daily menu » rate the banner | guess the city | one on oneforums map | privacy policy | DMCA | news magazine | posting guidelines

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Brasil > Fóruns Regionais > São Paulo

Global Announcement

As a general reminder, please respect others and respect copyrights. Go here to familiarize yourself with our posting policy.

Reply

Thread Tools
Old April 15th, 2008, 03:15 PM   #81
Fabius_
+55 19

Fabius_'s Avatar

Likes (Received): 7701

Quote:
Originally Posted by Driano MG View Post

Também acho que comparar cidades de interior com cidades de regiões metropolitanas complicado, ainda mais se tratando da Gde São Paulo.
Sim, estar no interior ou na RMSP faz toda a diferença.

Quote:
O que acho bacana nas fotos aéreas das cidades paulista são o mar de telhadinhos vermelhos (...)
Ué, o Sul de Minas é tão parecido com o interior Paulista...
De fato, o povo adora telha "romana", "francesa" e mediterrânea.

Quem é mais humilde vai de brasilit.

Quem é rico vai de tégula ou telha italiana ou germânica esmaltada.
Fabius_ no está en línea   Reply With Quote

Sponsored Links
Old October 19th, 2009, 02:29 AM   #82
Carlosjc
Registered User

Likes (Received): 0

SJC é um grande centro Tecnologico,que possui ITA,Inpe,CTA, etc. Um Grande Centro Industrial, Com Empresas como Embraer (aprox. 20.000 func.), GM (10.000),além de Johnson,Panasonic e outras, Um grande Centro Comercial atraindo gente de uma região de quase 2,5 mi.
Vem recebendo muitos investimentos nos últimos tempos e solidificando de forma gradual a sua posição de segunda força do Interior Paulista.
A Cidade por incrivel que pareça ainda é desconhecida por boa parte dos habitantes do Chamado Interiorzão, porém muito conhecida no Sul de Minas e Vale do PAraíba Fluminense.
Parabéns a Campinas pela grande metropole que é, e esperamos seguir o seu exemplo...
Carlosjc no está en línea   Reply With Quote
Old October 19th, 2009, 02:08 PM   #83
Fabius_
+55 19

Fabius_'s Avatar

SJC é uma ótima cidade. Se, por alguma razão, não pudesse viver em Campinas, escolheria a Capital do Vale sem pestanejar. É uma cidade progressista, moderna, espalhada, cheia de vias de trânsito rápido, a cidade mais importante do Vale do Paraíba. E ainda é uma potência industrial, sem igual no interior paulista.

E gosto muito de saber que SJC está a apenas 150km (ou 2h de viagem) de Campinas.
Old October 27th, 2009, 05:21 AM   #84
Joepaulista
BANNED

Excelente!!! Têm que ir para o internacional e para o latino. Isso se já não foi postado é claro.
Joepaulista no está en línea   Reply With Quote
Old October 28th, 2009, 04:10 AM   #85
sidney_777
Registered User

sidney_777's Avatar

Likes (Received): 1

Lindas fotos de Campinas

http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=952072
sidney_777 no está en línea   Reply With Quote
Old October 30th, 2009, 01:41 PM   #86
thiagofs
Registered User

Eu também sou suspeito para falar de Campinas. Cresci viajando pra lá, pois tenho parentes que moram no Bonfim.
O que mais gosto de lá é o clima, muito agradável, venta muito durante a noite -- ótimo pra dormir, diferente de Rio Preto, que a brasa fica viva durante o dia e, à noite, as paredes estão quentes.
Mas uma coisa que vem me desagradando em Campinas é o trânsito, já caótico (típico das cidades que sofreram com o "boom" da compra desenfreada de veículos) e a sujeira. A pichação começa em Sumaré e chega em Campinas. Lamentável.
Numa pizzaria no Bonfim, há uma plaquinha na parede de fora: "Srs. Pichadores: o dinheiro investido na repintura do imóvel seria destinado a obras assistenciais. Por favor, colabore".
A polícia ou a GM precisa atacar com um plano urgente de abordagem dessas gangues com mochilas e bermudões (eles guardam as latas e rolos lá dentro) e fazê-los engolir os rolos com cabo e tudo.

Eu moraria em Campinas, se não fosse pela violência. É uma cidade fantástica, admirável.
thiagofs no está en línea   Reply With Quote
Old October 31st, 2009, 11:46 PM   #87
andore.arq
生還せよ

andore.arq's Avatar

Likes (Received): 62

fiquei impressionado coma grandeza da cidade! e as fotos realmente são mto bonitas!
andore.arq no está en línea   Reply With Quote
Old November 6th, 2009, 08:05 PM   #88
LFellipe
Registered User

LFellipe's Avatar

Likes (Received): 363

Parabéns pelo thread!
Só faltou algumas a nivel de rua
Tá escelente!! Campinas é muito violenta?

Abçs.
LFellipe no está en línea   Reply With Quote
Old November 6th, 2009, 08:08 PM   #89
Fabius_
+55 19

Fabius_'s Avatar

Campinas é mais insegura que violenta e infelizmente passa uma espécie de má impressão nesse aspecto.
Old November 7th, 2009, 08:17 PM   #90
luguarulhense
Registered User

Likes (Received): 6

[email protected]
luguarulhense no está en línea   Reply With Quote
Old March 30th, 2016, 04:57 PM   #91
Netto 81
R.I.P Transerp

Netto 81's Avatar

Likes (Received): 990

Lightbulb

Me desculpem por ressuscitar o tread (ultima postagem em 2009) mas fui pesquisar algumas fotos de Campinas e um dos links no Google apontavam pro fórum.

Pretendo ir até ai mês que vem e junto com o Google Maps e algumas fotos estava tentando identificar os pontos da cidade, focando no que está dentro do anel viário e assim tentando "decorar" um pouco das principais regiões (Rod. dos Bandeirantes, Rod. Adalberto Panzan e Rod. Dom Pedro I).

Campinas se mostra bastante gloriosa! Avenidas, vias elevadas e vias rápidas, bairros bem adensados, e pontos que me chamaram a atenção como o Shopping Dom Pedro, Centro de Treinamento da Bosh, este parque que fiquei em dúvida sobre o nome (Portugal ou Taquaral?), Ceasa Campinas, Terminal Rodoviário entre outros.

Algo que já senti que terei dificuldades são com os formatos dos quarteirões... bem irregulares tipo um labirinto. Provavelmente ficarei perdido em alguns pontos

Algum ponto positivo a destacar na cidade? Algum lugar recomendado para visita? Algum cuidado que preciso ter?

E parabéns pela cidade!

Obras de Mobilidade! - Localização das futuras obras do PAC 2 e Pacto da Mobilidade.

Bike Ribeirão Preto - Locais que possuem estrutura para receber bem o ciclista ribeirãopretano

Senhoras e senhores... Ribeirão Preto!

Fabius_ liked this post
Netto 81 no está en línea   Reply With Quote
Old March 31st, 2016, 03:40 AM   #92
Fabius_
+55 19

Fabius_'s Avatar

O nome oficial é "Parque Portugal", mas como o bairro no qual o parque se localiza chama-se Taquaral, esse é o nome que pegou. E existe também o bairro chamado Parque Taquaral: a diferença é que o Taquaral é um bairro mais antigo, tradicional, em fase de intensa verticalização e fica ao sul do parque e o Parque Taquaral é um bairro mais novo, lotado de mansões e alguns condomínios fechados, sem prédios e fica ao norte do parque.

Os formatos dos quarteirões são diferentes porque cada bairro teve um arruamento próprio, muitas vezes em épocas diferentes.

Mas Netto, o que lhe interessa ver? Exceto vida noturna, posso ajudar. Se eu não souber quais são seus interesses, fica difícil pensar em roteiros interessantes. Você vai circular de carro ou de ônibus? Quer ver urbanismo, que tipos de atrações, ou quer culinária?

Muitas questões, não? Mas sem elas este campineiro que vos fala não poderá ajudar o nobre colega oriundo de uma cidade que eu já admirava e passei a admirar ainda mais quando conheci in loco.

Netto 81 liked this post
Old April 19th, 2016, 07:04 PM   #93
Netto 81
R.I.P Transerp

Netto 81's Avatar

Likes (Received): 990

Quote:
Originally Posted by Fabius_ View Post

O nome oficial é "Parque Portugal", mas como o bairro no qual o parque se localiza chama-se Taquaral, esse é o nome que pegou. E existe também o bairro chamado Parque Taquaral: a diferença é que o Taquaral é um bairro mais antigo, tradicional, em fase de intensa verticalização e fica ao sul do parque e o Parque Taquaral é um bairro mais novo, lotado de mansões e alguns condomínios fechados, sem prédios e fica ao norte do parque.

Os formatos dos quarteirões são diferentes porque cada bairro teve um arruamento próprio, muitas vezes em épocas diferentes.

Mas Netto, o que lhe interessa ver? Exceto vida noturna, posso ajudar. Se eu não souber quais são seus interesses, fica difícil pensar em roteiros interessantes. Você vai circular de carro ou de ônibus? Quer ver urbanismo, que tipos de atrações, ou quer culinária?

Muitas questões, não? Mas sem elas este campineiro que vos fala não poderá ajudar o nobre colega oriundo de uma cidade que eu já admirava e passei a admirar ainda mais quando conheci in loco.
Me desculpe pela demora pra responder, as coisas estão bem corridas por aqui

Realmente não fui muito específico rssss. Para conhecer a cidade no geral, estávamos pensando em ir de ônibus, tipo alguma linha Circular que passasse pelos principais pontos da cidade. Mas para pontos específicos vamos de carro mesmo. Estava querendo conhecer as principais avenidas comerciais ou regiões comerciais mais intensas e possíveis pontos turísticos. Não tinha pensado em nada sobre urbanismo, mas agora fiquei curioso de conhecer, gosto deste tema.

É legal ouvir das pessoas de fora que gostaram de Ribeirão. Entre os moradores ouvimos tanto comentário negativo que chega a desanimar. Não é a cidade mais perfeita do estado mas eu consigo ve-la com muito potencial. Espero ter esta mesma impressão de Campinas. Iremos praí esta semana!

Obras de Mobilidade! - Localização das futuras obras do PAC 2 e Pacto da Mobilidade.

Bike Ribeirão Preto - Locais que possuem estrutura para receber bem o ciclista ribeirãopretano

Senhoras e senhores... Ribeirão Preto!

Fabius_ liked this post
Netto 81 no está en línea   Reply With Quote
Old April 19th, 2016, 07:45 PM   #94
Fabius_
+55 19

Fabius_'s Avatar

Quote:
Originally Posted by Netto 81 View Post
Me desculpe pela demora pra responder, as coisas estão bem corridas por aqui

Realmente não fui muito específico rssss. Para conhecer a cidade no geral, estávamos pensando em ir de ônibus, tipo alguma linha Circular que passasse pelos principais pontos da cidade. Mas para pontos específicos vamos de carro mesmo. Estava querendo conhecer as principais avenidas comerciais ou regiões comerciais mais intensas e possíveis pontos turísticos. Não tinha pensado em nada sobre urbanismo, mas agora fiquei curioso de conhecer, gosto deste tema.
Campinas não tem serviços de ônibus turístico de forma regular, muito menos todos os dias da semana, que dê para parar em não sei quantos pontos, o que ajudaria muito (Curitiba tem, é uma beleza!). Com carro fica bem interessante para se organizar.

Vou fazer umas sugestões...

PARQUES
*Parque Taquaral (bonde, pedalinhos, umas fotos na caravela, é bem interessante, mas vá de manhãzinha ou mais para o final da tarde. Também tem o Ginásio, dependendo do dia é possível ver os jogos de vôlei do Brasil Kirin).
*Bosque dos Jequitibás (é o parque mais antigo da cidade, com mais de 130 anos de existência e 101 como parque público. Com minizoológico e museu lá dentro. Seria como o Bosque Fábio Barreto, só que sem o mirante e mais legal para caminhada)

MIRANTE
*Torre do Castelo (vale como atração rápida, pois tem uma vista bem interessante da cidade, de lá se veem lugares a mais de 40km, como a Serra do Japi em Jundiaí, o Aeroporto de Viracopos, a Escola Preparatória de Cadetes do Exército, os distritos de Sousas e Barão Geraldo, assim como toda a região central da cidade e sua enorme densidade)

REGIÕES COMERCIAIS
*Centro (diferentemente de Ribeirão, Campinas não tem um Campos Elíseos para dividir o protagonismo do Centro como foco do comércio da cidade. É bem feio e degradado, mas tem seu valor histórico como lugar onde a cidade começou)
*Cambuí (o bairro nobre da cidade, bom para dar uma volta no Centro de Convivência, passear pelas ruas Coronel Quirino e Maria Monteiro e a Avenida Júlio de Mesquita)
*Avenida José de Souza Campos (é onde a cidade mostra a pujança e a riqueza, mas melhor para passar de carro)

ATRAÇÕES
*Mercado Municipal: (antigo e pequeno para a cidade que cresceu à sua volta, é um lugar bem interessante para quem gosta das coisas mais povão ou de um bom sanduíche de mortadela - não esses que o governo do PT distribui).
*Observatório Municipal: (só abre ao público na noite de domingo, fica no ponto mais alto da cidade, a mais de 1000 metros de altitude, mas fica muito longe do Centro - 30km, com 10km de terra no meio do caminho. Só para quem gosta de astronomia e pode estar na cidade no domingo à noite)
*Passeio de Maria Fumaça (é legalzinho para fazer uma vez na vida, ainda que seja bem caro. Só nos fins de semana, com percursos até o bairro rural de Tanquinho ou até a cidade vizinha de Jaguariúna). Mais informações aqui: http://www.mariafumacacampinas.com.br/
*Roteiro gastronômico: Sousas e Joaquim Egídio, os dois distritos no leste da cidade, são famosos pela grande quantidade de restaurantes. O problema é que no fim de semana ficam entupidos de carros se apertando nas ruas estreitas. Mas uma pesquisa prévia e um pouquinho de organização resolvem o problema. Só procurar "Sousas Joaquim Egídio Restaurantes" no Google.

Mais informações:
http://www.campinas.sp.gov.br/sobre-...turisticas.php
https://www.tripadvisor.com.br/Attra...Sao_Paulo.html
http://viajeaqui.abril.com.br/cidade...as/o-que-fazer

Espero ter ajudado. Qualquer coisa, à disposição!

Quote:
É legal ouvir das pessoas de fora que gostaram de Ribeirão. Entre os moradores ouvimos tanto comentário negativo que chega a desanimar. Não é a cidade mais perfeita do estado mas eu consigo ve-la com muito potencial. Espero ter esta mesma impressão de Campinas. Iremos praí esta semana!
O principal problema de Ribeirão não dá para resolver: é o calor. (Não que Campinas seja fria, mas 37°C aqui é coisa que dá uma ou duas vezes por ano e no comparativo são geralmente uns dois ou três graus de diferença a menos). A cidade em si é ótima, organizada. Eu diria que é uma Campinas que não se degradou, porque não cresceu demais. O Centro eu achei um tanto apertado, em função de não haverem ruas alargadas dentro do quadrilátero (Jerônimo Gonçalves, Francisco Junqueira, Independência, Nove de Julho), mas o restante da cidade é bem interessante. Uma coisa incrível como o Shopping Santa Úrsula no meio da região nobre central da cidade não existe em Campinas... e o Cambuí é bem maior que Higienópolis. E a concentração de luxo e beleza vertical e horizontal na Fiúza? O Campus da USP é outra maravilha, a região do Santa Cruz e por aí vai. Sem contar a maior joia de RP: o Theatro Pedro II, lugar que eu tenho o sonho de ir assistir a uma peça de teatro ou a uma apresentação musical. O maior e mais impressionante trevo rodoviário do interior de São Paulo. Tenho o maior respeito por Ribeirão Preto.

Netto 81, Iturama liked this post

Last edited by Fabius_; April 20th, 2016 at 02:36 AM. Reason: Falar do Theatro Pedro II
Old April 20th, 2016, 01:49 AM   #95
zolin
Grande Campinas (S.Paulo)

zolin's Avatar

Likes (Received): 3747

gostei de suas colocações...

A Capital da Nova Alta Paulista.!!
Segunda Maior Cidade do Oeste Paulista.!!
zolin no está en línea   Reply With Quote
Old April 25th, 2016, 04:17 AM   #96
Fernando Queiróz
Registered User

Pelo que eu sei, viracopos foi oferecida para Sorocaba, mas o prefeito da época achou um investimento muito grande pelo tamanho da cidade, então ofereceram para Campinas que aceitou. E hoje olha o que viracopos virou e o que representa para Campinas!
Fernando Queiróz no está en línea   Reply With Quote
Old April 26th, 2016, 03:00 PM   #97
zolin
Grande Campinas (S.Paulo)

zolin's Avatar

Likes (Received): 3747

Quote:
Originally Posted by Fernando Queiróz View Post
Pelo que eu sei, viracopos foi oferecida para Sorocaba, mas o prefeito da época achou um investimento muito grande pelo tamanho da cidade, então ofereceram para Campinas que aceitou. E hoje olha o que viracopos virou e o que representa para Campinas!
não sabia desta informação...

A Capital da Nova Alta Paulista.!!
Segunda Maior Cidade do Oeste Paulista.!!
zolin no está en línea   Reply With Quote
Old April 26th, 2016, 03:20 PM   #98
Fabius_
+55 19

Fabius_'s Avatar

Quote:
Campinas aceitou porque Campo dos Amarais era muito pequeno e não tinha condições de crescer e se transformar num aeroporto completo para o futuro em 1950: ensanduichado entre duas fazendas, a Santa Elisa (pertencente ao IAC) e a Chapadão (que não sei se já havia sido transferida ao Exército Brasileiro naquela época). Melhor fazer algo mais completo no extremo sul da cidade... e que decisão! 21km² de puro desenvolvimento.

Outro dia eu fiquei impressionado de saber a linha 193 estava rodando com articulados! Seis anos atrás ela mal tinha horários e mais para trás, mal havia linhas ligando a cidade ao Aeroporto. Agora há linhas municipais, metropolitanas e suburbanas.
Old April 26th, 2016, 04:45 PM   #99
Marco C.
Registered User

Likes (Received): 110

Quote:
Originally Posted by Fabius_ View Post
Campinas aceitou porque Campo dos Amarais era muito pequeno e não tinha condições de crescer e se transformar num aeroporto completo para o futuro em 1950: ensanduichado entre duas fazendas, a Santa Elisa (pertencente ao IAC) e a Chapadão (que não sei se já havia sido transferida ao Exército Brasileiro naquela época). Melhor fazer algo mais completo no extremo sul da cidade... e que decisão! 21km² de puro desenvolvimento.

Outro dia eu fiquei impressionado de saber a linha 193 estava rodando com articulados! Seis anos atrás ela mal tinha horários e mais para trás, mal havia linhas ligando a cidade ao Aeroporto. Agora há linhas municipais, metropolitanas e suburbanas.
Fabius

Vc como campineiro nato, o que achou da transformação das regiões de Ouro Verde (onde está Viracopos) e Campo Grande em distritos?

Foi acertado ou não? E o que isso pode trazer der bom ou ruim para a grandiosa Campinas?

Fabius_ liked this post
Marco C. no está en línea   Reply With Quote
Old April 27th, 2016, 05:53 AM   #100
dadobordini
Registered User

Likes (Received): 508

Quote:
Nossa, até me assustei quando vi esse thread arqueológico sendo desenterrado, mas já que está ressuscitado, vamos lá.
Vira e mexe vejo colocações como essa, de que Viracopos era pra ser em Sorocaba e até que a Unicamp era pra ser por lá também (isso foi dito nesse mesmo thread, que me lembro bem). De onde tiram essas coisas?
Com todo respeito à Sorocaba, a pujança de Campinas foi conquistada por campineiros ou por pessoas que aqui resolveram viver. A importância da cidade é grande para o estado e para a nação desde o final do século XIX, sendo Campinas um dos berços da república e de ideias liberais e de vanguarda. Aqui novas tecnologias chegaram bem antes que grande parte do país, como a iluminação pública elétrica, a telefonia, bondes elétricos, rodovias pavimentadas e duplicadas, citando esses avanços só pra começar. É evidente que uma cidade modernista como essa seria o berço de uma grande instituição de ensino como a Universidade Estadual de CAMPINAS, cuja ideia e criação foi de visionários campineiros que usaram sua influência e prestígio e conquistaram, através do governo estadual, a implantação de tal.
O aeroporto de Viracopos foi criado à partir de um campo de pouso usado na revolução de 32, e que em 1946 foi elevado à categoria de aeroporto graças ao empenho de políticos campineiros. Nos anos 60 foi efetivado como aeroporto internacional, e dizem, teve influência da família Quercia, tradicionais políticos na cidade.
Portanto, dizer que patrimônios autenticamente campineiros deveriam ou poderiam ser em outra cidade soa estranho, pra não dizer outra coisa. Sorocaba tem aeroporto. Se é modesto pro tamanho da cidade, há vários fatores que os próprios sorocabanos saberiam melhor que ninguém. Por lá há também boas instituições de ensino como campus da USP, UFSCar. Se não existe uma "Unisor", é porque não tiveram a sorte de ter campineiros visionários. Ah, é. Campineiro é de Campinas.

Fabius_ liked this post

Last edited by dadobordini; April 27th, 2016 at 06:02 AM.
dadobordini no está en línea   Reply With Quote

Reply

Thread Tools

Posting Rules