daily menu » rate the banner | guess the city | one on oneforums map | privacy policy (aug.2, 2013) | DMCA policy | flipboard magazine

Go Back   SkyscraperCity > European Forums > Fórum Português > Arquitectura e Urbanismo > Transportes e Infraestruturas > Rodovias

Closed Thread

Thread Tools Rate Thread
Old March 12th, 2007, 03:01 PM   #1
mynuster
E.I.!

mynuster's Avatar

Likes (Received): 25

Estradas de Portugal [VI]

Estradas de Portugal [I]
http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=230678

Estradas de Portugal [II]
http://skyscrapercity.com/showthread.php?t=335663

Estradas de Portugal [III]
http://skyscrapercity.com/showthread.php?t=389645

Estradas de Portugal [IV]
http://skyscrapercity.com/showthread.php?t=406090

Estradas de Portugal [V]
http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=424850

Sponsored Links

Old March 12th, 2007, 03:03 PM   #2
mynuster
E.I.!

mynuster's Avatar

6ª temporada ..emoçao ao rubro

reflex dps podes pôr em sticky sff
Old March 12th, 2007, 06:48 PM   #3
Barragon
Barra for Friends

Barragon's Avatar

Likes (Received): 831

Já parece o 24h

The Latest Photo Reports: Porto Alto :: Aveiras de Cima :: Rio Maior :: Marinhas do Sal :: Santa Comba Dão :: Tondela

Fat people are harder to kidnap
Barragon no está en línea  
Old March 12th, 2007, 07:28 PM   #4
pedrodepinto
Feliz 2014 ;)!

pedrodepinto's Avatar

Likes (Received): 264

Quote:
Originally Posted by mynuster View Post
6ª temporada ..emoçao ao rubro

Quote:
Originally Posted by Barragon View Post
De certeza que é A24... Como está esta na lista de AE's?
Talvez não, porque a orientação é Viseu-Vila Verde de Raia. Não conheço a AE, mas diria, segundo a lista, que a quilometragem começa em Viseu, com o primeiro quilómetro, e termina em Vila Verde. Não faria sentido começar agora a quilometragem em Coimbra, alternado as placas todas ! Por isso talvez a A14, não? Não estou interessado nisso, mas tenho de me divertir com algo, não é mynuster ?
pedrodepinto no está en línea  
Old March 12th, 2007, 07:30 PM   #5
Barragon
Barra for Friends

Barragon's Avatar

Nem eu me interesso nisso..... Mas a A24 continua a sul de Viseu pela IP3... não faz sentido que não seja a A24...

The Latest Photo Reports: Porto Alto :: Aveiras de Cima :: Rio Maior :: Marinhas do Sal :: Santa Comba Dão :: Tondela

Old March 12th, 2007, 08:23 PM   #6
Portvscalem
a revolta da francesinha

Portvscalem's Avatar

Likes (Received): 3

Olhem, uma noticia aqui do porto, parece que a via norte está finalmente a ser ampliada......tinha de passar por lá para confirmar.....e alguem sabe se por acaso está previsto arranjar uma forma de prolongar a via norte até à CREP?
Portvscalem no está en línea  
Old March 12th, 2007, 09:13 PM   #7
pedrodepinto
Feliz 2014 ;)!

pedrodepinto's Avatar

Likes (Received): 264

Quote:
Originally Posted by Portvscalem View Post
Olhem, uma noticia aqui do porto, parece que a via norte está finalmente a ser ampliada......tinha de passar por lá para confirmar.....e alguem sabe se por acaso está previsto arranjar uma forma de prolongar a via norte até à CREP?
Não sei de nada ...
pedrodepinto no está en línea  
Old March 12th, 2007, 09:14 PM   #8
mynuster
E.I.!

mynuster's Avatar

Quote:
Originally Posted by pedrodepinto View Post

Talvez não, porque a orientação é Viseu-Vila Verde de Raia. Não conheço a AE, mas diria, segundo a lista, que a quilometragem começa em Viseu, com o primeiro quilómetro, e termina em Vila Verde. Não faria sentido começar agora a quilometragem em Coimbra, alternado as placas todas ! Por isso talvez a A14, não? Não estou interessado nisso, mas tenho de me divertir com algo, não é mynuster ?
Old March 13th, 2007, 12:17 AM   #9
daniel322
Registered User

Likes (Received): 311

Novo IP3 agrada a autarcas do distrito de Coimbra

A prometida auto-estrada entre Coimbra e Viseu, apesar de um novo traçado, praticamente todo no distrito de Viseu, não colhe impressões negativas da parte dos autarcas Carlos Encarnação e Maurício Marques

O secretário de Estado das Obras Públicas anunciou, no sábado, a construção de «um novo IP3» entre Coimbra e Viseu, com um traçado que pouco tem a ver com o actual e que, na zona litoral representa um novo IC2 até à Mealhada e a extensão do IC12 até ao Rojão Grande, na zona de Santa Comba Dão.

Trata-se de um investimento de 320 milhões de euros, prevendo-se que influencie a vida de cerca de 340 mil habitantes das zonas de influência da estrada, tendo sido garantido que, em Abril, será iniciado o processo de avaliação ambiental.

Paulo Campos anunciou a obra como uma ligação transfronteiriça integrada no programa “Ligar-Coimbra”, que incluiu a realização de novas vias de ligação entre a sede de distrito e o interior.

Na prática, o novo traçado compreende uma auto-estrada entre Coimbra e a zona da Mealhada, seguindo depois a norte do maciço da Serra do Buçaco até Santa Comba Dão (Rojão Grande), onde entronca no IC12 (que segue até Canas de Senhorim) e no IP3 actual, que será também requalificado.

Esta solução retira várias dezenas de quilómetros de via estruturante ao distrito de Coimbra, favorecendo os distritos de Aveiro e Viseu, que recebem assim a construção do que faltava de IC12 até ao litoral, como tinha sido defendido pelos autarcas viseenses de Mortágua e Santa Comba Dão.
O trânsito nacional e internacional em direcção ao interior deixará, desta forma, de passar por Coimbra e Penacova, uma realidade que os autarcas dos dois concelhos relativizam, vendo até vantagens na sua concretização.

O presidente da Câmara Municipal de Coimbra, Carlos Encarnação, disse ao Diário de Coimbra não ter qualquer tipo de crítica ao novo traçado. «O meu grande objectivo é que seja feita», afirmou, frisando que «não quero uma auto-
-estrada dentro da cidade, quero apenas que exista uma ligação rápida a Viseu e ao interior do distrito».

Penacova sem alternativas
para eventuais portagens

Também Maurício Marques prefere ver vantagens na decisão do Ministério das Obras Públicas. «Acho que, com a nova auto-estrada, Penacova não perde importância, porque o novo traçado terá portagens e nós ficaremos melhor», disse o autarca, explicando que o actual IP3, «irá permitir melhor acessibilidade a Penacova, com menos tráfego e melhores condições de segurança».

De acordo com o edil de Penacova, a duplicação do actual traçado, para além de tecnicamente difícil, uma vez que teria pagamento de portagens, iria colocar o problema das alternativas rodoviárias, «que não existem».
Para além disso, Maurício Marques explica que a primeira solução apresentada implicava a construção de um túnel na Serra do Buçaco, que colocaria em risco a exploração da “Água das Caldas de Penacova”, assim como da “Água do Luso”, pelo que foi colocada de lado.

Dizendo ter garantias da requalificação do actual troço, o edil desvaloriza eventuais prejuízos para o comércio, referindo que «quem vem cá comer, não é pelo facto de haver aqui o IP3, pelo que vai continuar a vir».
Quem não se mostra tão confiante é o comandante dos Bombeiros Voluntários de Penacova que considera a estrada perigosa tal como está. «Como penacovense, gostaria que houvesse uma duplicação do IP3, mas, a verdade é que esta solução poderá tirar algum trânsito», disse António Simões, frisando que, «com o actual traçado, tem problemas de segurança, com ou sem trânsito».

«Deixá-lo como estará continua a ser um perigo para quem lá circula», sublinhou.

in diario de coimbra
daniel322 no está en línea  
Old March 13th, 2007, 12:38 AM   #10
Nephasto
Enlightened user

Nephasto's Avatar

Likes (Received): 67

Quote:
Originally Posted by Portvscalem View Post

O troço que está em obras é entre a A4 (mais precisamente entre o nó do mosteiro de Leça do Balio) e a Efacec. A obra tem a ver com o nó com a A4 e a empresa responsável é a AENOR.
Creio que estão a alargar para 3 vias por sentido entre o nó do mosteiro e a Efacec. Embora na parte que já tenham asfaltado de novo ainda só tenham pintadas 2 vias... mas ainda sobra muito espaço à direita. Quase com certeza que esse troço passará a 3+3.

Quanto à extensão até à CREP não há planos para se fazer nada, nem me parece que se vá fazer nada. Para ires até à CREP/IC24/A41 tens apenas de seguir por umas das estradas que dão continuação à via norte (N13 ou N14) até lá.
Eu tenho até ideia que se chama via norte a toda a N14 desde o Castelo até à VCI, embora só o troço entre a junção com a N13 e a VCI é que tenha 2 vias em casa sentido.
Old March 13th, 2007, 12:41 AM   #11
Portvscalem
a revolta da francesinha

Portvscalem's Avatar

é que creio que existem planos para alargar toda a via norte, pensava k tavam a avançar.....já a ligação á crep, é dakelas coisas, a via norte em perfil de autoestrada fica a escassos metros da crep.....é mesmo ter a maia pelo meio o prob.....
Old March 13th, 2007, 12:46 AM   #12
Nephasto
Enlightened user

Nephasto's Avatar

A via norte não tem nunca perfil de AE.
Tem 2 vias por sentido em faixas separadas, mas não tem nem nunca terá perfil de AE... nem condições de AE.

Mas não há problema.... é basicamente uma via urbana, e o facto de ter uma velocidade máxima bastante inferior à de uma AE (70km/h) contribui inclusivamente para um aumento da sua capacidade.
Old March 13th, 2007, 12:49 AM   #13
Portvscalem
a revolta da francesinha

Portvscalem's Avatar

perfil de ae são no minimo duas vias para cada lado separadas por separador central, creio eu......
Old March 13th, 2007, 12:57 AM   #14
Nephasto
Enlightened user

Nephasto's Avatar

Tem certamente um perfil 2+2... mas não perfil de AE, por várias razões:

-A geometria em planta não é má, mas a rasante não tem as características exigídas numa AE (tem subidas e descidas muito rápidas)
-Não tem bermas
-Tem algumas entradas e saídas sem qualquer tipo de vias de aceleração/desaceleração

Se se quisesse transforma-la numa AE, podiam-se alterar as entradas e saídas, mas acrescentar bermas seria bastante mais complicado, e alterar a rasante de modo a cumprir as exigências regulamentares de uma AE seria algo quase impossível.
Old March 14th, 2007, 04:01 PM   #15
DanielFigFoz
Registered User

DanielFigFoz's Avatar

Likes (Received): 338

Quote:
Originally Posted by Nephasto View Post

-A geometria em planta não é má, mas a rasante não tem as características exigídas numa AE (tem subidas e descidas muito rápidas)
-Não tem bermas
-Tem algumas entradas e saídas sem qualquer tipo de vias de aceleração/desaceleração

Se se quisesse transforma-la numa AE, podiam-se alterar as entradas e saídas, mas acrescentar bermas seria bastante mais complicado, e alterar a rasante de modo a cumprir as exigências regulamentares de uma AE seria algo quase impossível.

O inicio da A14 não tem berma; ha 3 entradas e um carro tem q parar completamente para conseguir ver e a Auto-Estrada inteira tem subidas e desidas muito rápidas
DanielFigFoz no está en línea  
Old March 14th, 2007, 11:09 PM   #16
Sky11
Hugs are always free

Sky11's Avatar

Likes (Received): 1

Quote:
Originally Posted by DFM View Post
O inicio da A14 não tem berma; ha 3 entradas e um carro tem q parar completamente para conseguir ver e a Auto-Estrada inteira tem subidas e desidas muito rápidas
Essa é a parte da A14 que já existe há muitos anos, junto à Figueira da Foz. Corresponde a outra geração de AE e está isenta de portagem. Estou certo que brevemente (talvez com a inauguração da A17) esse troço será beneficiado e ficará com as características totais de uma AE.
É uma excepção que confirma a regra.

Já a Via Norte no Porto ou os Cabos Avila em Lisboa jamais poderão ser transformados numa AE "completa". São vias urbanas de grande circulação, e que foram sujeitas durante vários anos a remendos ou alargamentos. No entanto servem os seus objectivos.
Sky11 no está en línea  
Old March 15th, 2007, 01:04 AM   #17
Nephasto
Enlightened user

Nephasto's Avatar

Exacto.
Old March 15th, 2007, 01:08 AM   #18
Nephasto
Enlightened user

Nephasto's Avatar

E pelo que estou a ver no Google Earth, isso na A-14 só acontece mesmo no nó com a N109, quando a AE já se está a transformar numa via urbana, para entrar na cidade. Não é significativo, e certamente não é representativo da A-14.
Old March 15th, 2007, 01:37 AM   #19
Barragon
Barra for Friends

Barragon's Avatar

Essa zona é complicada porque já é um troço dentro da cidade, agora não sei se já existia antes da A14 se foi construido para o acesso a esta. O novo ICI/A17 vai passar bastante longe do centro da cidade. As pessoas terão que sair na A14 para irem para o centro. Não sei se haverá outra saída para Vila Verde ou antes da A17 para Quiaios. Será uma SCUT paga certo?

Old March 15th, 2007, 01:43 AM   #20
Barragon
Barra for Friends

Barragon's Avatar

Quote:
Originally Posted by Nephasto View Post

-Não tem bermas
O que me dizes da ponte internacional do Guadiana ?

Closed Thread

Thread Tools
Rate This Thread
Rate This Thread:

Posting Rules