search the site
 daily menu » rate the banner | guess the city | one on oneforums map | privacy policy | DMCA | news magazine | posting guidelines

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Brasil > Fóruns Gerais > Projetos e Obras > Nossas Propostas | Infraestrutura e Arquitetura

Global Announcement

As a general reminder, please respect others and respect copyrights. Go here to familiarize yourself with our posting policy.

Reply

Thread Tools Rating: Thread Rating: 20 votes, 5.00 average.
Old November 9th, 2017, 01:16 PM   #861
Abu.EdL
Eduardo Lima

Likes (Received): 1353

Espraiar mais a metrópole não é uma boa alternativa. É algo caro de se fazer (tem que levar infraestrutura de água, esgoto, luz, transporte, educação, saúde, etc etc etc)... É interessante adensar onde já se tem essas infraestruturas.

Levar até Itaboraí ou até Maricá eu acho importante, para dar mais dignidade ao deslocamento das pessoas, mas a ligação entre as duas cidades seria cara e desinteressante por esse ponto de vista que coloquei acima.
Abu.EdL no está en línea   Reply With Quote

Sponsored Links
Old November 14th, 2017, 02:56 PM   #862
Cesco Dias
Registered User

Cesco Dias's Avatar

Likes (Received): 125

Quote:
Originally Posted by Lote Xv View Post
Se puderem dar uma olhada lá no meu mapa e puderem comentar aqui o que acharam, agradeço!

MAPA 1

https://drive.google.com/open?id=1G6...Os&usp=sharing

MAPA 2

https://drive.google.com/open?id=1Br...6c&usp=sharing
Tem 10 km de distância entre as estações Alvorada e a Recreio. Minha sugestão é ter uma estação a cada 1 km, pelo menos.
Ao longo da Av. das Américas existem muitos pontos comerciais, galerias e prédios de escritórios, e muitos condomínios. A demanda de trabalhadores é grande em todo o trecho.

Também sugiro uma linha de metrô ligando o centro metropolitano - jacarepaguá - Vargens, se interligando novamente ao BRT ou metrô em Guaratiba.
Atualmente as Vargens tem população pequena, mas está crescendo muito rapidamente e o metrô induziria melhor o crescimento - dando opção de transporte entre bairros mais de moradia/dormitório ao centro de negócios e trabalho.

As ligações entre as cidades mais distantes eu acho extremamente importante, mas é necessário que haja opções "expressas" devido às grandes distâncias.
Linhas paralelas OU possibilidade de contornar algumas estações sem parar nelas ajudaria a dar velocidade na viagem.
Em outros países, quando há essas distâncias, são usados trens em vez de metrô.

Poderia ser interessante também haver uma segunda travessia da baía, interligando as estações Cardeal Arco Verde à Camboinhas, fazendo um trajeto entre os litorais do Rio e Niterói, além de uma linha que contorne a baía, fazendo saracuruna - magé - Itaboraí.

Eu não descartaria uma conexão entre São Gonçalo e a Ilha do Governador, facilitando o acesso ao Aeroporto.

Last edited by Cesco Dias; November 14th, 2017 at 03:13 PM.
Cesco Dias no está en línea   Reply With Quote
Old November 17th, 2017, 11:42 PM   #863
stelles
Registered User

stelles's Avatar

Likes (Received): 1944

A partir desta mensagem no Thread do VLT:

Quote:
Originally Posted by artjacob View Post
Podia ter um thread "VLT Carioca | Nossas Propostas" igual o do Metrô/SuperVia Ou então incluir o VLT nesse que já existe...

Eu adoraria ver o BRT TransOeste convertido para VLT. Teria que ter duas vias em cada sentido, para serviços parador e expresso, e poderia funcionar num esquema tram-train com os longos trajetos de alguns serviços. Faz muito mais sentido do que construir metrô além-Alvorada*, e um bonde na superfície combinaria bastante com a paisagem da região. Já até consigo imaginar os vídeos institucionais mostrando o trem correndo pelo descampado verde em Guaratiba (onde aliás ficaria o CIOM)!!

(*Pra mim a Linha 4 do Metrô devia seguir até o Alvorada, virar ao norte e acabar no Centro Metropolitano, onde poderia ter transferência para outra(s) linha(s). O trecho da Av. das Américas entre Alvorada e Salvador Allende é muito longo e disperso pra justificar a construção de uma linha subterrânea ou em elevado.)
O VLT podia operar do Alvorada até o Recreio Shopping, e os BRTs operariam diretos do Recreio Shopping até o Terminal Recreio da Salvador Allende (encontrando os BRTs da Transolímpica) e depois continuaria até o Alvorada, também parando dentro de um terminal. Ficaria o leito do VLT na via interna e o BRT com vias por fora, na pista que já existe. E o VLT nesse trecho poderia ser com catenárias para conseguir ser mais rápido que com APL. Não imagino VLT após o Recreio Shopping. A linha 4 viria até o Alvorada e seguiria para o Centro Metropolitano, como tem sido a maioria das propostas.
stelles no está en línea   Reply With Quote
Old November 18th, 2017, 12:24 AM   #864
Ryan_max
Registered User

Ryan_max's Avatar

Likes (Received): 32

Quote:
Originally Posted by stelles View Post
A partir desta mensagem no Thread do VLT:

O VLT podia operar do Alvorada até o Recreio Shopping, e os BRTs operariam diretos do Recreio Shopping até o Terminal Recreio da Salvador Allende (encontrando os BRTs da Transolímpica) e depois continuaria até o Alvorada, também parando dentro de um terminal. Ficaria o leito do VLT na via interna e o BRT com vias por fora, na pista que já existe. E o VLT nesse trecho poderia ser com catenárias para conseguir ser mais rápido que com APL. Não imagino VLT após o Recreio Shopping. A linha 4 viria até o Alvorada e seguiria para o Centro Metropolitano, como tem sido a maioria das propostas.
O problema é que se criar esse VLT Alvorada x Recreio. Isso vai atrasar em mais 30 anos a expansão da linha 4 do metrô até o Recreio.

GGuerra liked this post
Ryan_max no está en línea   Reply With Quote
Old November 20th, 2017, 05:42 PM   #865
Lote Xv
Registered User

Likes (Received): 3

Quote:
Originally Posted by Cesco Dias View Post
Tem 10 km de distância entre as estações Alvorada e a Recreio. Minha sugestão é ter uma estação a cada 1 km, pelo menos.
Ao longo da Av. das Américas existem muitos pontos comerciais, galerias e prédios de escritórios, e muitos condomínios. A demanda de trabalhadores é grande em todo o trecho.

Também sugiro uma linha de metrô ligando o centro metropolitano - jacarepaguá - Vargens, se interligando novamente ao BRT ou metrô em Guaratiba.
Atualmente as Vargens tem população pequena, mas está crescendo muito rapidamente e o metrô induziria melhor o crescimento - dando opção de transporte entre bairros mais de moradia/dormitório ao centro de negócios e trabalho.

As ligações entre as cidades mais distantes eu acho extremamente importante, mas é necessário que haja opções "expressas" devido às grandes distâncias.
Linhas paralelas OU possibilidade de contornar algumas estações sem parar nelas ajudaria a dar velocidade na viagem.
Em outros países, quando há essas distâncias, são usados trens em vez de metrô.

Poderia ser interessante também haver uma segunda travessia da baía, interligando as estações Cardeal Arco Verde à Camboinhas, fazendo um trajeto entre os litorais do Rio e Niterói, além de uma linha que contorne a baía, fazendo saracuruna - magé - Itaboraí.

Eu não descartaria uma conexão entre São Gonçalo e a Ilha do Governador, facilitando o acesso ao Aeroporto.
Vou analisar mas aí teria que extirpar a linha do BRT ali e puxar as estações dele para o metrô!

Sobre as linha do litoral, talvez sendo reativado a Leopoldina na francisco bicalho e tendo partidas de lá contornando o litoral.

Seria uma boa Ilha do Governador e São Gonçalo.

Vou dar umas modificadas
Lote Xv no está en línea   Reply With Quote
Old November 21st, 2017, 01:55 PM   #866
Pedrop.rio
Moderator

Pedrop.rio's Avatar

Likes (Received): 2912

Prezados, apenas oficializando, renomeei o tópico para contemplar outras propostas além de Metrô Rio/SuperVia.

Phcg, muckie, Nighto, artjacob, George Morales liked this post
Pedrop.rio no está en línea   Reply With Quote
Old November 21st, 2017, 10:54 PM   #867
artjacob
Registered User

artjacob's Avatar

Likes (Received): 1035

Quote:
Originally Posted by Ryan_max View Post
O problema é que se criar esse VLT Alvorada x Recreio. Isso vai atrasar em mais 30 anos a expansão da linha 4 do metrô até o Recreio.
A ideia é justamente essa, não esticar a Linha 4 até o Recreio e em vez disso levá-la para o Centro Metropolitano, onde poderia haver transferência para outra(s) linha(s).

Com certeza o transporte por trilhos precisa alcançar o Recreio, eu só não acho que metrô seja a melhor opção. Pra mim faz mais sentido um trem leve de superfície substituindo o atual BRT. A disponibilidade de serviços seria mais flexível e adequada do que um serviço único de metrô parando em todas as estações, além de ser mais barato do que fazer por túnel ou elevado.

Quote:
Originally Posted by stelles View Post
Acho difícil politicamente (e até financeiramente) justificar um VLT que vai até o Recreio e termina lá, enquanto passam do lado BRTs abarrotados com destino além-Grota Funda!! Teria que ser uma substituição total do BRT, pro sistema passar a chamar "VLT TransOeste".

Entre Jardim Oceânico e Pontal teria que ser com duas vias em cada sentido, mas depois do Pontal, nos trechos com estações mais afastadas umas das outras, acho que dá pra fazer com uma só por sentido, com uma via adicional só nas estações pra passagem do serviço expresso.

E sim, seria 100% catenária.
artjacob no está en línea   Reply With Quote
Old November 22nd, 2017, 08:26 PM   #868
Adriel Ambrózio
Registered User

Adriel Ambrózio's Avatar

Likes (Received): 15664

O que vcs acham de um monotrilho saindo do Jardim Oceânico indo até a Guaratiba passando pela orla?
Old November 22nd, 2017, 10:20 PM   #869
Abu.EdL
Eduardo Lima

Acho que seria um problema urbanístico... A estrutura do monotrilho não se insere bem na orla, na minha opinião.

Dexterio liked this post
Old November 22nd, 2017, 11:01 PM   #870
George Morales
Marble Hornets!

George Morales's Avatar

Likes (Received): 3003

Realmente. Ali ficaria muito bem inserido um VLT com APS mesmo...

Dexterio liked this post
George Morales no está en línea   Reply With Quote
Old Yesterday, 01:46 AM   #871
Adriel Ambrózio
Registered User

Adriel Ambrózio's Avatar

Likes (Received): 15664

Quote:
Originally Posted by Abu.EdL View Post
Acho que seria um problema urbanístico... A estrutura do monotrilho não se insere bem na orla, na minha opinião.
Ou talvez por trás dos prédios pela beira da lagoa!
Old Yesterday, 02:11 AM   #872
Dexterio
Registered User

Dexterio's Avatar

Likes (Received): 836

Smile VLT da Barra

Quote:
Originally Posted by George Morales View Post
Realmente. Ali ficaria muito bem inserido um VLT com APS mesmo...
Exatamente, o modal VLT não é feito para grandes distancias, já o Metrô sim e região da Barra se beneficiaria é muito de um VLT, os moradores são muitos dependentes do automóvel para tudo, até para ir na padaria, são 18 Km de Bairro, é um bom projeto de mobilidade urbana.

Agora que começou um movimento maior de ciclovias e bicicletários, mas o VLT sim, se inseria muito bem na região da Barra,
Dexterio no está en línea   Reply With Quote
Old Yesterday, 02:05 PM   #873
Abu.EdL
Eduardo Lima

Quote:
Originally Posted by Dexterio View Post
Exatamente, o modal VLT não é feito para grandes distancias, já o Metrô sim e região da Barra se beneficiaria é muito de um VLT, os moradores são muitos dependentes do automóvel para tudo, até para ir na padaria, são 18 Km de Bairro, é um bom projeto de mobilidade urbana.

Agora que começou um movimento maior de ciclovias e bicicletários, mas o VLT sim, se inseria muito bem na região da Barra,
Depende. O Metro do Porto, que é um VLT, praticamente, chega a altas velocidades (talvez algo em torno de 80 km/h, é um chute) nas regiões menos habitadas. Pode ser um modelo interessante para a praia da Barra.
Old Yesterday, 02:55 PM   #874
Cesco Dias
Registered User

Cesco Dias's Avatar

Likes (Received): 125

Quote:
Originally Posted by Adriel Ambrózio View Post
O que vcs acham de um monotrilho saindo do Jardim Oceânico indo até a Guaratiba passando pela orla?
Acho que muitos moradores multi-milionários da orla odiariam ter suas vistas bloqueadas por um monotrilho. , além do barulho.

VLT faz mais sentido.

Eu defendo que VLTs sejam usados como linhas circulares dentro dos bairros, alimentando estações de metrô.
Cesco Dias no está en línea   Reply With Quote
Old Yesterday, 06:39 PM   #875
Abu.EdL
Eduardo Lima

Tenho defendido isso para São Gonçalo também, aproveitando inclusive alguns antigos trajetos de bondes pela cidade.

Tá difícil sair qualquer tipo de projeto de transporte para essa cidade, mas não custa idealizar.
Old Yesterday, 06:55 PM   #876
LeandroRio
Registered User

LeandroRio's Avatar

Likes (Received): 95

Até o Shoping Recreio tem q ser feito Metrô mesmo.

De qualquer forma, trens elevados nao combinam com a paisagem do Rio de Janeiro, o único lugar em que acho aceitavel um trem elevado, seria ligando os aeroportos, passando pela Rodoviaria.

Além disso, monotrilho é uma tecnologia ultrapassada, hj em dia temos o Aeromóvel e diversos tipos de Maglevs, melhor fazer um trem elevado nesses novos modais

E pra concluir, FUI CENSURADO NO MEU ULTIMO POST
LeandroRio no está en línea   Reply With Quote

Reply

Tags
rio de janeiro

Thread Tools
Rate This Thread
Rate This Thread:

Posting Rules