daily menu » rate the banner | guess the city | one on oneforums map | privacy policy (aug.2, 2013) | DMCA policy | flipboard magazine

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Fóruns Brasileiros > Fóruns Gerais > Arquitetura e Discussões Urbanas

Reply

Thread Tools Rate Thread
Old December 22nd, 2005, 04:47 PM   #1
Carioca_RJ
BANNED

Carioca_RJ's Avatar

Likes (Received): 0

Na sua opinião, qual é a cidade ideal?

Imagine uma cidade que vc consideraria simplesmente PERFEITA, em todos os sentidos. Como seria essa cidade? O que ela teria que ter e o que não deveria?

Eu começo: pra mim uma cidade perfeita teria que ser no litoral, cercada de praias de águas translúcidas e turquesa (como no Caribe) e de areias brancas e finas, não ser nem tão grande quanto São Paulo e nem tão pequena quanto Navegantes, que não houvesse favelas, que todas as ruas fossem impecavelmente limpas, que tivesse infra-estrutura de primeiro mundo e tudo funcionando, que a polícia fosse eficiente e resolvesse mais de 90% dos crimes, que o máximo de criminalidade que houvesse fosse um ou outro assalto de arma branca, a cidade seria um local tranquilo pra se caminhar até mesmo de madrugada, fora uma imensa variedade de restaurantes, bares, casas noturnas, parques (naturais e artificiais), shoppings e um amplo e farto comércio, enfim, houvesse de tudo em termos de compras, lazer, serviços, negócios, etc. Ah, e sem esquecer da circulação da cidade e dos transportes... a circulação seria através de um sistema de mergulhões e pequenos viadutos (igual Brasília), onde as pessoas não precisariam atravessar uma esquina sequer, já que haveria viadutos cruzando as pistas. O transporte seria através de um moderníssimo metrô ou trem de alta velocidade (pouco mais de 100 km/h) de superfície e elevado e teria linhas para todas as regiões, seria uma verdadeira malha ferroviária.
Próximo às orlas haveriam edifícios relativamente altos (de 20 a 30 andares) e mais afastado (tipo uns 10 a 15 kms. das orlas) e no Centro haveriam arranha-céus que passariam de 80 andares e nas orlas haveriam só casas e edifícios de até 4 andares. Nos subúrbios haveriam apenas casas e seriam regiões de classe média à média-alta. Os bairros pobres ficariam apenas próximos ao Centro ou Zona Norte da cidade.
Ah, a cidade teria em média uns 500 km² e até 1 milhão de habitantes. Cidade vazia demais é triste, cheia demais é estressante, então acho que essa seria uma proporção ideal.

Last edited by Carioca_RJ; December 22nd, 2005 at 06:24 PM.
Carioca_RJ no está en línea   Reply With Quote

Sponsored Links

Old December 22nd, 2005, 04:50 PM   #2
Marcio4Ever
Ohh Yeah!

Marcio4Ever's Avatar

Likes (Received): 204

Lendo isso, imaginei Auckland !!!

Friedrich Nietzsche
Marcio4Ever no está en línea   Reply With Quote
Old December 22nd, 2005, 05:27 PM   #3
EricoWilliams
Annoying Moderator

EricoWilliams's Avatar

Imaginei uma Cidade do panamá.
EricoWilliams no está en línea   Reply With Quote
Old December 22nd, 2005, 05:43 PM   #4
Rcrd
GoldMember

Rcrd's Avatar

Likes (Received): 7

Uma cidade parecida com Curitiba. Mas com um povo mais simpático.
O tamanho está certinho. É organizada. Tem oferta de trabalho boa.
Curitiba tem muuuuita coisa boa.
Nao importo com praia. Pra mim praia nao faz muita diferença.(Será que eu sou deste planeta?).
Rcrd no está en línea   Reply With Quote
Old December 22nd, 2005, 05:51 PM   #5
tkr
1 Mm²

tkr's Avatar

Likes (Received): 152

Limpeza total. Calcadas impecaveis. Cidade basicamente feita de construcoes historicas/antigas e alguns arranha-ceus de qualidade (uns 60, 70 andares), e suburbios para moradia. Tudo sempre novo, restaurado e reformado (NADA deteriorado). Clima temperado (verao quente, inverno frio-nevado). Muito verde e muitos jardins. Tudo funcionando (seguranca, saude, educacao, etc). Ausencia de pobreza. Muitos parques, bares, boates, etc. Montanhas nevadas ao fundo, com ski resorts. Populacao em torno de 2 milhoes. Baixa concentracao de carros, sistemas de transporte publico excelentes (metro e onibus).
Pode-se trocar o clima temperado por um tropical ou subtropical, mas aih teria que ter umas praias lokas, nao precisa ser Caribe, pode ser igual algumas de SC, Porto de Galinhas. Nesse caso, os arranha-ceus e construcoes mais antigas ficariam bem longe da orla, e apenas bares e coisas do tipo ficariam perto das praias.
tkr no está en línea   Reply With Quote
Old December 22nd, 2005, 06:00 PM   #6
Maria Theresa
BANNED

Likes (Received): 15

Lendo o primeiro post, o do Carioca, a cidade praticamente descreveu Sydney , Perth , Brisbane, enfim, a Austrália ou ainda alguma cidade na Nova Zelândia.
Maria Theresa no está en línea   Reply With Quote
Old December 22nd, 2005, 06:22 PM   #7
BrunoFoca
Registered User

BrunoFoca's Avatar

Likes (Received): 95

São Paulo é perfeita é só tirar as pessoas que não respeitam a cidade.

Acho que se acontecesse isso e todas elas fossem morar na Cidade das Pessoas que Não Respeitam as Outras Cidades, qualquer cidade séria ideal.
BrunoFoca no está en línea   Reply With Quote
Old December 22nd, 2005, 07:56 PM   #8
Caio C.
Registered User

Não adianta melhorar a aparencia da cidade, tem que melhorar as pessoas que vivem nela, pq eu naum gostaria de morar em uma idade perfeita com um vizinho fofoqueiro, com assaltantes,etc... Acho que a cidade perfeita eh soh o Paraíso mesmo. rsrs
Caio C. no está en línea   Reply With Quote
Old December 22nd, 2005, 08:16 PM   #9
Carioca_RJ
BANNED

Carioca_RJ's Avatar

Quote:
Originally Posted by Caio C.
Não adianta melhorar a aparencia da cidade, tem que melhorar as pessoas que vivem nela, pq eu naum gostaria de morar em uma idade perfeita com um vizinho fofoqueiro, com assaltantes,etc... Acho que a cidade perfeita eh soh o Paraíso mesmo. rsrs
Bruno e Caio, as pessoas só mudam se as organizações mudarem também. Mesmo assim, nunca vai existir pessoas perfeitas. O mal deste país é a política, e não as pessoas. E o mal da humanidade é a ganância por poder e riqueza, ninguém nasceu pra ser assim.
Carioca_RJ no está en línea   Reply With Quote
Old December 22nd, 2005, 08:28 PM   #10
Cabeçudo
BANNED

Cabeçudo's Avatar

Likes (Received): 1

Bom eu imagino Santos, Niteroi, Florianopolis claro tirando as favelas dessas cidades.
Cabeçudo no está en línea   Reply With Quote
Old December 22nd, 2005, 08:29 PM   #11
BrunoFoca
Registered User

BrunoFoca's Avatar

é simples é só implantar a pena de morte para quem joga papel no chão, ou pratica atos de vandalismo como atravessar fora da faixa, que todo mundo começa a respeitar a vida em sociedade.

Bom agora falando de cidades ideal, eu acredito que na Finlândia terra da Nokia deve ter cidades perfeitas, o povo é civilizado, o salário é alto, as mulheres são loiras e o mais incrivel elas são finlandesas (Para quem não sabe as finlandesas moram em sua maioria na Finlândia ), e os celulares são Nokia.
Old December 22nd, 2005, 08:40 PM   #12
Rodrigo_BSB
Registered User

Rodrigo_BSB's Avatar

Likes (Received): 1482

Quote:
Originally Posted by ricardo_nj
Nao importo com praia. Pra mim praia nao faz muita diferença.(Será que eu sou deste planeta?).
Vc não é ET, só é normal. Tbm não me importo com praia. Praia só é bom quando é novidade.

Minha cidade ideal seria no interior, cercada de montanhas. Acho um visual bem melhor que praia e tal. E seria bom que tivesse um equilíbrio entre as estações do ano. Nem muito quente, nem muito frio. Quanto a situação social dos habitantes, não dá pra ser hutópico. A única coisa que poderia desejar é não haver uma discrepância muito grande entre ricos e pobres. 100% de saneamento, boa educação e baixa violência urbana são essenciais.
Rodrigo_BSB no está en línea   Reply With Quote
Old December 22nd, 2005, 08:49 PM   #13
tkr
1 Mm²

tkr's Avatar

Likes (Received): 152

Quote:
Originally Posted by BrunoFoca
é simples é só implantar a pena de morte para quem joga papel no chão, ou pratica atos de vandalismo como atravessar fora da faixa, que todo mundo começa a respeitar a vida em sociedade.

Bom agora falando de cidades ideal, eu acredito que na Finlândia terra da Nokia deve ter cidades perfeitas, o povo é civilizado, o salário é alto, as mulheres são loiras e o mais incrivel elas são finlandesas (Para quem não sabe as finlandesas moram em sua maioria na Finlândia ), e os celulares são Nokia.
E o pais fica 3 meses no escuro (inverno), a temperatura raramente passa dos 20 C (gosto de frio, mas SOH frio eh ruim), as bebidas custam caro (pra desincentivar o alcoolismo, o imposto come o pau), e a vida noturna (festas, boates) eh uma merda. Pelo menos foi um documentario de 40 minutos que vi na Record, muito interessante. Mas tirando isso, eh perfeito. Nesse documentario, um finlandes que tinha feito um intercambio pro Brasil disse que se o Brasil fosse um pouco mais organizado e tirando a violencia, seria o paraiso.
tkr no está en línea   Reply With Quote
Old December 22nd, 2005, 10:06 PM   #14
GRGM
Gabriel

GRGM's Avatar

Likes (Received): 104

Sem querer ser chato, Carioca, mas acho que muita coisa que você falou no seu primeiro post não bate... claro que você está falando de uma utopia, mas mesmo assim... como uma cidade pode ser perfeita pra se caminhar até de madrugada, se pela sua descrição parece uma cidade voltada pros carros (com viadutos e galerias subterrâneas para pedestres)?
GRGM no está en línea   Reply With Quote
Old December 22nd, 2005, 10:18 PM   #15
GRGM
Gabriel

GRGM's Avatar

Likes (Received): 104

Eu queria uma cidade ENORME, das maiores do mundo, com grande diversidade de ambientes em todas suas zonas, nada de "densa no centro e com subúrbios de casas", mas sim com bairros só de casas e bairros densos e cheios de vida em todas suas zonas... também queria uma cidade com muito patrimônio histórico, 24 horas, uma cidade muito mais pra pedestres do que pra carros (e obviamente com uma excelente rede de metrô), toda dividida em "bairros de prédios (esses sendo "colados" em alguns bairros, e separados em vários outros) e bairros de casas", bem moderna, iluminada, dinâmica e vanguardista, REPLETA de atrações turísticas e coisas de impacto, além de muito arborizada e cheia de parques, obviamente... temperatura mais ou menos entre 10 e 35 graus (São Paulo??? ), ABARROTADA de opções culturais, de compras e serviços, com povo boêmio, uma cidade bem miscigenada, com um histórico de imigração, e sem segregação (com todos os povos se misturando)... uma cidade que seja líder em urbanismo, e que suas administrações tenham o histórico de convocar o povo a participar das coisas, com muitas atividades ao ar livre, shows públicos em parques, dias com 24 horas de atrações culturais e etc... e ao mesmo tempo uma cidade que saiba valorizar sua história, suas tradições, que tenha restaurantes bem antigos e etc, mas que ao mesmo tempo saiba sempre se renovar, não seja uma cidade morta, meio parada no tempo, como várias vezes já me disseram que é Paris, por exemplo...
Fico em dúvida se prefiro uma cidade plana ou uma cidade irregular... plana tem a vantagem de ser muito melhor pra que as pessoas caminhem, mas fica um tanto quanto "cansativa", já as cidades em serras têm a desvantagem de serem piores pra se caminhar, mas são muito mais interessantes, cada ângulo novo é uma vista diferente, você sempre fica com um olhar curioso, a cidade sempre pode despertar algo novo em você... mas prefiro irregular, hehehe! E também não faço questão de praia, pelo contrário, acho que prefiro sem praia, mas tendo praia por perto... enfim, escrevendo assim, acho que a minha cidade seria uma mistura de São Paulo, Nova York e Buenos Aires (talvez somando a área verde das 3 cidades em uma só, ficasse uma cidade cheia de parques!!!!!!!!!! )... é,na questão de urbanismo e áreas verdes, dava pra pôr umas pitadas de Chicago e Curitiba também!

Last edited by GRGM; December 23rd, 2005 at 08:07 AM.
GRGM no está en línea   Reply With Quote
Old December 22nd, 2005, 10:51 PM   #16
diogoap
Que que eu escrevo aqui?

Quote:
Originally Posted by BrunoFoca

Sério! Na Suécia é quase a mesma coisa só muda que os celulares são Ericsson!
diogoap no está en línea   Reply With Quote
Old December 22nd, 2005, 10:58 PM   #17
mopc
USP

mopc's Avatar

Likes (Received): 5266

Kinshasa!
mopc no está en línea   Reply With Quote
Old December 22nd, 2005, 11:35 PM   #18
PapaiNoel
Tudo pra melhor.

PapaiNoel's Avatar

Likes (Received): 605

salvador sem a pobreza , sem + !
Old December 23rd, 2005, 12:12 AM   #19
febz
Truco !!!!

febz's Avatar

Likes (Received): 7

Acho que em uma cidade média se tem uma qualidade de vida muito boa, então fico com Maringá
febz no está en línea   Reply With Quote
Old December 23rd, 2005, 12:16 AM   #20
BrunoFoca
Registered User

BrunoFoca's Avatar

Quote:
Originally Posted by diogoap
Sério! Na Suécia é quase a mesma coisa só muda que os celulares são Ericsson!
Não os celulares são SONYEricsson e ate onde eu sei na Suécia não as mulheres não são Finlandesas elas são Suecas, pensando bem as poucas Suecas que eu já vi são mais bonitas que as finlandesas que eu já vi, que duvida agora.
Nokia vs SonyEricsson?

Reply

Thread Tools
Rate This Thread
Rate This Thread:

Posting Rules