search the site
 daily menu » rate the banner | guess the city | one on oneforums map | privacy policy | DMCA | news magazine | posting guidelines

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Brasil > Fóruns Gerais > Arquitetura e Discussões Urbanas

Global Announcement

As a general reminder, please respect others and respect copyrights. Go here to familiarize yourself with our posting policy.

Reply

Thread Tools Rating: Thread Rating: 32 votes, 5.00 average.
Old July 9th, 2012, 12:38 AM   #41
sharles38
357

sharles38's Avatar

Quote:
Originally Posted by castorino2010 View Post
Grande problema da Av Brasil é que boa parte de sua extensão é ocupada por industria e fabricas ( variando de pequenos á grandes portes).
Não dá nem para cogitarmos alguma iniciativa tímida de interesse imobiliário.
Com a mudança no Plano Diretor para residencial e comercial, a região será estimulada a crescer.

A Av. Brasil atravessa 2 macrozonas de ocupação:

Macrozona Incentivada (mais próxima ao centro da cidade), onde o adensamento populacional, a intensidade construtiva e o incremento das atividades econômicas e equipamentos de grande porte serão estimulados, preferencialmente nas áreas com maior disponibilidade ou potencial de implantação de infraestrutura.

Macrozona Assistida (mais próxima a C. Grande e S.Cruz), onde o adensamento populacional, o incremento das atividades econômicas e a instalação de complexos econômicos deverão ser acompanhados por investimentos públicos em infraestrutura e por medidas de proteção ao meio ambiente e à atividade agrícola.

http://www.portomaravilha.com.br/con...LC111.2011.pdf

Quote:
Originally Posted by Emanuel Paiva View Post
Ótimo tópico Sharles! A Avenida Brasil tem MUITA HISTÓRIA para contar.
E claro, você nos ajudará a contá-la.

Quote:
Originally Posted by Enzo View Post
Ja passei em partes dessa avenida. A verdadeira visão do inferno!
Ah, não exagera! Quando se fica muito tempo fora do Brasil, a gente até acha pitoresco.

Last edited by sharles38; July 9th, 2012 at 01:24 AM.
sharles38 no está en línea   Reply With Quote

Sponsored Links
Old July 9th, 2012, 12:44 AM   #42
Manauaras
Carioca em Manaus!

Manauaras's Avatar

Likes (Received): 25423

Talking

Quote:
Originally Posted by PauloLescaut View Post
A Tupi é o povo e o povo é a Tupi

Manauaras no está en línea   Reply With Quote
Old July 9th, 2012, 03:11 AM   #43
Leozão
BANNED

Likes (Received): 923

Quote:
Originally Posted by Marcio Carioca View Post

Uma Avenida Brasil pouco conhecida até mesmo dos cariocas. No bairro onde termina, Santa Cruz, a avenida tem ares de estrada do interior.
Lembro da primeira vez q passei nesse trecho, indo pra Rio-Santos. É impressionante como o RJ parece cidade do interior nesse trecho da Av. Brasil!
Leozão no está en línea   Reply With Quote
Old July 9th, 2012, 04:21 AM   #44
SP underground
Registered User

Likes (Received): 15287

Belo trabalho sharles38! A avenida Brasil parecia ser bem bucólica à algumas décadas atrás!
SP underground está en línea ahora   Reply With Quote
Old July 9th, 2012, 05:03 AM   #45
morioli
C A R I O C A

morioli's Avatar

Likes (Received): 8500

Boa iniciativa Sharles, teremos muitas mudanças para comentar aqui.
morioli no está en línea   Reply With Quote
Old July 9th, 2012, 05:14 AM   #46
sharles38
357

sharles38's Avatar

Muito obrigado aos dois! Concordo contigo, Morioli.
Old July 9th, 2012, 06:20 AM   #47
Uhr Ban
Uhrrhrhrhhshsjzshzinjzzxz

Uhr Ban's Avatar

Nos anos 70 com a implementação do sistema expresso na Av. Brasil os cruzamentos com sinais foram sendo paulatinamente abandonados e em breve as pistas centrais seriam alargadas com a substituição do canteiro central por mediana de concreto.

Por isso, a travessia começava a se tornar cada vez mais impossível, pois perigosa já era há décadas, e atravessar fora dos sinais era um convite ao suicídio. Por isso o governo da Guanabara juntamente com as modificações começou um programa de instalação de passarelas, a fim de dar alternativas seguras ao pedestre.

A fim de adiantar a implantação foram instaladas passarelas com vãos metálicos, que pré fabricados necessitavam no local apenas construção dos pilares e o encaixe dos tabuleiros superiores por um guindaste. Práticas e rápidas esse modelo de passarela só tinha um enconveniente, a ausência de rampas, que pela questão custo/rapidez eram substituídas por escadas, também metáticas que eram aparafusadas no local já prontas.

Isso desestimulava o uso da passarela pelos pedestres, que preferiam se arriscar por debaixo, onde fatalmente eram atropelados. Na Av. Brasil esse problema só acabou com a instalação das medianas de mais de 1.70 metro, que inviabilizaram a travesia. Mas em vários pontos da cidade essas passarelas pré moldadas ainda existem e os pedestres continuam se arriscando.

Na foto vemos a inauguração de uma sequência de passarelas na altura de Manguinhos/Bonsucesso, por volta de 1974, vemos que a Av. Brasil não tinha sido reformada, os canteiros eram ainda planos, havia algumas árvores de fracassados planos de arborização e a iluminação ainda por luminárias com lâmpadas fluorescentes.

Esta foto, de 1941, é do ínicio da construção da avenida Brasil, na altura de Manguinhos, próximo a Fundação Osvaldo Cruz. Ao fundo, à esquerda, podemos ver o Pão de Açucar, e um pouco abaixo vemos os hangares do Aeródromo de Manguinhos, que era o novo campo de aviação do Aeroclube do Brasil, fundado em 1911. O Instituto Oswaldo Cruz (atual FIOCRUZ) permitiu que fosse destruída uma pequena elevação que havia em seu terreno para a construção do Aeródromo. O Aeródromo de Manguinhos foi interditado em 1961 sob a alegação de interferência com o tráfego aéreo do Aeroporto Internacional do Galeão e do Aeroporto Santos Dumont.

http://fotolog.terra.com.br/znorte:34

AVENIDA BRASIL
Anos 60

Uma vista parfcial das pistas da Avenida Brasil em meados dos anos 60 na altura de Bonsucesso.

Pouco movimento em compração com os anos 80 até hoje. os canteiros que aparecem na imagem não mais existem.

A Avenida Brasil nessa época era um pólo aglutinador de várias industrias e firmas, como Sidney Ross, Eternit, o complexo de gráficas da Bloch, Remington e outros. Muitas fecharam as portas e sairam da região por conta da violência que veio aliada com a favelização que se alastrou como um cancêr incontrolável na região.

http://www.fotolog.com.br/tumminelli/21926678/
Uhr Ban no está en línea   Reply With Quote
Old July 9th, 2012, 07:01 AM   #48
castorino2010
Registered User

castorino2010's Avatar

Likes (Received): 2779

Quote:
Originally Posted by Uhr Ban View Post

Por isso, a travessia começava a se tornar cada vez mais impossível, pois perigosa já era há décadas, e atravessar fora dos sinais era um convite ao suicídio. Por isso o governo da Guanabara juntamente com as modificações começou um programa de instalação de passarelas, a fim de dar alternativas seguras ao pedestre.

A fim de adiantar a implantação foram instaladas passarelas com vãos metálicos, que pré fabricados necessitavam no local apenas construção dos pilares e o encaixe dos tabuleiros superiores por um guindaste. Práticas e rápidas esse modelo de passarela só tinha um enconveniente, a ausência de rampas, que pela questão custo/rapidez eram substituídas por escadas, também metáticas que eram aparafusadas no local já prontas.

Isso desestimulava o uso da passarela pelos pedestres, que preferiam se arriscar por debaixo, onde fatalmente eram atropelados. Na Av. Brasil esse problema só acabou com a instalação das medianas de mais de 1.70 metro, que inviabilizaram a travesia. Mas em vários pontos da cidade essas passarelas pré moldadas ainda existem e os pedestres continuam se arriscando.
Ah , nem me fala!....em 2001 trabalhei em Bonsucesso, e odiava atravessar a via pela passarela..detestável! Dependendo do fluxo de carros passando na hora eu atravessava pela pista mesmo. Mas era perigoso.

As passarelas da avenida Brasil não são nenhum pouco agradavel. E isso deve ser revisto se estão pretendendo de fato alavancar investimentos imobiliarios por sua extensão

Last edited by castorino2010; July 9th, 2012 at 07:06 AM.
castorino2010 no está en línea   Reply With Quote
Old July 9th, 2012, 04:08 PM   #49
PauloLescaut
Registered User

PauloLescaut's Avatar

Likes (Received): 7626

Eu estagiei na Fiocruz, e era um inferno porque ficava no campus do outro lado da Avenida, e tinha que atravessar a passarela para pegar o ônibus pra casa.

Em primeiro lugar, não havia calçada, mas um monte de pedrinhas e terra batida. Depois, tinha que olhar com cuidado para atravessar, depois ir para uma outra "não-calçada" sem sombra, andar pelo meio da pista lateral (porque os ambulantes ocupam a mínima calçada ali com todo tipo de barraquinha de comida), pular um degrau imenso, subir as rampas desviando dos ambulantes EM CIMA da passarela vendendo quinquilharia, descer a passarela, andar até o ponto de ônibus que a prefeitura transferiu.

Aí eu cansei e comecei a sair no horário do microônibus que liga os campi para os funcionários...
Old July 9th, 2012, 05:00 PM   #50
fabiorj1993
Registered User

fabiorj1993's Avatar

Likes (Received): 210

Nessa Av. Brasil eu até já andei de bicicleta

fabiorj1993 no está en línea   Reply With Quote
Old July 9th, 2012, 05:44 PM   #51
Emanuel Paiva
Registered User

Emanuel Paiva's Avatar

Likes (Received): 6145

Antigamente (anos 70/80) a Avenida do Brasil era TENSA, com duas pistas de mão e contramão e o pior SEM ILUMINAÇÃO!

O Governador Marcello Alencar colocou postes apelidados de "paliteiro", visto que ficavam bem próximos um do outro, ou seja, era um perigo total se houvesse algum acidente!

Veio o Prefeito Cesar Maia e fez vias decentes com postes decentes e acostamente de Deodoro até Bangu. O sucessor de Cesar Maia (Conde) ficou de continuar a obra indo de Bangu a Santa Cruz e não o fez por falta de interesse na Zona Oeste.

Então, quando Cesar Maia se elegeu de novo, pode dar continuidade e completar a obra da Avenida Brasil, sem sinais (semáforos) e sem postes toscos!

Enfim, apesar das merdas que CM já fez, ele tem o meu crédito por ter deixado a Avenida Brasil menos caótica, pelo menos de Deodoro a Santa Cruz.
Old July 9th, 2012, 06:02 PM   #52
lorrampaiva
Tenório, o cabra macho

lorrampaiva's Avatar

Likes (Received): 2994

Me lembro que o César Maia reformou a pista de Bangu até Santa Cruz, mas a Wikipedia diz que nessa reforma foram construídas faixas adicionais... Mas o que eu me lembro esse trecho teve sempre seis faixas de rolamento. Aliás, me lembro de forma cristalina o semáforo na entrada de Realengo. Havia outros, Emanuel?
"VISITE UMA IGREJA EVANGÉLICA DOMINGO ÀS 19:00"
"SÓ JESUS EXPULSA IEMANJÁ DAS PESSOAS"
"BÚZIOS E CARTAS 3342-8101"
lorrampaiva no está en línea   Reply With Quote
Old July 9th, 2012, 06:12 PM   #53
Weber (RJ)
Nascido na Guanabara

Weber (RJ)'s Avatar

Likes (Received): 610

Quote:
Originally Posted by castorino2010 View Post

Ah! mas essa ai é hour concours de pior trecho da avenida.
Ah, na altura de Vigário é tão horroroso quanto. Aliás, há vários trechos medonhos em toda a sua extensão. O meu consolo é que ela já foi bem pior.
Weber (RJ) no está en línea   Reply With Quote
Old July 9th, 2012, 06:14 PM   #54
Weber (RJ)
Nascido na Guanabara

Weber (RJ)'s Avatar

Likes (Received): 610

Quote:
Originally Posted by lorrampaiva View Post
Me lembro que o César Maia reformou a pista de Bangu até Santa Cruz, mas a Wikipedia diz que nessa reforma foram construídas faixas adicionais... Mas o que eu me lembro esse trecho teve sempre seis faixas de rolamento. Aliás, me lembro de forma cristalina o semáforo na entrada de Realengo. Havia outros, Emanuel?
Pior que esse sinal de Realengo era um que havia em Bangu. Você parava o carro e vinham logo uns quatro camelôs com isopor batendo à janela.
Weber (RJ) no está en línea   Reply With Quote
Old July 9th, 2012, 06:43 PM   #55
Emanuel Paiva
Registered User

Emanuel Paiva's Avatar

Likes (Received): 6145

Quote:
Originally Posted by lorrampaiva View Post
Hoje são 3 faixas de rolamento + acostamento.

Quanto aos semáforos, antes da reforma havia semáforos em Bangu (entrada para o Catiri), em Realengo, em Santíssimo (entrada pela Estrada da Posse). Era um atraso de vida...
Old July 9th, 2012, 10:24 PM   #56
Rodrjgw
Fashion

Rodrjgw's Avatar

Likes (Received): 2482

É do thread do TransBrasil, mas irei postar aqui "minha ideia" para o BRT na via.

Quote:
Originally Posted by Rodrjgw View Post
Agora a "minha proposta":

Clique para ampliar
P.S.: Apesar de ter posto uma linha "Margaridas - SBRJ", ela poderia ter terminal na Rodoviária, assim como a linha que sai da FioCrus (evitando as estações ao longo da Rodrigues Alves e possibilitando apenas uma faixa para BRT nesta).

P.S. 2: Entre Santa Cruz e Deodoro poderia haver linhas alimentadoras.

Em busca do metrô perfeito para o Rio de Janeiro e Região Metropolitana.
QueroMetro.com
Rodrjgw no está en línea   Reply With Quote
Old July 9th, 2012, 10:36 PM   #57
Manauaras
Carioca em Manaus!

Manauaras's Avatar

Likes (Received): 25423

Exclamation

Quote:
Originally Posted by Weber (RJ) View Post
Ah, na altura de Vigário é tão horroroso quanto. Aliás, há vários trechos medonhos em toda a sua extensão. O meu consolo é que ela já foi bem pior.

Justamente! Há alguns gargalos ao longo da via expressa:
1° trevo do Irajá é uma trsiteza só, aquele entroncamento com a Dutra é fod....;
2° entroncamento com a Washinton Luiz (BR-040) na entrada de Caxias também num é fraco, isso já na altura de Vigário/Parada de Lucas/Cordovil. Todo aquele fluxo de carros e ônibus vindo de Caxias, Belfod Roxo e Magé é cruel!
3° saída/entrada da ilha ... preciso dizer mais alguma coisa?
4° Região da Linha vermelha/Caju e Rodoviária Novo Rio, também precisa dizer mais alguma coisa?
5° entroncamento com a Bicalho e Gasômetro, putz...
6° Depois do CEASA com as saídas do Via Brasi le Guadalupe Shopping

Av. Brasil ... oi, oi, oi ...
Manauaras no está en línea   Reply With Quote
Old July 9th, 2012, 10:46 PM   #58
lorrampaiva
Tenório, o cabra macho

lorrampaiva's Avatar

Toda manhã o trânsito na Rod. Washington Luiz pára devido ao gargalo do entroncamento com a Av. Brasil e uma manada de carros e ônibus cruza minha rua para escapar do congestionamento. Isso porque todo o tráfego da primeira é descarregado na pista lateral da segunda, onde alguns metros adiante há um ponto de ônibus. Já devem imaginar a confusão... É imprescindível que com o BRT resolvam o problema.
Old July 10th, 2012, 03:06 AM   #59
morioli
C A R I O C A

morioli's Avatar

Likes (Received): 8500

Quote:
Originally Posted by Emanuel Paiva View Post
Hoje são 3 faixas de rolamento + acostamento.

Quanto aos semáforos, antes da reforma havia semáforos em Bangu (entrada para o Catiri), em Realengo, em Santíssimo (entrada pela Estrada da Posse). Era um atraso de vida...
O pior sinal e o primeiro a sair foi o do Ceasa Irajá, considerado sinal da morte.
Imaginem aqueles caminhões todos cruzando a pista...
morioli no está en línea   Reply With Quote
Old July 10th, 2012, 03:12 AM   #60
lorrampaiva
Tenório, o cabra macho

lorrampaiva's Avatar

Quote:
Originally Posted by morioli View Post
O pior sinal e o primeiro a sair foi o do Ceasa Irajá, considerado sinal da morte.
Imaginem aqueles caminhões todos cruzando a pista...
Foi em que época, Morioli? (é, sou curioso )

Reply

Thread Tools
Rate This Thread
Rate This Thread:

Posting Rules