search the site
 daily menu » rate the banner | guess the city | one on oneforums map | privacy policy | DMCA | news magazine | posting guidelines

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Brasil > Fóruns Regionais > São Paulo

Global Announcement

As a general reminder, please respect others and respect copyrights. Go here to familiarize yourself with our posting policy.

Reply

Thread Tools
Old July 26th, 2010, 01:50 AM   #1
vitinhooo
Registered User

vitinhooo's Avatar

Likes (Received): 1581

Road-Thread: De São Paulo à Presidente Prudente pelas Rodovia Castelo Branco e corredor Raposo Tavares. Parte I

PS: Moderadores, postei o thread na Página Principal com a finalidade de obter maior divulgação das fotos à foristas de todo o Brasil. Fiquem à vontade para movê-lo para a seção de Infraestrutura e Transportes caso achem mais adequado.

Vamos lá,

Essa semana aproveitei as férias e fui de Presidente Prudente(SP) à São Paulo por causa de alguns compromissos e também a passeio. Como fui sozinho, resolvi ir de ônibus, já que de carro não compensaria, pois são 557km mais os 12 pedágios do percurso. Na volta porém, por sorte, consegui uma carona de um amigo, e voltei de carro. Como durmi nos primeiros 250 quilômetros da viagem, deixei de fotografar a parte mais interessante da viagem, que é a chegada da Rodovia Castelo Branco à São Paulo . Mas no km 277 da Castelo, saquei a câmera e fotografei o restante do percurso, com a finalidade de mostrar à vocês as rodovias que utilizei no caminho, as quais são todas concedidas à iniciativa privada.

Bom, vamos deixar de enrolação, e vamos logo as fotos. Ah, vou dividir o thread em 3 partes, pois são muitas fotos. A 2ª e a 3ª parte estarei postando o quanto antes.

*Editando

Parte II: http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=1180105
Parte III: http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=1180521

Dados da viagem:

Percurso: 558 km
Tempo: Cerca de 6 horas, somando a parada no Rodoserv Sorriso.
Pedágios: 12
Preço dos pedágios: R$ 64,55 (com base no site www.mapeia.com.br)
Preço/km: R$0,11/km

Esse foi o trecho fotografado. Em amarelo é a Rodovia Raposo Tavares. Em lilás está o conjunto SP-327 e SP-225(que na verdade são 1 rodovia só, sem entrocamento entre elas, ficando a nomeclatura estabelecida apenas por uma questão de padrões) e em verde está a Rodovia Castelo Branco.

Fotos:

1- Rodovia Castelo Branco: um primor.
image hosted on flickr

2- Castelo: uma das melhores rodovias do Brasil.
image hosted on flickr

3- Castelo: subida.
image hosted on flickr

4- Era cerca de meio dia de domingo. A estrada estava completamente vazia neste trecho.
image hosted on flickr

5- Quilômetro 304, já estavamos próximo do fim da rodovia.
image hosted on flickr

6- Caminhões rumo a São Paulo, provavelmente.
image hosted on flickr

7- Tapetão. Neste trecho a Castelo Branco é administrada pela empresa SPVias.
image hosted on flickr

8- =)
image hosted on flickr

9- Final da Rodovia Castelo Branco, no km 315.
image hosted on flickr

10- Fim do trecho sob concessão SPVias.
image hosted on flickr

11- Sinalização impecável.
image hosted on flickr

12- Entramos rumo a Ourinhos.
image hosted on flickr

13- Trevo de entroncamento com a Rodovia Eng. João Batista Cabral Rennó(SP-225). A SP-225 junto com a rodovia SP-327(Orlando Quagliato) formam o corredor que liga a rodovia Raposo Tavares a Rodovia Castelo Branco. É muito utilizada por quem vem de Ourinhos, Assis, Pres. Prudente e do norte/leste do Paraná e vai rumo a São Paulo.
image hosted on flickr

14- A Castelo passa aí em cima.
image hosted on flickr

15- Rodovia SP-225, sentido Ourinhos.
image hosted on flickr

16- O Corredor Raposo Tavares(SP-270,SP-225 e SP-327) foi concedido recentemente à iniciativa privada(empresa CART). Vocês vão perceber muitos trechos recapeados e remendados, e também obras, nas fotos.
image hosted on flickr

17- Limite de 110 para carros. Na Castelo, o limite permitido é de 120km/h.
image hosted on flickr

18- Pedágio. O 1º do trecho administrado pela CART e o 7º da nossa viagem.
image hosted on flickr

19- Pista recapeda a pouco tempo. La em cima está o Graal Paloma.
image hosted on flickr

20- Graal Paloma, uma das melhores paradas da viagem.
image hosted on flickr

21- Faixas fresquinhas.
image hosted on flickr

22- Desce e sobe .
image hosted on flickr

23- Logo após o Paloma está o Graal Kafé. Um posto muito bom também!
image hosted on flickr

24- Mais de perto.
image hosted on flickr

25- Depois desta curva a rodovia passa a se chamar Rodovia Orlando Quagliato(SP-327). A SP-225 é aquela láá na frente, e para acessá-la é necessario entrar no trevo que está logo à frente(não aparece na foto).
image hosted on flickr

26- Obras pesadas na SP-327. A CART(empresa do grupo OAS) vem fazendo um bom trabalho na rodovia!
image hosted on flickr

27- Obras de recapeamento na rodovia. Em pleno domingo.
image hosted on flickr

28- Rapagem do asfalto. É o dinheiro do pedágio em ação.
image hosted on flickr

29- Visão geral.
image hosted on flickr

30- Asfalto bem irregular. O corredor Raposo Tavares ainda está bem distante do padrão Castelo Branco. Mas também foram só 2 anos de concessão.
image hosted on flickr

31- Curva para a esquerda. Reparem os remendos.
image hosted on flickr

32- Posto Cruzadão, logo ali.
image hosted on flickr

33- Paisagem. Lá no fundo vemos a cidade de Ourinhos.
image hosted on flickr

34- Pedágio adiante.
image hosted on flickr

35- 2º pedágio do trecho administrado pela CART. Esse é o 8º da nossa "odisséia"
image hosted on flickr

36- Vista da estrada: essa rodovia tem um número expressivo de caminhões em circulação. A maioria deles segue rumo à Rodovia Castelo Branco.
image hosted on flickr

37- Viaduto que dá acesso ao posto Cruzadão. Ele serve também de retorno e de acesso à estradas rurais.
image hosted on flickr

38- Posto Cruzadão. Boa opção de parada.
image hosted on flickr

Bom galera, vou tentar hospedar o resto das imagens, pode ser que demore um pouco pra upar todas. Tentarei postar o resto o mais rápido possível!

Last edited by vitinhooo; July 26th, 2010 at 06:17 PM.
vitinhooo no está en línea   Reply With Quote

Sponsored Links
Old July 26th, 2010, 01:56 AM   #2
Ice Climber
C.A.Paranaense

Ice Climber's Avatar

Likes (Received): 10466

Cara, muito legal! Adoro threads rodoviários, principalmente esses que faz nos sentir na estrada.

Nunca fui para esses lados de SP. Tenho muita curiosidade.
Ice Climber no está en línea   Reply With Quote
Old July 26th, 2010, 03:10 AM   #3
Santista10
Moderator

Santista10's Avatar

Likes (Received): 19936

Ótimo road thread, essas estradas do interior de São Paulo são excelentes. Valeu por compartilhar.

Last edited by Santista10; July 26th, 2010 at 12:12 PM.
Santista10 no está en línea   Reply With Quote
Old July 26th, 2010, 03:10 AM   #4
Hideki
YakisobRa lover

Likes (Received): 45

Já passei algumas vezes nesse trecho, indo em direção a Jataizinho (PR), via Ourinhos...

A Castello é um tapetão...já a Raposo tavares é muito ruim em muitos trechos.

E uma pena o excesso de treminhões transportando cana de açúcar e afins.
Old July 26th, 2010, 06:48 AM   #5
Urbano Prudente
De um rincão distante

Urbano Prudente's Avatar

Likes (Received): 1914

Bem legal mesmo esse seu thread.

Já fiz este trajeto de carro. Prudente era uma das últimas gdes cidades do interior paulista que não tinha ligação com a capital com estrada duplicada. Recentemente com as melhorias da Raposo Tavares e sua duplicação (pelo menos é o compromisso do governo e as obras caminham) isso finalmente será alcançado.

O posto Graal Café é muito bonito. Quem passar por ele verá que ele é temático e é inspirado em uma estação de trem.
Urbano Prudente no está en línea   Reply With Quote
Old July 26th, 2010, 07:27 AM   #6
Lucas Souza RF
10th year SSC

Lucas Souza RF's Avatar

Likes (Received): 3542

nem tinha visto este thread... achei bem legal ver o percurso que faço quando vou para São Paulo. A Castello é um tapete mesmo!
Lucas Souza RF no está en línea   Reply With Quote
Old July 26th, 2010, 07:42 AM   #7
renehass
Rene Hass

renehass's Avatar

Likes (Received): 2779

Gosto muito de road threads. E essas estradas estão verdadeiros tapetes. Queria eu um dia poder cruzar o país de norte a sul em estradas assim o tempo inteiro. Será que eu dia nós chegamos lá? Talvez sim, mas acho que já não vou mais estar aqui quando isso acontecer.
renehass no está en línea   Reply With Quote
Old July 26th, 2010, 02:28 PM   #8
Positronn
Registered User

Positronn's Avatar

Likes (Received): 2663

Eu invejo os paulistas. Até as concessões deles são melhores (as estradas, nem se fala). E a Castelo Branco devia ter limite variável de velocidade, e inclusive podia liberar a velocidade nesses domingos vazios
Positronn está en línea ahora   Reply With Quote
Old July 26th, 2010, 10:21 PM   #9
Aririto
.

Aririto's Avatar

Likes (Received): 7924

Não sabia que a SP-225 agora está sob concessão... Realmente, comparada à Castelo era quase nada rs, mas que bom que está estão reformando-a!
Aliás, a Castelo é um exemplo a ser seguido no Brasil inteiro (sem os pedágios, talvez). Ô estrada boa!

Uma pergunta: esse caminho que você fez até Prudente é o único ou é o mais rápido/melhor?
Aririto no está en línea   Reply With Quote
Old July 27th, 2010, 12:32 AM   #10
vitinhooo
Registered User

vitinhooo's Avatar

Quote:
Originally Posted by Aririto View Post
Não sabia que a SP-225 agora está sob concessão... Realmente, comparada à Castelo era quase nada rs, mas que bom que está estão reformando-a!
Aliás, a Castelo é um exemplo a ser seguido no Brasil inteiro (sem os pedágios, talvez). Ô estrada boa!

Uma pergunta: esse caminho que você fez até Prudente é o único ou é o mais rápido/melhor?
Bem Aririto, tem a Raposo Tavares que no entroncamento em Ourinhos se separa da SP-327/225 e segue paralela à Castelo, passando por Piraju, Itapetininga, Tatuí, Sorocaba, São Roque, Cotia e chegando à Zona Oeste de SP. Mas por ter um acesso muito precário à Marginal Pinheiros e ser uma estrada muito sinuosa, principalmente entre Cotia e Sorocaba acaba não sendo uma opção muito viável. A Raposo entre Ourinhos e SP tem alguns trechos duplicados, principalmente na região de Itapetininga e Sorocaba, mas faz muitos anos que não passo por ela.
Old July 27th, 2010, 03:31 AM   #11
Russel_Rugani
Amazônida

Russel_Rugani's Avatar

Likes (Received): 2

Ah se toda infraestrutura rodoviária no Brasil fosse assim! Ótimo thread
Russel_Rugani no está en línea   Reply With Quote
Old July 28th, 2010, 05:36 AM   #12
Antonio_F
Registered User

Likes (Received): 3221

Mesmo a Raposo estando muito aquém das top paulistas (Castello, Washington Luis, Anhanguera/Bandeirantes, etc...) ainda assim, pelo que vi nas fotos, dá de 10 a 0 na maioria das estradas brasileiras. Não falo isso para desmerecer nenhum estado deste maravilhoso Brasil mas para mostrar o vergonhoso descaso de nossas autoridades, que sucatearam as ferrovias (S. Paulo inclusive) e abandonaram as rodovias.
Antonio_F no está en línea   Reply With Quote
Old July 28th, 2010, 05:48 AM   #13
vitinhooo
Registered User

vitinhooo's Avatar

Quote:
Originally Posted by Ice Climber View Post
Cara, muito legal! Adoro threads rodoviários, principalmente esses que faz nos sentir na estrada.

Nunca fui para esses lados de SP. Tenho muita curiosidade.
Dirigir por SP é bem bacana cara. Dependendo da região você só pega estradão, como por exemplo na região de Campinas. Mas sempre se lembre de trazer dinheiro, porque os pedágios são de "arrancar o couro"

Quote:
Originally Posted by santista10 View Post
Ótimo road thread, essas estradas do interior de São Paulo são excelentes. Valeu por compartilhar.
Obrigado por comentar santista!!

Quote:
Originally Posted by Hideki View Post
Já passei algumas vezes nesse trecho, indo em direção a Jataizinho (PR), via Ourinhos...

A Castello é um tapetão...já a Raposo tavares é muito ruim em muitos trechos.

E uma pena o excesso de treminhões transportando cana de açúcar e afins.
A Raposo tem uns trechos que ainda estão uma lástima, muito ruins mesmo. Mas creio que em pouco tempo ela já estará totalmente recapeada, à par das melhores rodovias de SP. Quanto aos caminhões, eles são centenas mesmo, os de cana são tristes, até no finalzinho da Castelo eles estão aparecendo, andando muito devagar. Cada dia que passa os caminhões estão esticando, na viagem vi uns rodotrens gigantes!!! Já disse aqui no fórum que o trecho entre SP e Sorocaba da Castelo jajá vai precisar de uma 4ª faixa, pois aquilo lá não tem mais dia: está sempre bem lotado de veículos, sendo muito comum os caminhões ocuparem agora 2 faixas da pista.

Obrigado por comentar.

Quote:
Originally Posted by Urbano Prudente View Post
Bem legal mesmo esse seu thread.

Já fiz este trajeto de carro. Prudente era uma das últimas gdes cidades do interior paulista que não tinha ligação com a capital com estrada duplicada. Recentemente com as melhorias da Raposo Tavares e sua duplicação (pelo menos é o compromisso do governo e as obras caminham) isso finalmente será alcançado.

O posto Graal Café é muito bonito. Quem passar por ele verá que ele é temático e é inspirado em uma estação de trem.
Hehehe, parei apenas 1 vez no Kafé, na época que ele era ainda bem caídinho. Desconfio que talvez seu dono seja o mesmo do Paloma, pois eles são bem próximos!

Quote:
Originally Posted by renehass View Post
Gosto muito de road threads. E essas estradas estão verdadeiros tapetes. Queria eu um dia poder cruzar o país de norte a sul em estradas assim o tempo inteiro. Será que eu dia nós chegamos lá? Talvez sim, mas acho que já não vou mais estar aqui quando isso acontecer.
Viagens por boas estradas sempre são prazerosas. Também adoro viajar de carro.

Quote:
Originally Posted by Positronn View Post
Eu invejo os paulistas. Até as concessões deles são melhores (as estradas, nem se fala). E a Castelo Branco devia ter limite variável de velocidade, e inclusive podia liberar a velocidade nesses domingos vazios
Ahhhh, seria uma beleza dirigir a 150km/h na Castelo! Além disso, a viagem seria mais rápida também.

Quote:
Originally Posted by Russel_Rugani View Post
Ah se toda infraestrutura rodoviária no Brasil fosse assim! Ótimo thread
Seria uma maravilha né? Tenho pena dos caminhoneiros e motoristas que se arriscam à enfrentar BR's-381 da vida, onde uma viagem acaba se tornando uma incerteza se o trajeto será concluído com vida.
Old October 12th, 2010, 03:28 AM   #14
herrhackl
Registered User

Likes (Received): 0

Viajo sempre por esse trecho, até Assis, saindo de São Paulo com destino a Maringá. A qualidade da Castello dispensa comentários, assim como o valor dos pedágios. O corredor Santa Cruz do Rio Pardo - Ourinhos melhorou bastante com a privatização, assim como o resto da Raposo.
Confesso que esse é o caminho que mais gosto de fazer para ir até o norte do PR. Todos os roteadores e mapas indicam como melhor caminho entrar por Ourinhos e cruzar para Cambará e Andirá. Acho essa estrada uma lástima, privatizada, com valores de pedágio superior aos da CART na Raposo e com pista simples em quase toda sua extensão, passando por dentro de cidades, com lombadas, um absurdo. O governo do PR deveria aprender algo em termos de concessão com os paulistas. O pedágio que mais me dói no coração é após a ponte sobre o Rio Paranapanema, entre Florínea e Sertanópolis. Se não me engano são R$10,00 para andar em uma estrada sinuosa, sem terceira faixa, repleta de caminhões e sem estrutura nenhuma. Uma vez tive o pneu furado nesse trecho e o caminhão de serviço não tinha nem um calibrador para encher o pneu do estepe, rs. O atendente disse que um cafezinho tinha, rs. Mas enfim, é uma estrada muito boa.

Confesso que sempre tenho curiosidade de pegar o trecho da Raposo entre Ourinhos e São Paulo, pois conheço cada curva (são poucas) da Castello. Porém o tempo sempre é muito apertado, e nunca me arrisco. Quem passar por lá e tiver novidades com relação as condições da estrada, posta aí, por favor.

Parabéns pelo thread.
herrhackl no está en línea   Reply With Quote
Old October 13th, 2010, 04:03 AM   #15
Douglas Alberto
=D

Douglas Alberto's Avatar

Likes (Received): 121

Vlw pelas fotos!!!!!!! Pode-se dizer tranquilamente que o sistema Castello/Raposo eh o principal eixo de ligação de São Paulo para o Norte do Paraná.
Na minha opinião a Castello Branco eh a rodovia que mais se aproxima com as auto-estradas de países de 1º Mundo!!!!!!!
Douglas Alberto no está en línea   Reply With Quote
Old October 15th, 2010, 09:42 PM   #16
vitinhooo
Registered User

vitinhooo's Avatar

Quote:
Originally Posted by herrhackl View Post
Viajo sempre por esse trecho, até Assis, saindo de São Paulo com destino a Maringá. A qualidade da Castello dispensa comentários, assim como o valor dos pedágios. O corredor Santa Cruz do Rio Pardo - Ourinhos melhorou bastante com a privatização, assim como o resto da Raposo.
Confesso que esse é o caminho que mais gosto de fazer para ir até o norte do PR. Todos os roteadores e mapas indicam como melhor caminho entrar por Ourinhos e cruzar para Cambará e Andirá. Acho essa estrada uma lástima, privatizada, com valores de pedágio superior aos da CART na Raposo e com pista simples em quase toda sua extensão, passando por dentro de cidades, com lombadas, um absurdo. O governo do PR deveria aprender algo em termos de concessão com os paulistas. O pedágio que mais me dói no coração é após a ponte sobre o Rio Paranapanema, entre Florínea e Sertanópolis. Se não me engano são R$10,00 para andar em uma estrada sinuosa, sem terceira faixa, repleta de caminhões e sem estrutura nenhuma. Uma vez tive o pneu furado nesse trecho e o caminhão de serviço não tinha nem um calibrador para encher o pneu do estepe, rs. O atendente disse que um cafezinho tinha, rs. Mas enfim, é uma estrada muito boa.

Confesso que sempre tenho curiosidade de pegar o trecho da Raposo entre Ourinhos e São Paulo, pois conheço cada curva (são poucas) da Castello. Porém o tempo sempre é muito apertado, e nunca me arrisco. Quem passar por lá e tiver novidades com relação as condições da estrada, posta aí, por favor.

Parabéns pelo thread.
Valeu pelo comentário herrhackl.

Bom, quanto à Rodovia Castelo Branco, ela é realmente sem comentários. Excelente estrada, que ficou ainda melhor com a construção do novo viaduto na Serra de Botucatu, próximo ao pedágio. Os pedágios são caros, mas pra quem utiliza a rodovia sazonalmente, compensa pelo conforto que é dirigir por mais de 300km em uma rodovia excelente.

Para acessar o norte do PR realmente muita gente prefere seguir até Assis e de lá pegar acho que a SP-333. As concessões do Paraná vem sendo muito criticadas por foristas daqui, principalmente pelo alto pedágio e pelo pouco retorno em obras e segurança. Pra mim é um verdadeiro desperdício cidades como Londrina, Maringá, Cascavel e Foz do Iguaçu não terem ligação em pista dupla com a capital de seu estado, e, no caso do norte do PR, não ter ligação dupla com a Raposo Tavares(para seguir viagem até SP).

O trecho da SP-270 entre Ourinhos e São Paulo é bem tranquilo pelo menos entre Ourinhos e Itapetininga. Pista simples, não muito segura, mas com uma vista bacana para o reservatório de Jurumirim na região de Avaré. Depois de Itapetininga a estrada alterna trechos de pista simples e pista dupla, sob concessão da SPVias. Em Sorocaba a Raposo fica bem movimentada, e seguir viagem pra São Paulo após Sorocaba pela Raposo, na minha opinião, é fria, à não ser que você esteja à fim de conhecer o local ou observar a paisagem. Faz um tempinho que não passo por ali, mas pelo que lembro é uma rodovia bem sinuosa, com subidas e descidas gigantes e passando no meio de algumas cidades. Após Cotia a estrada vira uma via-expressa, cortando bairros da RM e com um tráfego bastante carregado. A chegada à capital pelo meio do Morumbi/Butantã também não é das melhores, já que perde-se tempo em semáforos e cruzamentos, por isso, acessar o Rodoanel para pegar a Castelo e depois a Marginal é uma boa opção, mas paga-se pedágio.

Old October 15th, 2010, 09:49 PM   #17
Fabius_
+55 19

Fabius_'s Avatar

Likes (Received): 7605

Que coisa linda! Quero muito fazer esse trecho todo vendo o percurso e dirigindo!
Já fiz todo esse trecho, mas da janela do ônibus e de madrugada não se vê muita coisa...
Fabius_ no está en línea   Reply With Quote
Old October 15th, 2010, 10:05 PM   #18
LFellipe
Registered User

LFellipe's Avatar

Likes (Received): 362

pra vcs que viajam bastante,
esses pedágios compensam? sem ironinia.
LFellipe no está en línea   Reply With Quote
Old October 16th, 2010, 04:11 PM   #19
Hideki
YakisobRa lover

Likes (Received): 45

Quote:
Originally Posted by LFellipe View Post
pra vcs que viajam bastante,
esses pedágios compensam? sem ironinia.
Não tem como evitá-los.
Já fiz esse trecho algumas vezes para chegar em Ourinhos (Timburi) e Jataizinho (Paraná).
Old October 22nd, 2010, 03:14 AM   #20
herrhackl
Registered User

Likes (Received): 0

Realmente vitinhooo, como uso sazonalmente o valor do pedágio possui um custo benefício honesto, porém viagens com menos do que 3 ocupantes pra mim entre SP e Mga não compensam, fica mais em conta ir de avião. Com o carro cheio o rateio é justo.

No norte do PR a única concessão bem sucedida, na minha opinião é o trecho entre Londrina e Maringá, que possui pista simples, porém com duas faixas de cada lado, alternando trechos de pista duplicada com canteiro, o que dá uma certa aliviada, após os trechos de curvas e pista simples entre a divisa e Londrina.

Esse trecho da Raposo eu já tive oportunidade de passar, entre Sorocaba e SP. E realmente, tem trechos bem sinuosos e passagens por dentro de cidades, o que torna bem perigosa.

Talvez no próximo feriado utilize o trecho entre Sorocaba e Ourinhos, daí posto minhas impressões por aqui.

Grande abraço,
herrhackl no está en línea   Reply With Quote

Reply

Thread Tools

Posting Rules