daily menu » rate the banner | guess the city | one on oneforums map | privacy policy (aug.2, 2013) | DMCA policy | flipboard magazine

Go Back   SkyscraperCity > European Forums > Fórum Português > Transportes e Infra-Estruturas > Ferrovias

Reply

Thread Tools
Old October 22nd, 2013, 05:42 PM   #1721
Arucard
Registered User

Arucard's Avatar

Likes (Received): 105

Quote:
Originally Posted by rbaps View Post
O ML a atravessar o Tejo, para além de ser virtualmente irrealizável, não se justifica e será sempre a última das últimas prioridades de expansão.
Irrealizável não o será, porque tecnologicamente é possível de construir.
Os poucos estudos que apontavam a possibilidade de ligar Almada à Lisboa pelo ML apontavam como um provável corredor a ligação entre Cacilhas (no actual terminal fluvial ) e a Baixa de Lisboa.
Embora existisse algumas variantes, a opção mais "barata" era prolongar a linha verde do Cais do Sodré até Cacilhas. Mas como a orientação das estações não era a melhor, a segunda opção era prolongar a linha Amarela do Rato, cruzar em Santos/Cais do Sodré na linha verde, e daí seguia para Cacilhas.
Como esta rota ligava directamente a rota mais lucrativa da Transtejo (Cais do Sodré/Cacilhas), e o ML seguia directamente para o centro de Lisboa, esta ligação seria a certidão de óbito dos cacilheiros, pois tornavam-se redundantes, e quanto muito só restavam algumas rotas com menor frequência (Montijo/Cais do Sodré, p.ex.).
Naturalmente a Transtejo seria contra tal projecto, e a maioria dos operadores de transportes de Lisboa não gostaria de tal corredor directo entre margens. Após o fim da novela dos arranha-ceus de Cacilhas, o projecto caiu no esquecimento, e actualmente nem faz parte de qualquer plano de expansão oficial ou oficioso do ML.
Arucard no está en línea   Reply With Quote

Sponsored Links

Old October 22nd, 2013, 06:09 PM   #1722
pedrodepinto
Feliz 2014 ;)!

pedrodepinto's Avatar

Likes (Received): 294

Sim, as grandes cidades tendem a perder população. E é para tentar inverter essa tendência que se aposta em novas estações no centro da cidade ou na melhoria da acessibilidade da rede !
Penso que todos compreendemos a relevância de se prolongar o ML até Campo de Ourique ou até Alcântara, como em tempos esteve previsto. E também me parece ser consensual a necessidade de se "fechar a rede". O prolongamento Alameda - São Sebastião não trouxe a inuaguração de nenhuma nova estação mas diminuiu exponencialmente o tempo a percorrer entre a Alameda e o Saldanha. Antes era necessário andar nove estações e agora é só preciso viajar uma! Ora, prolongar a linha vermelha até à amarela também faz sentido, tal como é relevante ampliar a verde até à azul, via Telheiras. Claro que todos os prolongamentos têm de ser bem pensados... Cabe aos estudos determinar os melhores.

ferrobico liked this post
pedrodepinto no está en línea   Reply With Quote
Old October 22nd, 2013, 08:49 PM   #1723
rbaps
Ricardo

rbaps's Avatar

Likes (Received): 235

Quote:
Originally Posted by Arucard View Post
Irrealizável não o será, porque tecnologicamente é possível de construir.
Os poucos estudos que apontavam a possibilidade de ligar Almada à Lisboa pelo ML apontavam como um provável corredor a ligação entre Cacilhas (no actual terminal fluvial ) e a Baixa de Lisboa.
Embora existisse algumas variantes, a opção mais "barata" era prolongar a linha verde do Cais do Sodré até Cacilhas. Mas como a orientação das estações não era a melhor, a segunda opção era prolongar a linha Amarela do Rato, cruzar em Santos/Cais do Sodré na linha verde, e daí seguia para Cacilhas.
Como esta rota ligava directamente a rota mais lucrativa da Transtejo (Cais do Sodré/Cacilhas), e o ML seguia directamente para o centro de Lisboa, esta ligação seria a certidão de óbito dos cacilheiros, pois tornavam-se redundantes, e quanto muito só restavam algumas rotas com menor frequência (Montijo/Cais do Sodré, p.ex.).
Naturalmente a Transtejo seria contra tal projecto, e a maioria dos operadores de transportes de Lisboa não gostaria de tal corredor directo entre margens. Após o fim da novela dos arranha-ceus de Cacilhas, o projecto caiu no esquecimento, e actualmente nem faz parte de qualquer plano de expansão oficial ou oficioso do ML.
É possível fazer a ligação, claro. Mas o custo seria tão elevado e tão desproporcional ao benefício que parece-me que nunca será uma prioridade a não ser que se descubra petróleo debaixo dos pilares da Ponte 25 de Abril. Daí eu ter dito virtualmente irrealizável. Além disso, a ligação Cais do Sodré-Cacilhas dá bem conta do recado (tanto quanto me dá a parecer) e com frequências bastante boas nas horas de ponta, pelo menos.
rbaps no está en línea   Reply With Quote
Old October 22nd, 2013, 09:01 PM   #1724
rbaps
Ricardo

rbaps's Avatar

Likes (Received): 235

Quote:
Originally Posted by ferrobico View Post
Pedrodepinto não achas que a tendência futura e que já está em curso é de que as grandes cidades, inclusive Lisboa perderão gradualmente a sua centralidade ou seja perdem população própria e outra que lá se desloca para tratar assuntos?

Isto para dizer que qualquer aumento ou prolongamento terá de ser bem estudado.
É a minha opinião, poderão haver outras.
A tendência actual é essa de facto. Mas num futuro não tão distante assim, a bem da sustentabilidade das nossas cidades, terá de haver uma grande mudança de paradigma com uma nova "centralização" (que até pode não ser em Lisboa, apesar de ser o local que melhores condições reúne) quer de serviços, quer de habitação. Tenho dito muitas vezes aqui no Fórum e noutros sítios que Portugal, sendo um país tão dependente do exterior a nível energético, não será capaz de sustentar o actual modelo de "cidade" (não no sentido tradicional de concelho, mas cidade no sentido mais territorial) durante muito mais anos. Os combustíveis baratos estão perto do fim e já há muito que se deveria ter começado a pensar nessa mudança de paradigma.

Lisboa teria capacidade, com boas políticas de ordenamento do território e de transportes, entre outras, de acolher pelo menos o dobro da população que tem actualmente, o que se traduziria por um lado numa brutal diminuição das emissões de gases poluentes devidos aos movimentos pendulares. Por outro lado, traduzir-se-ia numa grande racionalização de recursos uma vez que metade da actual população da área metropolitana estaria concentrada numa área geográfica muito mais pequena.

Mas isto não se faz da noite para o dia e ontem já era tarde para começar a pensar naquilo que o futuro nos reserva. Mas em Portugal há muita falta de pensamento e sobretudo planeamento (o pensamento posto em prática) estratégico. Por cá planos para daqui a dois anos são quase planeamento a longo prazo.
rbaps no está en línea   Reply With Quote
Old October 23rd, 2013, 12:06 AM   #1725
ferrobico
Registered User

ferrobico's Avatar

Likes (Received): 282

Quote:
Originally Posted by rbaps View Post
A tendência actual é essa de facto. Mas num futuro não tão distante assim, a bem da sustentabilidade das nossas cidades, terá de haver uma grande mudança de paradigma com uma nova "centralização" (que até pode não ser em Lisboa, apesar de ser o local que melhores condições reúne) quer de serviços, quer de habitação. Tenho dito muitas vezes aqui no Fórum e noutros sítios que Portugal, sendo um país tão dependente do exterior a nível energético, não será capaz de sustentar o actual modelo de "cidade" (não no sentido tradicional de concelho, mas cidade no sentido mais territorial) durante muito mais anos. Os combustíveis baratos estão perto do fim e já há muito que se deveria ter começado a pensar nessa mudança de paradigma.

Lisboa teria capacidade, com boas políticas de ordenamento do território e de transportes, entre outras, de acolher pelo menos o dobro da população que tem actualmente, o que se traduziria por um lado numa brutal diminuição das emissões de gases poluentes devidos aos movimentos pendulares. Por outro lado, traduzir-se-ia numa grande racionalização de recursos uma vez que metade da actual população da área metropolitana estaria concentrada numa área geográfica muito mais pequena.

Mas isto não se faz da noite para o dia e ontem já era tarde para começar a pensar naquilo que o futuro nos reserva. Mas em Portugal há muita falta de pensamento e sobretudo planeamento (o pensamento posto em prática) estratégico. Por cá planos para daqui a dois anos são quase planeamento a longo prazo.
Um dos grandes culpados dessa fuga de Lisboa foram os altos preços da habitação em Lisboa devido ao sobrecusto dos terrenos.
Devido a isso foi tudo para os arredores e dai os movimentos pendulares.
Posteriormente até os escritórios, devido á mesma razão, também se deslocaram e então chegamos á situação atual que qualquer dia só os turistas e afins é que circulam em Lisboa.
A EPUL tentou contrariar essa tendência com a suas construções mais baratas mas agora com a crise parou tudo.
ferrobico no está en línea   Reply With Quote
Old May 2nd, 2014, 06:22 PM   #1726
tbean
não sei. não sabe ninguém

tbean's Avatar

Likes (Received): 41

isso e tudo muito bonito, mas é presico comecar com educacao civica. o povo é muito egoista e orgulhoso e para onde quer que va tem de ir de carro . é duro mas doa a quem doer é a realidade . aqui no porto sei que é assim e creio que em lx com o dobro de gentes seja pior .

se lisboa tiver capacidade para ter o dobro de gente nao sei, mas é isso que é bom? densidade populacional? prefiro ver uma maior area com uma menos densidade e com bons transportes do que o contrario..... alias em londres e em paris a tendencia é afastar se do centro . eu que o diga . sou o rei dos suburbios lol .

o que importa é dar TP decentes seja metro cp bus triciclos whatever para assim as pessoas largarem os carros de vez

Ligaanet liked this post
tbean no está en línea   Reply With Quote
Old May 3rd, 2014, 09:05 PM   #1727
tbean

tbean's Avatar

Ligaanet, DKF01, beto_chaves, Alfacinha315 liked this post
tbean no está en línea   Reply With Quote
Old May 4th, 2014, 12:58 AM   #1728
pedrodepinto
Feliz 2014 ;)!

pedrodepinto's Avatar

O grafismo está giro !
Old May 6th, 2014, 06:33 PM   #1729
Arucard
Registered User

Arucard's Avatar

Likes (Received): 105

Mas levaria ainda 200 anos para completar a obra!
Arucard no está en línea   Reply With Quote
Old May 6th, 2014, 10:30 PM   #1730
tbean

tbean's Avatar

lol ou mais

ao ritimo que cresceu o ML desde que foi criado....
Old May 6th, 2014, 10:48 PM   #1731
Ligaanet
Registered User

Ligaanet's Avatar

Likes (Received): 181

É sabido que as contas públicas não estão famosas e que por isso qualquer prolongamento do ML tem de ser bem pensado, mas quero pensar que com a criação oficial da ETL e com a possível passagem do ML para a gestão da CML, iremos ver um desbloqueio gradualmente maior de verba para prolongamentos do ML e uma maior tentativa em evitar deslizes nos prazos e custos. A não esquecer que toda a verba de investimento da Carris vai passar para o ML (uma vez que a Carris não terá qualquer investimento e poderão até lucrar com venda de excedente de autocarros) e que o prejuizo do ML está a diminuir cada vez mais.
Ligaanet no está en línea   Reply With Quote
Old May 7th, 2014, 12:30 AM   #1732
pedrodepinto
Feliz 2014 ;)!

pedrodepinto's Avatar

Com efeito, é urgente retomar os prolongamentos no ML.

O desvio de investimentos da Carris para o ML vai ser negativo e vai levar à repetição dos erros do passado. No início da década de 2020, a frota adquirida a partir de 2004 começará a aproximar-se dos 20 anos e necessitará urgentemente de substituição. Se nada for feito até lá, daqui a cerca de dez anos iremos outra vez comprar autocarros "à maluca". Só teríamos a ganhar se regularmente fizéssemos novas aquisições para a nossa frota, como se tentou fazer em 2008 e em 2010 com os novos (e excelentes) articulados.
Quanto ao excedente de autocarros, infelizmente já não podemos contar muito com isso. Os O405N2, vendidos a partir de 2012, já desapareceram praticamente da Carris.
Old May 21st, 2014, 11:34 AM   #1733
Alfacinha315
Registered User

Alfacinha315's Avatar

Likes (Received): 32

Quote:
Originally Posted by tbean View Post
Com um pouco de sorte, e se tivermos metro no Jamor, só lá para a próxima final da Taça de Portugal...
Para Queluz já existe a linha de Sintra, e para Belém a linha de Cascais.
Sugestão: metro até à Margem Sul (Cacilhas, pragal, Almada...)

... GRANDE MAPA!!!
Alfacinha315 no está en línea   Reply With Quote
Old May 21st, 2014, 03:20 PM   #1734
tbean

tbean's Avatar

a estacao de queluz era mais para servir so o palacio . turista nao vai muito de comboio e depois andar a pe ... ainda é um pedaço axo.... o mesmo com a linha de cascais quanta gente apanha comboio no sodre para sair em belem? lol sem duvida que linhas em belem /ajuda sao necessarias

metro a passar para sul nao me parece.. é demasiado surreal e os barcos iam perder gente . nao e justo

mas thanks anyway
Old May 21st, 2014, 03:23 PM   #1735
visconde
Registered User

visconde's Avatar

Likes (Received): 246

belem tem eletrico, nao precisa de metro
se o eletrico nao e suficientemente rapido entre Alcantara e Belem, que tornem o percurso todo BUS em vez de apenas metade.

nao tem logica nenhuma buracos de 100 milhoes cada numa zona servida de comboio autocarros e eletricos e onde bastaria ter um minimo de vontade para tornar o percurso (quase) todo em faixa BUS
visconde no está en línea   Reply With Quote
Old May 22nd, 2014, 01:06 AM   #1736
pedrodepinto
Feliz 2014 ;)!

pedrodepinto's Avatar

Actualmente, cada estação custa perto de 65 ou 70 milhões de euros. Não deixa de ser bastante caro, é um facto...
Old May 22nd, 2014, 01:46 PM   #1737
tbean

tbean's Avatar

la estao voces a pensar no actualmente.. isto nao e feito para o amanha... claro que sao investimentos caros ninguem diz o contrario e se o dizem sao estupidos.... mas lisboa tal como o porto estao a ter cada vez mais turistas . e lisboa este verao tem n rotas novas para europa e brasil e ainda por cima a ryanair tambem comeca a fazer voos ... nao me admirava nada que a portela ja este ano atingisse os 18M

acho que vamos ter uns electricos muito muito concorridos e enlatados.... nao e agradavel
Old May 23rd, 2014, 02:13 AM   #1738
Reflex
cenas...

Reflex's Avatar

Likes (Received): 217

A questão do número de passageiros nos elétricos é de simples (ou talvez não) resolução: é aumentar o número de elétricos em circulação se houver material circulante para tal. Penso que se deveria tentar reformular o E15, tentar torná-la totalmente dedicada no maior número possível de zonas, quiçá criar alguns expresso (com menos paragens, portanto) e tentar perceber a necessidade ao nível do material circulante. Ficaria muitíssimo mais barato que pensar num prolongamento para Belém, que também considero perfeitamente escusado. Para não dizer que, mesmo ao melhor ritmo do ML, nem em 30 anos estaria concretizado. Penso que o ML é bem mais impotante em zonas onde os transportes não sejam tão eficientes ou onde se consigam, com um menor número de novas estações, fazer uma maior diferença.

toniho, Ligaanet liked this post
Reflex no está en línea   Reply With Quote

Reply

Thread Tools

Posting Rules