SkyscraperCity Forum banner

Cercas e Muralhas Históricas de Portugal

Tags
historia
13K views 41 replies 9 participants last post by  JohnnyMass 
#1 ·
Segundo Alarcão a relação entre o perímetro das muralhas de algumas cidades históricas é assim

 
See less See more
1
#4 ·
isso está à escala?:D

ó godim, não tens fotos antigas das muralhas de évora? posso estar super confuso mas tenho visto fotos recentes em que se vêem ameias em todos os panos de muralha quando acho que me lembro de os ver nos anos 80 sem as ameias...estou certo ou estou errado?:D terão reconstituido as ameias nestes ultimos 20 anos?
 
#9 ·
Pois é. Eu também fiquei espantado e foi por isso que aqui meti a imagem. Têm lá a escala e o Norte. Pena que ele não tenha posto também a do Porto. Para dúvidas e reclamações têm de se dirigir ao Doutor Alarcão que com certeza vos poderá responder melhor que eu. Aliás agora está reformado tem muito tempo…hehehe.:D
Mas, JohnnyMass, Silves é bastante pequena mesmo. Da de Évora tens razão foram reconstruídas não sei bem quando, ou desde quando, porque me parece que a obra inicial é salazarista…Vou ver se tenho fotos. Deve haver publicação da DGMN…:)
 
#13 ·
O pá isso faz-se com facilidade mas dá um certo trabalho. É uma questão de arranjar as bases com alguma definição, fazer-se um scale… e tal e tal. Aliás, pensando, deve ser relativamente fácil com o google Earth…
 
#14 ·
Talvez aja uma razão para a de Coimbra ser tão grande. Continha espaços agrícolas, horta, pomar, vinha, etc…Por se tratar de uma zona de fronteira, onde o cerco poderia ser demorado…
 
#19 ·
Não Arpels, o Doutor Alarcão mandou meter a escala, ela está lá. Só que é uma escala gráfica e não numérica. A relação entre as cercas, na foto, deve estar correcta, pois o Doutor Alarcão é um homem muito prudente.
É relativamente fácil, para nós do desenho, agarrar na muralha, procurar uma carta que tenha uma escala e sobrepô-la.
Assim a muralha de Silves também está correcta na relação com a escala. Trata-se de uma reconstrução. Ainda gostava de saber mais dados de Córdova ou de Granada para comparar (da mesma época).
Se não estou em erro o perímetro da muralha de Coimbra, que tirando uma pequena ampliação, se mantém igual (com o mesmo perímetro) do tempo romano, é de 30 ha, com uma população estimada de 2.000 pessoas… São cidades pequenas… ou relativamente…
 
#21 ·
Existe uma obra que creio nunca foi acabada mas existe um volume sobre as cercas e cidades medievais portuguesas. Eu tenho alguma coisa delas, MARQUES, A. H. Oliveira; GONÇALVES, Iria; ANDRADE, Amélia Aguiar " Atlas das Cidades Medievais Portuguesas : Séculos XII - XV ", Instituto Nacional de Investigação Científica, Lisboa, 1990.
 
This is an older thread, you may not receive a response, and could be reviving an old thread. Please consider creating a new thread.
Top