudança será no visual: saem de cena as paredes escurecidas e o piso industrial, substituídos por ambientes claros, com piso de granito branco. "Vai ser tudo muito clean", antecipa Roberto Faria, diretor adjunto da Socicam, empresa que administra a Novo Rio e outros dezessete terminais de ônibus. "Vamos mudar da água para o vinho. E vinho dos bons."

Os trabalhos se iniciam no setor de embarque, que deve ficar pronto até o Natal. Depois, seguirão pelo desembarque e pela passarela que liga os dois setores. A passarela, aliás, é o alvo da maior intervenção. Hoje, ela tem 12 metros de largura. Passará a ter 36. A reforma completa só deve ser concluída em dezembro de 2008. Com um volume de mais de 50.000 passageiros por dia, 174 linhas de ônibus e uma área de 28.000 metros quadrados, a Novo Rio ainda padece com instalações antigas e desconfortáveis. O objetivo é justamente corrigir esses problemas e tornar o espaço agradável para quem está lá, por definição, de passagem. Sua inspiração vem do Terminal Rodoviário do Tietê, em São Paulo. Modernizado pela própria Socicam em 2002, ao custo de 14 milhões de reais, o Tietê recebe 90.000 pessoas por dia e é a maior rodoviária da América Latina. "Mas nossa intenção não é aumentar o volume de passageiros", afirma Faria, que viu o movimento crescer 30% no mês passado por causa do caos aéreo, dos Jogos Pan-Americanos e das férias de julho.

Setor de embarque: até o fim deste ano, o andar superior deve ganhar ar-condicionado, praça de alimentação e elevador panorâmico

Além do embelezamento e da modernização, a rodoviária deve tornar-se mais segura. Atualmente, 33 câmeras registram o movimento no terminal. Com a reforma, elas serão 56. Também receberão cuidados as instalações elétricas. Os custos serão cobertos pelo Consórcio Novo Rio, que inclui a Socicam, empresas de ônibus e lojistas do terminal. Para que a rodoviária se torne mais hospitaleira, porém, ainda faltará coibir a baderna de camelôs e vans irregulares que transformam seus arredores em campo minado tanto para turistas quanto para cariocas.

fonte: http://veja.abril.com.br/vejarj/220807/cidade.html

Finalmente vão melhorar o monstrengo!!!
Patrick-RJ está en línea ahora   Reply With Quote

Sponsored Links

Old August 20th, 2007, 05:52 AM   #2
TêAgá

TêAgá's Avatar

Likes (Received): 29

Orra que notícia boa! Essa rodoviária é um desastre! Espero que fique realmente ótima, e que o entorno também seja contemplado com as melhoras!

SÃO PAULO F.C - O Único Hexacampeão Brasileiro sem asteriscos e letras miúdas. (e sem fax da CBF)

Acompanhe a modernização do Morumbi: http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=1356707
TêAgá no está en línea   Reply With Quote
Old August 20th, 2007, 05:53 AM   #3
Patrick-RJ
A volta do malandro

Patrick-RJ's Avatar

É verdade! O entorno também precisa de melhorias.
Old August 20th, 2007, 05:56 AM   #4
TêAgá

TêAgá's Avatar

Mas eu tenho fé! Ainda mais com os bons projetos que são apresentados para a região portuária do Rio, aquilo tem tudo pra dar um cacete em Puerto Madero, é só dinamitar aquele elevado desgraçado (o minhocão do Rio), aí a revitalização da região vai ser bem mais fácil.

Tô na torcida!

SÃO PAULO F.C - O Único Hexacampeão Brasileiro sem asteriscos e letras miúdas. (e sem fax da CBF)

Acompanhe a modernização do Morumbi: http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=1356707
Old August 20th, 2007, 06:01 AM   #5
Patrick-RJ
A volta do malandro

Patrick-RJ's Avatar

Caramba! Dar um cacete em Puerto Madero tb já acho demais... até pq não vão demolir o Elevado da Perimetral nunca
Old August 20th, 2007, 06:04 AM   #6
TêAgá

TêAgá's Avatar

Quote:
Originally Posted by Patrick-RJ View Post

Caramba! Dar um cacete em Puerto Madero tb já acho demais... até pq não vão demolir o Elevado da Perimetral nunca
Ah, daria sim, com boas políticas públicas, eu acho que a política de investimentos particulares ali seria maravilhosa, teria tudo pra ficar incrível mesmo.

Sobre o elevado, é apenas uma esperança, esses elevados tem que ser extintos das grandes cidades mesmo, que façam um túnel, mudem a forma de acesso.

Old August 20th, 2007, 06:40 AM   #7
bs.eduardo
Picture's Lover

bs.eduardo's Avatar

Likes (Received): 904

Tem muita gente que defende esse elevado por conta da vista que se tem de lá. O que os cariocas do forum pensam desse elevado? Acho que até rolou um thread sobre a demolição dele aqui...

Ah, e gostei do projeto. Acho que as rodoviárias tem que oferecer cada vez mais um serviço melhor para os passageiros. Itens básicos de conforto como limpeza, locais para se sentar, alimentação de qualidade, iluminação, sanitários e por ai vai.

Um bom exemplo é o Terminal Tietê de São Paulo, que sofreu uma boa repaginada, apesar de não estar 100% perfeito, ficou bem melhor. Quando essa do RJ sair, teremos dois dos melhores terminais rodoviários da AL em termos de praticidade e conforto!

Ganhos de até 35 mil dólares mensais através de fraudes? Clique AQUI e saiba como!!!
bs.eduardo no está en línea   Reply With Quote
Old August 20th, 2007, 08:13 AM   #8
WallyP
Registered User

WallyP's Avatar

Likes (Received): 2654

Esse elevado é a maior merda. E daí que tem uma vista linda da baía de guanabra? E a sombra, o lixo, a violência, e a poluição visual que aquele trambolho de cimento causa naquela região? Não conta!?
Hoje eu estou de péssimo humor...
Quanto à rodoviária, qualquer coisa que fizerem naquele mijódromo já é alguma coisa. Não acredito em uma mudança milagrosa, até porque 8 milhões é muito pouco pra botar aquilo lá, digamos, "razoável".
Aquela rodoviária só tem solução quando a zona portuária estiver 100% revitalizada. Até porque não adianta uma rodoviária com cara de aeroporto numa região com cara de chiqueiro.
Old August 20th, 2007, 02:43 PM   #9
renanfsouza
GRANDE RIO CAMPEÃ 2013!

renanfsouza's Avatar

Likes (Received): 51

Bem... Achei a notícia maravilhosa. Em uma cidade que 42 graus no verão não é raro, ar-condicionado vira necessidade. Ainda mais num lugar cheio de gente.

A rodoviária Novo Rio merece esses investimentos mesmo. Há dois anos começaram a instalar escadas rolantes mas o ambiente mais "clean" cairá muito bem.

Agora sobre os entornos... Pra quem não é do Rio: essas obras se restringem ao interior do prédio da rodoviária, por isso todo mundo está falando da revitalização do seu entorno, que também é vital para a locomoção do visitante ao Rio.

Darei agora as minhas humildes sugestões sobre esse entorno...

. NECESSITA DE RONDA POLICIAL - Ano passado pintaram os muros do cais do porto. Uma semana depois já estava tudo pichado de novo. E esse é o menor do problemas: pegar o ônibus para Nova Iguaçu e Caxias de noite ali é implorar pra ser roubado.

. CADASTRO DOS CAMELÔS - Do jeito que está virou zona. Todo mundo vende de tudo e são tantos que chega a atrapalhar a passagem da gente.

. COM A CONSTRUÇÃO DA CIDADE DO SAMBA OS BARRACÕES FICARAM ABANDONADOS - Antes da construção da Cidade do Samba havia um mínimo de segurança nos arredores dos barracões das escolas de samba existentes ali (os maiores são o da Mangueira e o da Grande Rio). Eu não sei o que se faz naqueles barracões hoje, mas acho que estão jogados às moscas. A Cidade do Samba foi uma excelente empreitada da prefeitura mas é preciso construir algo nos barracões para coibir a depredação.

. SOU CONTRA A DEMOLIÇÃO DA PERIMETRAL - A perimetral é uma das avenidas mais inteligentes já construídas no Rio. É o caminho mais curto da baixada para a zona sul e o percurso é todo feito em vias expressas (Aterro, Perimetral e Vermelha). EU SOU A FAVOR É DA SUA DUPLICAÇÃO afinal duas pistas pra ir e duas pra voltar não suprem a demanda de carros e ônibus.

. AGORA SIM - SOU A FAVOR DE MELHORAR A PERIMETRAL PARA SUAVIZAR O SEU IMPACTO VISUAL em primeiro lugar dando iluminação forte ao local e, quem sabe, construir quadras de esporte em baixo do viaduto (já que esse negócio de basquete de rua está na moda) e, quem sabe, grafitar as colunas com desenhos que preguem a paz, que não serão sobrepostos por outras pichações, afinal, até aonde eu entendi, existe um "código de honra" entre os pichadores e eles não picham por cima do desenho do outro (alguém do meio talvez possa se manifestar para confirmar ou desmentir isso). Fora isso, plantar árvores que não necessitem muito de luz natural (o viaduto faz sombra o dia inteiro).

. TROCAR AS PASSARELAS DE MADEIRA por passarelas de metal ! Aquele troço fica balançando e dá medo.

. REMOVER AS FAMÍLIAS QUE CONSTRUIRAM SUAS CASAS EM CIMA DA PASSARELA FOI ERRADO DA FORMA COMO FOI FEITO mas já que tiraram, ao menos que se faça alguma coisa para que novas famílias não ergam outras casas lá.

. METRÔ !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Acho que essas minhas idéias são um tanto utópicas mas com certeza seriam de grande valia para a revitalização da Gamboa. O Rio nasceu ali e ela merece investimentos pesados.
Old August 20th, 2007, 07:56 PM   #10
Ar-Nimruzîr
ontogeny recapitulates...

Ar-Nimruzîr's Avatar

Quote:
Originally Posted by renanfsouza View Post

. SOU CONTRA A DEMOLIÇÃO DA PERIMETRAL - A perimetral é uma das avenidas mais inteligentes já construídas no Rio. É o caminho mais curto da baixada para a zona sul e o percurso é todo feito em vias expressas (Aterro, Perimetral e Vermelha). EU SOU A FAVOR É DA SUA DUPLICAÇÃO afinal duas pistas pra ir e duas pra voltar não suprem a demanda de carros e ônibus.

Renan, eu não conheço muito essa região do Rio, mas não seria factível transformar a perimetral em túnel, algo análogo a uma das propostas para substituir o Minhocão em SP?
Ar-Nimruzîr no está en línea   Reply With Quote
Old August 20th, 2007, 08:16 PM   #11
Vinicius
SSC Brasil

Vinicius's Avatar

Likes (Received): 2839

Sim, seria possível, mas o custo é bem alto. Já existe um projeto de derrubar parte do Elevado da Perimetral entre o Santos Dumont e a Candelária. A idéia é prolongar o mergulhão da Praça XV.

Sobre a rodoviária, até que enfim vão começar essas obras. Mas o meu sonho é que no futuro seja construída uma nova e de preferência em um outro local.

Last edited by Vinicius; August 21st, 2007 at 12:47 AM.
Vinicius no está en línea   Reply With Quote
Old August 20th, 2007, 08:20 PM   #12
Vinicius
SSC Brasil

Vinicius's Avatar

Likes (Received): 2839

Aqui a idéia da derrubada de parte da Perimetral:

Prefeitura estuda derrubar parte do Viaduto da Perimetral

Rio - A Prefeitura do Rio quer derrubar parte do Viaduto da Perimetral, no Centro do Rio. O trecho que o prefeito Cesar Maia deseja remover vai da Avenida General Justo até a altura do fim da Avenida Primeiro de Março, pouco depois da Candelária. Para desviar o tráfego, o mergulhão da Praça 15 seria ampliado. A idéia é valorizar a vista dos prédios históricos como o Paço Imperial e a Igreja da Ordem Terceira do Carmo, além de revitalizar a área. O projeto, que está em estudo, afetaria cerca de 40 mil veículos que circulam na Perimetral todos os dias.

Uma das idéias para ligar o mergulhão ao que restar do viaduto é o uso de rampas de acesso, que poderiam ser as que já existem ou outras, a serem erguidas. Além disso, é estudada a construção de desvio na altura da Praça Mauá, ligando a Perimetral à Avenida Rio Branco. Segundo o Iphan (Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural), a intervenção precisa passar pelo seu crivo, pois as obras podem afetar imóveis tombados.

Análise de impacto no trânsito

Através de e-mail, o prefeito Cesar Maia confirmou a intenção de fazer obras para pôr abaixo um pedaço do viaduto que corta o Centro. “A demolição da Perimetral neste trecho está em estudos com simulação do impacto no tráfego”, disse Cesar.

O subsecretário de Transportes, Dalny Sucasas, também confirmou que o projeto está sendo avaliado, e segundo ele, ainda não há prazo para conclusão da análise Dalny acrescentou que a idéia de retirar a Perimetral é interessante, mas pediu cautela.

“O estudo tem que ser feito devagar e com cuidado, através de simulações, para encontrarmos uma solução que não gere problemas no trânsito”, explicou. “Nossa idéia é que essa obra ajude a revitalizar a área da Praça Quinze, mas não queremos criar problemas para os motoristas”, concluiu Dalny.

Construída em 1968, junto com obras como o Túnel Santa Bárbara, a Perimetral foi criada como continuação da obra do Aterro do Flamengo. Seu objetivo original é desviar o tráfego do Centro para a Avenida Brasil e vice-versa, mas ela atrapalha a visão da Baía de Guanabara e, por isso, já foi chamada de “monstrengo” por governantes. O ex-prefeito Luiz Paulo Conde também cogitou livrar a paisagem da via.

UMA OBRA QUE DIVIDE OPINIÕES

O coordenador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Tráfego da UFRJ, Paulo Cezar Ribeiro, teme que a obra na Perimetral possa gerar um impacto negativo no trânsito da região. “Hoje a Perimetral tem um fluxo enorme de veículos e já fica congestionada. Se a avaliação do impacto não for bem feita, os engarrafamentos poderiam ser transferidos para o mergulhão, o que afetaria as ruas próximas à Praça Mauá, a região em torno da Avenida General Justo e até o Aterro do Flamengo”, alertou Paulo.

Já a professora de Urbanismo Denise Pinheiro, também da UFRJ, gostou da idéia. Segundo ela, a retirada do viaduto deixaria a área da Praça XV de cara nova. “O local seria valorizado. Se a quantia investida compensar o resultado, a idéia é boa”, observou Denise.

Fonte: http://odia.terra.com.br/rio/htm/geral_73505.asp
Vinicius no está en línea   Reply With Quote
Old August 20th, 2007, 08:32 PM   #13
Evandro
Vada a bordo, cazzo!

Evandro's Avatar

Likes (Received): 444

Já estou até vendo a reação hipócrita dos artistas e do IPHAN quando decidirem pôr abaixo aquele elevado podre que passa por cima dos cais e da Rodoviária... vão proibir só porrrr caauuuuusa daaas frrrraaassseesss dooo prrooffffeeettttaaa Gentileza.

E o mijódromo à céu aberto... continua firme e forte nos pontos de ônibus p/a Baixada? ô lugarzinho deprimente...

Campanha Eu digo SIM à motocicleta
Evandro está en línea ahora   Reply With Quote
Old August 20th, 2007, 08:55 PM   #14
renanfsouza
GRANDE RIO CAMPEÃ 2013!

renanfsouza's Avatar

Likes (Received): 51

É bem verdade que as frases do Profeta Gentileza já fazem parte da nossa cidade, mas mesmo que elas não existissem sou contra a derrubada da perimetral pelas razões que citei e principalmente pelo gasto redundante de dinheiro em fazer uma coisa com a mesma finalidade (um mergulhão).

Quote:
Originally Posted by Evandro View Post
E o mijódromo à céu aberto... continua firme e forte nos pontos de ônibus p/a Baixada? ô lugarzinho deprimente...
Infelizmente sim..........

Last edited by renanfsouza; August 20th, 2007 at 09:01 PM.
renanfsouza no está en línea   Reply With Quote
Old August 20th, 2007, 10:33 PM   #15
caco
Crucismogiensis

caco's Avatar

Likes (Received): 821

Que ótima notícia!

Utilizei essa rodoviária em julho e a achei bem aquém do que o Rio merece.

O lugar em que ela está localizada então, nem se fale.
caco no está en línea   Reply With Quote
Old August 20th, 2007, 11:19 PM   #16
GRGM
Gabriel

GRGM's Avatar

Likes (Received): 105

Quote:
Originally Posted by thgteixeira View Post
Ah, daria sim, com boas políticas públicas, eu acho que a política de investimentos particulares ali seria maravilhosa, teria tudo pra ficar incrível mesmo.

Sobre o elevado, é apenas uma esperança, esses elevados tem que ser extintos das grandes cidades mesmo, que façam um túnel, mudem a forma de acesso.
Concordo com você! Fiquei impressionado com o acervo arquitetônico da região portuária do Rio! Acho que seria melhor que Puerto Madero mesmo!
GRGM no está en línea   Reply With Quote
Old August 21st, 2007, 12:44 AM   #17
Cerrado
Baiano sim senhor!

Cerrado's Avatar

Likes (Received): 2400

Já passou da hora uma melhoria na Novo Rio, ela é horrível.
Cerrado no está en línea   Reply With Quote
Old August 21st, 2007, 02:19 AM   #18
Brez
Registered User

Likes (Received): 6

A rodoviária precisa de metrô urgentemente...por enquanto seria a coisa mais prática enquanto o trem-bala não fica pronto...
Brez no está en línea   Reply With Quote
Old August 21st, 2007, 02:24 AM   #19
muckie
Registered User

muckie's Avatar

Likes (Received): 654

Quote:
Tem muita gente que defende esse elevado por conta da vista que se tem de lá. O que os cariocas do forum pensam desse elevado? Acho que até rolou um thread sobre a demolição dele aqui...

Ah, e gostei do projeto. Acho que as rodoviárias tem que oferecer cada vez mais um serviço melhor para os passageiros. Itens básicos de conforto como limpeza, locais para se sentar, alimentação de qualidade, iluminação, sanitários e por ai vai.

Um bom exemplo é o Terminal Tietê de São Paulo, que sofreu uma boa repaginada, apesar de não estar 100% perfeito, ficou bem melhor. Quando essa do RJ sair, teremos dois dos melhores terminais rodoviários da AL em termos de praticidade e conforto!

Esse elevado tem uma situacao mais complicada do que parece. Ele distorceu o Rio de Janeiro simbolicamente, desde sua origem. A segunda fundacao da cidade, ou seja, a cidade antiga, nasceu virada para a Baia de Guanabara. Por seculos o Rio se voltava para a baia. Com a construcao do elevado, acho que nos anos 50, a cidade deu as costas para a baia... Com a abertura da Presidente Vargas entao, nos anos 40, a cidade total se voltou para o interio, e ignorou sem waterfront (tou falando do centro, nao dos bairros da zona sul)...

Portanto, arquiteturalmente, o elevado descaraterizou a cidade... Mas sim, como no Rio, tudo que se faz fica bonito na cidade no final, mesmo com descaracterizacao apos descaracterizacao, a vista do elevado eh incrivel... uma das mais belas que ja vi...

eh a cidade mutante que nao consegue enfeiar (soh favelas que enfeia)...
muckie está en línea ahora   Reply With Quote
Old August 21st, 2007, 02:45 AM   #20
Patrick-RJ
A volta do malandro

Patrick-RJ's Avatar

Esse elevado é realmente um erro. A vista é maravilhosa, mas, se for por causa dela, que se construa uma torre com vista de 360º, restaurante, etc...

Se há como construir um túnel ou qualquer outra alternativa que substitua o Elevado, que assim seja feito. Manter o elevado só por causa da vista é insensato quando é consenso que ele desvalorizou drasticamente a região de mais bela arquitetura da cidade, mergulhando-a na insegurança e abandono. Nele, não há maquiagem que dê jeito.

Reply

Thread Tools
Rate This Thread
Rate This Thread:

Posting Rules