daily menu » rate the banner | guess the city | one on oneforums map | privacy policy | DMCA | news magazine

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Fóruns Brasileiros > Fóruns Gerais > Arquitetura e Discussões Urbanas

Reply

Thread Tools Rating: Thread Rating: 3 votes, 5.00 average.
Old February 24th, 2009, 04:09 PM   #1
Thina
Registered User

Thina's Avatar

Likes (Received): 3312

Sobre aterramento da fiação

Segundo o Glossário do SSC Fiação são cabos elétricos revestidos de borracha sintética que ornamentam as cidades brasileiras.

Sponsored Links

Old February 24th, 2009, 04:18 PM   #2
Thina
Registered User

Thina's Avatar

O thread propõe tudo sobre fiação, é um assunto que vejo em todos os threads. Não comento sobre, mas me incomoda, aquelas que saem de casas, principalmente. Acho que é comum, porque talvez precisa,a cidade, pra ser mais exata,o local de estrutura!?Ou será falta de planejamento, e o custo, será falta de senso, porque tem partes novas em Jurerê Internacional que fizeram fiação aérea nas calçadas e é ruim para fotografar algumas casas.
Old February 24th, 2009, 04:44 PM   #3
Fabius_
Ad astra

Fabius_'s Avatar

Likes (Received): 1162

Em Campinas há muitos exemplos da feiura das fiações aéreas, à medida que só uma rua e poucos trechos de outras não têm esse horror...

Vou pegar fotos só do Cambuí (todas minhas), que é um bairro chique, mas tem fiação aéreas em TODAS as ruas. E só não tem na Praça Imprensa Fluminense (onde fica o Centro de Convivência).

Fiação nova da CPFL, com os fios de média tensão (11kV) mais próximos uns dos outros

De que adianta ter belos prédios e casas com esse emaranhado, tão feio quanto os gatos da periferia?

Fiação aérea prejudica as árvores

Já imaginaram o quanto ficaria melhor sem fiação?

Não bastasse o crime das pichações, há a fiação a broxar e enfeiar a cidade.

Para quem não sabe, sou fotógrafo do Emporis e frequentemente tenho de lidar com fios atrapalhando os prédios. Às vezes, recebo avisos dizendo "IMAGE HAS DISTRACTING ELEMENTS(...). Mas como vou tirar fotos sem os fios? Às vezes simplesmente não dá, eu teria que ficar no meio da avenida e ainda assim eles apareceriam...

E nas calçadas estreitas? Os postes simplesmente bloqueiam a passagem. Fiação aérea nas áreas densamente habitadas e/ou de alto padrão: sinônimo de subdesenvolvimento.

Eu sou favorável à fiação subterrânea, mas faço uma ressalva: os transformadores não deveriam ser enterrados, se aquilo pegar fogo, dá medo de ver pela televisão, como eu vi uma vez com um transformador enterrado que pegou fogo em Copacabana, imagine-se pessoalmente.

jose lucio liked this post
Fabius_ no está en línea   Reply With Quote
Old February 24th, 2009, 05:39 PM   #4
Kaique
Registered User

Kaique's Avatar

Likes (Received): 127

Não há muitos arranjos possíveis com os cabos de energia e telecomunicações. Nas áreas mais densas justifica aterrá-los. Já nas áreas menos densas e mais afastadas basta organizá-los. É mais seguro pois ficam protegidos do tempo. Não há problemas em ter os transformadores no subsolo desde que seja feito de maneira adequada.

Creio que poderíamos pagar uma contribuição na conta de energia com a finalidade de aterrar os cabos, desde que fosse reduzida a carga tributária sobre a mesma. Assim como já se faz com a taxa de iliminação pública. Deve ser feito com prazo, coisa como pagar por 5 anos até ter a fiação de uma cidade toda aterrada.
Kaique no está en línea   Reply With Quote
Old February 24th, 2009, 05:53 PM   #5
PejatBR
Registered User

PejatBR's Avatar

Likes (Received): 30

Sem falar que esses postes atrapalham a mobilidade nas calçadas que no Brasil são em grande maioria uma porcaria.
PejatBR no está en línea   Reply With Quote
Old February 25th, 2009, 03:18 PM   #6
Mkmillenium
I need a money tree...

Mkmillenium's Avatar

Likes (Received): 0

Se fossem bem feitas, tudo bem organizado, nao veria problema. É mais fácil a manutencao, mais barato e sem o risco de quebrar calcadas e ruas para retirar infiltracoes, contato com água e riscos de curtos circuitos.

Agora só sou a favor se for muito bem feito. A gente reclama da parte estática somente pois é mal feita a colocacao em calcadas estreitas, mas de resto nao vejo problema.

Nos EUA está cheio de fiacao aérea em cidades pequenas e é considerado um pais desenvolvido. Portanto nao sei porque no Brasil, que tem menos dinheiro nao possa ser o mesmo.
Mkmillenium no está en línea   Reply With Quote
Old February 25th, 2009, 05:55 PM   #7
Felipe_Ribas
Registered User

Pois é, é como disseram: é MUITO mais barato a fiação aerea. Enterrar tudo, alem de sair caro o projeto e a execução, tem a manutenção.
Felipe_Ribas no está en línea   Reply With Quote
Old February 25th, 2009, 06:00 PM   #8
ambiente2008
Registered User

ambiente2008's Avatar

Likes (Received): 1148

Esse tipo de fiação aérea é bastante típico de países da américa latina e dos EUA. Na Europa, mesmo as cidades que possuem fiação aérea não é assim tão "expressiva", na verdade nunca tinha visto transformadores pendurados em postes, apenas os vi quando viajei para esse continente.

ambiente2008 no está en línea   Reply With Quote
Old February 25th, 2009, 09:59 PM   #9
Fabius_
Ad astra

Fabius_'s Avatar

Likes (Received): 1162

Quote:
Originally Posted by Felipe_Ribas View Post
Pois é, é como disseram: é MUITO mais barato a fiação aerea. Enterrar tudo, alem de sair caro o projeto e a execução, tem a manutenção.
De acordo com o que li uma vez não me lembro onde, a fiação aérea custa menos de 15% da subterrânea.

Quote:
Originally Posted by ambiente2008 View Post
Esse tipo de fiação aérea é bastante típico de países da américa latina e dos EUA. Na Europa, mesmo as cidades que possuem fiação aérea não é assim tão "expressiva", na verdade nunca tinha visto transformadores pendurados em postes, apenas os vi quando viajei para esse continente.
É outra solução barata e prática para facilitar a instalação e manutenção do aparato elétrico de rua.

Posso contar algo que eu vi, ninguém me contou: no final da década de 1990 morava numa casa que fica em frente a um poste com transformador. Numa madrugada de um domingo de 1998 eu estava dormindo no sofá da sala de estar quando ouvi - BZZZZZZZZZZZZZZZZZ!!!!! e outros ruídos assustadores.
Olhei pelo vidro da janela, o brilho dava medo, eram faíscas para todo lado. Após uns 90 segundos o barulho e as faíscas pararam subitamente. Todas as imediações caíram no breu logo em seguida
De madrugada não havia ninguém andando por ali, mas e se fosse de dia?
Fiação e transformadores aéreos são um perigo...

O que me preocupa é desconhecer as consequências de uma explosão de um transformador enterrado.

Isto (infelizmente) é Brasil. Espero ver ainda esse horror ser eliminado de nossa visão.
Old February 25th, 2009, 10:28 PM   #10
Barriga-Verde
Registered User

Barriga-Verde's Avatar

Likes (Received): 5720

Praticamente todo o centro de Blumenau tem a fiação aterrada, além de bancos/calçadas padronizadas. Recentemente, algumas outras vias principais estão sendo reurbanizadas, felizmente. Fico feliz, pois a cidade tem apenas 300 mil habitantes e o turismo não é uma atividade muito expressiva no município (em comparação com as outras).
Barriga-Verde no está en línea   Reply With Quote
Old February 25th, 2009, 10:30 PM   #11
pulga
BANNED

no japão tb é bem comum

aqui no rio vários bairros já foram aterrados (todos que passaram pelo rio-cidade, inclusive o meu)

aqui algumas fotos do meu bairro sem fiação que achei no Flickr (http://www.flickr.com/photos/pfragoso)

aqui a lista de locais que passaram pelo rio-cidade e tiveram fiação aterrada

Rio Cidade Rocha Miranda
Rio Cidade Irajá
Rio Cidade Haddock Lobo
Rio Cidade Ramos
Rio Cidade Bangu
Rio Cidade Pavilhão
Rio Cidade Marquês de Abrantes
Rio Cidade Santa Cruz (1ª etapa)

Rio Marechal Hermes (1ª Etapa)
Rio Cidade Uruguai (1ª Etapa)
Rio Cidade Méier II
Rio Cidade Grajaú I e II
Rio Cidade Realengo - 85% executada
Rio Cidade Madureira - 90% executada
Rio Cidade Ilha do Governador II Cacúia-Cocotá (1ª etapa)

Veja os outros bairros que já foram
beneficiados pelo PROGRAMA RIO CIDADE

Bonsucesso
Botafogo – Voluntários da Pátria
Campo Grande
Catete
Centro
Copacabana
Ilha do Governador I
Ipanema
Laranjeiras
Leblon
Madureira I
Méier I
Pavuna
Penha
Vila Isabel
Taquara

Last edited by pulga; February 25th, 2009 at 10:45 PM.
pulga no está en línea   Reply With Quote
Old February 26th, 2009, 02:17 AM   #12
Poni
Soteropolitano

Poni's Avatar

Likes (Received): 1

Realmente,fiação aérea é horrivel

eu não sei se o custo pra aterrar é alto mas...

aquela ft do Japão é terrivel,nossa ! Que negócio feio !!
Old February 26th, 2009, 03:30 AM   #13
aleochi
carioca

aleochi's Avatar

Likes (Received): 782

Aqui no Rio todo o centro e uns 85% da zona sul tem fiacao aterrada... agora na zona norte e oeste eu diria que sao uns 50%, pelo menos os centros dos bairros sao aterrados. Eu particulamente descarto os riscos de acidentes com a fiacao aterrada pq sao pouquíssimos os casos ocorridos, já com a aérea e outra coisa, as possibilidades de acidente sao mil vezes maiores!
aleochi no está en línea   Reply With Quote
Old February 26th, 2009, 07:10 AM   #14
B.Fai
Viuvo da Mediga

B.Fai's Avatar

Likes (Received): 5

Quote:
Originally Posted by Poni View Post
Realmente,fiação aérea é horrivel

eu não sei se o custo pra aterrar é alto mas...

aquela ft do Japão é terrivel,nossa ! Que negócio feio !!
O custo é elevado sim, Esse artigo dá uma idéia do quanto isso é dispendioso - e porque a Eletropaulo e a Telefonica fazem tanto corpo mole:

http://www.ipce.com.br/newsdetail.asp?ID=44

De acordo com a Eletropaulo, os custos para aterrar toda a malha da cidade em cinco anos chega a casa dos 55 bilhões de reais!!

E isso era na época que o Serra era prefeito!!!

Essa noticia da uma ideia do montante que a Eletropaulo gasta anualmente com roubo de cabos e equipamentos que, se fossem aterrados, não sofreriam esse aspecto tão alto de furtos:

http://g1.globo.com/Noticias/SaoPaul...6-5605,00.html
B.Fai no está en línea   Reply With Quote
Old February 26th, 2009, 02:16 PM   #15
Rekarte
Libertarian

Rekarte's Avatar

Likes (Received): 3306

Antes de eu entrar no SSC,nem sabia que tinah pessoas que n gostavam da fiacção aeréa
e tbm nem sabia que existia fiação que não é aerea,nunca me epreocupe,eu ando no chão
e como ja falaram,é muito caro!
Rekarte no está en línea   Reply With Quote
Old February 26th, 2009, 04:01 PM   #16
Raul Neto
Registered User

Likes (Received): 73

Quote:
Originally Posted by Felipe_Ribas View Post
É, mas este cancro não se justifica. Por ser caro a aparência de bairros caros, onde paga-se um IPTU altíssimo, fica igual a da periferia. Curioso é que até a primeira metade do século XX, nossas cidades principais dispunham de rede aterrada em suas áreas centrais. E, muitas vezes, até hoje estas áreas são as únicas que continuam...aterradas. O que acontece, na minha modesta opinião, é o seguinte: a maioria das pessoas é tão desligada da estética urbana, sabe tão pouco acerca do que se passa a seu redor, que não olha para o lixo visual a sua volta e foca em outros aspectos.
Raul Neto no está en línea   Reply With Quote
Old February 26th, 2009, 04:11 PM   #17
Marcus_CG
BANNED

Likes (Received): 6

Aqui em Campina Grande em algumas ruas no centro da cidade toda fiação aérea foi aterrada,espera q e prefeitura continue com essa ação e complete todo o centro da cidade.
Algumas fotos:
1-

2-
3-
4-
Marcus_CG no está en línea   Reply With Quote
Old February 26th, 2009, 04:23 PM   #18
Thina
Registered User

Thina's Avatar

^ Dá um imagem mais limpa. Mas eu acho que é comum no centro aterrar fiação, como também em centros históricos famosos, e em alguns lugares como Beira Mar.
Old February 26th, 2009, 04:23 PM   #19
Raul Neto
Registered User

Likes (Received): 73

Quote:
Originally Posted by B.Fai View Post
O custo é elevado sim, Esse artigo dá uma idéia do quanto isso é dispendioso - e porque a Eletropaulo e a Telefonica fazem tanto corpo mole:

http://www.ipce.com.br/newsdetail.asp?ID=44

De acordo com a Eletropaulo, os custos para aterrar toda a malha da cidade em cinco anos chega a casa dos 55 bilhões de reais!!

E isso era na época que o Serra era prefeito!!!

Essa noticia da uma ideia do montante que a Eletropaulo gasta anualmente com roubo de cabos e equipamentos que, se fossem aterrados, não sofreriam esse aspecto tão alto de furtos:

http://g1.globo.com/Noticias/SaoPaul...6-5605,00.html
É, mas isso não se justica em São Paulo, sobretudo em lugares como os Jardins e mesmo áreas próximas ao centro como Santa Cecília ou Bela Vista, com seus inúmeros postes de cimento, medonhos, cheios de cabos, dijuntores e transformadores. Essa falta de cuidado se corrigia afastaria de São Paulo uma das suas características mais exaltadas por muita gente: a feiúra geral de seu urbanismo, exceto no centro, Paulista e algumas ruas de Higienópolis, não por acaso onde a rede é aterrada há décadas. Mas, como o povo é alienado e não olha ao redor de onde vive, não é ação que garanta votos. Aliás, muito ao contrário, para esta limpeza visual essencial e necessária é necessário abrir as calçadas e fazer obras que incomodam, e políticos evitam ações que incomodam em suas campanhas. Não proponho aterramento em Itaquera ou Guaianases, mas nos Jardins, nas áreas centrais, nos novos centros como Faria Lima e naquele horror da Berrini é essencial, é de primeira necessidade.
Raul Neto no está en línea   Reply With Quote
Old February 26th, 2009, 05:37 PM   #20
Sr. Mauá
Estamos por aí....

Sr. Mauá's Avatar

Likes (Received): 33

Rio de Janeiro quer ser o Pioneiro: Aterrar a Fiação é uma medida Necessária para uma cidade moderna e cosmopolita!

Aditivo ao novo Plano Diretor determina fim do emaranhado de fios nos céus da cidade

Josie Jerônimo - do Jornal "O DIA"

Rio - A preocupação com a poluição visual no Rio não aparece apenas no projeto de lei Cidade Limpa, apresentado quarta-feira na Câmara dos Vereadores e que prega redução drástica de faixas, cartazes e outdoors. O novo Plano Diretor do Município também pode mexer com a paisagem. De acordo com o aditivo 545, em cinco anos toda a fiação aérea deverá integrar a rede subterrânea. O Plano deverá ser votado na Câmara no início de 2008.

Ver o céu livre de fios que muitas vezes ganham penduricalhos como tênis velhos e pipas é privilégio apenas para moradores da orla ou freqüentadores de grandes vias como a Presidente Vargas e a Rio Branco. Se o aditivo, de autoria do vereador Jorge Felippe, for incorporado ao Plano Diretor, empresas de telefonia, eletricidade e TV a cabo terão que enterrar toda a fiação. "Cidades modernas não têm esse tipo de exposição de rede. Além da questão urbanística, é preciso pensar no respeito à vida, pois muitas crianças soltam pipas perto de fiação elétrica", argumenta Felippe.

O conselheiro do Instituto Brasileiro de Arquitetura do Rio (IAB) Carlos Fernando de Souza afirma que a ausência de fios contribuirá "paisagisticamente" para a limpeza da cidade. "Toda a fiação da telefonia ainda é aérea", observa. Algumas operadoras de TV a cabo iniciaram os trabalhos com fiação subterrânea, mas a maior parte da distribuição elétrica é feita pelo ar.

A grande polêmica é o custo. O quilômetro da fiação subterrânea é quatro vezes mais caro do que a aérea. Em algumas cidades em que o sistema foi substituído, o poder público dividiu os custos com as concessionárias para não repassar totalmente os gastos para as contas dos consumidores.

Quando o prefeito da capital paulista, Gilberto Kassab, iniciou o projeto Cidade Limpa muitos criticaram a falta de políticas para acabar com a fiação aérea, que também polui a cidade.

Reduzir de uma só vez a poluição visual e os acidentes causados pela fiação elétrica e telefônica aérea no estado é a proposta do projeto de lei 19/07, cuja efetivação foi garantida pela Assembléia Legislativa do Rio nesta quarta-feira (26/11). O projeto do deputado Paulo Ramos (PDT) havia sido vetado integralmente pelo Poder Executivo, mas o voto de 48 deputados garantiu a aplicação da norma, que será enviada para a promulgação pelo governador Sérgio Cabral dentro do prazo de dois dias. Caso o texto não seja promulgado neste limite, será reenviado para a Alerj, onde seu presidente, deputado Jorge Picciani (PMDB), promulgará. "Esta será uma lei que reduzirá danos à fiação, o que é bom para as concessionárias e para a população. Além disso, como conseqüência, deixará as cidades mais bonitas", aponta Ramos, que estabeleceu o prazo máximo de dez anos para toda a substituição. A proposta determina ainda que os municípios sejam consultados quanto ao uso do solo.

Reply

Thread Tools
Rate This Thread
Rate This Thread:

Posting Rules