SkyscraperCity Forum banner

Ipatinga, MG - Aéreas, panorâmicas e nível de rua.

590K views 2K replies 114 participants last post by  bjsilva 
#1 · (Edited)
[Vale do Aço] Ipatinga, MG - Aéreas, panorâmicas e nível de rua.

Estréio no SSC com este thread de Ipatinga. As fotos estão divididas em aéreas, panorâmicas e nível de rua. Todas as fotos são tiradas do Flickr, Panoramio ou site da Prefeitura.

Sobre a cidade:
Maior cidade do Vale do Aço Mineiro, Ipatinga possui uma população estimada em cerca de 240 mil habitantes (IBGE 2007). Até os anos 50, Ipatinga, ainda distrito de Coronel Fabriciano, era apenas uma vila de apenas 300 moradores a beira da ferrovia Vitória-Minas. A partir dos anos 60, com o início da construção da Usina Intendente Câmara (Usiminas) na vila, foi necessário projetar uma cidade que pudesse abrigar o contigente de pessoas que passariam a habitá-la.

Neste contexto o arquiteto Raphael Hardy Filho concebeu a vila operária de Ipatinga, constituída pelos bairros Vila Ipanema, Castelo, Cariru, Bom Retiro e Horto. Com a expansão da atividade siderúrgica novos bairros projetados pela Usiminas surgiram na década de 70 (Bairro das Águas, Bela Vista, Ferroviários e Ideal), juntamente com loteamentos independentes (Iguaçu, Cidade Nobre, Veneza, Jardim Panorama, Canaã, Bethânia) e ocupações irregulares nos fundos de vale devido a explosão demográfica que Ipatinga apresentou.

Como a cidade teve forte crescimento horizontal, até a primeira metade dos anos 90 Ipatinga só possuia só 2 edifício residenciais com mais de 8 andares. A partir de então começaram a surgir edifícios espalhados em diversos bairros, destacando-se os bairros Cidade Nobre o Horto (infelizmente não retratado a contento neste thread).

Hoje sua economia ainda é fortemente ligada à atividade siderúrgica, cujo complexo industrial emprega mais de 17 mil pessoas e paga um salário mensal médio superior a 2 mil reais (MTE 2007). Como consequência da atividade industrial, Ipatinga possui um setor terciário forte e diversificado que polariza dezenas de cidades dos Vales do Aço e Rio Doce.

Aéreas
1 - Ipatinga no Google Earth (2004), com bairros e limites destacados


2 - Sistema viário (2002)


3 - Cidade invadindo os Vales (2002)


4 - Estádio Ipatingão, Parque Ipanema, Iguaçu à direita e Usiminas ao fundo (2005)


5 - Bairro Horto (2002)


6 - Imbaúbas, Usiminas, Horto e Shopping do Vale (2007)


7 - Alto-fornos da Usiminas (2007)


8 - Prefeitura e Câmara Municipal (2006)



Panorâmicas
9 - Vista do morro do C3 com vista do Ipatingão e Parque Ipanema, Centro bem ao fundo (2007)


10 - Bairro Iguaçu (2007)


11 - Cidade Nobre e Ideal (2007)


12 - Cidade Nobre, Vila da Paz (pequena favela abaixo) e Esperança (parte alta) (2007).

No fim de 2007 foi iniciada a desocupação da Vila da Paz para dar lugar a um parque linear, uma avenida ligando a Selim José de Sales (foto abaixo) ao bairro Iguaçu e uma pequena expansão do Cidade Nobre.

13 - Avenida Selim José de Sales, que cortando os bairros Canaã e Bethânia (2007)


14 - Bairro Canaã (2007)


15 - Bairros Iguaçu, Cidade Nobre e Ideal, vista de um apartamento no Iguaçu (2007)


16 - Cariru, vista da avenida de acesso ao bairro Castelo (2004)


17 - Vista da Avenida Macapá no Veneza em primeiro plano, que após a ponte vira Avenida Zitta de Oliveira no Novo Centro (antiga rua do buraco que foi desocupada para revitalizar o Centro) (2004)


18 - Bairros Ideal e Cidade Nobre, separados por uma pequena mata (2007)


19 - Noturna do "morro da caixa d'água" no bairro Ideal (2007)


Nível de Rua
20 - Avenida Pedro Linhas/BR-381. Principal corredor da cidade, Na foto trecho entre os bairros Veneza e Caravelas, momento atípico já que o tráfego é sempre intenso.


Centro
21 - Avenida Cláudio Moura/BR-458, na altura do Hiper Bretas.


22 - Avenida 28 de Abril, Antiga Rua do Comércio, é o mais antigo centro comercial de Ipatinga, hoje é nela que se encontra o comércio popular e a maioria das grandes redes de eletrodomésticos.


23 e 24 - Avenida João Valentim Pascoal, O chevette é velho mas a foto é de 2007...rs



25 - Avenidade João Valentin Pascoal, Hotel Bristol Steel Valley


26 - Praça 1º de Maio, que liga as av. 28 de Abril e João Valentim Pascoal.


27 - Rua Belo Horizonte.


Bairros
28 - Avenida Fernando de Noronha, bairro Bom Retiro.


29 - Avenida Minas Gerais, bairro Caçula/Canaã


Rotatória da Avenida Carlos Chagas, Cidade Nobre
30 - sentido Vila Celeste

31 - sentido Iguaçu


32 - La Fontaine Apart-Hotel, Avenida Carlos Chagas, Cidade Nobre


33 e 34 - Praça central do Bairro das Águas



35 - Bairro das Águas e atrás da mata o Bairro Bela Vista


36 - Praça central do Bairro Bela Vista


37 - Ponto de ônibus numa pequena praça do Bairro Bela Vista


38 - Praça da Avenida Paladium, bairro Imbaúbas


39 - Shopping do Vale, Horto


40 - Rua Palmeiras, Horto


41 - Hotel San Diego, rua Palmeiras, Horto


42 - Hotel Panorama Tower, rua Maraquê, Iguaçu


43 e 44 - Avenida Japão, Cariru



45 - Paróquia do bairro Cariru. Igreja em estrutura metálica.


46 - Detalhe da sustentação da igreja


47 - Teatro Zélia Olguim, Avenida Itália, Cariru


48 - Mais uma praça do Cariru, rua Indonésia


49 - Avenida José Julio da Costa, bairro Ideal, sentido Iguaçu/Cidade Nobre(hoje ela está com asfalto novo)


Parque Ipanema
50 - Lago, morro do C3 ao fundo


51 - Lago, bairro Veneza ao fundo


52 - Ciclovia na avenida Roberto Burle Marx


53, 54 e 55 - Arborização do parque.




56 - Noturna


Por enquanto é isso. Espero que gostem da seleção!
 
See less See more
56
#132 ·
Mudando de assunto, na VEJA dessa semana saiu uma materia grande com as cidades do interior que tiveram maior aumento do PIB médio entre 2002 e 2007, estranho que eu n me lembro de a USIMINAS ter investido nada nesse período. Como agora está investindo na Unigal 2 e na CLC para produção de aços para navios. Mas o que deu pra perceber pela reportagem é que Ipatinga precisa seguir o caminho de outras cidades, como Juiz de Fora que tem a industria como uma base forte para sua economia, mas que se desenvolveu muito mais no setor de serviços.
 
#134 · (Edited)
Né querendo colocar fogo não, mas Mantenense puxando saco do skyline de Valadares É MATO, rsrssr

É bem difícil Ipatinga ter um skyline concentrado de prédios como GV, devido ao relevo e a verticalização ser "espalhada", pelos bairros horto, cidade nobre, entre outros. O centro de GV é uma enorme área plana... Nada mais natural do que um belo skyline.

Entretanto quando vou a GV, fico contanto os minutos pra vir embora, pois o calor quase mata e a cidade ao nível de rua nao tem nada interessante.

Nunca, eu disse NUNCA trocaria Ipatinga por GV. Meus fins de semana no parque Ipanema chapando gole são insubstituiveis, rsrsrs

Opinião é opinião.. respeitar é a solução!
 
#137 ·
Não mesmo. Ipatinga e quente pra caramba tbm com certeza! Mais a sensação térmica de GV é indiscutível. Aquela pedra(Ibituruna) daquele tamanho que fica de frente pra cidade inteira nao deixa acontecer a circulação de ar na cidade, quando vc estar la em cima do Ibituruna nota-se esse fato nitidamente ou seja, não venta de jeito nem um em GV. O sol bate na pedra e é refletido em cima da cidade aumentando muito o clima e a sensação de calor na cidade :down:
 
#139 ·
Eu não tenho rivalidade alguma com Ipatinga, acho que é mais por parte deles, que sempre enfiam GV nos seus comentários e com termos depreciativos.
Adoro Ipatinga e elogio a cidade pra caramba e os defeitos da minha sou dos primeiros a comentar. Quanto ao skyline é a mais pura verdade, não tem um bom skyline e pronto, não sei porque a briga pois skyline não qualifica uma cidade no todo e em outros aspectos Ipatinga é show.
Alguns comentários que são nonsenses e é impossível não rir.
 
#138 ·
Eu sou nascido e criado em Ipatinga. Gosto da cidade. é sim uma bela cidade dotada de boa infra-estrutura. Entretanto, quando me formar não pretendo ficar aqui. Não há bons empregos na cidade. Nem trabalhar na USIMINAS tá valendo a pena. O salário inicial da usina é 600 REAIS.. PASMEM!!! vou sentir saudades. Na minha opinião, Ipatinga, pela importância que representa para o estado de minas gerais, sendo a quinta cidade mais rica deste, poderia atraves de suas administrações anteriores e também as recentes, ter feito muito mais pela cidade e pelo seu povo. Há muita coisa pra se fazer na cidade. Infelismente o pessoal daqui não sabe escolher bons governantes. E vocês que aqui postam, saibam que Ipatinga tem como diferencial apenas a boa infra-estrutura viária e de preservação ambiental, proporcionada pela USIMINAS, mas, como todas as cidades de porte médio, peca nas ÁREAS DE SAÚDE , EDUCAÇÃO, etc...
 
#152 ·
No que diz respeito a Ipatinga ser tão quente quanto GV: devido à altitude, relevo e presença de vegetação (GV e arredores figuram na lista de locais do estado mais propícios à desertificação devido ao desmatamento que quase acabou com a cobertura vegetal original), Ipatinga nunca foi, não é e duvido que será quente como Valadares; é só consultar um climatologista e ele será irredutível quanto a isso, apresentando o climograma bem diferente das duas cidades, além de outros dados. Não entendo porque muitos ipatinguenses têm que desfazer de GV para confirmar as vantagens de Ipatinga. Estive lá há pouco tempo e a cidade está muito bem cuidada, limpa, organizada: parece que a prefeita de lá não segue a linha dos vermes políticos que sugam nosso dinheiro aqui, na nossa amada Ipatinga; entra e sai prefeito, continuamos com uma corja de corruptos que atrapalham o nosso desenvolvimento. GV é uma cidade guerreira: os valadarenses que deixaram pra trás suas famílias, amigos, sua vida, em busca do "sonho americano" mandam o dinheiro que lá recebem com muito suor pra impulsionar a economia da cidade. Os que ficaram, por sua vez, tentam levar à frente seus negócios próprios com muita garra, sustentando também a economia valadarense. Isso deve ser motivo de orgulho para os habitantes da cidade, e não vergonha, como sugerem uns, frente à mídia paulista - carioca que sempre alfineta tudo relativo a MG. E nisso GV ganha de Ipatinga: a cidade do Vale do Aço fica à mercê da especulação do mercado mundial de aço, sem diversificar sua economia, propensa à absurda hipervalorização dos imóveis, com uma iniciativa privada muito tímida (senão fraca mesmo), passível de crises econômicas sérias devido às instabilidades do setor industrial, sem um setor forte que sustente essas crises. E a corrupção política? De certa forma, ela também pode ser associada à falta de investimentos e diversificação econômicos. Os políticos da cidade buscam agradar a "elite" da cidade, concedendo benefícios fiscais às empresas que dominam a economia local, e assim ficam "livres" pra roubar a rodo. Nisso GV ganha vantagem: não depende de uma empresa e suas empreiteiras para ter uma economia forte. Agora, no que diz respeito a GV ser tida como "cidade-polo do leste mineiro", eu também discordo, pois Ipatinga é muito mais rica e desenvolvida; reflexos disso são os índices socioeconômicos da cidade, superiores ao de Valadares. Talvez tal associação provenha de questões históricas e populacionais, mas para caracterizar um "pólo" duma região, não creio essas questões serem preponderantes.
 
#153 ·
O problemas não são os índices sócio-econômicos mas pelo mesmo fato que você disse, Ipatinga fora as grandes indústrias não tem um comércio tão diversificado como o de Valadares e nem é sede regional de tantos órgão públicos como GV..o povo das cidades pequenas vêm à GV fazer suas compras, tratamentos e consultas em clínicas e hospitais e resolver suas pendências com órgãos públicos e por isso GV ainda é a cidade pólo do Vale do Rio Doce.
Ipatinga cresce e cresceu muito, mas sempre vai ter a competência de Timóteo e Coronel Fabriciano em sua microrregião.
Inclusive pelo que sei é Coronel Fabriciano que detém muitas sedes de órgão públicos no Vale do Aço.
Ipatinga é a potência econômica da região mas não a sede regional.
__________________________________________________________________________
 
#154 ·
Bairro Horto

Convido os colegas ipatinguenses e de fora também a caminhar com olhar observador nesse bairro na saída da cidade. A pujança da construção civil ipatinguense pode ser vista de forma marcante ali: é incrível a quantidade de prédios erguidos e a erguer num bairro tão pequeno. Por vezes, a nível de rua, o bairro aparenta muito semelhante aos bairros da zona sul de BH, como Sion, Anchieta, e até mesmo Lourdes.
:eek:kay:
 
#160 ·
É impressão minha ou tem belo-horizontino fazendo chacota no thread da cidade? Se não for, perdão. Mas se for, vai um singelo pedido: leia as palavras, em todo seu contexto, não nas entrelinhas. Mas caso tenham preguiça, só uma dica: escrevi "por vezes" e "semelhança" do bairro Horto com alguns de BH, não disse iguais nem em todos os aspectos/ângulos. :naughty:
 
#165 ·
Mas voltando ao Trédi...

Conheço muito Ipatinga e tenho um carinho muito especial por ela, por motivos naturais que não vem ao caso :nuts:
Vejo um potencial enorme na cidade, mas uma necessidade de diversificação da economia da cidade. O comércio eu diria que no geral é fraco PARA O QUE A CIDADE REPRESENTA. Falta lazer na cidade, não há qualidade nos serviços prestados, falta investimento. Eu penso que Ipatinga precisava pensar mais alto, é uma cidade que arrecada absurdos, é rica e não se vê nada de novo pelos governantes(que pararam a cidade no tempo).

E quanto a verticalização, a cidade já passa por um ciclo bom, porém, falta infraestrutura e o plano diretor já está barrando tudo...alias, alguém que tenha mais informações a respeito, poderia me dizer o que realmente aconteceu para a PMI embargar os prédios?:eek:hno:
 
This is an older thread, you may not receive a response, and could be reviving an old thread. Please consider creating a new thread.
Top