daily menu » rate the banner | guess the city | one on oneforums map | privacy policy | DMCA | news magazine

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Fóruns Brasileiros > Fóruns Regionais > Norte

Norte Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins

Reply

Thread Tools
Old January 22nd, 2009, 01:56 AM   #1
Rondon
O mundo num feixe de luz

Rondon's Avatar

Likes (Received): 1158

A Manaus de hoje... fotos inéditas!

Já que eu fiz um thread da Manaus de 1977, nada mais justo fazer um thread da Manaus de hoje...

Fotos da Manaus de 1977
http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=767688

Fotos da Manaus de hoje...
Os créditos seguem abaixo de cada foto

1.
image hosted on flickr

Tata Amato, do Flickr

2.
image hosted on flickr

Tata Amato, do Flickr

3.
image hosted on flickr

rodrigofigueiredo, do Flickr

4.
image hosted on flickr

Ida Paiva, do Flickr

5.
image hosted on flickr

mpbecker81, do Flickr

6.
image hosted on flickr

babashrimp, do Flickr

7.
image hosted on flickr

Raphael Bernardino, do Flickr

8.
image hosted on flickr

Luciana Christante, do Flickr

9.
image hosted on flickr

rbruggner, do Flickr

10.
image hosted on flickr

rbruggner, do Flickr

11.
image hosted on flickr

rbruggner, do Flickr

12.
image hosted on flickr

rbruggner, do Flickr

13.
image hosted on flickr

mpbecker81, do Flickr

14.
image hosted on flickr

NideBraga, do Flickr

Last edited by Rondon; January 23rd, 2009 at 12:29 AM.
Rondon no está en línea   Reply With Quote

Sponsored Links

Old January 22nd, 2009, 02:09 AM   #2
Terra Nova
BANNED

Likes (Received): 0

Ótima coletânea. A 2ª foto está sinistra. Valeu.
Terra Nova no está en línea   Reply With Quote
Old January 22nd, 2009, 02:13 AM   #3
Manauense
Manaus, Amazonas, Brasil

Manauense's Avatar

Likes (Received): 391

Sinceramente, gostei apenas das duas primeiras fotos.
Contudo, confesso que me decepcionei com as fotos da região portuária e do centro velho, as quais não focalizaram os melhores ângulos e acabaram dando uma informação apenas parcial dos locais que pretenderam mostrar. Acho que faltou um olhar mais skyscraperiano, do tipo que o tchelllo, odilsons e Terra Nova costumam ter quando clicam as suas respectivas cidades.
Mesmo assim, valeu por postar.
Rondon, por que não fazes um coletânia com fotos de Porto Velho, extraídas do flickr (para compararmos com as que são feitas pelos foristas do SSC de Rondônia)?
Old January 22nd, 2009, 02:19 AM   #4
RodrigoVix
Rodrigo!

RodrigoVix's Avatar

Likes (Received): 421

A foto 02 ficou MARAVILHOSA, muito linda! Engraçado como Manaus é pouco verticalizada, até mesmo no centro da cidade.
Belas fotos!
RodrigoVix no está en línea   Reply With Quote
Old January 22nd, 2009, 02:29 AM   #5
Manauense
Manaus, Amazonas, Brasil

Manauense's Avatar

Quote:
Originally Posted by RodrigoVix View Post
A foto 02 ficou MARAVILHOSA, muito linda! Engraçado como Manaus é pouco verticalizada, até mesmo no centro da cidade.
Belas fotos!
É o que acabei de comentar. As fotos acabam passando uma impressão apenas parcial da cidade. Como a verticalização não se concentra em apenas uma região da cidade, acaba-se ficando com a impressão de que Manaus é pouco verticalizada. A maior parte das fotos deste tópico é do bairro do Centro Histórico (região portuária e antigo centro comercial da cidade), onde não se pode erguer, desde meados dos anos 80, contruções com mais de 12 andares. Em alguns quarteirões, o limite de altura não pode sequer ultrapassar a cúpula do Teatro Amazonas. Ou seja, pelas fotos mostradas, fica-se com a impressão de que há pouquíssimos prédios na cidade. Contudo, se em vez do centro velho, o thread tivesse dado ênfase ao novo centro (que fica na zona centro-sul de Manaus, onde se localizam os bairros de Adrianópolis, Vieiralves/Nossa Senhora das Graças, Parque 10 de Novembro e Aleixo/Morada do Sol, dentre outros) a impressão seria bem diferente. É a questão do olhar de quem fez fotos, que optou por focalizar somente uma pequena parte da cidade.
Old January 22nd, 2009, 02:32 AM   #6
Cerrado
Baiano sim senhor!

Cerrado's Avatar

Likes (Received): 2243

Que bela coletânea Rondon, mostra o quanto Manaus vem crescendo e se desenvolvendo.
A segunda foto está o bicho!
Cerrado no está en línea   Reply With Quote
Old January 22nd, 2009, 02:34 AM   #7
JP.gyn
Registered User

Likes (Received): 22

Recompensante ver o thread, sei pouco de Manaus e me parece um lugar bem interessante, as melhores fotos são as primeiras. Thread legal
JP.gyn no está en línea   Reply With Quote
Old January 22nd, 2009, 02:35 AM   #8
Manauense
Manaus, Amazonas, Brasil

Manauense's Avatar

Só complementando... Imagine alguém que visita São Paulo e só conhece o centro velho. É provável que saia de Sampa elogiando o patrimônio arquitetônico e histórico, mas certamente vai estranhar o fato de não encontrar hotéis de luxo e/ou prédios modernos, os quais se localizam em outra(s) região(ões) da cidade e não mais no centro velho. É o "mal" das cidades que crescem demais, que possuem regiões muito distintas umas das outras.
No caso específico de Manaus, o processo de verticalização das edificações ainda não é tão acentuado quanto o de outras capitais de mesmo porte, mas não quer dizer que seja pequeno. O que ocorre, por ora, é que há muitos prédios, mas espalhados pelas várias partes da cidade, que é uma das mais "esparramadas" do país.
Old January 22nd, 2009, 12:49 PM   #9
Rondon
O mundo num feixe de luz

Rondon's Avatar

Quote:
Originally Posted by Manauense View Post
Sinceramente, gostei apenas das duas primeiras fotos.
Contudo, confesso que me decepcionei com as fotos da região portuária e do centro velho, as quais não focalizaram os melhores ângulos e acabaram dando uma informação apenas parcial dos locais que pretenderam mostrar. Acho que faltou um olhar mais skyscraperiano, do tipo que o tchelllo, odilsons e Terra Nova costumam ter quando clicam as suas respectivas cidades.
Mesmo assim, valeu por postar.
Rondon, por que não fazes um coletânia com fotos de Porto Velho, extraídas do flickr (para compararmos com as que são feitas pelos foristas do SSC de Rondônia)?
Nossa, Manauense, vc só gostou das duas primeiras? Eu também gostei mais das duas primeiras, mas também gostei de todas

Pq vc se decepcionou com a região portuária e o centro velho? só pq foi focalizado por cima. E eu ainda postei uma foto com um transatlântico (loosho!) e das obras da ponte sobre o Rio Negro (a borradinha)

Isso eu vou ter que te dar razão, ainda não posso ser comparado a deuses do SSC do quilate do tchello, odilsons e Terra Nova, mas eu acho que o thread não ficou um lixo assim, ou ficou?

Obrigado

Mas se for reparar, no Flickr não tem uma quantidade de fotos de Porto Velho atuais que dê de fazer um thread assim. Essas fotos de Manaus são todas recentes, da última semana de Dezembro de 2008 até hoje, 2009...
E tem que levar em consideração também que os foristas de Rondônia não conseguem fotografar ainda artísticamente como as fotos que eu postei. As fotos são normais.

Quote:
É o que acabei de comentar. As fotos acabam passando uma impressão apenas parcial da cidade. Como a verticalização não se concentra em apenas uma região da cidade, acaba-se ficando com a impressão de que Manaus é pouco verticalizada. A maior parte das fotos deste tópico é do bairro do Centro Histórico (região portuária e antigo centro comercial da cidade), onde não se pode erguer, desde meados dos anos 80, contruções com mais de 12 andares. Em alguns quarteirões, o limite de altura não pode sequer ultrapassar a cúpula do Teatro Amazonas. Ou seja, pelas fotos mostradas, fica-se com a impressão de que há pouquíssimos prédios na cidade. Contudo, se em vez do centro velho, o thread tivesse dado ênfase ao novo centro (que fica na zona centro-sul de Manaus, onde se localizam os bairros de Adrianópolis, Vieiralves/Nossa Senhora das Graças, Parque 10 de Novembro e Aleixo/Morada do Sol, dentre outros) a impressão seria bem diferente. É a questão do olhar de quem fez fotos, que optou por focalizar somente uma pequena parte da cidade.
Sabe o que é Manauense... é que Manaus não é tão mostrada quanto outras cidades, e quando aparece um thread, é como se aquele representasse toda cidade. Não dá de tirar o foco dos prédios em cidades que aparecem não tão frequentemente, pq as pessoas não conhecem.

Isso é ruim, pq quando se tenta fazer um thread que mude o foco, ou não mostre toda a densidade da cidade, as pessoas já relacionam que a cidade não tem tantos prédios, e tal...

Quote:

Só complementando... Imagine alguém que visita São Paulo e só conhece o centro velho. É provável que saia de Sampa elogiando o patrimônio arquitetônico e histórico, mas certamente vai estranhar o fato de não encontrar hotéis de luxo e/ou prédios modernos, os quais se localizam em outra(s) região(ões) da cidade e não mais no centro velho. É o "mal" das cidades que crescem demais, que possuem regiões muito distintas umas das outras.
No caso específico de Manaus, o processo de verticalização das edificações ainda não é tão acentuado quanto o de outras capitais de mesmo porte, mas não quer dizer que seja pequeno. O que ocorre, por ora, é que há muitos prédios, mas espalhados pelas várias partes da cidade, que é uma das mais "esparramadas" do país.
Ah, mas quando uma pessoa vai para uma cidade, geralmente ela chega comentando que viu tudo ou viu apenas alguma parte, e que não deu tempo de ver tudo...
Old January 22nd, 2009, 01:43 PM   #10
abrandao
Paris, France.

abrandao's Avatar

Likes (Received): 878

Confesso que não gostei do que vi. Por mais que seja importante, atualmente, entre as maiores cidades do país, Manaus não pode ser considerada uma cidade bonita:

O centro parece caótico e sem edifícios altos e bonitos (a não ser o lindo Teatro Amazonas).
A foto 13 é a imagem do caos.

A orla parece muito descuidada!!! Poderia ser feito algo como fizeram em Belém (Estação das Docas).

Acho que a cidade poderia ter mais parques urbanos. Sei lá, trazer o verde da floresta pra dentro da cidade. Parece até que as atrações de Manaus são apenas a floresta e o rio. Mas há uma metrópole de quase 2 milhões de pessoas para se mostrar!!!! Hoje, infelizmente, quem vê a cidade do rio, tem a impressão de que está diante de uma cidade grande, mas feia e pobre, no meio da natureza exuberante.

E Manaus está longe de ser pobre!!!!! Pode melhorar muito ainda.

Last edited by abrandao; January 22nd, 2009 at 01:54 PM.
abrandao está en línea ahora   Reply With Quote
Old January 22nd, 2009, 01:47 PM   #11
Romão
Elite branca

Romão's Avatar

Likes (Received): 3680

Eis uma cidade que preciso ir!
Old January 22nd, 2009, 03:10 PM   #12
Rondon
O mundo num feixe de luz

Rondon's Avatar

Quote:
Originally Posted by abrandao View Post
Confesso que não gostei do que vi. Por mais que seja importante, atualmente, entre as maiores cidades do país, Manaus não pode ser considerada uma cidade bonita:

O centro parece caótico e sem edifícios altos e bonitos (a não ser o lindo Teatro Amazonas).
A foto 13 é a imagem do caos.

A orla parece muito descuidada!!! Poderia ser feito algo como fizeram em Belém (Estação das Docas).

Acho que a cidade poderia ter mais parques urbanos. Sei lá, trazer o verde da floresta pra dentro da cidade. Parece até que as atrações de Manaus são apenas a floresta e o rio. Mas há uma metrópole de quase 2 milhões de pessoas para se mostrar!!!! Hoje, infelizmente, quem vê a cidade do rio, tem a impressão de que está diante de uma cidade grande, mas feia e pobre, no meio da natureza exuberante.

E Manaus está longe de ser pobre!!!!! Pode melhorar muito ainda.
Foi o mesmo que eu falei para o Manauense. Quando uma cidade não é frequentemente mostrada no SSC, ou senão o pessoal não tem conhecimento sobre ela, não se pode sair do foco, sempre tem que mostrar prédios, ou senão fazer um thread que mostre o máximo todos os pontos da cidade. Por favor, não me leve a mal, mas acho que sua opinião não traduz a beleza da cidade mostrada nas fotos, vc foi muito crítico, só pegou 2 ou 3 fotos e esculhambou o thread inteiro. Nem ressaltou a beleza das 2 primeiras fotos, como muito foristas aqui fizeram.

Não conheço e nunca fui em Manaus, mas eu sei que lá tem parques urbanos bem bonitos. Tem o Parque dos Bilhares, já mostrado aqui, e o Parque da Lagoa do Japiim, que foi inaugurado recentemente. Segue uma foto dele, de autoria de washington lins, do Flickr

image hosted on flickr

Há também grandes reservas florestais, como o Parque do Mindu...

Quanto a orla, não tenho muito conhecimento, mas pelo pouco que sei, existe uma avenida bem bonita, que é a Manaus Moderna, e num thread feito pelo forista Nunez, ele mostrou que estão sendo feitos investimentos na área portuária próxima ao centro, como uma estação toda envidradaça para receber creio que turistas.

A Praia da Ponta Negra também é uma região bem bonita, e tem recebido grandes investimentos imobiliários, como foi mostrada em uma das fotos.

Quanto a questão do caos... acho que isso em nada tira o brilho das fotos de Manaus, na minha opinião. É uma face da cidade, assim como é a face de muitas cidades brasileiras.
Old January 22nd, 2009, 03:27 PM   #13
amsincero1
BANANNED

Boas fotos!
amsincero1 no está en línea   Reply With Quote
Old January 22nd, 2009, 05:18 PM   #14
Trauss
Registered User

Trauss's Avatar

Likes (Received): 9

Adorei, Manaus parecer ser uma cidade bem atraente, as fotos 2 e 3 estão divinas...
Trauss no está en línea   Reply With Quote
Old January 22nd, 2009, 05:53 PM   #15
abrandao
Paris, France.

abrandao's Avatar

Likes (Received): 878

Quote:
Originally Posted by Rondon View Post
Foi o mesmo que eu falei para o Manauense. Quando uma cidade não é frequentemente mostrada no SSC, ou senão o pessoal não tem conhecimento sobre ela, não se pode sair do foco, sempre tem que mostrar prédios, ou senão fazer um thread que mostre o máximo todos os pontos da cidade. Por favor, não me leve a mal, mas acho que sua opinião não traduz a beleza da cidade mostrada nas fotos, vc foi muito crítico, só pegou 2 ou 3 fotos e esculhambou o thread inteiro. Nem ressaltou a beleza das 2 primeiras fotos, como muito foristas aqui fizeram.

Não conheço e nunca fui em Manaus, mas eu sei que lá tem parques urbanos bem bonitos. Tem o Parque dos Bilhares, já mostrado aqui, e o Parque da Lagoa do Japiim, que foi inaugurado recentemente. Segue uma foto dele, de autoria de washington lins, do Flickr

image hosted on flickr

Há também grandes reservas florestais, como o Parque do Mindu...

Quanto a orla, não tenho muito conhecimento, mas pelo pouco que sei, existe uma avenida bem bonita, que é a Manaus Moderna, e num thread feito pelo forista Nunez, ele mostrou que estão sendo feitos investimentos na área portuária próxima ao centro, como uma estação toda envidradaça para receber creio que turistas.

A Praia da Ponta Negra também é uma região bem bonita, e tem recebido grandes investimentos imobiliários, como foi mostrada em uma das fotos.

Quanto a questão do caos... acho que isso em nada tira o brilho das fotos de Manaus, na minha opinião. É uma face da cidade, assim como é a face de muitas cidades brasileiras.
Pois é, concordo com vc. Se a cidade não é mostrada freqüentemente por aqui, deve-se fazer um thread bem amplo, mostrando o que a cidade tem de melhor, para que as pessoas não pensem que a cidade é pior do que realmente é. Isso não aconteceu neste thread. Não foi, digamos, completo. Ah! Gostei da foto desse parque, que vc colocou pra gente ver.

As fotos 1 e 2 são bonitas, sim. Mas vc não pode negar que a natureza ajudou bastante as duas fotos. E eu estava falando sobre a cidade, não sobre a natureza da região, já conhecida de todos nós.

Vc falou sobre a Praia de Ponta Negra. Apesar dos investimentos imobiliários de vulto, também não há como negar a falta de uma melhor urbanização na região. Falta o poder público aparecer pra embelezar a área. Se já está fazendo alguma coisa, ótimo!!!!

Conheço Manaus. Minha namorada é de lá. Desculpe-me se a minha opinião vai contra a sua (nada contra vc ou contra o seu thread), mas tenho a impressão de que, andando por Manaus, percebe-se claramente sua grande dimensão, mas a riqueza que aparece nos números de PIB não aparecem como deveriam aparecer na cidade em si. Por mais espalhada que seja, Manaus não aparenta ser tão desenvolvida quanto outras metrópoles do mesmo porte.

Potencial turístico a cidade tem, e muito!!!!!!!!!! Tomara que esses investimentos aí que vc disse venham logo e que a cidade fique cada vez mais bela (dinâmica e rica ela já é).

Last edited by abrandao; January 22nd, 2009 at 06:03 PM.
abrandao está en línea ahora   Reply With Quote
Old January 22nd, 2009, 06:06 PM   #16
amazongate
Sub Lege Progrediamur

amazongate's Avatar

Likes (Received): 868

Eu gostei muito das fotos: 1,2,3,6,10,11 e 12.

Eu penso da seguinte forma...cada cidade tem seu "jeito",é algo próprio,não se pode querer que a cidade "x" seja igual a cidade "y",cada uma tem uma identidade,uma forma de ser vista e apreciada!

Eu acho Manaus uma cidade encantadora,podem perguntar para todos as pessoas que conheço,eu não economizo elogios quando se trata de Manaus.

Eu não sei o que tanto me atrai aí,sinceramente,mas é uma cidade que tenho muita vontade de conhecer,talvez seja por curiosidade de ver de perto como é a outra metrópole amazônica...sei lá,só sei que tenho uma enorme curiosidade acerca de Manaus.
Old January 22nd, 2009, 08:14 PM   #17
Maceió NE
Júlio Plech

Maceió NE's Avatar

Likes (Received): 48

Adorei as fotos 1, 2 e 3. Que péssimo gosto a foto 13. Mas valeu por mostrar um pouco de Manaus!
Old January 22nd, 2009, 08:25 PM   #18
Mkmillenium
I need a money tree...

Mkmillenium's Avatar

Likes (Received): 0

Quote:
onde não se pode erguer, desde meados dos anos 80, contruções com mais de 12 andares. Em alguns quarteirões, o limite de altura não pode sequer ultrapassar a cúpula do Teatro Amazonas. .
Caro colega, você pode me dar dados precisos da construcao do Teatro Amazonas, referente á altura do predio, portanto sua cúpula em altura, diametro e parametros de metragem assim ??? fico grato. Obrigado se puder.
Mkmillenium no está en línea   Reply With Quote
Old January 22nd, 2009, 08:31 PM   #19
david!bsb
David Rodrigues

david!bsb's Avatar

Likes (Received): 102

Nossa as fotos mais lindas que eu já vi de Manaus

Parabéns !
david!bsb no está en línea   Reply With Quote
Old January 22nd, 2009, 08:37 PM   #20
Ice Climber
Registered User

Ice Climber's Avatar

Likes (Received): 1432

A maioria das fotos tao boas. Principalmente as primeiras. O que deixou uma má impressão são as fotos 5 (apesar do LOOSHO do transatlantico), 13 (ARGHHH) e 15.

Aquele predio da foto 2, com espelhos, e da Policia Federal nao e?

Manaus parece ser uma cidade MUITO interessante.Ponta Negra é praticamente uma versão fluvial reduzida da Barra da Tijuca. O Centro Historico, quando for recuperado, vai dar um PLUS pra cidade. E pelo que acompanho aqui, a cidade ta cheia de obras viarias!

Valeu Rondon! Curti bastante o thread.
Ice Climber no está en línea   Reply With Quote

Reply

Thread Tools

Posting Rules