SkyscraperCity Forum banner

A neve de 2010 registrada por foristas do SSC!

30K views 91 replies 43 participants last post by  Rodrigo Guidotti 
#1 · (Edited)
Olá, pessoal.

Depois de algum tempo eu resolvi compartilhar com vocês as fotos e os relatos de uma aventura que eu fiz no dia 04/08/2010 e 05/08/2010, quando resolvi sair de Joinville para ir até Urubici e São Joaquim presenciar um fenômeno natural que sempre me chamou a atenção: a NEVE, ainda mais em solo brasileiro!

O dia estava propício para que um evento de neve se consolidasse: boa umidade, frio em altura, frio na superfície, relatos de neve no Rio Grande do Sul um dia antes...Tudo isso colaborava com a expectativa de que a neve realmente iria cair na região. Mesmo assim, só pude sair de Joinville em torno de 15:30, sob chuva e temperatura ao redor de 9°C. Encarei a estrada mesmo assim, e acabei chegando ao primeiro ponto coberto por neve ao redor das 19:30. As fotos falam por si só, mas é algo indescritível, ainda mais na quantidade que ela caiu.

Quero destacar que encontrei dois amigos meus lá em Urubici. Um inclusive é forista do SSC também, o David de andrade, que participou de todo o evento também.

Não redimensionei as fotos! Mas vai valer a pena esperar um pouquinho a mais para abrir o thread! :eek:kay:

Mais fotos na página 4 deste thread!!

Aí vamos nós!

01- Chegando à Serra do Panelão, entre bom Retiro e Urubici. Um local que acumulou bastante e que fazia tempo que não caia tanta neve!


02- Primeiro (projeto de) boneco de neve da minha vida! Hahahahha


03- O asfalto estava tenebroso para se andar de carro


04- A neve já começava a derreter por que neste momento estava mais chovendo do que nevando.


05- Hotel Fazenda Serra do Panelão - a quantidade de neve era maior embaixo da placa, mas foram tantas pessoas retirando a neve para fazer bonecos e guerrinha de bola de neve que ficou desse jeito :D


Depois da Serra do Panelão rumamos para São Joaquim, na expectativa de ver mais neve. Infelizmente a neve na cidade já tinha derretido, mas no caminho para lá, nos pontos mais altos das localidades de Mundo Novo e Vacas Gordas, entre Urubici e São Joaquim, a neve novamente deu espetáculo. MUITA neve, mesmo...Árvores estavam caídas devido ao peso da neve.

06 – Neve caindo ainda...


07 -


08 – Pinheiro de Natal coberto com neve..


09 -


Quando chegamos em São Joaquim, paramos em um posto de combustível para saber sobre o evento. De repente chega um cara extasiado, dizendo que estava no Morro da Igreja em Urubici e que lá tinha muita neve. Foi então que não pensamos duas vezes e, mesmo sendo mais de 1 hora da madrugada, fomos ver se era verdade o que o cidadão estava dizendo. Foi aí que....

10- Estrada de acesso ao Morro da Igreja...


11 – Neve acumulada


Como já era umas 3:30 da madrugada do dia 05/08/2010, resolvemos passar uma agradável noite dentro dos nossos carros, no Morro da Igreja, para ver a paisagem nevada durante o dia. Confesso que mesmo dormindo menos de meia hora, todo o esforço valeu à pena. Deem uma olhada e me digam se eu não fiz a escolha certa....

12 -


13 -


14 -


15 -


16 -


17 -


18 -


19 -


20 -


21 -


22 -


23 -


24 - É neve pra caramba!


25 - A direita na foto, forista David de andrade e a esquerda o outro parceiro da aventura.


Tenho mais fotos , mas outra hora eu posto aqui para não ficar tão pesado para carregar o thread.

É isso pessoal, espero que tenham gostado!
 
See less See more
25
#2 ·
Orra meu.

Foi um dia inesquecível mesmo, ( meu presente de aniversário ), carro patinando no gelo, a neve caindo, aquela primeiro "bak", subindo a serra do Panelão, de uma hora pra outra, vimos aquele paredão branco a noite, é muito lindo mesmo. Na noite mesmo com 0 grau, o frio parece que não era tão forte, mas na manhã seguinte, lá encima no Morro da Igreja, aquele vento cortante, era terrível, sensação de -10 ou até -15 graus, depois mais uma nevasca pela manhã.


Foi muito legal, mostra que o Brasil não é só um país Tropical, quando se fala isso, estão tirando o Sul pra fora ( depois não querem que a gente se separe, hehehe ).

É de uma beleza imensa a serra catarinense, pena que muita gente ainda não acordou para o potencial que nós temos.
 
#24 ·
Foi muito legal, mostra que o Brasil não é só um país Tropical, quando se fala isso, estão tirando o Sul pra fora ( depois não querem que a gente se separe, hehehe ).

É de uma beleza imensa a serra catarinense, pena que muita gente ainda não acordou para o potencial que nós temos.
Você queria o quê!? Que dissessem:
"Brasil um país tropical na região central, subtropical no sul do país, semi-árido no sertão nordestino e equatorial na região norte" !?:lol:

É apenas uma expressão... Que neura! Não vejo ninguém da região norte reclamando por não terem usado o termo "equatorial" :)
 
#3 ·
Com certeza valeu a pena! Queria muito ter ido! Toda essa neve lá, e aqui no litoral só chovia e nem fez muito frio haha. Gostei muito da foto 22, mostrando as montanhas bem distantes também cobertas de neve. Com certeza foi um grande evento, já que abrangeu dezenas de municípios (incluindo áreas urbanas), em uma área imensa. Espero que se repita esse ano. :D Valeu pelas fotos!
 
#14 · (Edited)
Viu?? Saiu o thread, finalmente...hahahah

Esse ano vai ser difícil de se repetir, Barriga...mas 2011 quem sabe :D

Valeu pelo comentário!

Todas fotos ficaram ótimas mas a foto 22 ficou muito impressionante, com as montanhas nevadas! Torçamos para que ocorra todo ano nevascas deste nível!

Valeu!
Realmente, a 22 foi uma das minhas preferidas!!

valeu pelo comentário, Cannello!

Com certeza um dos momentos mais emocionantes do ano, ainda mais pra quem presenciou.
A foto 22 daria pra dizer que foi em alguma cordilheira, tem até pico coberto de neve. Parabéns pelo passeio e pelas fotos.
Nem me fala....foi um aventura que eu faria tudo de novo...aposto que o David também...

Valeu, TôBrabo!


Espetáculo DSoares, com certeza uma viagem dessa vale a pena, bem que podia nevar assim em 2011, agora to motorizado e posso ir.. rsrrs.
12,13,18,19,22 estão demais, belo trabalho.
Vale o esforço, cara...e bateu na trave um evento maior no Planalto Norte...Chegou a nevar bem fraco em São Bento do Sul, Campo Alegre e a parte alta de Joinville...

Obrigado, Alexcnhs!

Depois da Nevasca que eu peguei em Berlim, meu tesão por neve acabou em 2 tempos, mais as fotos estão lindas, esse é o nosso brasil de norte a sul, não tem igual
Pois é...mas o fato de ser no Brasil que me motivou a ir. Em países onde a neve é comum, nada deve ser mais chato do que ficar diversos dias com muita neve..

Massa!
Gostei das fotos!
Valeu por mostrar, Diego! :eek:kay:
Valeu, Enzo. Já nevou esse ano por aí??

Resultou lindas fotos. Estou ansiosa pra ver as outras.
O título do thread poderia ser: Nevasca de 2010 presenciada por dois foristas do SSC ou Fotografada por um forista do SSC. ;)
Bem lembrado, Thina. Vou ver o que posso fazer. Tenho que falar com um moderador neste caso, certo??

E mais além eu posto mais algumas...deve ter no mínimo umas 10 ainda.. ;)

Excelentes fotos!!!

Foi um espetáculo mesmo, sem igual! Pena que eu achei que foi um evento subestimado pela mídia, nem deram muito enfoque quando, na verdade, o episódio foi extraordinário mesmo.

E a paisagem da estrada com as montanhas + neve deve ter sido impagável. Não pela paisagem em si (afinal você encontra isso em meio mundo), mas por ser no Brasil, um país, como dizem "tropical".

Só pena que um ou outro teime que foi uma nevinha na curva da montanha. É como minimizar o Katrina a uma garoa qualquer...

No mais, valeu pelo thread e parabéns Diego Soares! :D
Concordo com o que disseste, ABNeto...a neve perdurou pela região de terça até sábado....foi um espetáculo que eu tive o prazer de ver!!

Valeu pelo comentário! :eek:kay:

Ótimas fotos ! Essa neve eu também perdi. Acabei não indo. Se arrependimento matasse...
Pois é. Era aniversário do meu irmão, mas mesmo assim fui na cara e na coragem. Em 2009 tinha batido na trave, em 2010 peguei a neve em cheio!
 
#5 ·
No dia 4 de Agosto, na minha estação registrei mínima de 7,7°C e máxima de 9,8°C.
Essa máxima foi a 1° abaixo dos 10 graus que registrei, conseqüentemente foi a máxima mais baixa dos meus registros ( 1996 - 2010 ).

Engraçado é que a minha mínima absoluta nesse ano foi de 6,6°C no dia 7 de junho, sendo essa mínima absoluta ( do ano ) a mais alta desde quando comecei os meus registros.
 
#12 ·
Excelentes fotos!!!

Foi um espetáculo mesmo, sem igual! Pena que eu achei que foi um evento subestimado pela mídia, nem deram muito enfoque quando, na verdade, o episódio foi extraordinário mesmo.

E a paisagem da estrada com as montanhas + neve deve ter sido impagável. Não pela paisagem em si (afinal você encontra isso em meio mundo), mas por ser no Brasil, um país, como dizem "tropical".

Só pena que um ou outro teime que foi uma nevinha na curva da montanha. É como minimizar o Katrina a uma garoa qualquer...

No mais, valeu pelo thread e parabéns Diego Soares! :D
 
#15 ·
Demais! Aliás, subir o morro da Igreja, seja no inverno seja no verão, é algo que todos que gostam de apreciar belas paisagens e estar em um lugar diferente de tudo devem fazer.

Não sei como conseguiram dormir no carro com esse frio! Um uísque ia bem hahahaha
 
#17 ·
Pois é...já tinha subido no outono...dia de sol...lindo mesmo...

Eu também não sei como consegui dormir no carro..na verdade não dormi...meia hora não é sono que se preze...tive que ligar o carro e colocar no ar quente...
O uísque eu esqueci de levar..mas era uma boa pedida :cheers:
 
#16 ·
Fiz o mesmo que você. Assim que soube da possibilidade de neve, peguei meu carro e saí de Floripa em direção a serra. Só que tive a falta de sorte da estrada para Urubici já estar fechada por causa do acumulo de neve, aí fui até Lages de lá voltei pra São Joaquim. Antes era só chuva, mas depois de um tempo eu percebi que eram flocos de neve. Aí fui até a o mirante da serra do rio do rastro, e lá estava com uma grande acumulação, fiquei até com medo de ficar preso na estrada. Dei uma cochilada e quando acordei fui explorar a região, toda branquinha. Linda demais.


Eu já tinha visto neve no exterior (Itália, Argentina e Chile), mas ver neve no Brasil foi espetacular, levando em conta também a região serrana, que é belíssima.
 
#18 ·
Pois é...quando eu cheguei na Serra do Panelão eles tinham acabado de liberar a estrada...

E eu só fui embora do MI pq a bateria da máquina acabou...
Porque saí debaixo de neve de lá!!

Bom Jardim também estava linda...se tiver fotos e quiser postar ou fazer um thread, esteja a vontade, Ítalo!
 
#29 ·
Bruno Maon, sei que se trata de uma nevada e não de uma nevasca. Geralmente a neve ocorre no Brasil com ventos fortes devido a umidade oceânica jogada por um ciclone situado na costa brasileira, caracterizadas por ventos fortes. Esse ano foi diferente, a umidade também veio dos oceanos, mas através de um cavado, que fez com que os ventos não fossem tão fortes quanto em outros eventos.

De qualquer forma, estou para mudar o título do thread...Aí mudo para nevada ou qualquer outra coisa que venha a minha cabeça :eek:kay:
 
#34 ·
Italo, lindas fotos cara....

O meu amigo tinha uma foto em que a neve ia até o joelho dele...impressionante...o Ciram/Epagri chegou a medir quase 50 cm no alto do Morro da Igreja....

Amanhã posto mais algumas...valeu pela contribuição...depois de uplodear essas fotos, agora sim o dono do wi-fi deve estar se perguntando porque a internet dele está tão lerda ahahhaha
 
This is an older thread, you may not receive a response, and could be reviving an old thread. Please consider creating a new thread.
Top