SkyscraperCity Forum banner

Vigia de Nazaré - PA, a cidade que nunca dorme em época de carnaval!

61K views 39 replies 25 participants last post by  Crisuke 
#1 · (Edited)
O município de Vigia é um dos mais antigos do Pará. Os primeiros moradores foram os índios Tupinambás, que ergueram no local a aldeia Uruitá. Nessa antiga aldeia, o governo colonial construiu um posto fiscal para proteger, fiscalizar e vigiar as embarcações que abasteciam Belém, evitando o contrabando. Foi a prática de vigiar do posto que deu origem ao nome do município.

Alguns autores acreditam que Vigia seja a mais antiga de todas as cidades da Amazônia, tendo sido fundada por Francisco Caldeira Castelo Branco durante sua expedição de conquista do Grão-Pará, em 06 de janeiro de 1616, seis dias antes da fundação de Belém.

A cidade tem uma das mais ricas culturas do Estado. É em Vigia, que pertence a região do Salgado, que está o círio mais antigo do Pará com 311 anos de tradição, a Festa de Nossa Senhora de Nazaré, o famoso carimbó (onde a tradição dos grupos folclóricos e compositores do ritmo é preservada), vilas de pescadores, monumentos e prédios antigos, além de outras atrações culturais.

Em 1889, com a Proclamação da República, Vigia fez sua adesão ao novo regime e partiu para uma nova fase de sua história. A cidade, que sempre foi palco de fatos importantes da história paraense, teve filhos ilustres, entre intelectuais, poetas, artistas e escritores. Não é à toa que é considerada por seus habitantes e admiradores como uma importante referência artística e cultural. Uma verdadeira "Atenas Paraense".

Acesso.
Via Rodoviária: A empresa Estrela do Mar é responsável pela viagem até Vigia. O percurso Belém/Vigia é feito pela rodovia BR-316 e pela PA-140, em estrada pavimentada em todo o roteiro. Os ônibus tem saída de hora em hora do Terminal Rodoviário de Belém, a partir das sete horas da manhã.

Mapa


Localização.
Limites: A Nordeste com a Ilha de Colares, ao Sul com os municípios de Castanhal e Santo Antônio do Tauá, a Leste com o município de São Caetano de Odivelas e ao Norte com o Oceano Atlântico.

Área: 533,855 km²
População: 45.680 hab.
Altitude: 6 metros
PIB: 97.853 mil
IDH: 0,731

Vigia em época de carnaval, aumenta consideravelmente sua população, podendo chegar aos 400 mil, a maioria oriundos da capital do estado Belém, cidades vizinhas e até de outros estados! O carnaval da cidade é considerado o melhor de rua do norte do Brasil! Os arrastões com trios e blocos carnavalescos começam a se movimentar durante a tarde e se prolonga até o sol raia! O bloco mais tradicional é o das Vigienses, onde homem se veste de mulher e vice versa... Então, vamos as fotos!!!

Ps. Desculpem a qualidade, mas alterei a resolução para que as fotos não ficassem pesadas!

1 Esse é o campi da UEPA na entrada da cidade!


2 Terminal Rodoviario de Vigia


3 Idem


4 Uma rua próxima a rodoviaria


5 Logo de cara, a multidão que toma conta das históricas e estreitas ruas de Vigia.


6


7


8


9


10


11


12 Vamos ao restante da cidade


13


14


15


16 Poço dos Jesuitas, Sec XVIII


17


18 Idem


19


20 Mais algumas ruas


21 Igreja dos Romeiros, Séc. XVIII


22


23


24 Lateral


25 Largo em frente a igreja


26


27 Casario antigo em se deteriorando :(


28 Idem


29 Ruas


30


31


32


33 Palácio Legislativo


34 Mais ruas estreitas


35


36


37 Museu de Vigia de Nazaré


38 O Boticário :D


39


40


41


42 Prédio da Prefeitura Municipal de Vigia de Nazaré


43 Igreja do Senhor dos Passos (Igreja de Pedra) Séc. XVIII


44 Idem


45


46 Praça na orla da cidade


47 Barcos, muitos barcos


48


49


50


51


52 Aos fundos o encontro das barretas águas do Amazonas "Baia de Marajó" com oceano Atlântico


Valeu :)
 
See less See more
53
#6 ·
Verdade, o povo daqui adora uma festa! Valeu pelo comentário ;)




Muito bom o thread. Nunca fui à Vigia. Nem em época de carnaval, quando a cidade deve ficar lotada. Pelas fotos, deve ser uma pequena cidade bem agradável. A parte histórica da cidade deve ser bem legal de se visitar, visto que Vigia é uma das cidades mais velhas do Pará, isso se não for a mais antiga! Boas fotos. muito bom.

Segundo os historiadores, talvez seja a mais antiga da Amazônia!
 
#3 ·
Muito bom o thread. Nunca fui à Vigia. Nem em época de carnaval, quando a cidade deve ficar lotada. Pelas fotos, deve ser uma pequena cidade bem agradável. A parte histórica da cidade deve ser bem legal de se visitar, visto que Vigia é uma das cidades mais velhas do Pará, isso se não for a mais antiga! Boas fotos. muito bom.
 
#4 ·
As cidades do norte são as menos fotogênicas do país :(

1º : o nosso céu tá sempre cinza.
2º : as poças de água no chão nunca somem, antes de evaporar vem outra chuva e enche denovo
3º: a umidade [?] ajuda a acabar com as fachadas deixando tudo com um aspecto decadente.

FORA ISSO, eu gostei muito das fotos. A cidade é pequena né? teve gente que apareceu em três fotos uahauahua
 
#15 ·
E se tratando de casarões antigos, por lá tem bastante, pena não estarem conservados :(

Não tive a oportunidade de adentrar a igreja de pedra, pois estava fechada!


Desculpem a franqueza, mas a cidade passou um ar de "cidade relaxada"...
Construções históricas "escondidas" em meio a tanta poluição visual, carros estacionados de forma irregular nas calçadas, sujeira nas ruas, muita fiação aérea, urubus na torre da histórica igreja de pedra, etc... Bem diferente de outras cidades históricas brasileiras...
Se proibissem a circulação de carros nessas ruas estreitas, aterrassem a fiação aérea e diminuissem o excesso de placas de propagandas do comércio local, a cidade ficaria + ou - no mesmo estilo de Parati-RJ... Mas pelo jeito o forte da cidade não é o turismo histórico, e sim o carnaval, e aí então tudo é válido...
Não é que seja relaxada, como está em época de carnaval, as ruas ficam tomadas por foliões e carros, resultado, muito lixo e desordem!!

A questão dos urubus, é a proximidade da igreja com a orla da cidade, onde é feito todo o descarregamento do peixe que chega do alto mar, os pescadores jogam as margens do rio as sobras :eek:hno:, no que acaba atraindo a atenção dos carniceiros!
 
#9 · (Edited)
Desculpem a franqueza, mas a cidade passou um ar de "cidade relaxada"...
Construções históricas "escondidas" em meio a tanta poluição visual, carros estacionados de forma irregular nas calçadas, sujeira nas ruas, muita fiação aérea, urubus na torre da histórica igreja de pedra, etc... Bem diferente de outras cidades históricas brasileiras...
Se proibissem a circulação de carros nessas ruas estreitas, aterrassem a fiação aérea e diminuissem o excesso de placas de propagandas do comércio local, a cidade ficaria + ou - no mesmo estilo de Parati-RJ... Mas pelo jeito o forte da cidade não é o turismo histórico, e sim o carnaval, e aí então tudo é válido...
 
#11 ·
Amém. As igrejas salvam a cidade. lol Linda a Igreja dos Romeiros e a Igreja do Senhor dos Passos, também bonito o Museu de Vigia de Nazaré e o Palácio Legislativo; digo a restauração dessas construções. Porque a cidade parece que está caindo as pedaços, muita negligencia política porque se percebe que os casarios são lindos, o conjunto arquitetonico é muito bonito e que restaurado iria dar outra visão da cidade.
 
#12 ·
Tão perto de Belém e ainda não conheço Vigia! A Igreja Madre de Deus é muito bonita. Para quem gosta de peixe e crustáceos Vigia tem em abundância e exporta. Parabéns Drico pelo Thread e um feliz carnaval.
 
#33 ·
OLA MEU AMIGO EU TENHO UM SONHO DE CONHECER MINHA FAMILIA AI DE BELEM EU SO SEI QUE ELE MORAM AI NO BAIRRO DO VIGIA EU VIM PARA O RIO DE JANEIRO COM 5 ANOS COM MINHA MAE . O NOME DELA ERRA IDA GOMES DOS SANTO ESTOU PRESISANDO DE AJUDA PARA ENCONTRAREM FICAREI MUITO AGRADECIDO SE ALGUEM PODER ME AJUDAR
 
#31 ·
OLA MEU AMIGO EU TENHO UM SONHO DE CONHECER MINHA FAMILIA AI DE BELEM EU SO SEI QUE ELE MORAM AI NO BAIRRO DO VIGIA EU VIM PARA O RIO DE JANEIRO COM 5 ANOS COM MINHA MAE . O NOME DELA ERRA IDA GOMES DOS SANTO ESTOU PRESISANDO DE AJUDA PARA ENCONTRAREM FICAREI MUITO AGRADECIDO SE ALGUEM PODER ME AJUDAR
 
#23 ·
Olha só , até que enfim eu vi umas fotos de vigia, ei drico, tu viajas pacas hem...
Rsrsrsrs
Bela cidade, tem um dos melhores carnavais do estado, percebi que as ruas são bem estreitas, onde guardam os carros, na rua mesmo?
lindinha a cidade....
belo thread! :)
 
#32 ·
AJUDAR


OLA MEU AMIGO EU TENHO UM SONHO DE CONHECER MINHA FAMILIA AI DE BELEM EU SO SEI QUE ELE MORAM AI NO BAIRRO DO VIGIA EU VIM PARA O RIO DE JANEIRO COM 5 ANOS COM MINHA MAE . O NOME DELA ERRA IDA GOMES DOS SANTO ESTOU PRESISANDO DE AJUDA PARA ENCONTRAREM FICAREI MUITO AGRADECIDO SE ALGUEM PODER ME AJUDAR
 
#28 ·
Há construções históricas interessantes, algumas lamentávelmente em mau estado, que poderiam e deveriam estar melhor conservadas. Achei a cidade interessante, se bem como voce mesmo disse as fotos não estão boas. E parecia escuro de chuva. Torço para que voce retorne e faça fotos com dias ensolarados. Mas Valeu!
 
#29 ·
ola estou ak mpara proucura alguem da minha familia que moram em belem no bairro do vigia . eu via para o rio de janeiro com 5 anos o meu sonho e conhecer alguem da minha familia se alguem poder me ajudar ficarei muito agradecido . o nome da minha mae erra IDA GOMES DOS SANTOS. O NOME DA MINHA VO ERRA TEREZINHA SO ISSO QUE EU SEI ME AJUFDEM
 
#39 ·
Gostei bastante das igrejas e da aparência da cidade, em Feira de Santana temos uma igreja Senhor dos passos !!!
http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=1341437
legal joaocarlos eu também gostei das igrejas a cidade é antiga tem construções historicas bonitas só falta uma melhor atenção do pode publico para reformar algumas contruçoes, mas a cidade tem um carnaval bem agitado meus amigos daqui de belém que foram lá me falaram que é muito bom! parabéns pelo thread dricobel!
 
This is an older thread, you may not receive a response, and could be reviving an old thread. Please consider creating a new thread.
Top