search the site
 daily menu » rate the banner | guess the city | one on oneforums map | privacy policy | DMCA | news magazine | posting guidelines

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Brasil > Fóruns Gerais > Infraestrutura e Transporte > Infraestrutura e Transporte > Transporte Ferroviário

Global Announcement

As a general reminder, please respect others and respect copyrights. Go here to familiarize yourself with our posting policy.

Reply

Thread Tools Rating: Thread Rating: 213 votes, 4.93 average.
Old September 10th, 2010, 02:28 PM   #1001
Charles Tôrres
Street Photographer

Charles Tôrres's Avatar

Likes (Received): 527

Quote:
Originally Posted by Felippe_BH View Post
Concordo plenamente. É chato pensar que a dois anos atrás eu vinha aqui e via projetos magníficos que realmente mudariam nosso cotidiano. Não apenas no âmbito do transporte ferroviário mas falando de um conceito estrutural. Isso me deixava super esperançoso. Hoje o que se vê são no máximo obras feitas às pressas e sem planejamento.
Também estou cansado desse blá-blá-blá. Acho que nem vale a pena postar aqui. O idealismo do brasileiro já fritou meu cerébro. No projeto, temos planos e planos de primeiro mundo. Mas no que diz respeito à prática e execução, provamos que somos o terceiro mundo, justamente pela falta de vergonha na cara.
Eu só discordo com você em uma coisa: verba. Isso não falta.
Pronto, falei!
hauhauahuaahauhauha
Até falta sim. Estimativas dizem que, para finalizar as linhas 2 e 3 do metrô de BH, precisa-se de, aproximadamente, 3 bilhões de reais... cara, é muita grana.

Acesse: charles50mm.com
Charles Tôrres no está en línea   Reply With Quote

Sponsored Links
Old September 10th, 2010, 03:31 PM   #1002
Ar-Nimruzîr
ontogeny recapitulates...

Ar-Nimruzîr's Avatar

A impressão que tenho é que o problema não é financiamento, mas sim a falta de empenho das partes envolvidas (governo federal e estadual) na expansão do metrô mineiro.
Ar-Nimruzîr no está en línea   Reply With Quote
Old September 10th, 2010, 05:27 PM   #1003
lgot
Registered User

lgot's Avatar

Likes (Received): 6104

Com certeza já que tem verba de 15 bi para o TAV, 1bi para o CAMG, 1bi para a Reforma do mineirão (não sou contra estas obras) e financiamento especial do BNDES para a fusão da OI com BR telecom pq o país necessita de uma tele de nível global!
lgot no está en línea   Reply With Quote
Old September 10th, 2010, 10:08 PM   #1004
Felippe_BH
Registered User

Felippe_BH's Avatar

Likes (Received): 0

Quote:
Originally Posted by WYZ View Post

Mas todo sistema de transposte público é deficitário e precisa de subsídio do governo para se tornar viável.

Um exemplo é o de NYC que é bem grande e atende uma multidão de gente diariamente."The fare revenues, according to FTA data, of NYCT buses, the MTA Bus Company, Long Island Bus, the Westchester Bee Line, and the host of smaller transit systems within the MTA region, added to $1 billion, with the vast majority of this ($912 million) collected in New York City. The net operating subsidy for the subway is just under $1 billion, with the net operating subsidy for the commuter rail systems almost as much." (O subway e o trem metropolitano precisam de mais ou menos U$1bi por ano para se manter, mas o subway transporta mais passageiros, por isso é menos deficitário que o trem urbano.)

O sistema de metrô de NYC (subway) paga entre 60% e 70% do seu custo de operação, dependendo da época do ano, fazendo uma média anual de aproximadamente 67%. Mas o sistema é o menos deficitário dos EUA, o que nos leva a pensar que os outros sistemas dependem ainda mais de subsídio governamental.
Então o fato do Metrô BH ser deficitário não necessariamente faz com que ele seja pouco atraente, desde que seja firmado o valor do subsídio ou a porcentagem, o que seria mais interessante.

Situação complicada. Desse jeito então não adianta nem falar em PPP, certo? Acho que nenhum investidor privado gostaria de investir num sistema tão incerto, quando não deficitário. A solução seria realmente confiar estes serviços à gestão pública. Porém, acho que a Prefeitura não teria condições de arcar com as despesas periódicos de um metrô. Por outro lado, o Governo Federal não dá a mínima pro Metro-BH, que está empacado e merecia uma expansão gradual faz anos. O Estadual daria conta do recado? Qual a solução pra isso? Mais uma vez: complicado!
Bom, pelo menos estamos chegando a um debate interessante aqui. Bom post.
Felippe_BH no está en línea   Reply With Quote
Old September 10th, 2010, 10:15 PM   #1005
Felippe_BH
Registered User

Felippe_BH's Avatar

Quote:
Originally Posted by CharlesBH View Post
Até falta sim. Estimativas dizem que, para finalizar as linhas 2 e 3 do metrô de BH, precisa-se de, aproximadamente, 3 bilhões de reais... cara, é muita grana.
É muita grana. Mas se levarmos em conta que até agora o impostômetro está na casa dos 800 BI-lhões só em 2010(ainda falta um trimestre pro final), pode-se dizer que em 4 anos - tempo mínimo estimado da construção de uma linha - é uma conta que não doeria tanto aos cofres públicos. É emergencial. Tanto para os cidadãos, quanto para os gringos verem em 2014.
Old September 11th, 2010, 12:38 AM   #1006
lgot
Registered User

lgot's Avatar

Quote:
Originally Posted by Felippe_BH View Post

Situação complicada. Desse jeito então não adianta nem falar em PPP, certo? Acho que nenhum investidor privado gostaria de investir num sistema tão incerto, quando não deficitário. A solução seria realmente confiar estes serviços à gestão pública. Porém, acho que a Prefeitura não teria condições de arcar com as despesas periódicos de um metrô. Por outro lado, o Governo Federal não dá a mínima pro Metro-BH, que está empacado e merecia uma expansão gradual faz anos. O Estadual daria conta do recado? Qual a solução pra isso? Mais uma vez: complicado!
Bom, pelo menos estamos chegando a um debate interessante aqui. Bom post.
No estudo elaborado pelo governo estadual o sistema daria retorno no mínimo com cerca 700 mil passageiros e no caso de uma PPP o poder público cobriria a déficit. Por exemplo a PPP do mineirão prevê um desembolso do Estado a administradora dele, mas caso o passe a gerar um certo valor de receita passaria a pagar para o governo participações no lucro. No caso de transportes temos as PPPs do metrô de São Paulo e a da MG050. Vale lembrar que o modelo da Bhtrans também garante o lucro das empresas de ônibus.
Se nestes 8 anos o governo liberasse 200 milhões anos o que é pouco ja seriam 1,6 bi investidos, dá para imaginar que mesmo pouco já era algo para o metrô.
Old September 11th, 2010, 07:25 PM   #1007
Landerson Egg
®½! ½Ø

Landerson Egg's Avatar

Likes (Received): 1143

O problema é que investem apenas 1,6 % do PIB em infra-estrutura.

Visite meu thread sobre novas locomotivas:

Novas locomotivas para as ferrovias brasileiras

Last edited by Landerson Egg; September 12th, 2010 at 02:40 AM.
Landerson Egg no está en línea   Reply With Quote
Old September 13th, 2010, 01:18 AM   #1008
Mexicano21
Nem td que reluz é trilho

Mexicano21's Avatar

Likes (Received): 30

O problema é que mais de 80% está comprometido com folha de pagamento (isso é um chute meu, mas é alto mesmo); do que resta, outros tantos são fixados por lei para Saúde, Educação, Segurança, etc. Sobra muito pouco pra investimento mesmo.

Para todos que aprovam o modelo chinês: http://www.youtube.com/watch?v=AGJoaHr2QdM
Mexicano21 no está en línea   Reply With Quote
Old September 13th, 2010, 03:38 AM   #1009
Ramos
Brasil-Belindia é aqui

Ramos's Avatar

Likes (Received): 8756

Os mineiros se dizem cansados das promessas quanto ao Metrô BH mas o que fazem para cobrar as autoridades? Nada, nem uma mobilização, então não podem ficar reclamando , pois não fazem nada para mudar esse quadro. . .
Ramos no está en línea   Reply With Quote
Old September 13th, 2010, 09:22 PM   #1010
Felippe_BH
Registered User

Felippe_BH's Avatar

Quote:
Originally Posted by Mexicano21 View Post
O problema é que mais de 80% está comprometido com folha de pagamento (isso é um chute meu, mas é alto mesmo); do que resta, outros tantos são fixados por lei para Saúde, Educação, Segurança, etc. Sobra muito pouco pra investimento mesmo.
80%?? Muito alto esse chute, acho que é bem menos. O problema é a complexidade dos problemas do nosso país, são todas questões emergenciais. Num país que tem dimensões enormes. No Brasil os recursos são extremamente mal investidos. E isso se dá em TODAS as obras sem exceção( pegue uma obra isolada e verá), seja por superfaturamento, planejamento errado, desvio de verba e etc.
Old September 13th, 2010, 09:50 PM   #1011
sekelsenmat
Registered User

Likes (Received): 50

Quote:
Originally Posted by CharlesBH View Post
Não falta não. O Governo do Estado de Minas Gerais tem uma das melhores finanças do Brasil. Veja você mesmo: http://pt.wikipedia.org/wiki/Secreta...da_Fazenda_(MG)

Assumindo que as obras sejam feitas aos poucos, em 6 anos, seria 500 milhões por ano, que cabem totalmente no orçamento do governo de estado. Se fosse dividir entre prefeitura, estado e união então, nem se fala. Não é nem necessária a PPP.

A única coisa que falta nesse caso particular é vontade dos políticos envolvidos (prefeitura, estado e governo federal, todos são omissos nesse caso).

Quote:
Originally Posted by Mexicano21 View Post
Passou longe. MG gasta 40% com a folha de pagamento e investe quase 10%, o que é um percentual altíssimo para a média dos estados do Brasil. Ou seja, MG possuí excepcionais condições financeiras.
sekelsenmat no está en línea   Reply With Quote
Old September 13th, 2010, 09:57 PM   #1012
Felippe_BH
Registered User

Felippe_BH's Avatar

Quote:
Originally Posted by Ramos View Post
Os mineiros se dizem cansados das promessas quanto ao Metrô BH mas o que fazem para cobrar as autoridades? Nada, nem uma mobilização, então não podem ficar reclamando , pois não fazem nada para mudar esse quadro. . .
É, realmente não há fervor público quanto à isso. Mas existe sim um certo movimento. Eu vi um negócio sobre isso esses dias, vou procurar e postar aqui. Por agora fico devendo.
Mas reconheço que você está certíssimo, não tem ninguem cobrando de verdade.
Old September 13th, 2010, 11:36 PM   #1013
lgot
Registered User

lgot's Avatar

Quote:
Originally Posted by sekelsenmat View Post

Passou longe. MG gasta 40% com a folha de pagamento e investe quase 10%, o que é um percentual altíssimo para a média dos estados do Brasil. Ou seja, MG possuí excepcionais condições financeiras.

Não era o governo Federal não?
Old September 14th, 2010, 12:03 AM   #1014
Mexicano21

Mexicano21's Avatar

Acho que andei vendo algumas estatais ou autarquias, e devo ter extrapolado para todo o governo. Falha minha.

Para todos que aprovam o modelo chinês: http://www.youtube.com/watch?v=AGJoaHr2QdM
Old September 14th, 2010, 02:43 AM   #1015
Espartano_bsb
Registered User

Espartano_bsb's Avatar

Likes (Received): 3

A Lei de Responsabilidade Fiscal fixa limites para despesas com pessoal. Acho que os Estados podem gastar até 60%.
Espartano_bsb no está en línea   Reply With Quote
Old September 14th, 2010, 10:21 AM   #1016
Valderi
RFFSA, só para corajosos.

Valderi's Avatar

Likes (Received): 457

Quote:
Originally Posted by Espartano_bsb View Post
A Lei de Responsabilidade Fiscal fixa limites para despesas com pessoal. Acho que os Estados podem gastar até 60%.
Exato!!

Tem alguns aqui, como posso ver, que querem colocar a culpa nos servidores.
Esquecem eles que servidor também é o policial do 190, o médico do SAMU, a professorinha da Municipal de seu bairro ou o atendente do Poupa-Tempo.

NÃO SOMOS, EM TODA A SUA MAIORIA, COMO OS MAMADORES DE TETA DO SENADO, que representam 0,001 % dos servidores deste país - que aliás, tem menos servidores por habitante que na Europa e....EUA!! A MECA do Estado Mínimo.

Na União é mais restritivo: 50%.
Valderi no está en línea   Reply With Quote
Old September 14th, 2010, 05:40 PM   #1017
Mexicano21

Mexicano21's Avatar

Como eu fui o único a falar sobre servidores, devo assumir que se referiu a mim. Não, eu não coloquei a culpa nos servidores. Mesmo que eles existissem em excesso a culpa seria de quem os contratou, não deles próprios. Não me acuse do que eu não disse.

Também não saia você acusando levianamente uma instituição da república. É no mínimo paradoxal que você defenda uma, vá lá, "categoria", e ataque um órgão inteiro. O Senado é necessário, como todas as casas legislativas. Se um ou dois ou vários dos atuais senadores não fazem jus ao cargo que ocupam, isso é culpa deles, não do senado. De resto, seria curioso imaginar um país sem casas legislativas, só com "policiais, médicos, professorinhas e atendentes do poupa-tempo". Curioso eu disse? Não, seria uma bagunça mesmo, desordem, os mandatários dos executivos seriam verdadeiros Imperadores em suas jurisdições.

Traga os dados sobre países europeus e sobre os EUA, se o resto dos foristas não se incomodarem com o off (não há novidades relevantes nesse thread mesmo, mal não vai fazer). E as fontes, claro. E sobre a restrição na União, posso estar enganado, mas acho que a Lei de Responsabilidade Fiscal não se aplica à União ou é mais leve em relação a ela.

Old September 14th, 2010, 06:03 PM   #1018
pedro_omar
Registered User

pedro_omar's Avatar

Likes (Received): 117

Mudando um pouco o problema é que o Brasil pensa atrasado

Em BH vao tentar solucionar com BRT no lugar de metrô,não dou 3 anos de uso pro sistema de BRT ficar saturado,o defeito dos governantes é tentar fazer gambiarra,ao invés de solucionar o problema de vez.Falta vontade dos governantes,falar até eu falo uai,mas eles infelizmente querem fazer o que não dá prejuízo,ou fazem quando não há outra alternativa.BH vem crescendo muito no vetor norte,a Cristiano Machado,mesmo com um metrô passando perto tá um Caos já.
Estão ampliando o metrô de são paulo por que não tem outra alternativa mais,aposto que se tivesse como tampar o buraco não investiriam tanto assim.

Posso até estar muito errado,mas é o que eu acho.
pedro_omar no está en línea   Reply With Quote
Old September 14th, 2010, 07:20 PM   #1019
asdwq
Wazup

asdwq's Avatar

Likes (Received): 19

Quote:
Originally Posted by sekelsenmat View Post
Não falta não. O Governo do Estado de Minas Gerais tem uma das melhores finanças do Brasil. Veja você mesmo: http://pt.wikipedia.org/wiki/Secreta...da_Fazenda_(MG)

Assumindo que as obras sejam feitas aos poucos, em 6 anos, seria 500 milhões por ano, que cabem totalmente no orçamento do governo de estado. Se fosse dividir entre prefeitura, estado e união então, nem se fala. Não é nem necessária a PPP.

A única coisa que falta nesse caso particular é vontade dos políticos envolvidos (prefeitura, estado e governo federal, todos são omissos nesse caso).

O processo é muito, MUITO burocrático. o governo estadual não pode chegar e investir dinheiro no metrô que é da união. Nem sei como tem que ser, mas o governo estadual deveria fazer com o metrô o mesmo que quer fazer com o anel.. assumir todos os gastos e entrar na justiça pra isso. É, falta um pouco de vontade nisso.
asdwq no está en línea   Reply With Quote
Old September 14th, 2010, 07:27 PM   #1020
Landerson Egg
®½! ½Ø

Landerson Egg's Avatar

Likes (Received): 1143

09/09/10
Definida a programação da 26ª reunião do GPAA

A 26ª Reunião do Grupo Permanente de Auto Ajuda na área de manutenção metroferroviária (GPAA) será realizada no período de 17 a 19 de novembro, no Hotel Flat São Francisco, em Belo Horizonte. O evento objetiva estimular o intercâmbio de informações entre as operadoras metroferroviárias, consolidando o setor no Brasil e nos países participantes do grupo.

O evento colocará à disposição estandes com pontos de internet (wireless) e de energia. Para mais informações, entrar em contato pelos telefones (31) 3330-5600 ou 0800 317263.

DIA / MÊS LOCAL ATIVIDADES
17/11 HOTEL 13 às 14 horas - Visitação aos estandes

14 às 15 horas – Abertura

15 às 16 horas Coffee-break e visitação aos estandes

16 às 19 horas - Apresentação de patrocinadores e Reunião Interna do GPAA

19 às 21 horas - Coquetel de confraternização e visitação aos estandes

18/11 PÁTIO SÃO GABRIEL E HOTEL
8 às 12 horas - Visita técnica ao Complexo de Manutenção do Pátio São Gabriel
13 às 14 horas - Almoço no hotel
14 às 18 horas - Reunião Interna do GPAA
18 às 19 horas - Eleição Secretaria Biênio 2011/2012

19/11 HOTEL