daily menu » rate the banner | guess the city | one on oneforums map | privacy policy | DMCA | news magazine

Go Back   SkyscraperCity > European Forums > Fórum Português > Outros Temas > Além-Fronteiras / Around The World

Reply

Thread Tools
Old June 25th, 2005, 03:14 AM   #1
voxp
BANNED

Likes (Received): 0

Campos do Jordão - Brasil (Post bastante grande!)

O inverno está começando aqui no Brasil, eu resolvi postar as fotos que eu venho juntando a um tempo de Campos do Jordão.
decidi postar aqui no fórum Português já que é o meu primeiro grande post em meses

essa cidade é o principal destino de inverno no Brasil, é com certeza o mais badalado. A cidade é de colonização suiça principalmente.

espero que gostem

Pórtico de entrada da cidade

aéreas da cidade

streetshots

os trens

belas mulheres

Numa cidadede colonização Suiça, a especialidade só poderia ser chocolatee fondue

e cerveja tb...

eventualmente neva em Campos do jordão, mas as geadas são constantes no inverno

o parque

sim, tem esquilos em Campos do Jordão, quando eu fui tinha alguns no parque

todo inverno eles constroem uma pista de patinação no gelo, quando a temperatura é baixa o suficiente eles deixam ao ar livre, quando a temperatura está alta eles cobrem com uma lona

Last edited by voxp; June 25th, 2005 at 03:39 AM.
voxp no está en línea   Reply With Quote

Sponsored Links

Old June 25th, 2005, 04:53 AM   #2
MCarr
Future after Past

Likes (Received): 3

Parece uma copia duma cidade alemã

The challenge is to find the right mix of reliability and flexibility and the right mix of tried-and-true techniques with novel but promising ideas.
MCarr no está en línea   Reply With Quote
Old June 25th, 2005, 12:49 PM   #3
Reflex
cenas...

Reflex's Avatar

Likes (Received): 225

Fantásticas fotos!!
Era incapaz de dizer que isto era no Brasil!!
Old June 25th, 2005, 01:29 PM   #4
Barragon
Barra for Friends

Barragon's Avatar

Likes (Received): 1238

Gostei mais das gajas

É muito bonita a cidade, nem parece o Brasil Está mesmo espetacular ... parece uma pequena europa.. até com cerveja alemã está demais obrigado por compartilhares essas fotos connosco

The Latest Photo Reports: Região de Lisboa :: Alentejo

Fat people are harder to kidnap
Barragon no está en línea   Reply With Quote
Old June 25th, 2005, 06:17 PM   #5
Fern
...

Fern's Avatar

Likes (Received): 796

Bem bonita a cidade, acho que poderia ser um modelo para Odivelas, Amadora, Cacem, etc no futuro!
Fern no está en línea   Reply With Quote
Old June 25th, 2005, 06:29 PM   #6
TeKnO_Lx
Registered User

TeKnO_Lx's Avatar

Likes (Received): 164

parece uma cidade suiça ou alema , impressionante!
Old June 25th, 2005, 08:02 PM   #7
Karsh
fcp fcp fcp

Karsh's Avatar

Likes (Received): 6

Essas cópias (tipo Las Vegas) nunca me convenceram muito, especialmente porque essas construcções são de origem recente e não resulta de maneira alguma da tal colonização suiça... Não passa de uma cidade turistica construida de maneira a parecer uma localidade alpina para os abastados de São Paulo visitarem, mas não deixa de ser uma copia bem feita (talvez algo exagerada) e bem bonita, só lhe falta o frio.
Karsh no está en línea   Reply With Quote
Old June 25th, 2005, 08:43 PM   #8
Reflex
cenas...

Reflex's Avatar

Likes (Received): 225

Eu acho piada à recriação de 1 lugar distante assim com tanta mestria!
Há alguns caso em que soa demasiado a "plastico", mas este não parece o caso!
Old June 25th, 2005, 09:36 PM   #9
Phobos
Registered User

Phobos's Avatar

Likes (Received): 57

Eu nunca fui lá,mas sempre ouvi dizer que era bem bonita.A cidade é uma pura ilusão de querer parecer a Europa,mas mesmo assim não deixa de ser interessante!
O Lss quando vir isto vai-se passar...
http://europa.eu/
Phobos no está en línea   Reply With Quote
Old June 26th, 2005, 12:05 AM   #10
Arpels
Αλέξανδρος

Arpels's Avatar

Likes (Received): 118

eu gosto da cidade e das casinhas tipicas Alemãs, é uma visão exotica numa terra onde menos se esperaria ver arquitectura assim e sinal da variedade e riqueza cultural do Brasil e os pinheiros do Parana dão uma nota mais Europeia a cidade!!
Arpels no está en línea   Reply With Quote
Old June 26th, 2005, 12:41 AM   #11
voxp
BANNED

Quote:
Originally Posted by Karsh
Essas cópias (tipo Las Vegas) nunca me convenceram muito, especialmente porque essas construcções são de origem recente e não resulta de maneira alguma da tal colonização suiça... Não passa de uma cidade turistica construida de maneira a parecer uma localidade alpina para os abastados de São Paulo visitarem, mas não deixa de ser uma copia bem feita (talvez algo exagerada) e bem bonita, só lhe falta o frio.
é lógico que a cidade está cheia de construções novas, a base da cidade é suiça, da colonização, mas a cidade virou atração turistica e com isso tiveram que ser construidos hoteis, pousadas, casas... eles poderiam deixar construir casas normais, mas a cidade perderia totalmente acaracteristica que atraiu o turismo em primeiro lugar, o que é impressionante é justamente que com tanto turismo eles conseguiram manter um padrão harmonico na cidade inteira, apesar da cidade evoluir e crescer como qualquer outra cidade.

como já disseram no fórum brasileiro, o Brasil tem São Joaquim, que é uma cidade que neva anualmente e está sempre com temperaturas muito baixas, mas a cidade não recebe turismo, pois é apenas uma cidade feiosa sem nada de especial.

um bom exemplo é buenos aires, Buenos aires é uma cópia "fake" de Paris, no entanto todo mundo acha buenos aires especial por causa disso. o Rio botou abaixo diversas construções "fake" dessas parisienses e todo mundo condena.
Old June 26th, 2005, 02:38 AM   #12
tkr
1 Mm²

tkr's Avatar

Likes (Received): 153

pois é voxp.. eles acham que essa cidade foi criada ontem, tentando imitar a Europa.. porra, isso aí é mais uma das várias cidades brasileiras construídas por imigrantes europeus (dos milhões que vieram pra ca no final do século XIX e início do XX).. essa cidade é foi fundada no século XIX, e sempre foi assim.. há uns 15-20 anos, como disse o voxp, a cidade foi recebendo bastante turismo, principalmente pela cultura suíça (arquitetura, ar europeu, frio, chocolate, cerveja..), e com esse estímulo, a arquitetura da cidade continuou seguindo o padrão.. ah, e só mais uma coisinha.. em Campos do Jordão faz frio sim (não compara com a Serra da Estrela, mas dá banho em Lisboa ).. a temperatura no outono fica em torno dos 2 C, e no inverno chega a -10 C (oq eh razoavel pros padroes brasileiros).. a neve é difícil (mas acontece as vezes) pela pouca umidade no inverno.. a cidade é uma das mais frias do Brasil e a mais fria do Estado de São Paulo, estando a uma altitude de 1628 metros, latitude 23 sul..
tkr no está en línea   Reply With Quote
Old June 26th, 2005, 03:07 AM   #13
Karsh
fcp fcp fcp

Karsh's Avatar

A mim todas as casas das fotos parecem-me bem recentes, e duvido muito que os colonizadores suiços fossem construir casas tao semelhantes as dos alpes, e de tão grande qualidade, até porque a Suiça tem na sua esmagadora maioria casas normais!

Quanto ao frio, Lisboa é, juntamente com Faro, a cidade mais amena de Portugal no Inverno, e está ao nivel do mar, ao contrário de Campos do Jordão que está a mais de 1600m. Mas em Lisboa nunca faz mais de 20ºC em Janeiro por exemplo, ao contrário de Campos do Jordão ou São Joaquim, que tem periodos frios no Inverno intercalados com autenticos verões. E esses tais -10ºC lá porque aconteceram uma vez num século não quer dizer nada... A temperatura mais baixa deste ano lá foi de 3.8ºC.

PS: A cidade mais fria do Brasil, São Joaquim (1400m de altitude), tem no seu mês mais frio, Julho, uma temperatura média de 10.2ºC. Portimão, cidade ao nivel do mar do Algarve (região mais amena de Portugal), teve em Janeiro deste ano uma média de 8.9ºC. Alvalade, no Alentejo, teve uma média de 6.9ºC.
Old June 26th, 2005, 03:22 AM   #14
tkr
1 Mm²

tkr's Avatar

A temperatura mais baixa em Campos do Jordao foi essa esse ano simplesmente porque ACABAMOS (há 4 dias) de entrar no inverno. E meu filho, não fez -10 C uma vez no seculo lá não, daonde vc tirou isso? Em julho, a temperatura inevitavelmente vai abaixo de zero, e TODOS os anos ela normalmente chega a -7, -8, -10C.

Como disse o voxp, a cidade APROVEITOU o grande fluxo de turistas que começaram a frequentar a cidade nas últimas décadas, e investiu pesado nisso, realmente melhorando muito a cidade, e construíndo bons casarões e hotéis. Mas a cidade SEMPRE teve arquitetura suíça. Não fale o que você não sabe.
Old June 26th, 2005, 03:31 AM   #15
voxp
BANNED

vamos parar com as brigas

@Karsh, tudo bem cara, vc tem o direito de achar o que vc quiser...

Last edited by voxp; June 26th, 2005 at 04:24 AM.
Old June 26th, 2005, 04:36 AM   #16
Karsh
fcp fcp fcp

Karsh's Avatar

Quote:
Originally Posted by shosho
A temperatura mais baixa em Campos do Jordao foi essa esse ano simplesmente porque ACABAMOS (há 4 dias) de entrar no inverno. E meu filho, não fez -10 C uma vez no seculo lá não, daonde vc tirou isso? Em julho, a temperatura inevitavelmente vai abaixo de zero, e TODOS os anos ela normalmente chega a -7, -8, -10C.
Esse foi o maior disparate que já ouvi aqui no Skyscrapercity... Em 2004 a temperatura mais baixa ai registada foi de -2.1ºC no dia 26 de Julho. Nesse mesmo dia a máxima foi de 17.4ºC. No total no ano 2004 só houve 3 dias abaixo de 0ºC, que foram o dia anterior e posterior ao dia 26, ambas com -0.3ºC de minima. Depois no final deste inverno vemos qual foi a temperatura mais baixa. Infelizmente não tenho dados do inverno de 2003, mas posso pesquisar se quiseres. Lembro que Junho é o 2º mês mais frio lá. Quanto a menor temperatura lá observada, foi de -7,3ºC no dia 1 de Junho de 1979, -10ºC só em São Joaquim. Não cries ilusões.

Quanto a cidade em si, simplesmente não me parece original de todo, parece mais uma obra de marketing turistico por assim dizer, gostava de ver uma foto de a uns 50 anos atrás e ai tiravamos todas as duvidas. Mas fora isso, a cidade é lindissima e fiquei de boca aberta quando a vi pela 1º vez, faz a maior parte das suas congeneres alpinas corar de vergonha, ou até mesmo todas.
Old June 26th, 2005, 04:52 AM   #17
tkr
1 Mm²

tkr's Avatar

Não estou criando ilusões, estou baseando no que me disseram. Já vi várias pessoas dizendo que já pegaram temperaturas bem baixas em Campos do Jordão, como, -6C, -7C. Se estas pessoas estão certas ou não, problema delas. Não esqueça também que dentro de CJ, há o Pico de Itapeva (que nem é pico, é um lugar até plano), que fica a 2030m, e acho que lá a temperatura é menor. Ah, mas ficar brigando aqui por temperatura é ridículo. O lugar é belo, é original, os imigrantes suíços souberam tirar uma grana com sua cultura, e o Brasil ganhou mais uma linda cidade. E é isso que importa.
Old June 26th, 2005, 05:12 AM   #18
JohnnyMass
Whatever

JohnnyMass's Avatar

Likes (Received): 1085

isto está a aquecer!!!! já parece Verão outra vez!!!
Acho a cidade muito linda, mas gostava de ver as construções mais antigas. Não tem um centro velho shosho?

Apesar de serem cópias de edifícios europeus, não têm aquele sabor a plástico como se vê aqui nos EUA, onde tudo parece muito falso. ADORO a vegetação especialmente as araucárias que se encontram por todo o lado. São nativas dessa zona? Pensava que só no sul do Chile e Argentina é que eram comuns.
Old June 26th, 2005, 05:15 AM   #19
voxp
BANNED

vcs estao confundindo uma coisa, Campos do jordão fica a 1700m de altitude, o que faz o frio lá é a sensação térmica causada pelo vento constante, que habitualmente deixa a sensação térmica entre 10° e 20° abaixo da temperatura real. Por isso pra um carioca como eu seria estupido usar luvas e gorro na rua com uma temperatura de
17°C, mas lá é comum isso, pois as pessoas sentem como se fosse perto de 0°C e a noite, quando faz perto de 0°C reais, a sensação térmica pode chegar a -15°C

mas briga por frio é ótima... heheheh
Old June 26th, 2005, 05:22 AM   #20
tkr
1 Mm²

tkr's Avatar

Como foi dito no fórum brasileiro, a cidade é inteiramente assim. Não há uma parte 'normal'. Isto aí é o normal de CJ. Não creio que haja um 'centro velho' todo majestoso, visto que a cidade era bem pequena no passado, uma vila praticamente.

Quanto as araucárias, elas sobram aqui no Brasil. Quase tudo fica no Sul, mas um ou outro lugar frio, como CJ, também possui. O nome, por exemplo, de Curitiba vem do indígena Curi + Tiba, que significa 'aglomerado/reunião de Pinheiros', porque lá tem muito.

Last edited by tkr; June 26th, 2005 at 05:29 AM.

Reply

Thread Tools

Posting Rules