daily menu » rate the banner | guess the city | one on oneforums map | privacy policy | DMCA | news magazine | posting guidelines

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Brasil > Fóruns Gerais > Arquitetura e Discussões Urbanas

Global Announcement

As a general reminder, please respect others and respect copyrights. Go here to familiarize yourself with our posting policy.

Reply

Thread Tools Rating: Thread Rating: 32 votes, 5.00 average.
Old July 10th, 2012, 04:50 AM   #61
morioli
C A R I O C A

morioli's Avatar

Likes (Received): 8501

Quote:
Originally Posted by lorrampaiva View Post
Foi em que época, Morioli? (é, sou curioso )
pqp, muitos anos, kkk
a maioria aqui não era nascida.

Lembro dele na década de 80, acho que acabou com instalação da faixa seletiva.
morioli no está en línea   Reply With Quote

Sponsored Links
Old July 10th, 2012, 05:01 AM   #62
Magnum PI
Registered User

Magnum PI's Avatar

Likes (Received): 0

Quote:
Originally Posted by castorino2010 View Post
Grande problema da Av Brasil é que boa parte de sua extensão é ocupada por industria e fabricas ( variando de pequenos á grandes portes).
Não dá nem para cogitarmos alguma iniciativa tímida de interesse imobiliário.

Em Irajá , por exemplo, mesmo com o Via Brasil Shopping á area não deslanchou em nenhum momento.

Até há na avenida Brasil alguns bairros da avenida que dá para revitalizar.
Em Guadalupe, por exemplo, estão lançando um mega condominio perto do jardim shopping guadalupe.

Eu li algo a respeito da prefeitura flexibilizar para a construção de condomínios em áreas que só tem permissão para indústrias beirando a avenida Brasil, ou seja, Galpões abandonados irem para o chão para a construção de condomínios residenciais.

O Eduardo Paes sabe que essa é uma das medidas para diminuir o déficit habitacional no Rio.

Sobre as áreas de shopping que você citou, o Via Brasil realmente não deslanchou, mas o Jardim guadalupe vive lotado e a MRV esta construindo um condomínio em frente ao shopping beirando a avenida.
Magnum PI no está en línea   Reply With Quote
Old July 10th, 2012, 05:03 AM   #63
Leozão
BANNED

Likes (Received): 923

Quote:
Originally Posted by castorino2010 View Post
Ah , nem me fala!....em 2001 trabalhei em Bonsucesso, e odiava atravessar a via pela passarela..detestável! Dependendo do fluxo de carros passando na hora eu atravessava pela pista mesmo. Mas era perigoso.

Vc é doido... a não ser que o trânsito esteja parado, é impossível atravessar.

Quote:
Originally Posted by Emanuel Paiva View Post
Hoje são 3 faixas de rolamento + acostamento.

Quanto aos semáforos, antes da reforma havia semáforos em Bangu (entrada para o Catiri), em Realengo, em Santíssimo (entrada pela Estrada da Posse). Era um atraso de vida...
Tem uma foto ali no post inicial, no trecho que passa perto de Ramos, aparecendo carros parado num semáforo. Inconcebível existir sinal de trânsito naquele trecho hoje em dia. Eu tb queria saber quando que começaram a remover os semáforos desse trecho inicial da Av. Brasil até a Dutra...

Lembrando que, ali no trecho do INTO (antigo JB) debaixo do elevado temos uns dos únicos semáforos que restaram na Av. Brasil
Leozão no está en línea   Reply With Quote
Old July 10th, 2012, 05:05 AM   #64
Magnum PI
Registered User

Magnum PI's Avatar

Likes (Received): 0

Quote:
Originally Posted by Passatempo View Post
na novela mostra uma avenida brasil com pedagio. A avenida Brasil tem ou a globo mostra a linha amarela no lugar de mostrar a verdadeira Avenida Brasil?

Essa parte da novela não se restringe em mostrar somente a avenida Brasil, mas sim o subúrbio da cidade, e nessa também entra a linha amarela.
Magnum PI no está en línea   Reply With Quote
Old July 10th, 2012, 06:47 AM   #65
Uhr Ban
Uhrrhrhrhhshsjzshzinjzzxz

Uhr Ban's Avatar

Quote:
Originally Posted by PauloLescaut View Post
Eu estagiei na Fiocruz, e era um inferno porque ficava no campus do outro lado da Avenida, e tinha que atravessar a passarela para pegar o ônibus pra casa.

Em primeiro lugar, não havia calçada, mas um monte de pedrinhas e terra batida. Depois, tinha que olhar com cuidado para atravessar, depois ir para uma outra "não-calçada" sem sombra, andar pelo meio da pista lateral (porque os ambulantes ocupam a mínima calçada ali com todo tipo de barraquinha de comida), pular um degrau imenso, subir as rampas desviando dos ambulantes EM CIMA da passarela vendendo quinquilharia, descer a passarela, andar até o ponto de ônibus que a prefeitura transferiu.

Aí eu cansei e comecei a sair no horário do microônibus que liga os campi para os funcionários...
A prefeitura bem que poderia botar alguma equipe de designers e arquitetos para trabalharem numa espécie de ponto-passarela, com um design arrojado que servisse para as duas funçoes e de quebra, até um pequeno comercio, para evitar essas barracas malditas...
Uhr Ban no está en línea   Reply With Quote
Old July 10th, 2012, 07:42 AM   #66
CharlesCTC
Registered User

Likes (Received): 406

Quote:
Me lembro que o César Maia reformou a pista de Bangu até Santa Cruz, mas a Wikipedia diz que nessa reforma foram construídas faixas adicionais... Mas o que eu me lembro esse trecho teve sempre seis faixas de rolamento.
Não é verdade. Esse trecho só passou a contar com 6 faixas a partir de 2002-2003. Antes eram duas faixas por sentido, totalizando 4 faixas de rolamento.

Moro as margens da Brasil a mais de 20 anos e me lembro perfeitamente de como era antes da obra feita pelo Cesar Maia.
CharlesCTC no está en línea   Reply With Quote
Old July 10th, 2012, 08:25 AM   #67
sharles38
520

sharles38's Avatar

Quote:
Originally Posted by Rodrjgw View Post
É do thread do TransBrasil, mas irei postar aqui "minha ideia" para o BRT na via.

P.S.: Apesar de ter posto uma linha "Margaridas - SBRJ", ela poderia ter terminal na Rodoviária, assim como a linha que sai da FioCrus (evitando as estações ao longo da Rodrigues Alves e possibilitando apenas uma faixa para BRT nesta).

P.S. 2: Entre Santa Cruz e Deodoro poderia haver linhas alimentadoras.
Não sei se entendi muito bem mas o máximo que vc aceita é uma linha entre Margaridas - SBRJ, é isso? Mas saindo da Rodoviária Novo Rio, poderia ir até Deodoro, vc ñ acha?

Vc pensa em BRT até o Morisco, é? Me agrada a idéia.

Last edited by sharles38; July 10th, 2012 at 08:53 AM.
sharles38 no está en línea   Reply With Quote
Old July 10th, 2012, 09:21 AM   #68
Rodrjgw
Fashion

Rodrjgw's Avatar

Likes (Received): 2482

Quote:
Originally Posted by sharles38

Não sei se entendi muito bem mas o máximo que vc aceita é uma linha entre Margaridas - SBRJ, é isso? Mas saindo da Rodoviária Novo Rio, poderia ir até Deodoro, vc ñ acha?

Vc pensa em BRT até o Morisco, é? Me agrada a idéia.
A questão maior na minha ideia é impor a baldeação ao BRT. Assim, seria sempre mais vantajoso (em termos de tempo de deslocanento e número de baldeações) utilizar o trem. Nesse esquema que montei, se troncaliza os intermunicipais, resolve -se a questão de mobilidade entre os aeroportos e a da Ilha e cria -se um sistema que se integra e alimenta todos os demais modais.

Uma linha direta de Deodoro até a Rodoviária, dentro da minha concepção, só valeria a pena se fosse paradora (perdendo, e muito, em tempo para a opção de baldeação com metrô ou SuperVia) .

Minha ideia de esticar o sistema até Botafogo é para evitar que passageiros do sistema embarquem na Linha 1 sentido Zona Sul em seu trecho crítico. Além disso, eliminaria -se as linhas 1xx, 3xx via orla e 4xx do Centro, com os ônibus convencionais servindo, apenas, o deslocamento interno da Zona Sul.

Bem, no mais, o TransBrasil é um chance única de revitalizar a Av. Brasil. Chega a ser lamentável que tal oportunidade seja pedida por um sistema e projeto mal elaborado e ineficiente, impondo carregamento inapropriado ao modal escolhido e concorrendo de forma predadória com outros modais. Transportes tem que se integrar, não concorrer.

Vou passar este post pro thread do TransBrasil. Continuamos o debate por lá.

Em busca do metrô perfeito para o Rio de Janeiro e Região Metropolitana.
QueroMetro.com
Rodrjgw no está en línea   Reply With Quote
Old July 10th, 2012, 09:24 AM   #69
Vinicius
SSC Brasil

Vinicius's Avatar

Likes (Received): 7071

Se vocês já acham impensável sinais na Avenida Brasil, imaginem uma passagem de nível em 1973, quando a avenida já possuía tráfego intenso:

Ela ficava no Caju e foi substituída em 1974 pelo viaduto da Linha Japeri - Arará:

Fotos de “A Formação das Estradas de Ferro no Rio de Janeiro – O Resgate de sua Memória”
Vinicius no está en línea   Reply With Quote
Old July 10th, 2012, 09:29 AM   #70
Rodrjgw
Fashion

Rodrjgw's Avatar

Quote:
Originally Posted by Vinicius
Se vocês já acham impensável sinais na Avenida Brasil, imaginem uma passagem de nível em 1973, quando a avenida já possuía tráfego intenso:

Ela ficava no Caju e foi substituída em 1974 pelo viaduto da Linha Japeri - Arará:

Fotos de “A Formação das Estradas de Ferro no Rio de Janeiro – O Resgate de sua Memória”
Como assim?? Rs

Essa passagem funcionava da mesma forma que a da Francisco Bicalho? Devia ter muitos acidentes...

QueroMetro.com
Old July 10th, 2012, 10:00 AM   #71
sharles38
520

sharles38's Avatar

Quote:
Originally Posted by Rodrjgw View Post
A questão maior na minha ideia é impor a baldeação ao BRT. Assim, seria sempre mais vantajoso (em termos de tempo de deslocanento e número de baldeações) utilizar o trem.
Mas isso não é criar dificuldade para vender facilidade não?

Quote:
Uma linha direta de Deodoro até a Rodoviária, dentro da minha concepção, só valeria a pena se fosse paradora (perdendo, e muito, em tempo para a opção de baldeação com metrô ou SuperVia).
Sabe o que parece, que vc ta dizendo assim: Só valeria a pena se não valesse a pena.

Quote:
Originally Posted by Vinicius View Post
Até que enfim vc deu o ar da graça, Vinícius.

Last edited by sharles38; July 10th, 2012 at 10:07 AM.
sharles38 no está en línea   Reply With Quote
Old July 10th, 2012, 12:55 PM   #72
Rodrjgw
Fashion

Rodrjgw's Avatar

Quote:
Originally Posted by sharles38

Mas isso não é criar dificuldade para vender facilidade não?

Sabe o que parece, que vc ta dizendo assim: Só valeria a pena se não valesse a pena.
Mas é por aí mesmo. A ideia é organizar e troncalizar o sistema, incentivando um maior carregamento nos modais de maior capacidade e diminuindo o carregamento na Av. Brasil. Ou seja, o BRT deve servir para integrar os ramais de trem e metrô, evitando ao máximo que o deslocamento radial seja feito por ele.

Ou seja, só vale a pena se não valer a pena o deslocamento radial pelo modal.

QueroMetro.com
Old July 10th, 2012, 01:19 PM   #73
Emanuel Paiva
Registered User

Emanuel Paiva's Avatar

Likes (Received): 6281

Quote:
Originally Posted by morioli View Post
O pior sinal e o primeiro a sair foi o do Ceasa Irajá, considerado sinal da morte.
Imaginem aqueles caminhões todos cruzando a pista...
Quote:
Foi em que época, Morioli? (é, sou curioso )

Se não estou enganado foi no final dos anos 70 + anos 80 + anos 90...
Old July 10th, 2012, 02:53 PM   #74
lorrampaiva
Tenório, o cabra macho

lorrampaiva's Avatar

Likes (Received): 2996

Quote:
Originally Posted by CharlesCTC View Post
Não é verdade. Esse trecho só passou a contar com 6 faixas a partir de 2002-2003. Antes eram duas faixas por sentido, totalizando 4 faixas de rolamento.

Moro as margens da Brasil a mais de 20 anos e me lembro perfeitamente de como era antes da obra feita pelo Cesar Maia.
Obrigado. Talvez tenha sido a minha memória falha.
"VISITE UMA IGREJA EVANGÉLICA DOMINGO ÀS 19:00"
"SÓ JESUS EXPULSA IEMANJÁ DAS PESSOAS"
"BÚZIOS E CARTAS 3342-8101"
lorrampaiva no está en línea   Reply With Quote
Old July 10th, 2012, 02:56 PM   #75
FloripaNation
Não creio no que não vejo

FloripaNation's Avatar

Likes (Received): 11224

Lembrei da novela na mesma hora rrrsrs.
Old July 10th, 2012, 03:36 PM   #76
Guilherme2004
Registered User

Guilherme2004's Avatar

Likes (Received): 708

Alguém tem conhecimento sobre o que vem ocorrendo na UFE - "Fábrica de Sabão Português", no Cajú, estão quebrando várias partes da fábrica e venho notando que está fechada durante esses dias. Será apenas uma modernização ou a tradicional empresa saiu dali ?
Guilherme2004 no está en línea   Reply With Quote
Old July 10th, 2012, 04:44 PM   #77
Emanuel Paiva
Registered User

Emanuel Paiva's Avatar

Quote:
Originally Posted by Vinicius View Post

Incrível! Em 1973 eu tinha 10 anos, mas não tenho lembranças da Av. Brasil nessa época.
Old July 10th, 2012, 06:17 PM   #78
erissonv
Registered User

erissonv's Avatar

Likes (Received): 1387

essa passagem de nível fica bem na altura do borracheiro de benfica, entre as favelas do arará e do parque alegria
erissonv no está en línea   Reply With Quote
Old July 10th, 2012, 06:23 PM   #79
CARIOCAemSSA
Registered User

CARIOCAemSSA's Avatar

Likes (Received): 14112

Quote:
Originally Posted by Emanuel Paiva View Post
Incrível! Em 1973 eu tinha 10 anos, mas não tenho lembranças da Av. Brasil nessa época.
Você vai fazer 50 anos no próximo ano?
CARIOCAemSSA no está en línea   Reply With Quote
Old July 10th, 2012, 08:29 PM   #80
Emanuel Paiva
Registered User

Emanuel Paiva's Avatar

Quote:
Originally Posted by CARIOCAemSSA View Post
Você vai fazer 50 anos no próximo ano?
5.0 turbinado

Reply