daily menu » rate the banner | guess the city | one on oneforums map | privacy policy | DMCA | news magazine

Go Back   SkyscraperCity > European Forums > Fórum Português > Transportes e Infra-Estruturas > Rodovias

Closed Thread

Thread Tools
Old January 26th, 2010, 08:58 PM   #1
cardu
Registered User

Likes (Received): 4

OE2010: Governo estuda novas portagens em SCUT para além das anunciadas

- O Governo vai estudar a possibilidade e as condições de introduzir novas portagens em auto-estradas em regime SCUT para além das já anunciadas, segundo uma versão preliminar do Orçamento do Estado, a que a Lusa teve acesso.

Lisboa, 26 Jan (Lusa) - O Governo vai estudar a possibilidade e as condições de introduzir novas portagens em auto-estradas em regime SCUT para além das já anunciadas, segundo uma versão preliminar do Orçamento do Estado, a que a Lusa teve acesso.

De acordo com o documento, a introdução de portagens nas auto-estradas sem custos para o utilizador (SCUT) será feita "mediante alteração das bases das concessões e respectivos contratos na sequência de acordo", constituíndo o valor das portagens "receita própria da EP - Estradas de Portugal".

A versão preliminar do Orçamento do Estado avança que "o Governo determinará, em 2010, a realização de um estudo relativo à possibilidade e às condições de introdução de novas portagens em auto-estradas em regime SCUT".

fonte : jornal expresso

PS... vergonha.... A23 A24 A22 .... tudo com portagens!!!!!

a via do infante ate acho bem porque tem a n 125.... mas as outras nao tem nada
cardu no está en línea  

Sponsored Links

Old January 26th, 2010, 09:07 PM   #2
JB.
CB city

JB.'s Avatar

Likes (Received): 7

Eu não acredito que a A23 venha a ter portagens... Querem que a gente utilize o quê? Uma estradita onde mal cabe um carro? É só isso que há actualmente
Old January 26th, 2010, 10:07 PM   #3
Wolf2009
Lobito for friends

Wolf2009's Avatar

Likes (Received): 6

As pessoas têm de pagar aquilo que utilizam, eu acho bem se uns pagam outros não pagam porquê!?

Dizer que não existe alternativa é o contrário da Liberdade
Wolf2009 no está en línea  
Old January 26th, 2010, 10:14 PM   #4
Miguel_Arq
Home, sweet home

Miguel_Arq's Avatar

Likes (Received): 66

Eu também pago portagens nas duas auto-estradas que passam em Famalicão. E aqui também não há alternativas porque as velhas estradas nacionais transformaram-se em ruas urbanas, completamenmte saturadas de tráfego. Ir ao Porto pela N14 é uma tarefa praticamente impossível.
Relativamente às auto-estradas do interior, acho que devem manter sem portagem, até para ser umj incentivo à fixação de empresas, mas no litoral todas devem ter portagem. É uma questão de igualdade de direitos.
A estrada N13 não é pior do que a N14. Então porque razão não deverá haver portagens na A28?
Miguel_Arq no está en línea  
Old January 26th, 2010, 10:40 PM   #5
rpc08
Registered User

rpc08's Avatar

Likes (Received): 168

A notícia, em si, já não constitui uma novidade.

Quote:
Originally Posted by Wolf2009 View Post
As pessoas têm de pagar aquilo que utilizam, eu acho bem se uns pagam outros não pagam porquê!?
Porque as alternativas na maioria dos casos são estradas estreitas e às curvas. Eu sou apologista da tua ideia, mas só a partir do momento em que haja alternativas fiáveis às auto-estradas é que eu serei o primeiro a defender a sua colocação.

Actualmente, as únicas SCUTs que na minha opinião não merecem estar livres são a A17 entre Aveiro e Mira, e talvez a A22 porque a 125 vai ser requalificada. De resto, a A23 até tem boa alternativa mas é só de Castelo Branco para baixo; a A25 não tem alternativa, a não ser que queiram enfiar os camiões todos nos S estreitos da N16; no caso da A24, a N2 também é um desastre E mesmo no litoral, a N109 e a N13 são travessias urbanas atrás de travessias urbanas, sendo a A28 e a A29 auto-estradas fraquinhas, a A29 especialmente. No caso da A4 até Bragança, se lhe quiserem meter portagem que façam uma via totalmente nova.
Old January 26th, 2010, 11:38 PM   #6
JB.
CB city

JB.'s Avatar

Likes (Received): 7

Quote:
Originally Posted by Wolf2009 View Post
Porque se calhar a alternativa a pagar para ir numa auto-estrada, é não pagar nada mas não poder ir por lado nenhum. Se não há mais estradas o que vão fazer é obrigar as pessoas a pagar quer queiram fazer uma viagem de 5 km, ou uma de 100.
Old January 26th, 2010, 11:43 PM   #7
Barragon
Barra for Friends

Barragon's Avatar

Likes (Received): 1105

é por isso que eles estão a estudar as opções....

Quando a N125 estiver remodelada vais ver.

The Latest Photo Reports: Região de Lisboa :: Alentejo

Fat people are harder to kidnap
Barragon no está en línea  
Old January 26th, 2010, 11:45 PM   #8
Pelha
Registered User

Pelha's Avatar

Likes (Received): 64

Acho muitíssimo bem, mas por que raio haveria de haver filhos e enteados.. Fim à discriminação!
Pelha no está en línea  
Old January 26th, 2010, 11:46 PM   #9
Oponopono
Registered User

Likes (Received): 226

Eu nunca percebi é como raios, num país como Portugal, alguém se lembrou do conceito das SCUT, que é diferente.

Têm noção de quanto custa isso anualmente, bem, agora não directamente do OGE porque o governo fez desorçamentação pura para aquela aberração chamada Estradas de Portugal, S.A., mas em todo o caso acaba por ir parar ao Estado logo é um custo do Estado. Têm noção de quanto isso custa anualmente?
Oponopono no está en línea  
Old January 26th, 2010, 11:59 PM   #10
rpc08
Registered User

rpc08's Avatar

Oponopono, o grande problema no caso das SCUTs foi concessionar este tipo de estradas quando devia ter sido o Estado (EP) a pegar nelas e a explorá-las - teria sido uma opção bem mais barata, penso.

Quote:
Originally Posted by Pelha View Post
Acho muitíssimo bem, mas por que raio haveria de haver filhos e enteados.. Fim à discriminação!
É isso mesmo! São sempre os mesmos a serem prejudicados! Já é hora dessa escumalha preguiçosa deixar de andar a chupar o dinheiro que os lisboetas tanto fazem para ganhar!
Old January 27th, 2010, 12:03 AM   #11
Oponopono
Registered User

Quote:
Originally Posted by rpc08 View Post
Oponopono, o grande problema no caso das SCUTs foi concessionar este tipo de estradas quando devia ter sido o Estado (EP) a pegar nelas e a explorá-las - teria sido uma opção bem mais barata, penso.
Isso era totalmente inviavel, rpc. O estado não tinha dinheiro para uma coisa dessas. Aí então onde é que já ia a dívida pública? Ou, alternativamente, não se teriam feito muitas das AE, se se fosse a contar apenas com os recursos do estado. Que teria, aliás, sido o óbvio e normalmente é o que se faz com boa gestão. Contar com os recursos próprios, tomar alguns financiamentos ok mas com muita continha, peso e medida.

O erro foi outro mas aquele que foi realmente o erro não verás ninguém a admiti-lo. Nem os cidadãos, aliás. É ter havido olhos de rico em carteira de pobre. Isso sim, foi o erro. Gastar à doida e assumir compromissos futuros à tripa-forra sem pensar que teriam que ser pagos. Agora, claro, começam a acontecer estas coisas.
Old January 27th, 2010, 12:13 AM   #12
rpc08
Registered User

rpc08's Avatar

Certo, não me ocorreu isso. Mas, na tua opinião, a solução era fazer 0?
Old January 27th, 2010, 12:18 AM   #13
Barragon
Barra for Friends

Barragon's Avatar

A única solução é fazer como os coitados do OESTE que pagam a A8... mas que têm uns KM's à borliú ali para os lados de Óbidos.

Old January 27th, 2010, 12:19 AM   #14
sjay
Registered User

Likes (Received): 48

Quote:
Originally Posted by Miguel_Arq View Post
Eu também pago portagens nas duas auto-estradas que passam em Famalicão. E aqui também não há alternativas porque as velhas estradas nacionais transformaram-se em ruas urbanas, completamenmte saturadas de tráfego. Ir ao Porto pela N14 é uma tarefa praticamente impossível.
Relativamente às auto-estradas do interior, acho que devem manter sem portagem, até para ser umj incentivo à fixação de empresas, mas no litoral todas devem ter portagem. É uma questão de igualdade de direitos.
A estrada N13 não é pior do que a N14. Então porque razão não deverá haver portagens na A28?

não é pior que a N13? A N13 é má, mas a N14 de Famalicão até ao Porto é um caos. Sinceramenre não percebo porque é que as portagens do Litoral não são todas pagas. Para mim é optimo que faço mil e tal kms por semana, mas sinceramente não acho justo. As AE para o interior não devem ser pagas, apesar de achar que a A23 tem troços que deveriam ser pagos.

Na minha opinião A28, A29, troço até Abrantes da A23, troço das Caldas da A8, A41, A42 devem ser pagas. Existem alternativas? Não. Mas tb não temos dinheiro para andar aí a construir vias rapidas de borla. Para isso deveriam ser todas. Como disseram sou adepto do esquema Utilizador/Pagador
sjay no está en línea  
Old January 27th, 2010, 12:20 AM   #15
Oponopono
Registered User

Quote:
Originally Posted by rpc08 View Post
Certo, não me ocorreu isso. Mas, na tua opinião, a solução era fazer 0?
A minha opinião é exactamente a que era quando as SCUT foram feitas. Portugal não tem capacidade para sustentar luxos como as SCUT, logo, jamais deveria ter sido usado esse conceito. E a usar-se, jamais de forma tão extensa como o foi. É aceitavel usar-se com muita conta, peso e medida. Não é aceitavel que se use da forma que foi usado criando umas largas centenas de milhões anuais de dívida ao longo de várias décadas.

Ter-se-iam feito muito menos Auto-Estradas? Sem qualquer dúvida. Mas quem não tem dinheiro não tem vícios.

Solução agora? Um grande imbróglio. Colocar as portagens e o Estado continuar a cobrir a diferença entre o valor cobrado pelas portagens e a remuneração fixada com os concessionários. Eventualmente renegociar prazos também. Continua a sair dinheiro do estado mas é menos.
Old January 27th, 2010, 12:49 AM   #16
Miguel_Arq
Home, sweet home

Miguel_Arq's Avatar

Quote:
Originally Posted by sjay View Post
não é pior que a N13? A N13 é má, mas a N14 de Famalicão até ao Porto é um caos. Sinceramenre não percebo porque é que as portagens do Litoral não são todas pagas. Na minha opinião A28, A29, troço até Abrantes da A23, troço das Caldas da A8, A41, A42 devem ser pagas. Existem alternativas? Não. Mas tb não temos dinheiro para andar aí a construir vias rapidas de borla. Para isso deveriam ser todas. Como disseram sou adepto do esquema Utilizador/Pagador
Exactamente!
Concordo plenamente.
Eu sinto-me injustiçado porque pago 1.45€ sempre que vou ao Porto, isto porque a N14 não é alternativa. É uma via urbana, cheia de semáforos, rotundas e passadeiras. Já para não falar das filas intermináveis na Trofa e no Castêlo da Maia.
Já os habitantes da Póvoa de Varzim ou Vila do Conde (também cidades do litoral), fazem os mesmos quilómetros para o Porto e pagam 0€, com o pretexto de que a N13 não é alternativa.
Old January 27th, 2010, 12:51 AM   #17
Barragon
Barra for Friends

Barragon's Avatar

A23 até Abrantes paga? alternativa onde? nas curvas do Tramagal?

Old January 27th, 2010, 12:53 AM   #18
Miguel_Arq
Home, sweet home

Miguel_Arq's Avatar

Quote:
Originally Posted by Barragon View Post
A23 até Abrantes paga? alternativa onde? nas curvas do Tramagal?
Claro. Eu também passo em "1523" semáforos, rotundas e passadeiras se quiser ir ao Porto sem gastar 1.45€ para percorrer os escassos 18 Km de auto-estrada entre Famalicão e a Praça das Portagens.
Old January 27th, 2010, 11:31 AM   #19
RoadsterRunner
Profissional da desordem

RoadsterRunner's Avatar

Likes (Received): 264

Considero que o actual estado de diferenciação é que é totalmente inaceitável.
Ou pagam todos ou não paga nenhum.
E o argumento das supostas alternativas não "cola", pois ha casos onde não existem alternativas a paga-se portagens na mesma.
É tempo de acabar com a discriminação.
RoadsterRunner no está en línea  
Old January 27th, 2010, 12:55 PM   #20
pai nosso
Registered User

pai nosso's Avatar

Likes (Received): 716

Algumas da auto-estradas em regime de SCUT:

A16 – Lisboa-Alcabideche --------- os troços que faltam
A17 – Aveiro-Leiria --------------- toda a extensão
A19 – Leiria Sul-Leiria Norte -------- toda a extensão
A20 – VCI ------------------ de acordo com os critérios económicos, quase de certeza absoluta que vai ter que ser portajada--o que eu acho que vai ser divertido

A22 – Via do Infante -------- o governo não tem coragem de pôr portagens
A23 – Torres Novas-Guarda ------- acredito que ponha em parte do percurso
A24 – Viseu-Vila Nova de Raia ----- acho que vai continuar a ser SCUT
A25 – Aveiro-Vilar Formoso -------- acho que vai ser a pagar entre Aveiro-Viseu
A26 – Sines-Beja -------- toda a extensão
A27 – Viana do Castelo-Ponte de Lima -------- ainda não…!!!
A28 – Porto-Vilar de Mouros ------- acho que vai ser a pagar entre Porto-Viana
A29 – Aveiro-Vila Nova de Gaia ----------- toda a extensão
A32 – Coimbra-Vila Nova de Gaia ---------- toda a extensão
A36 – CRIL ----- de acordo com os critérios económicos, quase de certeza absoluta que vai ter que ser portajada--o que eu acho que vai ser divertido

A37 – IC19 ----- de acordo com os critérios económicos, quase de certeza absoluta que vai ter que ser portajada--o que eu acho que vai ser divertido

A41 – Perafita-Espinho --------- toda a extensão
A42 – Ermida-Lousada --------- toda a extensão
A43 – Porto-Aguiar de Sousa -------- Gondomar-Aguiar de Sousa
A44 – Gulpilhares-Oliveira do Douro ------ acho que se vai pagar entre Guilpilhares-A1

Fonte: Wikipedia

P.S.: 1)O anúncio das auto-estradas que vão passar a ser portajadas vai ser lançado uma a uma, que é para não causar muita confusão;

2) Pessoalmente continuo a concordar com a filosofia, “Ou pagam todos ou não paga nenhum”.
pai nosso no está en línea  

Closed Thread

Tags
portagens

Thread Tools

Posting Rules