daily menu » rate the banner | guess the city | one on oneforums map | privacy policy | DMCA | news magazine | posting guidelines

Go Back   SkyscraperCity > European Forums > Fórum Português > Arquitectura e Urbanismo > Centro > Projectos

Global Announcement

As a general reminder, please respect others and respect copyrights. Go here to familiarize yourself with our posting policy.

Reply

Thread Tools
Old August 8th, 2011, 01:41 PM   #81
djou23
Registered User

djou23's Avatar

Likes (Received): 72

Polidesportivo de Albergaria-a-Velha

Last edited by djou23; August 8th, 2011 at 01:54 PM.
djou23 no está en línea   Reply With Quote

Sponsored Links
Old August 8th, 2011, 02:02 PM   #82
djou23
Registered User

djou23's Avatar

Associação Municípios do Carvoeiro

Biblioteca Municipal

Bombeiros Voluntários

Bowling

Casa da Juventude

Casa Diocesana

Casa Paroquial

Casa de Sto. António

Centro de Saúde

Sede do Clube de Albergaria

Correios

Estádio Municipal

Hospital da Misericórdia

Junta de Freguesia de Albergaria-a-Velha (antiga escola Conde Ferreira)

Mercado Municipal

Lar da Misericórdia

Piscina de Albergaria-a-Velha

Tribunal

Câmara Municipal

Last edited by djou23; August 9th, 2011 at 02:16 PM.
Old August 8th, 2011, 11:19 PM   #83
Viriatuus
Registered User

Likes (Received): 1038

Não sei se é bom haver tantos equipamentos desportivos. Tenho dúvidas sobre se são rentabilizados em termos de utilização e principalmente será que a Câmara (ou outras quaisquer que enveredem por investir fortemente neste tipo de equipamentos) tem capacidade financeira para a respectiva manutenção - nada barata deste tipo de equipamentos - sem pôr em risco outros investimentos essenciais?

De resto... boas fotos, Djou!
Viriatuus no está en línea   Reply With Quote
Old August 8th, 2011, 11:54 PM   #84
fred_mendonca
President and CEO

fred_mendonca's Avatar

Likes (Received): 40

Boas fotos!

Quanto aos equipamentos desportivos, qualquer presidente de câmara que se preze tem de inaugurar pelo menos uma piscina e pavilhão desportivo por mandato.

Os bombeiros é que me parece que precisam de um novo quartel.
"We must face the grim necessity, with full knowledge that the task is to be solved, and we must proceed with a full realization that no statute enacted by man can repeal the inexorable laws of nature."
fred_mendonca no está en línea   Reply With Quote
Old August 9th, 2011, 11:42 AM   #85
djou23
Registered User

djou23's Avatar

Quote:
Originally Posted by Viriatuus View Post
Não sei se é bom haver tantos equipamentos desportivos. Tenho dúvidas sobre se são rentabilizados em termos de utilização e principalmente será que a Câmara (ou outras quaisquer que enveredem por investir fortemente neste tipo de equipamentos) tem capacidade financeira para a respectiva manutenção - nada barata deste tipo de equipamentos - sem pôr em risco outros investimentos essenciais?
Pelo menos há clubes a jogar nos pavilhões, com escalões de formação e tudo. As piscinas, são pequenas... é claro que não dão lucro à Câmara, mas penso não ser esse o objetivo destes equipamentos... Mesmo com tanto investimento em infra-estruturas, mais o que ainda se está a acabar, este concelho pode-se orgulhar de ter as contas todas em dias e ser dos mais rápidos a pagar aos fornecedores...

Last edited by djou23; March 13th, 2013 at 08:22 PM.
Old August 9th, 2011, 11:46 AM   #86
djou23
Registered User

djou23's Avatar

Quote:
Originally Posted by fred_mendonca View Post
Quanto aos equipamentos desportivos, qualquer presidente de câmara que se preze tem de inaugurar pelo menos uma piscina e pavilhão desportivo por mandato.

Os bombeiros é que me parece que precisam de um novo quartel.
Este presidente já inaugurou 3 ou 4 de cada o novo quartel dos bombeiros também já está a ser construído, na zona industrial, ao lado da helipista

quanto às fotos, os louros não podem ficar todos para mim, porque algumas foram retiradas do site da Câmara...
Old August 9th, 2011, 11:53 AM   #87
djou23
Registered User

djou23's Avatar

e nota Viriatus, não é só em equipamentos desportivos. Nos últimos anos, remodelou-se todo o parque escolar, construíram-se dois centros culturais (o terceiro está concluído no próximo ano), relvaram-se os campos de futebol, construíram-se parques ribeirinhos (muito modestos, mas pronto...), e ainda falta o polis da ria. Isto falando apenas de "obra" mais vistosa... além disso há aquilo que não chama tanto a atenção, como a cobertura próxima dos 100% de saneamento, as extensões de saúde em todas as freguesias, etc... podemos dizer que somos com mérito um dos concelhos mais "litorais" do país
Old August 9th, 2011, 12:45 PM   #88
djou23
Registered User

djou23's Avatar

Barra, acho que Albergaria não tem dimensão para criar um thread apenas com fotos. Como tal, vou continuar a colocar aqui. Se quiseres mudar, estás à vontade, deixo ao teu critério...
Old August 9th, 2011, 12:59 PM   #89
djou23
Registered User

djou23's Avatar

Homenagem aos Bombeiros

Old August 9th, 2011, 01:37 PM   #90
djou23
Registered User

djou23's Avatar

Albergaria-a-Velha - entre a Ria e a Serra, tudo o que os une...

Praça Ferreira Tavares

Coreto da Srª do Socorro

Apeadeiro da Branca

Estação CF Alb-a-Nova

Centro Cultural da Branca

Fonte no centro histórico de Albergaria

Quinta das Relvas - Branca

Vila Francelina - Frossos

Parques do Vouga

Pateira de Frossos (em breve requalificada através do programa Polis da Ria)

Será esta a vista desde o futuro IC2 - Branca

Paisagem rural - Ribeira de Fráguas

Casa dos Bicos - Branca

Uma terra de moinhos, alguns ainda a funcionar. Aliás, o Caima em particular foi um dos motores do concelho, com os moinhos primeiro, com as unidades industriais do início do século passado, depois...

Ponte Pinto - Ribeira de Fráguas

Old August 9th, 2011, 01:59 PM   #91
djou23
Registered User

djou23's Avatar

Albergaria das terras de Santa Maria...

Cruzeiro da Branca

Cruzeiro de Frossos

Cruzeiro de S. João de Loure

Cruzeiro da Srª do Socorro

O Cruzeiro da Senhora do Socorro é outro singular elemento arquitectónico. Base quadrangular de 4 degraus, com uma base bastante elevada de acordo com o corpo majestosamente elegante e de gosto popular.

Cruzeiro de Vale Maior

Cruzeiro das Frias

Cruzeiro de Angeja

O Cruzeiro da Rua do Costa remonta ao século XVIII. No ano de 1613, foi mandado construir para memória do acabamento da edificação da Igreja da Senhora das Neves e recentemente foi objecto de restauro. Assenta numa base quadrangular de um degrau, a sua base é cúbica de granito onde se destaca um friso a baixo relevo. Corpo bastante simples com remate tosco de gosto popular.

Cruzeiro na Srª do Socorro

No recinto da Senhora do Socorro, está hoje localizado o padrão / cruzeiro. Este imóvel encontrava-se na entrada sul da povoação, tendo sido deslocado para o morro nos meados do século XIX. O Padrão de granito é composto por uma cruz de grandes braços, apoiada no soco paralelipípedo com uma inscrição já muito gasta, que aqui se transcreve:

“AQUI COMES(S)A ALBERG(ARI)A DE POBRES E PASAGEI)ROS DA D.TAREZA”

Rua das Cruzes

O Calvário de Albergaria, vulgarmente conhecido por Cruzes, fazia parte integrante da antiga Via-Sacra. A primeira referência surge em 1683. Neste conjunto faziam parte inicialmente, sete exemplares. Presentemente estão apenas três, tendo sido removidas do local as restantes quatro, aquando da abertura da Rua das Cruzes, por volta de 1919, desde o princípio do Calvário até à "Quinta das Cruzes".

O conjunto das sete cruzes estavam dispostas aleatoriamente no largo e foi intenção colocá-las em linha recta para o lado nascente do mesmo largo e uma do lado poente da rua que atravessa o largo.

As cruzes são de granito, grandes braços rectangulares, assentando em base paralelepípedo com faces de baixos relevos muito significativos.

Cruzeiro da Branca

O Cruzeiro da Branca situa-se no Adro da Igreja de S. Vicente da Branca. Monumento de extrema beleza em granito. A base é quadrangular, corpo e braços oitavados rematados em flor aberta.

A cruz foi colocada no adro nos finais do século XX.

Esta cruz vem substituir o antigo cruzeiro, do séc. XVII-XVIII, situado igualmente neste adro, mas do lado do Cemitério

Cruzeiro de SJ Loure

No adro da Igreja de S. João de Loure há um Cruzeiro, tendo de antigo um pedestal paralelepípedo. A obra é em granito com braços grandes em cortes de simples faces. Presume-se ser do século XVIII.

Cruzeiro do Alto de Angeja

Deste cruzeiro sem qualquer elemento de extraordinário, contempla-se o baixo Vouga com os seus campos e vê-se a cidade de Aveiro. O cruzeiro é bastante simples, de granito tendo como base apenas dois degraus em material contemporâneo.

Pelourinho de Frossos

Pelourinho de Angeja

fonte: http://blogdealbergaria.blogspot.com...os%20Cruzeiros

Last edited by djou23; August 9th, 2011 at 02:05 PM.
Old August 9th, 2011, 02:17 PM   #92
Barragon
Barra for Friends

Barragon's Avatar

Likes (Received): 8442

Belos edifícios

::Visita ao Alto Alentejo ::

Fat people are harder to kidnap
Barragon no está en línea   Reply With Quote
Old August 9th, 2011, 05:03 PM   #93
Viriatuus
Registered User

Likes (Received): 1038

Ó Djou, as fotos estão boas, com o senão de haver aí um par delas que me provocam torcicolo. Não dá para as por mais direitinhas...?
Viriatuus no está en línea   Reply With Quote
Old August 9th, 2011, 07:29 PM   #94
djou23
Registered User

djou23's Avatar

não... no meu pc elas estão direitas, mas quando as passo para aqui, inclinam... enfim, deve ser do photobucket...
Old August 9th, 2011, 07:35 PM   #95
Sesnando
Registered User

Likes (Received): 6

Quote:
uma população de 7.421 habitantes (censos de 2001/ talvez 8000 em 2011)
então, confirma-se?
Sesnando no está en línea   Reply With Quote
Old August 10th, 2011, 12:01 AM   #96
fred_mendonca
President and CEO

fred_mendonca's Avatar

Likes (Received): 40

Quote:
Originally Posted by djou23 View Post
Este presidente já inaugurou 3 ou 4 de cada o novo quartel dos bombeiros também já está a ser construído, na zona industrial, ao lado da helipista

quanto às fotos, os louros não podem ficar todos para mim, porque algumas foram retiradas do site da Câmara...
Ok, nesse caso pode-se dizer que a o concelho está bastante bem dotado de infraestruturas e equipamentos.
"We must face the grim necessity, with full knowledge that the task is to be solved, and we must proceed with a full realization that no statute enacted by man can repeal the inexorable laws of nature."
fred_mendonca no está en línea   Reply With Quote
Old August 10th, 2011, 11:52 AM   #97
djou23
Registered User

djou23's Avatar

Quote:
Originally Posted by Sesnando View Post
então, confirma-se?
confirma-se, 8473 na freguesia de Albergaria-a-Velha, 25211 no concelho. A pop apenas cresceu nesta freguesia e na Branca, tudo o resto diminuiu...

em relação a 2001, nesta freguesia, os edifícios são agora 121% do que eram, os alojamentos familiares 130%, famílias clássicas 125% e pop residente 114%.
Old August 10th, 2011, 12:33 PM   #98
djou23
Registered User

djou23's Avatar

Albergaria-a-Velha: IC2 requalificado antes do Inverno
As obras de beneficiação da EN1/IC2, que atravessam a cidade, deverão ficar concluídas até ao próximo mês de Outubro

As obras de beneficiação da EN1/IC2 desde a Zona Industrial até ao extremo sul da cidade de Albergaria-a-Velha deverão ficar concluídas até ao próximo mês de Outubro, segundo avançou ao nosso jornal foi o presidente da Câmara Municipal de Albergaria-a-Velha, João Agostinho Pereira.
Trata-se de um investimento de cerca de oito milhões de euros, sendo custeado integralmente pela Estradas de Portugal (EP), com o recurso a fundos comunitários.
A requalificação do IC2/EN1 é uma velha aspiração da autarquia albergariense, que há muitos anos reclamava esta obra, mesmo para baixar os níveis de sinistralidade registados neste troço.
Para o presidente da Câmara Municipal, tanto as rotundas no eixo estruturante como as passagens desniveladas em construção irão permitir uma melhor mobilidade em termos de trânsito e reduzir significativamente a sinistralidade nos pontos fatídicos de Albergaria-a-Velha e na sua extensa zona industrial.

Diário de Aveiro
Old August 10th, 2011, 12:35 PM   #99
djou23
Registered User

djou23's Avatar

Mais de 250.000 euros para requalificar vias da Zona Industrial

De forma a melhorar a circulação na Zona Industrial de Albergaria-a-Velha, cujo pavimento já se encontrava bastante degradado em algumas áreas, resultado, em parte, do grande número de viaturas, especialmente pesados, que por ali circularam durante as obras do IC2 e da Variante ao Sobreiro, a Câmara Municipal de Albergaria-a-Velha está a proceder à requalificação das três principais vias – os arruamentos, N, E e C – o que perfaz um investimento de 263.561, 62 euros. A conclusão dos trabalhos está prevista para Outubro.
Em termos de intervenção, vai ser feito o saneamento do pavimento degradado e a ripagem de algumas zonas, seguindo-se a repavimentação total dos arruamentos. Vão ser criados, ainda, alguns pontos de água, nove passadeiras, ligeiramente elevadas para maior protecção dos peões, e será colocada nova sinalização em áreas específicas.
A requalificação dos arruamentos da Zona Industrial de Albergaria-a-Velha vem, assim, complementar as obras realizadas no IC2 e na Variante, que criaram novos acessos a esta área, permitindo, ainda, melhorar significativamente as condições de acessibilidade às muitas empresas instaladas no Município.

cm-albergaria.pt
Old August 10th, 2011, 12:36 PM   #100
djou23
Registered User

djou23's Avatar

Pavilhão de Angeja vai ter novo acesso

Encontra-se em fase de execução o novo acesso ao Pavilhão Gimnodesportivo de Angeja, que está quase concluído. Esta intervenção implica um investimento de 196.890,78 euros e pretende-se que o novo arruamento ofereça as necessárias condições de conforto e segurança para a circulação de veículos, assim como zonas de atravessamento pedonal.
A nova via terá um comprimento total de 200 m, tendo o troço inicial uma faixa com duas vias de 3,25 m de largura e passeios laterais com 1,60 m. Na zona do Pavilhão, haverá um estacionamento perpendicular e serão construídos muros de protecção e contenção, bem como instaladas todas as infra-estruturas necessárias de rede de drenagem de águas pluviais, abastecimento de água, saneamento, rede eléctrica, rede de telecomunicações e iluminação pública. Esta primeira fase deverá estar concluída em Novembro.
Numa segunda fase, prevê-se a execução de estacionamento de apoio aos utentes do Pavilhão, sendo para o efeito garantida uma inserção no arruamento principal.

cm-albergaria.pt

Reply

Tags
albergaria-a-velha

Thread Tools

Posting Rules