daily menu » rate the banner | guess the city | one on oneforums map | privacy policy | DMCA | news magazine

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Fóruns Brasileiros > Fóruns Gerais > Arquitetura e Discussões Urbanas

Reply

Thread Tools Rate Thread
Old July 21st, 2009, 12:40 PM   #1
Cedar Teeth
Registered User

Cedar Teeth's Avatar

Likes (Received): 402

Meio-fio pintado ou não?

Por quê algumas cidades pintam o meio-fio com aquele pontilhado? É para embelezar ou faz parte da sinalização?

Vendo algumas fotos do Mundo Afora reparei que assim como no Brasil, algumas cidades africanas, asiáticas e do Oriente Médio também tem esse costume.

O quê você acha dessa prática? Eu pessoalmente prefiro quando o meio-fio não é pintado. É mais barato, não gasta tinta e fica mais bonito.
Cedar Teeth no está en línea   Reply With Quote

Sponsored Links

Old July 21st, 2009, 12:55 PM   #2
Fabius_
Ad astra

Fabius_'s Avatar

Likes (Received): 944

Honestamente, eu sou indiferente a isso.
Sem dúvida, é mais fácil não pintar, já que aquela pintura não dura muito, pois há coisas muito mais importantes a fazer com o serviço, o dinheiro e o material usados para essa tarefa.
Eu moro numa cidade que costuma fazer isso, mas confesso que só notei isso quando comentaram nas fotos de um tópico feito por mim.
Old July 21st, 2009, 01:36 PM   #3
Espartano_bsb
Registered User

Espartano_bsb's Avatar

Likes (Received): 0

Eu prefiro meio-fio sem pintura... Mas em cidades com muita poeira a pintura melhora o aspecto geral.
Espartano_bsb no está en línea   Reply With Quote
Old July 21st, 2009, 01:43 PM   #4
GilsonBarros
Thiago Agom

GilsonBarros's Avatar

Likes (Received): 189

Nossa... Tem cidades aqui no RJ como Itaguaí que pinta o meio-fio com cal em algumas vias. Isso é muito brega gente!
Old July 21st, 2009, 01:46 PM   #5
Raul Neto
Registered User

Likes (Received): 73

Não pode existir nada mais caipira, mas continua infestando o país. É, em suma, um horror!
Raul Neto no está en línea   Reply With Quote
Old July 21st, 2009, 01:55 PM   #6
GilsonBarros
Thiago Agom

GilsonBarros's Avatar

Likes (Received): 189

Quer ser demodê... Pinte o meio-fio de sua cidade!hahaha
Old July 21st, 2009, 02:15 PM   #7
Raynits
...

Raynits's Avatar

Likes (Received): 4

Quote:
Originally Posted by Cedar Teeth View Post
Por quê algumas cidades pintam o meio-fio com aquele pontilhado? É para embelezar ou faz parte da sinalização?
Geralmente é sinalização quando se pinta de amarelo o meio fio nas esquinas, na frente de garagens e em frente a hidrantes, significando que é proibido estacionar. O resto se pinta de branco ou nem se pinta.

Mas muitas vezes é pra "embelezar"() mesmo.
Raynits no está en línea   Reply With Quote
Old July 21st, 2009, 02:15 PM   #8
Mascate
Mameluco sangue azul

Mascate's Avatar

Likes (Received): 2364

Meio-fio pintado é uma forma de sinalização. Muito útil em casos de blackout. O mesmo acontece com postes e árvores próximos às ruas e estradas, onde pintam uma faixa branca. Se é bonito ou feio é o que menos importa.
רסיפה, ערש היהדות באמריקה
Mascate no está en línea   Reply With Quote
Old July 21st, 2009, 02:18 PM   #9
aleochi
carioca

aleochi's Avatar

Likes (Received): 748

Se eu não me engano é ilegal pintar os meio-fios e postes sem devida autorização da prefeitura. Eu pessoalmente acho que não há nada mais feio e brega!
aleochi no está en línea   Reply With Quote
Old July 21st, 2009, 02:23 PM   #10
Matheus Rody
Good floor, better sky.

Likes (Received): 7

Definitivamente não. É sujo, é degradante é horrível. O combo fiação aparente, meio-fio pintado e metade do poste pintado é a cara de lugar pouco desenvolvido.
Matheus Rody no está en línea   Reply With Quote
Old July 21st, 2009, 02:29 PM   #11
BraVision
BANNED

Likes (Received): 59

Falta Visao

Quote:
Originally Posted by Matheus Rody View Post
Definitivamente não. É sujo, é degradante é horrível. O combo fiação aparente, meio-fio pintado e metade do poste pintado é a cara de lugar pouco desenvolvido.
Correto, concordo plenamente com seu comentario. Na verdade nao conheco uma cidade em Pais de primeiro mundo que pinte meio-fios, postes e arvores de branco, e' realmente sinonimo de terceiro mundo. Qundo tudo cinza da um aspecto mais sobrio e sofisticado ao urbanismo.
BraVision no está en línea   Reply With Quote
Old July 21st, 2009, 02:33 PM   #12
Inconfidente
Olha o vão

Inconfidente's Avatar

Likes (Received): 2161

Quote:
Originally Posted by Cedar Teeth View Post

Vendo algumas fotos do Mundo Afora reparei que assim como no Brasil, algumas cidades africanas, asiáticas e do Oriente Médio também tem esse costume.

O quê você acha dessa prática? Eu pessoalmente prefiro quando o meio-fio não é pintado. É mais barato, não gasta tinta e fica mais bonito.
Aqui em BH a regra é pintar tudo e não tracejar, tudo em branco. Na Califórnia eles também pintam tudo, só que de vermelho. Tem um outro lugar que estava reparando que eles pintam tudo de amarelo, eu não me lembro onde é.

Eu prefiro que seja tudo pintado mesmo, não importa a cor. Tracejado eu não gosto.
Inconfidente está en línea ahora   Reply With Quote
Old July 21st, 2009, 02:37 PM   #13
diogoap
Que que eu escrevo aqui?

Quote:
Originally Posted by Inconfidente View Post
Aqui em BH a regra é pintar tudo e não tracejar, tudo em branco. Na Califórnia eles também pintam tudo, só que de vermelho. Tem um outro lugar que estava reparando que eles pintam tudo de amarelo, eu não me lembro onde é.

Eu prefiro que seja tudo pintado mesmo, não importa a cor. Tracejado eu não gosto.
Acho que onde o meio-fio é amarelo não pode estacionar
diogoap no está en línea   Reply With Quote
Old July 21st, 2009, 02:43 PM   #14
Sr.França
\,,/

Sr.França's Avatar

Likes (Received): 4

eu prefiro pintado tudo de branco.
Fica melhor do que tracejado ou sem pintura.

@marcosfranca11
Sr.França no está en línea   Reply With Quote
Old July 21st, 2009, 02:44 PM   #15
fialho
Fialho

fialho's Avatar

Quote:
Originally Posted by Mascate View Post
Meio-fio pintado é uma forma de sinalização. Muito útil em casos de blackout. O mesmo acontece com postes e árvores próximos às ruas e estradas, onde pintam uma faixa branca. Se é bonito ou feio é o que menos importa.
O que eu acho curioso é que eu vejo até árvores no meio de praças pintadas de branco em algumas cidades brasileiras. Daí, nesse caso, não acho que se aplica essa questão da sinalização. Aqui mesmo faziam isso antigamente, felizmente abandonaram essa prática.
fialho está en línea ahora   Reply With Quote
Old July 21st, 2009, 02:58 PM   #16
rodrigorc
BBMP!

rodrigorc's Avatar

Likes (Received): 912

Old July 21st, 2009, 03:12 PM   #17
PauloLescaut
Registered User

PauloLescaut's Avatar

Likes (Received): 2594

Quote:
Originally Posted by fialho View Post
O que eu acho curioso é que eu vejo até árvores no meio de praças pintadas de branco em algumas cidades brasileiras. Daí, nesse caso, não acho que se aplica essa questão da sinalização. Aqui mesmo faziam isso antigamente, felizmente abandonaram essa prática.
Ao que me parece, faziam isso para que não desse cupim nas árvores. Mas já se provou que pintar tronco faz com que a árvore se desenvolva mal, adoeça...
Old July 21st, 2009, 03:16 PM   #18
BrunoVix
Registered User

BrunoVix's Avatar

Likes (Received): 164

Eu também não gosto, mas já que gostam de pintar, podiam pintar de cinza!

███████████
Trabalha e Confia
███████████
BrunoVix está en línea ahora   Reply With Quote
Old July 21st, 2009, 03:17 PM   #19
Scotti
Registered User

Likes (Received): 145

Sem pintura, acho um baita desperdício de dinheiro público. Mas tracejado é o pior, sem dúvida.
Old July 21st, 2009, 03:22 PM   #20
Mkmillenium
I need a money tree...

Mkmillenium's Avatar

Pois é, o corte das pedras do meio-feio sao todas tortas, dá raiva ver que coisa mal-feita e ainda pintar tracejado é sinal de desperdício de material, tempo e dinheiro quando ainda tem um monte de ruas para consertar. Além disso combinam o caiado com um pedaco do postes e árvores. Mas acredito que isso vem do tempo de pintar uma parte das árvores, que sempre ouvi dizer ser para evitar formigas e insetos no tronco, que papo heinn. Agoro o que acho pior é aqueles blocos de cimento impedindo os canteiros centrais e fazer de conta que o tracejado é outro. Em Sao Paulo, se costuma chamar tijolo de baiano, me desculpem os baianos aqui, nao sei mesmo daonde tiraram esse nome, mas acho que aquilo atrapalha e tanto. Tá lá marcar a zona azul, as entradas de garagem, aquele moda de cruzamento de avenidas congestionadas pintar cruzado de amarelo tipo imitando New York para nao fecharem o cruzamento e etc, mas ficar pintando tudo, é meio ridículo mesmo. Sempre vi isso que em Los Angeles pintam continuamente de vermelho e olha que as calcadas e meio-fio de lá sao muito mais bem feitos, nao sei a razao, talvez para ninguém parar... É uma questao cultural... No Egito e em países ditos pobres gostam de fazer esse tracejado, dizem que é pela seguranca... sei lá. O tracejado é feio.
Mkmillenium no está en línea   Reply With Quote

Reply

Thread Tools
Rate This Thread
Rate This Thread:

Posting Rules