daily menu » rate the banner | guess the city | one on oneforums map | privacy policy | DMCA | news magazine | posting guidelines

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Brasil > Fóruns Gerais > Arquitetura e Discussões Urbanas

Global Announcement

As a general reminder, please respect others and respect copyrights. Go here to familiarize yourself with our posting policy.

Reply

Thread Tools Rate Thread
Old September 23rd, 2009, 05:15 AM   #1
schmidt
Registered User

schmidt's Avatar

Likes (Received): 59

Blumenauenses: ciclovias - Opiniões!

Aos que são de Blumenau e região, por favor quero saber a opinião de vocês sobre esse CRIME urbano que tão fazendo na nossa cidade.

Aos que são de fora, vou explicar a situação. Blumenau, uma cidade extremamente plana e espaçosa agora inventou um plano pra encher a cidade de ciclovias. O centro já tem alguma coisa, e realmente é a área onde se pode andar melhor. Nos bairros já tem muito morro e começa a ficar ruim.

Algumas ciclovias que colocaram ultimamente eu até concordo: na Paulo Zimmermann, acho que colocaram de novo na Humberto de Campos e até na Almirante Barroso VAI.

Mas...

Que MERDA é aquela na 7?!?!?!?!?!

Meu deus, é o maior CRIME urbano que eu já vi, a coisa mais IMPROVISADA e ABSURDA que eu já vi numa cidade!!! Eu, como admirador de bom urbanismo, fiquei muito revoltado com o que estão fazendo.

De novo, aos de fora, a prefeitura de Blumenau resolveu que a rua 7 de Setembro (uma das 3 principais ruas do centro) vai ter ciclovias. Só que como a rua não tem espaço, bom, vamos tirar o espaço dos pedestres! A calçada é feita daquele concreto (sei la) que tem que quebrar todo pra mudar qualquer coisa, e tem várias peças faltando. Entao pra nao precisar fazer nada (à moda brasileira), simplesmente passaram uma máquina pintando duas MEGA faixas vermelhas paralelas umas às outras.

É MUITO feio, mas eu até aceitaria se a calçada tivesse um padrão, se eles tivessem feito na beirada dela, de uma maneira uniforme e organizada. Só que a calçada NÃO É uniforme, ela muda os padrões, ela tem buracos, ela muda a largura, ela tem canteiros em alguns trechos e em outros não, então a calçada acaba fazendo um ziguezague e... convenhamos, o vermelho DÓI nos olhos!

Portanto gostaria de elogiar a nobre iniciativa da nossa querida cidade. Só que não precisavam fazer a CAGADA que estão fazendo.

E voces? Postem fotos!

Last edited by Driano MG; September 25th, 2009 at 11:29 PM.
schmidt no está en línea   Reply With Quote

Sponsored Links
Old September 23rd, 2009, 05:28 AM   #2
FG-BR
Registered User

FG-BR's Avatar

Likes (Received): 150

Realmente, passei hj ali na 7 e achei aquilo lá ridiculo. A ideia das "bike" é massa, mas não adianta forçar a barra desse jeito.
FG-BR no está en línea   Reply With Quote
Old September 23rd, 2009, 05:48 AM   #3
Mr.Canello
Registered User

Likes (Received): 1459

Realmente é uma aberração estas gambiarras! Mas eu confio na qualidade de Blumenau... Devem ser provisórias!

Mr.Canello no está en línea   Reply With Quote
Old September 23rd, 2009, 05:51 AM   #4
Mr.Canello
Registered User

Likes (Received): 1459

Agora o sonho Sorocabano:

Será que algum dia teremos ciclovias assim?
Mr.Canello no está en línea   Reply With Quote
Old September 23rd, 2009, 05:19 PM   #5
Ice Climber
C.A.Paranaense

Ice Climber's Avatar

Likes (Received): 11254

Tem governante que se empolga com as promessas da bicicleta.

Acham que, por ser um meio que não exije tantos investimentos, não há necessidade de obras. Acabam pintando pedaços de asfalto e calçadas, sem adequá-las e bem porcamente, e querem que nós usemos.

Palhaçada.
Ice Climber no está en línea   Reply With Quote
Old September 23rd, 2009, 07:29 PM   #6
schmidt
Registered User

schmidt's Avatar

Olhem isso!!!

Old September 23rd, 2009, 08:05 PM   #7
Farrapo
.

Likes (Received): 882

Quote:
Originally Posted by schmidt View Post
Olhem isso!!!

HAHAHAHAHAHAH... Que absurdo isso... Simplesmente tacaram uma tinta vermelha nessa calçada (!) de ladrilho hidráulico, hahah...

Gosto muito de ciclovias, mas fazê-las simplesmente por fazer (como me parece ser o caso dessas de Blumenau) acaba sendo até perigoso... Outra coisa, fazer ciclovia em ruas com muita ladeira é burrice, acaba sendo pouco utilizada (ou nem utilizada mesmo, dinheiro colocado fora)... Quem é que vai querer encarar uma super ladeira? Só em extremíssima necessidade, quando não tem alternativa meeesmo...

Essa foto aí que eu quotei é um absurdo... Acabaram com a calçada, a transformaram numa ciclovia... A calçada já é estreita e olhem aquela mulher andando no cantinho, um contínuo conflito pedestre x ciclista... Bah, que absurdo isso... Surreal até, hahah... Sério, essas ciclovias tão perigosas, ao menos as mostradas aqui no thread... A única sinalização é a tinta vermelha, nem colocaram aqueles olhos-de-gato pra demarcação ficar mais visível à noite... Ou então algum elemento separador, sei lá...

Bom, mas isso não é "mérito" apenas de Blumenau... Em Pelotas inventaram de fazer umas ciclovias sem começo nem fim, hahah... Começa do nada e termina do nada, hahah... Não tem uma continuidade... "Acabou a ciclovia, se vira!", hahah...
Farrapo no está en línea   Reply With Quote
Old September 24th, 2009, 12:32 AM   #8
Positronn
Registered User

Positronn's Avatar

Likes (Received): 2752

Se querem fazer ciclofaixas, tem que no mínimo copiar o péssimo modelo que se aplica aqui: tira-se uma faixa de estacionamento e pinta ali uma faixa. Encima da calçada é ridículo. Agora as de Sorocaba realmente são exemplares, mas não servem para o pequeno deslocamento, para regiões centrais e pouco planejadas.
Positronn está en línea ahora   Reply With Quote
Old September 24th, 2009, 12:43 AM   #9
Thina
Registered User

Thina's Avatar

Será possível que atualmente a moda agora é ter a qualquer custo ciclovias em todo lugar?!
Pq aqui em Florianópolis na agronômica já é pouco espaço para carros e inventaram também de uma ciclovia.
Edit. Na rua Agrônomica não pode estacionar porque não tem nem espaço o sufiente para passar carros.
Thina no está en línea   Reply With Quote
Old September 24th, 2009, 03:52 AM   #10
xistracinho
Registered User

Likes (Received): 3846

Pois é, também percebi que do nada todo mundo quis ter ciclovias/ciclofaixas a todo custo.
xistracinho no está en línea   Reply With Quote
Old September 24th, 2009, 06:15 AM   #11
ROBSON LIMA
BANNED

Likes (Received): 5

é, realmente estão estranhas...na verdades são ciclo-faixas... apenas pinturas nas calçadas e ruas... não é bem um projeto completo como tem em Sorocaba, Santos e Rio de Janeiro... ta mais o estilo São Paulo, bem no improviso.

Esse é o mapa da ciclovia Sorocabana, toda integrada com 5 terminais de ônibus com bicicletários, sub prefeituras e parques urbanos. Esse mapa já está desatualizado mas é o único que temos.

ROBSON LIMA no está en línea   Reply With Quote
Old September 24th, 2009, 05:58 PM   #12
Ice Climber
C.A.Paranaense

Ice Climber's Avatar

Likes (Received): 11254

Caramba hein??

Desconhecia essas ciclovias de Sorocaba...
Ice Climber no está en línea   Reply With Quote
Old September 24th, 2009, 08:31 PM   #13
CF/PR
Blumenau

CF/PR's Avatar

Likes (Received): 0

Gente =OOOOO

Eu já tinha visto essa bizarrice na comunidade do orkut de Blumenau e não acreditei.
Como faz??? HUAIHAUHAUIOHAUIHUIAUA

O bom urbanismo mandou lembranças!

Se o pessoal da prefeitura quer mesmo fazer ciclovias (acredito na boa vontade) tenham eles em mente que a cidade no centro e em alguns bairros já está saturada... As pistas são estreitas até pros carros, principalmente em horário de pico.
O que deveria ser feito é não pecar novamente no futuro: Que comecem AGORA, já, neste exato momento, a planejar (muito bem) a região norte da cidade, Itoupava Central e outros, que ainda está crescendo.. com grandes avenidas, fácil acesso viário até os lugares (até porque tem muita coisa se instalando lá), ciclovias e tudo o mais. Aproveitar também que a região é "relativamente plana" para fazer bons projetos lá.

Agora, o Centro, bairro garcia, velha e outros já não tem muito o que ser feito. A cidade cresceu assim... Só dá pra consertar se destruir e construir tudo de novo. Falta de planejamento de mais de um século atrás... Só não vamos cometer os mesmo erros, por favor.
Torço para que PLANEJEM AS ITOUPAVAS!
CF/PR no está en línea   Reply With Quote
Old September 24th, 2009, 10:24 PM   #14
thesapox
Registered User

thesapox's Avatar

Likes (Received): 25

Que horror essas ciclovias vermelhas, mesmo as de verdade!
Quanto as pintadas nas calçadas, uma vergonha mesmo.
thesapox no está en línea   Reply With Quote
Old September 25th, 2009, 02:44 AM   #15
ROBSON LIMA
BANNED

Likes (Received): 5

Quote:
Originally Posted by thesapox View Post
Que horror essas ciclovias vermelhas, mesmo as de verdade!
Quanto as pintadas nas calçadas, uma vergonha mesmo.
Por incrível que pareça o vermelho dá um contraste interessante com o verde dos jardins ao entorno. Em santos a ciclovia tem a cor do asfalto então fica apagada no cenário urbano.

Aqui a Ciclovia da Avenida Santa Cruz... aprox. 5 km de ciclovia.

Last edited by ROBSON LIMA; September 25th, 2009 at 02:49 AM.
ROBSON LIMA no está en línea   Reply With Quote
Old September 25th, 2009, 03:11 PM   #16
thesapox
Registered User

thesapox's Avatar

Likes (Received): 25

Eu acho tenebroso.
Porque não um calçamento mais permeável? Cadê a arborização no entorno?

Um ponto da ciclovia de Campo Bom:

A cidade tem ciclovias por toda a malha urbana, inclusive uns trechos mais novos que esse bem melhor conservados. Estão revitalizando o trecho inicial, que foi a primeira ciclovia da américa latina.
thesapox no está en línea   Reply With Quote
Old September 26th, 2009, 01:38 AM   #17
Positronn
Registered User

Positronn's Avatar

Likes (Received): 2752

Não vejo vantagem em pavimento permeável. O ganho de permeabilidade é pífio, não deve dar nem 5% da área total da ciclovia, dá mais manutenção e não é tão confortável. No caso de Sorocaba não dá pra ter árvores no entorno, há uma linha de alta tensão.
Positronn está en línea ahora   Reply With Quote
Old September 26th, 2009, 01:45 AM   #18
aleochi
carioca

aleochi's Avatar

Likes (Received): 1704

Que coisa mais improvisada. Credo!
Muito amadora a forma com que a prefeitura de Blumenau tentou por em prática essa tendência mundial. Primeiro, o que faz uma ciclovia não é só uma faixa pintada do jeito mais porco. Precisam organizar a e renivelar todo o trecho, relocando ou adaptando bueiros e grades de esgoto, sinalizando apropriadamente e etc etc etc.
Mas não, eles simplismente passam tinta EM CIMA da calçada!
A intenção foi maravilhosa, mas a execução...
aleochi no está en línea   Reply With Quote
Old September 26th, 2009, 01:49 AM   #19
Rodalvesdepaula
Scooter/motorbike lover

Rodalvesdepaula's Avatar

Likes (Received): 40993

Quote:
Originally Posted by ROBSON LIMA View Post
é, realmente estão estranhas...na verdades são ciclo-faixas... apenas pinturas nas calçadas e ruas... não é bem um projeto completo como tem em Sorocaba, Santos e Rio de Janeiro... ta mais o estilo São Paulo, bem no improviso.

Esse é o mapa da ciclovia Sorocabana, toda integrada com 5 terminais de ônibus com bicicletários, sub prefeituras e parques urbanos. Esse mapa já está desatualizado mas é o único que temos.

Desconhecia este mapa das ciclovias daqui de Sorocaba. O interessante é que várias delas que serão implantadas estão em avenidas onde vou propor a construção de canaletas exclusivas para ônibus, num projeto que estou elaborando para a prefeitura local.

Robson, na Paes de Linhares fizeram quase o mesmo de Blumenau, mas "bem-feito": uma ciclofaixa ocupando uma via que seria para os carros.

Rodalvesdepaula está en línea ahora   Reply With Quote
Old September 26th, 2009, 05:25 AM   #20
schmidt
Registered User

schmidt's Avatar

Que legal, moveram pra cá e vai despencar.

Por que mover pra cá se aqui só se fala de São Paulo e Rio?!

Reply

Thread Tools
Rate This Thread
Rate This Thread:

Posting Rules