SkyscraperCity Forum banner

A série de sucesso está de volta! Rev. Manchete, 1980, João Paulo II visitando nossas capitais

13K views 32 replies 24 participants last post by  tonyssa 
#1 · (Edited)
Olá, pessoal, td bom?:):eek:kay::eek:kay:
saudades...:):cheers:

Encontrei uma Manchete rara, datada de 1980.
É uma edição completa sobre a viagem do
Papa João Paulo II, no Brasil, em 1980, época
que ele esteve pela primeira vez.:)

Eu era pequeno nesta época, mas lembro-me
como se fosse hoje! Não sei se muitos
de vocês lembram deste acontecimento.
O Brasil era bem
diferente de hoje! Bom, a intenção do
thread é mostrar alguns skyline de
capitais que ele esteve, se bem que muitas fotos
aparecem ginásios e estádios.
Mas, mesmo, assim, não deixa de ser um registro
histórico marcante!:):cheers:

Das 104 viagens internacionais de João Paulo II, quatro
destinaram-se ao Brasil. A primeira realizou-se em junho
de 1980. Foram 12 dias em terras brasileiras, durante os
quais João Paulo II pronunciou 51 discursos.
Na primeira viagem ao Brasil (30 de junho a 12 de julho de 1980) o Papa visitou: Brasília, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo, Aparecida, Porto Alegre, Curitiba, Salvador, Recife, Teresina, Belém, Fortaleza, Manaus.

Dedico este thread à memória de meu avô:)

1-A Capa da Edição Histórica



1- FORTALEZAAh, Fortaleza! A cidade, segundo o censo da época,
não passava de 1.300.000 habitantes.
Estima-se, segundo pesquisas que realizei, que mais
de 800.000 pessoas estiveram em volta do Castelão
acompanhando o Papa. No Estádio, mais de 120.000
pessoas (recorde até hoje) estiveram presentes.
Ou seja, grande parte da cidade estava acompanhando
a passagem de João Paulo II.

Fortaleza foi sede do X Congresso Eucarístico Nacional,
um dos motivos principais da visita do Papa ao país,
segundo conta Manchete.

Consegui também no site do Vaticano,
as homilias e discursos do Papa em Fortaleza,
registro raro tb, segue abaixo.

Vamos às fotos!

Castelão (Nota-se a arquibancada sem a cobertura,
inaugurada em 2002). Uma grande festa!



2- Castelão e o Papa



3- Adivinha quem cantou p/ o Papa neste dia?
Luiz Gonzaga, o rei do baião, o "velho Lua", amigão de Fagner:)




foto: fabiomota1977gonzagao.spaces.live.com

4- Mais festas



5- Duas imensas jangadas, em forma de cruz...



"CRISTO VIVE, CRISTO VENCE, O PAPA É CEARENSE":D

6- Aérea do Estádio Castelão-CE, no dia do Congresso.
Nota-se a imensa Cruz no gramado.


Acervo de Gilberto Simon

Discurso do Papa em Fortaleza:

VIAGEM APOSTÓLICA
DO PAPA JOÃO PAULO II AO BRASIL
DISCURSO DO SANTO PADRE
NO ESTÁDIO DE FORTALEZA
Fortaleza, 9 de Julho de 1980

Senhor Cardeal Aloísio Lorscheider, Arcebispo de Fortaleza,
Meus caros Irmãos no Episcopado,
Queridos irmãos e irmãs no Senhor,
1. A vós a graça e a paz da parte de Deus, nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo, que vos reuniu aqui no amor do seu Espírito para reavivar e confirmar a vossa Fé e a vossa Esperança neste encontro com o Papa, Cabeça visível da grande Família do Povo de Deus, a Igreja, à qual todos nós pertencemos.
Pisando o chão de Fortaleza e do Estado do Ceará, abençoado, já nos albores de sua evangelização, pelo martírio do Padre Jesuíta Francisco Pinto e pelo trabalho do Padre Luiz Figueira, o meu pensamento repassa, com profunda gratidão a Deus, os vossos quatro séculos de cristianismo. Depois, aberto a uma jubilosa confiança, ele se detém diante da realidade viva e palpitante desta Igreja e desta Cidade de Fortaleza, Capital do Estado do Ceará e Sede do Secretariado Regional Nordeste I, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil.
Sinto-me muito feliz por este encontro com a vossa Cidade. Agradecendo as fraternas palavras de boas-vindas, dirijo a minha saudação, antes de tudo, ao Senhor Cardeal-Arcebispo, Dom Aloísio Lorscheider, que representa a unidade da Igreja Particular de Fortaleza, solidamente alicerçada em Cristo Jesus. Saúdo igualmente os Senhores Bispos aqui reunidos, vindos não só dos Estados vizinhos, mas do Brasil inteiro, para o X Congresso Eucarístico Nacional.
O meu pensamento se volta, a seguir, com deferência e gratidão, às Autoridades, pelos gestos de consideração e desvelo com que me acolheram. A elas faço votos de um frutuoso serviço para o bem de todo o povo da Capital e do Estado.
Saúdo com particular afeto os Sacerdotes, os Religiosos e as Religiosas de tantas Congregações, que partilham com dedicação e generosidade a obra de evangelização, assistência e promoção humana desta Igreja. Saúdo os queridos doentes, os que sofrem, os pobres. Saúdo os jovens e, com sentimentos de afeição especial, a centena de seminaristas do Seminário Regional, recentemente reaberto. Eles são a alegre esperança de uma comunidade de fiéis, pascal e dinâmica, empenhada em servir os mais pobres. Saúdo a todos e a cada um, e acolho num grande abraço todos quantos formam a Igreja peregrinante neste recanto da Terra Brasileira.
2. E agora, o meu coração se abre fraterno e amigo - como se abriu outrora o de Jesus para as multidões -, para este povo numeroso e festivo, congregado aqui para trazer-me as calorosas boas-vindas de Fortaleza. Queridos irmãos e irmãs, abraço-vos com profunda amizade e vos digo logo que, conhecendo a glória do vosso passado comprometido com os esforços em prol da Independência e da Abolição da Escravatura, conheço também os dotes do vosso coração: a acolhedora hospitalidade; a simplicidade de espírito; a atitude intrépida diante das lutas pela sobrevivência, exasperadas pela inclemência da natureza e aspereza do clima, que não chegaram a enfraquecer, mas, pelo contrário, deram novo vigor à vossa paciência, à vossa longanimidade, à vossa proverbial coragem.
Coragem, irmãos e irmãs, coragem sempre, fiéis ao espírito que deu origem à vossa Capital, nascida à volta da Fortaleza e Capela de Nossa Senhora da Assunção, que, desde os inícios, protegeu como Mãe as vossas famílias, o vosso trabalho e os vossos projetos. Para esta vossa Cidade se dirigem hoje os olhares de todos os brasileiros, porque está para ser inaugurado, em seu seio, um grandioso acontecimento de Fé, que atinge todos os fiéis da “Terra de Vera Cruz”: o X Congresso Eucarístico Nacional.
3. O Congresso Eucarístico é, antes de tudo, um grande e comunitário ato de Fé na presença e na ação de Jesus-Eucaristia, que permanece sacramentalmente conosco, para conosco percorrer os nossos caminhos, a fim de que possamos enfrentar, com a Sua força, os nossos problemas, canseiras e sofrimentos. Nutridos com o Corpo do Senhor, temos em nós a Vida (Cf. 1Jo 6, 53) e podemos com confiança trabalhar, no Seu Espírito e com o Seu Espírito, para tornar mais humana, mais digna e mais cristã a nossa convivência neste mundo. Os nossos caminhos devem ser os seus caminhos, os nossos métodos os seus métodos, os nossos pensamentos o seus pensamentos.
Unamo-nos desde agora em torno da Hóstia Consagrada, do Divino Peregrino entre os peregrinos, desejosos de receber d’Ele a inspiração e a força para fazer nossas as necessidades e as aspirações dos nossos irmãos migrantes, com aquele amor eficaz que animou o primeiro Bispo de Fortaleza, Dom Luiz Antônio dos Santos, benemérito fundador do Seminário e incansável apóstolo da caridade durante a grande seca de 1877-1879.
Queridos Irmãos e Irmãs, no sinal do Pão da Vida, que é Cristo, e na expectativa da Missa de Abertura do Congresso Eucarístico, renovo a minha saudação cordial e amiga e vos dou a minha Bênção: Em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo.
© Copyright 1980 - Libreria Editrice Vaticana

7- RIO de Janeiro


8- Rio



9- São Paulo



10- Sampa



10 - B - Aparecida



11- Curitiba



12- Curitiba



13- POA (Porto Alegre)

"luxo, luxo, luxo, o PAPA É GAÚCHO":D



14- POA



15- Belém



16- Belo Horizonte



17- Distrito Federal



18- Manaus





19- Recife



20- Salvador



21- Teresina



Obrigado:eek:kay:
Se tiver lento, clique em
atualizar, para carregar
todas as fotos.:eek:kay:
abs
 
See less See more
25
#2 ·
Nossa, de arrepiar! Muita gente em todas as cidades, né? Formigueiros humanos. Essas do Castelão estão belíssimas, pelo visto foi uma bela festa e uma bela homenagem a esse Papa que deve deixar suas marcas e seus exemplos para sempre na história!

:applause:
 
#3 · (Edited)
Nossa!!!!!!!!!! Esse papa morreu feliz, conheceu várias capitais do Brasil + Aparecida-SP e arrastou multidões com sua simpatia......

Muito 10 esse thread....talvez seja a o início de uma série sobre grandes líderes em passagem pelo Brasil...

Bento XVI no Pacaembu em 2007, c/ skyline.
[/URL]
[/IMG]
 
#6 ·
Nossa Fortal, Parabens, excelente Thread, apesar de nao ser católico sempre fui fã do Papa Pop que arrastou multidões em toda a Terra, quando me lembro dele, me lembro do representante de Deus na Terra e que hoje ele está junto do Pai Eterno tb!!, mais uma vez Parabens cara!!!!
 
#7 ·
Muito obrigado a todos! @Neto: Verdade, o Castelão estava lindo neste dia. Podemos notar isto no olhar das pessoas, até no Papa mesmo, no clima festivo de amor nesse dia.
@Cleitinho: que lindas fotos, parabéns! que espetáculo este dia no Pacaembu!
@Vittariano: muito obrigado
@AP: muito obrigado
@Cezzar: muito obrigado
 
#16 · (Edited)
Encontrei no Diario do Nordeste, uma notícia à respeito:

E uma foto oficial do Vaticano, após a notícia:

Roma - O Vaticano decidiu colocar na internet, para serem vistas e compradas, cerca de 50 mil fotos de papas, pertencentes aos arquivos do jornal da cidade-Estado, o Osservatore Romano. O acervo está no site www.photo.va especialmente criado pelo departamento de fotografia do jornal, atualizado todos os dias com fotos que, em parte, foram publicadas pelo diário.

A maioria das fotografias retrata o papa Bento XVI durante audiências, celebrações e outras atividades públicas, documentadas pelos fotógrafos oficiais do Vaticano. Além de fotos do atual papa, há principalmente, imagens de outros três pontífices, João Paulo II, João Paulo I e Paulo VI, e até algumas fotografias do líder italiano Benito Mussolini inaugurando uma universidade em 1935.

A parte dedicada a João Paulo II tem cerca de quatro mil fotos. Há imagens de sua infância - numa espécie de álbum de família -, a primeira aparição em público assim que foi eleito papa, no conclave de 1978, e algumas de suas últimas fotos oficiais. A viagem de João Paulo II ao Brasil em 1980 está registrada com diversas fotografias. Há fotos da visita ao Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, do encontro com os trabalhadores no Morumbi, em São Paulo, e com índios em Manaus.

O arquivo também conta com um acervo mais antigo, de 1933 a 1975. São cerca de 1,2 mil imagens, com retratos dos papas Pio 9°, Pio XI, Bento XV e João XXIII. Cada foto é acompanhada por um texto curto, que informa a data, o local e o contexto em que a imagem foi feita. O material pode ser comprado por qualquer pessoa que se interessar e por órgãos de comunicação, segundo informa o próprio site, que apresenta uma série de condições para tutelar os direitos da Santa Sé e evitar reproduções.

O Osservatore Romano foi fundado em 1861 e é o órgão oficial da Santa Sé. Em suas páginas, o jornal descreve as atividades do Vaticano e do papa e fala sobre as principais questões que envolvem a igreja católica. O jornal é publicado diariamente em italiano. Uma vez por semana tem edição especial, impressa em outras quatro línguas, entre elas o português.

Segundo fontes do Osservatore Romano, depois da criação do arquivo digital, o próximo passo será o lançamento de uma edição online, completa, do próprio jornal.

FORTALEZA 1980, FOTO DO VATICANO:

:cheers::cheers::cheers::cheers:



:cheers::cheers:
 
#25 ·
Na primeira viagem ao Brasil (30 de junho a 12 de julho de 1980) o Papa visitou: Brasília, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo, Aparecida, Porto Alegre, Curitiba, Salvador, Recife, Teresina, Belém, Fortaleza, Manaus.

Na segunda viagem ao Brasil (10 a 13 de junho de 1982), o Papa fez uma breve visita pastoral ao Rio de Janeiro.

Em sua 3ª viagem ao Brasil (de 12 a 21 de outubro de 1991), João Paulo II visitou: Natal, São Luís, Brasília, Goiânia, Cuiabá, Campo Grande, Florianópolis, Vitória, Maceió e Salvador.

Na última viagem ao País (2 a 6 de outubro de 1997), João Paulo II visitou o Rio de Janeiro, onde celebrou o 3º Encontro Mundial do Papa com a Família.
 
This is an older thread, you may not receive a response, and could be reviving an old thread. Please consider creating a new thread.
Top