daily menu » rate the banner | guess the city | one on oneforums map | privacy policy | DMCA | news magazine | posting guidelines

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Fóruns Brasileiros > Fóruns Gerais > Arquitetura e Discussões Urbanas

Global Announcement

As a general reminder, please respect others and respect copyrights. Go here to familiarize yourself with our posting policy.

Reply

Thread Tools Rating: Thread Rating: 13 votes, 5.00 average.
Old May 12th, 2010, 04:04 AM   #1
Cauê
Registered User

Cauê's Avatar

Likes (Received): 3907

Top 10 de grandes cidades que não são capitais (a nível internacional)

Acabei de esbarrar com uma lista divulgada este ano que aponta "as 10 mais surpreendentes cidades não capitais do mundo". O artigo cita cidades que parecem ser as capitais de seus respectivos países ou estados. A famosa cidade de Casablanca, por exemplo, não é a capital do Marrocos, posto ocupado por Rabat. Las Vegas e Chicago, por incrível que pareça, não são as capitais de seus respectivos estados americanos de Nevada e Illinois. A capital de Nevada, por exemplo, é Carson City, e não a muy famosa e já citada Las Vegas. Rio e Sydney, que muitas vezes parecem ser as capitais dos seus países, porém o certo seria Brasília e Camberra. E, entre outras, é claro, Nova Iorque, a cidade que não é capital dos EUA e ao mesmo tempo é a capital informal do mundo.

Achei super interessante:

Top 10 big cities that are not capitals

13:25, February 22, 2010

What's the capital of Australia? If you answered Sydney, you're wrong but in good company, with travel website VirtualTourist.com (www.virtualtourist.com) coming up with a list of the 10 most surprising non-capital cities in the world.

"We've been conditioned to think that because a certain city is the biggest or most popular in its state or country it must be the capital, but that's often not the case. I think some of the cities named on this list might really shock people," VirtualTourist.com general manager Giampiero Ambrosi said.

1. New York City, New York

It may be king of the hill and the top of the heap, but only figuratively. NYC is not the state capital, an honor given to the upstate town of Albany, which is also the birthplace of perforated toilet paper.

2. Sydney, Australia

Iconic though its harbor and opera house may be, it doesn't get star billing. Canberra, which is just a few years away from its centennial celebration, is actually capital of the land "Down Under."

3. Chicago, Illinois

They may have the market cornered on deep dish pizza and football, but the Windy City is the only state title this big city has. Springfield, home to Abraham Lincoln and the annual state fair, is actually the Midwestern state's capital.

4. Rio de Janeiro, Brazil

It's fun, exciting and has something for everyone, but that still doesn't make it Brazil's capital. While the city famous for the carnival used to be the capital, Brasilia now takes that position.

5. Istanbul, Turkey

It may have served as capital to ancient Romans and Ottomans, but that designation is long gone for Istanbul. Ankara, a city that is perhaps most famous for its angora-producing goats, is the capital.

6. Geneva, Switzerland

Neither this nor Zurich serve as this precise country's capital. The picturesque, tranquil, UNESCO-recognized town of Bern holds this honor.

7. Johannesburg, South Africa

Interestingly, South Africa has three capital cities, none of which are "Jo'Burg". Divided by branch of government, the capitals are: capital of the judiciary is Bloemfontein, capital of the administrative branch is Pretoria with Cape Town acting as the country's legislative capital.

8. Timbuktu, Mali

Mysterious, exotic, and perhaps the country's most recognizable name, it takes second place to the city of Bamako. Not only is Bamako supposedly the fastest growing city in Africa, but it has emerged as a world-respected center for music, attracting huge industry names to its local pubs where hometown artists play through the night.

9. Las Vegas, Nevada

Betting types gambling on the City of Sin also being the state capital would find themselves with empty pockets. The more family-oriented Carson City wins this hand.

10. Casablanca, Morocco

Not only is Casablanca not the capital of Morocco, neither are the other two top contenders, Fez or Marrakesh. Peaceful and culture-rich Rabat serves as this North African country's capital.

Source: China Daily/Agencies
http://english.people.com.cn/90001/9...0/6898981.html

Sponsored Links

Old May 12th, 2010, 04:07 AM   #2
Cauê
Registered User

Cauê's Avatar

Realmente, eu não desconfiava do fato de que Las Vegas e Chicago não são as capitais de seus respectivos estados. Istambul e Sydney também já me confundiram muito, parecem capitais de seus países.
Old May 12th, 2010, 04:14 AM   #3
FlicK
Arquiteto e Urbanista

FlicK's Avatar

Likes (Received): 1668

O que sempre achei engracado eh New York nao ser capital do estado de New York. Como se a capital do Estado do Rio de Janeiro fosse Petrolis, ou a capital de Sao Paulo fosse Sorocaba.
FlicK no está en línea   Reply With Quote
Old May 12th, 2010, 04:19 AM   #4
felixx_
Registered User

felixx_'s Avatar

Likes (Received): 2120

Faltou Toronto, Canadá, confunde muito também.
felixx_ no está en línea   Reply With Quote
Old May 12th, 2010, 04:19 AM   #5
Paripe
Soteropolitano.. :)

Paripe's Avatar

Likes (Received): 9

Sempre achei uma contradição: Deserto de "Nevada". rs
Se tratando das capitais, muitas me surpreenderam também. Algumas que eu tinha quase certeza durante toda a vida... Isso que dá não fazer trabalho de Geografia! ;p
Paripe no está en línea   Reply With Quote
Old May 12th, 2010, 04:23 AM   #6
Cauê
Registered User

Cauê's Avatar

Quote:
Originally Posted by FlicK View Post
O que sempre achei engracado eh New York nao ser capital do estado de New York. Como se a capital do Estado do Rio de Janeiro fosse Petrolis, ou a capital de Sao Paulo fosse Sorocaba.
Nova Iorque não é a capital do estado de NY? Puts... eu estava por fora disso

Então isso só reforça a presença dela no topo da lista!

Los Angeles e São Francisco também não são as capitais da Califórnia

Parece mentira...
Old May 12th, 2010, 04:26 AM   #7
Cauê
Registered User

Cauê's Avatar

Ainda na linha do Flick sobre o caso de NY, é como se Niterói fosse a 'capital do mundo', mesmo sem ser, sequer, a capital fluminense.

Muito louco...
Old May 12th, 2010, 04:45 AM   #8
Cobucci
Registered User

Likes (Received): 676

É comum nos Estados Unidos as cidades famosas e grandes não serem capitais de seus estados, sendo que em muitos estados as capitais são até mesmo bem pacatas, com menos de 100 mil habitantes.

A Florida, por exemplo, tem como capital a cidade de Tallahassee, sendo que tem outras grandes cidades no estado, como Jacksonville, Tampa, Orlando e Miami.
Cobucci no está en línea   Reply With Quote
Old May 12th, 2010, 04:57 AM   #9
Robson_Lima
Registered User

Likes (Received): 1293

Quote:
Originally Posted by Cobucci View Post
É comum nos Estados Unidos as cidades famosas e grandes não serem capitais de seus estados, sendo que em muitos estados as capitais são até mesmo bem pacatas, com menos de 100 mil habitantes.

A Florida, por exemplo, tem como capital a cidade de Tallahassee, sendo que tem outras grandes cidades no estado, como Jacksonville, Tampa, Orlando e Miami.
Isso é interessante nos Estados Unidos. Já no Brasil, tudo indica que a legislação favorece o crescimento exponencial das capitais, enviando a elas mais recuros e estruturas públicas, o que provoca seu inchaço. Ex. São Paulo, Belo Horizonte e Brasília.
Robson_Lima está en línea ahora   Reply With Quote
Old May 12th, 2010, 04:59 AM   #10
Slice Shot
BANNED

Likes (Received): 32

Quote:
Originally Posted by FlicK View Post
O Maluf bem que tentou transferir a capital do estado, mas por incrivel que pareça, ISSO ele não conseguiu fazer, talvez fosse interessantte isso ter acontecido pra ver se revertia um pouco o inchaço da RMSP...
Slice Shot no está en línea   Reply With Quote
Old May 12th, 2010, 12:27 PM   #11
Rekarte
Libertarian

Rekarte's Avatar

Likes (Received): 4060

Casablanca e Istambul ate eu me confundo
Camberra é tão desconhecida,que acaba por fazer levar a crer que Sydney é a capital
Pensei que Johanesburgo fosse uma das varias capitais da SA
e acho que Zuriche com certeza,deveria esta no lugar de Genebra
Old May 12th, 2010, 12:58 PM   #12
Emanuel Paiva
Registered User

Emanuel Paiva's Avatar

Likes (Received): 3560

Cadê São Paulo? Por quê Sampa não está inserida nessa pesquisa?

Se SP não está inserida como uma das maiores do planeta, esta pequisa é fake!!!
Old May 12th, 2010, 01:08 PM   #13
Príncipe
um príncipe de araque

Príncipe's Avatar

Likes (Received): 207

Quote:
Originally Posted by Emanuel Paiva View Post
Cadê São Paulo? Por quê Sampa não está inserida nessa pesquisa?

Se SP não está inserida como uma das maiores do planeta, esta pequisa é fake!!!
Pq São Paulo não tem fama internacional o suficiente, ao contrário do Rio que é uma das cidades mais conhecidas do planeta.

Quem fica enfurnado no SSC 24 horas por dia e fica lendo matérias de jornais estrangeiros que salpicam por aqui toda a hora falando da nossa capital econômica deve se surpreender com essa ausência, mas a realidade é que as pessoas no geral não tão nem aí pra São Paulo, e eu entendo por que isso ocorre, a cidade não tem nenhum apelo com os estrangeiros que gostam do Brasil pelas praias.

Old May 12th, 2010, 01:13 PM   #14
Emanuel Paiva
Registered User

Emanuel Paiva's Avatar

Quote:
Originally Posted by Príncipe View Post
Pq São Paulo não tem fama internacional o suficiente, ao contrário do Rio que é uma das cidades mais conhecidas do planeta.

Quem fica enfurnado no SSC 24 horas por dia e fica lendo matérias de jornais estrangeiros que salpicam por aqui toda a hora falando da nossa capital econômica deve se surpreender com essa ausência, mas a realidade é que as pessoas no geral não tão nem aí pra São Paulo, e eu entendo por que isso ocorre, a cidade não tem nenhum apelo com os estrangeiros que gostam do Brasil pelas praias.

Você pode estar certo, mas colocar Timbuktu (Mali) e Casablanca (Marrocos) - que são tem a pujança de comparadas SP - num ranking internacional eu discordo totalmente.
Old May 12th, 2010, 01:43 PM   #15
Rekarte
Libertarian

Rekarte's Avatar

Likes (Received): 4060

Eu entendi que a pesquisa,era para mencionar aquelas cidades que todos pensam ser capitais de seus países ou de seu estado pelo menos,seja pelo seu tamanho,economia ou fama
no Brasil,o Rio de Janeiro que é mais conhecido internacionalmente como capital do Brasil,e não SP,então eu n vejo do que reclamar
e alias,agora tbm percebi,que faria mais sentido Djenné no Mali,do que Timbuktu
Old May 12th, 2010, 03:31 PM   #16
Raphael Cavallero
Registered User

Raphael Cavallero's Avatar

Likes (Received): 2

Aqui tbm tem casos em que a maior cidade do estado não é a capital. Joinville e Vila Velha são exemplos. A diferença é que essas cidades não são as mais famosas ou parecem as capitais como ocorre nos EUA.
Raphael Cavallero no está en línea   Reply With Quote
Old May 12th, 2010, 03:57 PM   #17
David de andrade
Joinville-SC

David de andrade's Avatar

Likes (Received): 577

Mas Vila Velha pertence a RM de Vitória, já no caso de SC, Joinville é interior tem uma estrutura tão ou igual a de Florianópolis, lógico menos em questão de serviços de governo.

No caso de Joinville, o crescimento da cidade não tem nada haver com o crescimento de Florianópolis a cidade cresceu por si mesmo, como todas as cidades industriais de SC, já Florianópolis se desenvolveu logo após o interior começou a se industrializa por conseqüentemente com a criação da UFSC - Universidade Federal de SC, que foi criada já que nessa época cidades do interior tinha uma importância muito maior que a própria capital - Joinville e Blumenau os centros industriais, Lages centro madereiro e o principal centro político do estado na década de 50 Lages era a maior cidade do estado, e Criciuma que despontava e crescia graças ao carvão, e tem ainda Tubarão que era a maior cidade do sul catarinense.
Old May 12th, 2010, 04:12 PM   #18
legal
Registered User

legal's Avatar

Likes (Received): 3038

Aquele LIXO de cidade que e' Las Vegas ter sido mencionada e SP nao me da cancer de mama!!!!!!!!

Las Vegas por acaso e' cidade?????????

& "Spanish for Smarties." : https://www.smashwords.com/books/view/291960

www.globaltradeview.com, a forum on International Business, Global Affairs and Travels.

www.lehighinstitute.com - International Business.

Movimento de Desfavelizaçao Mental, Social, Urbana e Politica do Brasil: http://www.globaltradeview.com/blogs...tica-do-brasil
legal no está en línea   Reply With Quote
Old May 12th, 2010, 05:45 PM   #19
Emanuel Paiva
Registered User

Emanuel Paiva's Avatar

Quote:
Originally Posted by legal View Post
Aquele LIXO de cidade que e' Las Vegas ter sido mencionada e SP nao me da cancer de mama!!!!!!!!

Las Vegas por acaso e' cidade?????????
Seria Las Bregas?
Old May 12th, 2010, 08:16 PM   #20
Cauê
Registered User

Cauê's Avatar

Emanuel, se fosse uma lista das 10 maiores cidades do mundo, ou dos maiores centros financeiros, Sampa estaria, sem dúvida. Mas, se você ler direitinho o texto, vai entender melhor. Não são as 10 maiores cidades não capitais do mundo, são as 10 grandes cidades não capitais que muita gente pensa que são capitais. Por exemplo, não colocaram Milão, na Itália, porque todo mundo sabe que Roma é a capital. Já os outros países e estados que têm uma capital menos conhecida, as pessoas acabam associando a cidade cartão-postal deste estado ou país à imagem de capital.

Eu morreria sem saber que Las Vegas, Chicago e NY não são capitais de seus respectivos estados

Last edited by Cauê; May 12th, 2010 at 08:22 PM.
Cauê no está en línea   Reply With Quote

Reply

Thread Tools
Rate This Thread
Rate This Thread:

Posting Rules