daily menu » rate the banner | guess the city | one on oneforums map | privacy policy (aug.2, 2013) | DMCA policy | flipboard magazine

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Fóruns Brasileiros > Fóruns Gerais > Arquitetura e Discussões Urbanas

Reply

Thread Tools Rate Thread
Old September 20th, 2011, 09:35 PM   #1
Weber (RJ)
Nascido na Guanabara

Weber (RJ)'s Avatar

Likes (Received): 213

MediaCityUK é eleito o prédio mais feio do Reino Unido

20.09.2011
MediaCityUK é eleito o prédio mais feio do Reino Unido

RIO - O Carbuncle Cup, concurso britânico menos aguardado pelos arquitetos, revelou o seu grande vencedor na edição 2011. Entre os cinco finalistas, quem levou o prêmio de construção mais feia do mundo foi o MediaCityUK, complexo instalado em Salford Quays (próximo a Manchester).

FOTOGALERIA: Conheça os cinco finalistas do Carbuncle Cup

O prédio, que inclui a nova sede regional da BBC, desbancou, na fase final, o Museu de Liverpool, uma estação ferroviária em Newport, País de Gales, e uma escola e um condomínio em Londres. Construído pelos arquitetos Wilkinson Eyre e Chapman Taylor, da Peel Building, o MediaCityUK custou 600 milhões de libras (cerca de R$ 1,5 bilhão) e é praticamente um distrito dentro da cidade inglesa.

O Carbuncle Cup é uma premiação anual promovida pela revista Building Design no intuito de premiar a edificação mais feia do Reino Unido concluída nos últimos 12 meses. Esse prêmio chama a atenção para os edifícios que ofendem a sensibilidade estética dos transeuntes. Para os editores da revista, a arquitetura do local não possui identidade, não há espaços que podem ser chamados de ruas.

Na edição do ano passado, a Torre Strata SE1, única no mundo com turbinas eólicas acopladas em sua estrutura, apesar da sua funcionalidade e características sustentáveis, foi nomeada a edificação mais feia do Reino Unido construída nos últimos 12 meses.

Fonte: http://oglobo.globo.com/economia/mor...-925377172.asp
Weber (RJ) no está en línea   Reply With Quote

Sponsored Links

Old September 20th, 2011, 09:52 PM   #2
FlicK
Registered User

FlicK's Avatar

Likes (Received): 1276

Adorei o concurso, deveria ter um assim no Brasil, seria super concorrido!

Um prêmio ofensivo como esse faz com que as pessoas instiguem o valor arquitetônico das construções, e entendam que onde há fogo, há fumaça. Isto é, onde há crítica, pode de fato haver algo de discutível valor. A construção pode até ser interessante, ser injustiçada, mas esse prêmio faz com que muitos, inclusive arquitetos, parem e a julguem de forma mais aprofundada. Sempre há nós, questões mal resolvidas, ou resolvidas de uma forma que não agrade.

Acho que radicalismos como esse, que constrangem, a partir do choque acabam ensinando, desenvolvendo, trazendo à tona assuntos relacionados à arquitetura. Como disse, podem até ser construções magníficas, fantásticas, mas sempre é válido abordar seus podres, seus problemas... Um exemplo é o One Hyde Park, um dos finalistas desse ano, que considero como sendo um bom produto arquitetônico para o mercado imobiliário, e que fora criticado por questões que vão além do que a sua própria arquitetura expõe em sua superficialidade.

A torre Strata SE1, vencedora do ano passado, é um prédio que eu critiquei muito, e que considero ridiculo, e à época eu fui bastante criticado, e até ofendido por foristas como o AcesHigh, que a acharam o supra sumo da arquitetura...

Lembrando que o projeto da imagem não é o vencedor.
FlicK no está en línea   Reply With Quote
Old September 20th, 2011, 09:58 PM   #3
FloripaNation
Não creio no que não vejo

FloripaNation's Avatar

Likes (Received): 1955

Se pelo menos tivéssemos muitos destes no Brasil já estaria satisfeito

Os dois últimos são feios mesmo, mas os outros são legais
Old September 20th, 2011, 10:11 PM   #4
FlicK
Registered User

FlicK's Avatar

Ah, sim eles estã em um patamar onde a crítica é feita em maior nível. Aqui ainda estamos na fase do desespero: qualquer coisa que esteja acima da mediocridade já é vista como algo relevante.
Old September 20th, 2011, 10:32 PM   #5
PauloLescaut
Registered User

PauloLescaut's Avatar

Likes (Received): 1674

Psssiu, estamos na fase do concreto armado. :3
PauloLescaut no está en línea   Reply With Quote
Old September 20th, 2011, 10:40 PM   #6
vinex
BANNED

Likes (Received): 56

Quote:
Originally Posted by FlicK View Post
Adorei o concurso, deveria ter um assim no Brasil, seria super concorrido!

Um prêmio ofensivo como esse faz com que as pessoas instiguem o valor arquitetônico das construções, e entendam que onde há fogo, há fumaça. Isto é, onde há crítica, pode de fato haver algo de discutível valor. A construção pode até ser interessante, ser injustiçada, mas esse prêmio faz com que muitos, inclusive arquitetos, parem e a julguem de forma mais aprofundada. Sempre há nós, questões mal resolvidas, ou resolvidas de uma forma que não agrade.

Acho que radicalismos como esse, que constrangem, a partir do choque acabam ensinando, desenvolvendo, trazendo à tona assuntos relacionados à arquitetura. Como disse, podem até ser construções magníficas, fantásticas, mas sempre é válido abordar seus podres, seus problemas... Um exemplo é o One Hyde Park, um dos finalistas desse ano, que considero como sendo um bom produto arquitetônico para o mercado imobiliário, e que fora criticado por questões que vão além do que a sua própria arquitetura expõe em sua superficialidade.

A torre Strata SE1, vencedora do ano passado, é um prédio que eu critiquei muito, e que considero ridiculo, e à época eu fui bastante criticado, e até ofendido por foristas como o AcesHigh, que a acharam o supra sumo da arquitetura...

Lembrando que o projeto da imagem não é o vencedor.
É esse prédio aqui ?

torre Strata SE1

Ele é bem feio mesmo.

Bom, achei interessante o concurso.Porém, aposto que tem construções bem piores no Reino Unido.haha qualquer uma dessas eu queria na minha cidade, até para questões de infraestrutura o ovário bizarro. haha.
vinex no está en línea   Reply With Quote
Old September 20th, 2011, 10:43 PM   #7
FlicK
Registered User

FlicK's Avatar

Quote:
Originally Posted by PauloLescaut View Post
Na verdade estamos na fase do alucobond e vidro reflexivo. Quem está na fase do concreto armado é a parte cult-retrô da academia, ainda bebendo do modernismo e que é uma exceção. Tem também a parte ecosustentável que está na fase do bambu, a parte hightech na fase do aço, a parte daslu na fase neoclássica e a parte "amigos do mercado imobiliário", que está na fase de "adensar o skyline". Esses dois últimos são os que mais me preocupam!

Adorei que adicionaram esse emoticon!
Old September 20th, 2011, 10:44 PM   #8
Ni.valdomonteiro
Curitiba/Porto Alegre

Ni.valdomonteiro's Avatar

Quote:

Bah, sou tão maníaco com detalhes, Paulo Lescaut, que não me passou batido seu post número 8888. :/

E...realmente, ainda estamos literalmente na "idade da pedra"!!

Quote:
Na verdade estamos na fase do alucobond e vidro reflexivo. Quem está na fase do concreto armado é a parte cult-retrô da academia, ainda bebendo do modernismo e que é uma exceção. Tem também a parte ecosustentável que está na fase do bambu, a parte hightech na fase do aço, a parte daslu na fase neoclássica e a parte "amigos do mercado imobiliário", que está na fase de "adensar o skyline". Esses dois últimos são os que mais me preocupam!

Ni.valdomonteiro no está en línea   Reply With Quote
Old September 20th, 2011, 10:48 PM   #9
FlicK
Registered User

FlicK's Avatar

Quote:
Originally Posted by vinex View Post
É esse prédio aqui ?

torre Strata SE1

Ele é bem feio mesmo.

Bom, achei interessante o concurso.Porém, aposto que tem construções bem piores no Reino Unido.haha qualquer uma dessas eu queria na minha cidade, até para questões de infraestrutura o ovário bizarro. haha.
Esse mesmo, acho ele de um mau gosto incrível...

Ps.: olhando essa imagem me surpreendi muito com o entorno! Sempre que olhava imagens desse prédio só enxergava ele, de tanto que essa coisa grita.
Old September 20th, 2011, 10:50 PM   #10
PauloLescaut
Registered User

PauloLescaut's Avatar

Quote:

Verdade... bom, de fato temos dois tipos de arquitetos no Brasil:

As vendida das construtora: Fazem o mesmo projeto para dezenas de prédios diferentes, alterando uma coisa aqui, outra ali, usando materiais baratos mas que sejam "ostentosos".

As cacura da acadimia: Acham que tudo o que se faz atualmente é uma merda, a não ser que seja construído em concreto armado sem árvores ou qualquer coisa viva em volta (ou morros, acidentes geográficos, prédios históricos, enfim, tudo que possa ser danificado pela "interferência na paisagem").

Os demais são exceção.

Quote:
Originally Posted by Ni.valdomonteiro View Post
Bah, sou tão maníaco com detalhes, Paulo Lescaut, que não me passou batido seu post número 8888. :/

E...realmente, ainda estamos literalmente na "idade da pedra"!!

Já foi o número!
Old September 20th, 2011, 10:55 PM   #11
Astronauta
Registered User

Astronauta's Avatar

É possível fazer um "concurso" assim neste fórum, primeiro fazem as eliminatórias, depois colocam os 30 finalistas em votação
Astronauta no está en línea   Reply With Quote
Old September 20th, 2011, 11:05 PM   #12
FloripaNation

FloripaNation's Avatar

Quote:
É esse prédio aqui ?

torre Strata SE1

Ele é bem feio mesmo.

Pro UK é feio, para gente seria lindo. Alguém poderia ser menos amigo da natureza e fazer o topo sem aproveitamento do vento, com esse simples detalhe sairia da água pro suco pelo menos
Old September 20th, 2011, 11:06 PM   #13
PauloLescaut
Registered User

PauloLescaut's Avatar

Esse prédio toma parte do viaduto?
Old September 20th, 2011, 11:08 PM   #14
FloripaNation

FloripaNation's Avatar

Mas pelo menos no UK o que eu acho campeão em feúra é o 31st Mary Axe Tower:

Parece um Kid-Bengala versão inglesa

Descendo pra Espanha (e de nível), a Torre Agbar do Jean Nouvel, mórrrrrrr cruzes !!!

Barcelona é homem, ganhou uma rola.... Esse negócio ainda acende e fica vermelho de noite

Old September 20th, 2011, 11:11 PM   #15
Joás Santos
Registered User

Joás Santos's Avatar

Likes (Received): 671

Concordo.
Se o sistema solar foi criado por uma colisão estelar acidental, então o aparecimento da vida orgânica neste planeta foi também um acidente, e toda a evolução do Homem foi um acidente também. Se é assim, então todos nossos pensamentos atuais são meros acidentes. Mas se os pensamentos são meros subprodutos acidentais, por que devemos considerá-los verdadeiros? Não vejo razão para acreditarmos que um acidente deva ser capaz de me proporcionar o entendimento sobre todos os outros acidentes. C. S. Lewis
Joás Santos no está en línea   Reply With Quote
Old September 20th, 2011, 11:15 PM   #16
FlicK
Registered User

FlicK's Avatar

Quote:
Verdade... bom, de fato temos dois tipos de arquitetos no Brasil:

As vendida das construtora: Fazem o mesmo projeto para dezenas de prédios diferentes, alterando uma coisa aqui, outra ali, usando materiais baratos mas que sejam "ostentosos".

As cacura da acadimia: Acham que tudo o que se faz atualmente é uma merda, a não ser que seja construído em concreto armado sem árvores ou qualquer coisa viva em volta (ou morros, acidentes geográficos, prédios históricos, enfim, tudo que possa ser danificado pela "interferência na paisagem").

Os demais são exceção.

Isto é, ou são prostitutas do rabo quente que se vendem por trocados, ou são frígidas mal amadas que exaltam sua brutalista falta de sentimentos? :P

Não concordo ortodoxamente com o que tu falaste, mas a linha é mais ou menos esta mesmo... :P
Old September 20th, 2011, 11:17 PM   #17
vinex
BANNED

Likes (Received): 56

Quote:
Originally Posted by Astronauta View Post
É possível fazer um "concurso" assim neste fórum, primeiro fazem as eliminatórias, depois colocam os 30 finalistas em votação

^
concordo.
Só que eu fico imaginando nosso nível Oo.
vinex no está en línea   Reply With Quote
Old September 20th, 2011, 11:21 PM   #18
FlicK
Registered User

FlicK's Avatar

Quote:
Originally Posted by FloripaNation View Post
Mas pelo menos no UK o que eu acho campeão em feúra é o 31st Mary Axe Tower:

Parece um Kid-Bengala versão inglesa

Descendo pra Espanha (e de nível), a Torre Agbar do Jean Nouvel, mórrrrrrr cruzes !!!

Barcelona é homem, ganhou uma rola.... Esse negócio ainda acende e fica vermelho de noite

Eu gosto desses dois, principalmente da estruturação do primeiro (não necessariamente da sua beleza) e do segundo em sua forma geral.

O primeiro é bastante interessante e inovador. Ao meu ver deveria servir de exemplo para todos os outros prédios. Esteticamente ele quebra a monotonia da paisagem, gosto da forma que ele brota entre os prédios e seu impacto na paisagem. Já se transformou em símbolo icônico de Londres. Só acho um tanto brega esse padrão dos vidros.

O outro tem uma função urbanística. Além de quebrar a paisagem, ele marca verticalmente, como um obelismo ou monumento, a intersecção das diagonais de Cerdá. Não é a primeira vez que isso é feito em Barcelona utilizando prédios: no projeto para as Olimpíadas outros dois prédios em altura colocados frente à praça marcam a porta de entrada da cidade e da Europa.

Mas esse primeiro, do Foster, com certeza levaria o prêmio. Aliás, não duvido que esse prêmio tenha sido criado justamente como crítica ao prédio (que foi inaugurado antes de existir o concurso).

:P
Old September 21st, 2011, 04:35 PM   #19
pmoretzs
Registered User

pmoretzs's Avatar

Likes (Received): 1462

Talking

Quote:
É esse prédio aqui ?

torre Strata SE1

Ele é bem feio mesmo.

Parece um barbeador.
pmoretzs no está en línea   Reply With Quote
Old September 21st, 2011, 05:06 PM   #20
PauloLescaut
Registered User

PauloLescaut's Avatar

Quote:

Isto é, ou são prostitutas do rabo quente que se vendem por trocados, ou são frígidas mal amadas que exaltam sua brutalista falta de sentimentos? :P

Não concordo ortodoxamente com o que tu falaste, mas a linha é mais ou menos esta mesmo... :P
Brincadeiras à parte, eu noto isso nas obras públicas, não temos nenhum arquiteto que inove, faça centros culturais, sedes de governo ou o que for. Continuam chamando o Niemeyer ou os acadêmicos seus adeptos...

Já as privadas são aquilo que você já conhece.

Reply

Thread Tools
Rate This Thread
Rate This Thread:

Posting Rules