daily menu » rate the banner | guess the city | one on oneforums map | privacy policy | DMCA | news magazine | posting guidelines

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Brasil > Fóruns Regionais > São Paulo

Global Announcement

As a general reminder, please respect others and respect copyrights. Go here to familiarize yourself with our posting policy.

Reply

Thread Tools
Old May 1st, 2016, 09:19 PM   #101
Netto 81
R.I.P Transerp

Netto 81's Avatar

Likes (Received): 990

Thumbs up

Muito boa as dicas Fabius_! Infelizmente ficamos mais em Valinhos do que Campinas, por isso não deu tempo para frequentar os locais sugeridos. Acabamos indo na feira hippie no Centro de Convivência e no calçadão ao lado da Catedral (fazer o que, a maior parte do grupo eram de mulheres e mulher adora entrar em cada uma das lojas ). Mas em breve voltaremos e quero sim conhecer estes locais!

Fomos neste feriado até a região de Campinas, mais precisamente em Valinhos. Pensa numa criança em uma loja de brinquedos, maravilhada com tudo! Pois me senti assim por lá! E precisei fazer umas comparações entre Ribeirão:

- Asfalto perfeito: fiquei boquiaberto em quase não encontrar buracos pelas três cidades. Pode ser que nas periferias tenham alguns, mas nas demais o pavimento era um tapete. Faz tempo que não curtia dirigir por uma cidade sem sentir o carro pulando feito um boi brabo. Talvez como ponto negativo seriam as excessivas ladeiras. Em algumas precisei subir de 1ª marcha devido a tamanha inclinação

- Sinalização: por todos os lados placas indicando bairros, avenidas, rodovias e regiões da cidade. Pintura de solo e intervenções viárias como tachões eram constantes. Em Vinhedo as ruas pareciam aquelas maquetes de escola, de tão organizadas e detalhadas!

- Respeito no trânsito: foi o que me deixou mais chocado. Em Valinhos e Vinhedo, os motoristas realmente se respeitam. Faixa de segurança; bastou o pedestre pisar nela e o motorista para mesmo. O clímax foi um motoqueiro do tipo moto-frete parar para uma senhora atravessar próximo a igreja matriz. Escorreu uma lágrima até... nunca vi nada parecido em Ribeirão! E em Campinas, apesar do fluxo de veículos muito maior, não tivemos problemas ao cruzar as faixas. Teve motorista que parou no meio do cruzamento para atravessarmos na faixa! Exemplo de respeito e cidadania.

- Infraestrutura viária: por Valinhos ficar num terremo muito irregular, são poucos os acessos para determinadas partes da cidade. Em alguns casos, se perdermos um acesso, é preciso dar uma volta gigante para acessa-lo novamente. O mesmo em Campinas, em meio a tantos elevados e viadutos. GPS ou Waze são fundamentais.

- Urbanismo: cidades bastante arborizadas, principalmente Campinas em suas principais avenidas! A avenida Francisco Glicério tem a maior parte de sua fiação aterrada e o impacto visual é absurdo. Estão fazendo a reforma da Catedral que fica ao lado de um calçadão de quase 1 km de extensão. A antiga estação da Fepasa é aberta ao público e realiza eventos e exposições culturais diversos.

- Comercio: calçadão de Campinas tem uma variedade enorme de lojas. Existem claro as pertencentes a asiáticos, mas em menor número. Roupas, eletrodomésticos, calçados, bijuterias, cama/mesa/banho e afins. Como ponto negativo destaco o estado dos edifícios antigos, bastante deteriorados... não é exclusividade de Ribeirão isso. No centro de Valinhos e Vinhedo a mesma coisa: comercio bastante diversificado. Em Valinhos me chamou a atenção a Estação Catedral, um espaço para várias lojinhas que parece bastante um Boulevard, com mesas, pérgolas em madeira e iluminação diferenciada. O Shopping Dom Pedro é um show a parte. Estrutura monstruosa, diversificação grande de lojas e uma praça de alimentação enorme! Só pecaram no estacionamento, que é totalmente descoberto.

Enfim, queria ter ficado mais para conhecer melhor as cidades. É uma experiencia diferente e precisei comparar com Ribeirão em vários aspectos. Tão logo cheguei aqui já notei nosso péssimo asfalto e sua sinalização inexistente e bateu uma bad forte com isso. Por que nossa prefeitura é tão inútil?. Tudo bem que Vinhedo e Valinhos são menores e tenham melhor controle em sua infraestrutura, mas Campinas é maior que Ribeirão e também possui uma bos infraestrutura! Não me conformo com isso... vocês conseguem manter uma cidade deste porte em perfeita organização.

São exemplos que podemos aplicar facilmente aqui em Ribeirão! Se não fosse pela maldita falta de vontade política local, teríamos muito mais.

Tirei umas poucas fotos devido a qualidade do celular, pelo menos de locais que achei mais relevante. (Por favor se estiverem em seção errada, me avisem para fazer a realocação adequada).

Shopping Dom Pedro - praça de alimentação

Pequeno jardim entre os corredores

Centro de Valinhos

Estação Galeria

Rua comercial de Vinhedo

Praça em frente a igreja matriz

Igreja matriz

Visão da escadaria

Praça com grande lago em Vinhedo

https://www.google.com.br/maps/@-23..../data=!3m1!1e3

"Feirinha Hippie" em Centro de Convivência de Campinas. Muita variedade em artesanato.

Teatro do Centro de Convivência

Catedral de Campinas

Avenida Francisco Glicério

Parte do Calçadão

Estação Fepasa, usada como centro cultural

Av. Dr. Campos Sales.

Rua Irmã Serafina / Avenida Anchieta. As palmeiras imperiais ficaram muito fodas!

No geral gostei muito da cidade, mesmo tendo ficado pouco tempo. Campinas possui características únicas de uma grande cidade!

Enfim é isso. Espero voltar ai outras vezes e conhecer os demais pontos sugeridos.

Obras de Mobilidade! - Localização das futuras obras do PAC 2 e Pacto da Mobilidade.

Bike Ribeirão Preto - Locais que possuem estrutura para receber bem o ciclista ribeirãopretano

Senhoras e senhores... Ribeirão Preto!

Fabius_, dadobordini liked this post
Netto 81 no está en línea   Reply With Quote

Sponsored Links
Old May 2nd, 2016, 04:26 AM   #102
Fabius_
+55 19

Fabius_'s Avatar

Likes (Received): 7701

Netto, depois comentarei sua postagem com calma! Ótimas fotos!

Quote:
Originally Posted by Marco C. View Post
Fabius

Vc como campineiro nato, o que achou da transformação das regiões de Ouro Verde (onde está Viracopos) e Campo Grande em distritos?

Foi acertado ou não? E o que isso pode trazer der bom ou ruim para a grandiosa Campinas?
Desculpe-me pela demora na resposta...

Vamos lá: nas eleições de 2014 houve uma votação específica no que se referia à criação dos dois distritos. Eu votei contra, não porque eu quisesse o pior para as pessoas que vivem e trabalham nessas regiões, mas porque discordava daquilo que os políticos estavam vendendo, de que seria uma panaceia para os numerosos problemas que essas regiões enfrentam.

A condição de distritos dará algumas facilidades, mas muita coisa propalada como vantagem já existia e foi apenas desenvolvida ou incrementada. Registro cartorário é interessante, mas quem precisa dele com frequência? E que vantagem há em ter uma subprefeitura? Não me parece que os moradores de Sousas ou Barão Geraldo estejam muito satisfeitos com seus subprefeitos, que não passam de administradores regionais igualmente indicados pelo prefeito.

Ao mesmo tempo, como jamais morei nessas regiões, não sei se me assiste legitimidade para julgar se isso é bom. Até deve ser, mas não como foi vendido pelos políticos locais.

Netto 81, dadobordini liked this post
Fabius_ no está en línea   Reply With Quote
Old May 2nd, 2016, 02:49 PM   #103
Fabius_
+55 19

Fabius_'s Avatar

Quote:
Originally Posted by Netto 81 View Post
Muito boa as dicas Fabius_! Infelizmente ficamos mais em Valinhos do que Campinas, por isso não deu tempo para frequentar os locais sugeridos. Acabamos indo na feira hippie no Centro de Convivência e no calçadão ao lado da Catedral (fazer o que, a maior parte do grupo eram de mulheres e mulher adora entrar em cada uma das lojas ). Mas em breve voltaremos e quero sim conhecer estes locais!(...)
Fico contente que você tenha gostado, Netto!

Quote:
- Asfalto perfeito: fiquei boquiaberto em quase não encontrar buracos pelas três cidades. Pode ser que nas periferias tenham alguns, mas nas demais o pavimento era um tapete. Faz tempo que não curtia dirigir por uma cidade sem sentir o carro pulando feito um boi brabo. Talvez como ponto negativo seriam as excessivas ladeiras. Em algumas precisei subir de 1ª marcha devido a tamanha inclinação
Em Campinas existe tradição de recape, mas nas principais avenidas isso é feito com uma técnica que raspa o asfalto e o reaproveita na nova massa asfáltica substituinte (e digamos que em geral fica melhor e dura mais, salvo exceções pontuais por outros problemas). Se bem que ontem mesmo fui ao Jd. Proença (moro no Centro, a duas quadras da Fco. Glicério) e num cruzamento a uma quadra das principais avenidas do bairro havia uma cratera bem no meio do cruzamento. Não é tão perfeito assim, conquanto você não saia das principais avenidas, porque nos bairros a qualidade varia muito (desde o lisinho ao cheio de crateras)

Então você pegou as ladeiras de Valinhos! Realmente dão medo mesmo, um verdadeiro desafio. Quem as conhece descobre o porquê do nome da cidade. E acho os vales cortados por avenidas enladeiradas é que dão à cidade um clima ainda mais frio que o de Campinas...

Para quem quiser ver o que Netto e eu estamos falando, é só dar uma olhada nesse link do Google Street View: https://www.google.com.br/maps/@-22....7i13312!8i6656

Quote:
- Sinalização: por todos os lados placas indicando bairros, avenidas, rodovias e regiões da cidade. Pintura de solo e intervenções viárias como tachões eram constantes. Em Vinhedo as ruas pareciam aquelas maquetes de escola, de tão organizadas e detalhadas!
Eu não sei se você notou, mas em Campinas não há placas indicando saída para São Paulo dentro da cidade. Você só encontra esse tipo de placa quando já está quase chegando à rodovia ou muito perto dela. E mesmo indicando cidades, nenhuma está a mais de 40km (ou seja, no máximo Mogi Mirim).

E não há nada parecido e tão sistemático com o que esse senhor faz em Ribeirão:

Aliás, eu quando eu vi o estilo, imaginei na hora que fosse coisa de alguém preocupado com a sinalização.

Mas Campinas tem muitas placas velhas (especialmente aquelas todas azuis, que têm mais de 20 anos) que estão fora do padrão do Código de Trânsito. Hoje é verde para bairros e cidades, azul para PGTs (polos geradores de tráfego e marrom para atrações turísticas.

Quote:
- Respeito no trânsito: foi o que me deixou mais chocado. Em Valinhos e Vinhedo, os motoristas realmente se respeitam. Faixa de segurança; bastou o pedestre pisar nela e o motorista para mesmo. O clímax foi um motoqueiro do tipo moto-frete parar para uma senhora atravessar próximo a igreja matriz. Escorreu uma lágrima até... nunca vi nada parecido em Ribeirão! E em Campinas, apesar do fluxo de veículos muito maior, não tivemos problemas ao cruzar as faixas. Teve motorista que parou no meio do cruzamento para atravessarmos na faixa! Exemplo de respeito e cidadania.
Esse respeito todo só vejo na Unicamp e olhe lá. Mas não posso negar a experiência de quem vem de fora, não sou tão viajado assim.

Quote:
- Infraestrutura viária: por Valinhos ficar num terremo muito irregular, são poucos os acessos para determinadas partes da cidade. Em alguns casos, se perdermos um acesso, é preciso dar uma volta gigante para acessa-lo novamente. O mesmo em Campinas, em meio a tantos elevados e viadutos. GPS ou Waze são fundamentais.
Eu tenho quase 10 anos de SSC e sempre disse que Campinas é um labirinto. Muitos não acreditam, mas é uma cidade bem desafiadora nesse aspecto. Eu sei andar aqui por ter passado uma vida inteira, mas felizmente hoje a tecnologia ajuda quem vem à cidade.

Quote:
- Urbanismo: cidades bastante arborizadas, principalmente Campinas em suas principais avenidas! A avenida Francisco Glicério tem a maior parte de sua fiação aterrada e o impacto visual é absurdo. Estão fazendo a reforma da Catedral que fica ao lado de um calçadão de quase 1 km de extensão. A antiga estação da Fepasa é aberta ao público e realiza eventos e exposições culturais diversos.
A Fco. Glicério está em revitalização ainda, tanto que ainda faltam uns 400 metros, que serão terminados até o mês que vem (espera-se, porque senão o prefeito não vai poder explorar isso para sua reeleição). O calçadão realmente tem 1 km de extensão, mas isso é somando a totalidade da Rua 13 de Maio (lado direito, 700 m) com três quarteirões da Rua Costa Aguiar (lado esquerdo, 300 m. Esse calçadão existe há 40 anos, mas a fiação só foi aterrada em 2004 (mas o serviço ficou tosco porque os cabos de alta tensão que cruzam o calçadão não foram, pelo menos na Glicério fizeram direito).

Quote:
- Comercio: calçadão de Campinas tem uma variedade enorme de lojas. Existem claro as pertencentes a asiáticos, mas em menor número. Roupas, eletrodomésticos, calçados, bijuterias, cama/mesa/banho e afins. Como ponto negativo destaco o estado dos edifícios antigos, bastante deteriorados... não é exclusividade de Ribeirão isso. No centro de Valinhos e Vinhedo a mesma coisa: comercio bastante diversificado. Em Valinhos me chamou a atenção a Estação Catedral, um espaço para várias lojinhas que parece bastante um Boulevard, com mesas, pérgolas em madeira e iluminação diferenciada. O Shopping Dom Pedro é um show a parte. Estrutura monstruosa, diversificação grande de lojas e uma praça de alimentação enorme! Só pecaram no estacionamento, que é totalmente descoberto.
Em Ribeirão os prédios do Centro em geral estão bem melhores. E há muito menos pichação.

Quanto ao Parque D. Pedro, realmente é isso. Mas se você gosta do conforto de estacionamento coberto, só o Iguatemi (equivalente do Ribeirão Shopping: o mais antigo e que não para de se expandir) e o Galleria oferecem isso.

Quote:
Enfim, queria ter ficado mais para conhecer melhor as cidades. É uma experiencia diferente e precisei comparar com Ribeirão em vários aspectos. Tão logo cheguei aqui já notei nosso péssimo asfalto e sua sinalização inexistente e bateu uma bad forte com isso. Por que nossa prefeitura é tão inútil?. Tudo bem que Vinhedo e Valinhos são menores e tenham melhor controle em sua infraestrutura, mas Campinas é maior que Ribeirão e também possui uma bos infraestrutura! Não me conformo com isso... vocês conseguem manter uma cidade deste porte em perfeita organização.
Vai ver estou embebido e não consigo julgar tanta organização: acho São José dos Campos (cidade que conheço bem e sei andar se precisar) mais organizada que Campinas.

Quote:
Shopping Dom Pedro - praça de alimentação
Tenho muitas histórias nesse lugar: estive aí no dia da inauguração - 19 de março de 2002 - e vi alguns shows feitos nessa praça. Até hoje a risada de Fafá de Belém ecoa na minha cabeça!

Quote:
Centro de Valinhos
De Valinhos eu sou suspeito para falar. Tenho uma longa ligação afetiva com a cidade... meu saudoso avô depois que veio de Minas trabalhou 30 anos numa rua pertinho de onde essa foto foi tirada. E meu pai mora lá; então, conheço bem a cidade.

Vinhedo conheço menos, mas sei me virar também. E acho uma graça, embora na verdade boa parte da riqueza de Vinhedo esteja escondida em condomínios fechados que pouco se relacionam com a cidade em si e aquilo que você viu. Valinhos também tem isso, mas menos, uma vez que já é bem maior (quase do porte de Sertãozinho).

Quote:
"Feirinha Hippie" em Centro de Convivência de Campinas. Muita variedade em artesanato.
Uma parte dos artesões é legítima. Já uma outra...
Mas eu gosto da parte de "comércio de pulgas" e numismática. Mas esse lugar é ótimo para passear no final de semana e para caminhadas nos dias úteis.

Quote:
Teatro do Centro de Convivência
Na verdade, Netto, esse é o Teatro de Arena, que sedia(va) eventos ao ar livre. Ele é fechado para que não vire malhódromo e ponto de consumo de bebida e drogas. O Teatro mesmo fica em baixo, semienterrado. Mas não é nada maravilhoso como o Pedro II... são apenas 500 lugares e está fechado porque está em petição de miséria e precisa ser revitalizado e ter as infiltrações que prejudicam o lugar desde a inauguração em 1976 resolvidos.

Quote:
Catedral de Campinas
Mesmo que esse amarelo seja a cor original (retirada numa reforma em 1923), ainda prefiro o branco que caracterizou a Catedral por 90 anos. Encarou 66 anos de construção (1807-1883)

Quote:
Avenida Francisco Glicério
Ficou bom mesmo. Confesso que adoro flanar por aí só para lembrar como é nos países desenvolvidos. Mas lembro-me rapidinho que estou no Brasil quando vejo a nojeira e a sujeira do chão...

Quote:
Parte do Calçadão
Perto da Rua Visconde do Rio Branco. Já mencionado por mim antes...

Quote:
Estação Fepasa, usada como centro cultural
Esse prédio (datado da década de 1880) é um patrimônio lindo, mas confesso que não gosto muito de ir lá por causa da localização. A duas quadras dali fica o meretrício e umas bocadas horrorosas. Precisa-se de muita coragem. Eu gostaria de ver se um dia fazem uma estação nova de trem regional e se devolve à função original à velha estação, reaproveitando-se a entrada e a estrutura para sediar parte dos escritórios e como passagem para um prédio mais moderno.

Quote:
Av. Dr. Campos Sales.
Dizem que a Campos Sales é a próxima avenida a ser revitalizada. Embora a degradação dela seja grande e tirar a fiação só vá ressaltar a feiura da pichação;

Quote:
Rua Irmã Serafina / Avenida Anchieta. As palmeiras imperiais ficaram muito fodas!
A maior parte delas é centenária e realmente faz um belo conjunto. Essa ilha de palmeiras-imperiais no meio da avenida existe porque antigamente a Irmã Serafina nesse trecho só tinha uma pista e foi duplicada por volta de 1960, tirando um pouco da área da Praça Carlos Gomes.

Quote:
No geral gostei muito da cidade, mesmo tendo ficado pouco tempo. Campinas possui características únicas de uma grande cidade!

Enfim é isso. Espero voltar ai outras vezes e conhecer os demais pontos sugeridos.
Que bom! Volte mesmo!

Netto 81, dadobordini liked this post
Old May 7th, 2016, 02:08 AM   #104
zolin
Grande Campinas (S.Paulo)

zolin's Avatar

Likes (Received): 3747

apesar da reforma da Glicério eu tenho saudades do paralelepípedo...

A Capital da Nova Alta Paulista.!!
Segunda Maior Cidade do Oeste Paulista.!!

Fabius_ liked this post
zolin no está en línea   Reply With Quote
Old May 10th, 2016, 01:41 AM   #105
Fabius_
+55 19

Fabius_'s Avatar

Quote:
Originally Posted by zolin View Post
apesar da reforma da Glicério eu tenho saudades do paralelepípedo...
E pensar que boa parte dela era em paralelepípedo, com certeza da Moraes Salles à General Osório. Uma vez eu vi uma foto de um desfile de 7 de setembro no início dos anos 80, com o cruzamento da Campos Salles com a Glicério e as duas vias totalmente em paralelepípedo.

Eu também gosto muito, é muito mais fácil de remendar quando precisa abrir, aumenta a permeabilidade do solo, mas por outro lado é difícil de fazer a sinalização de solo e com os motoristas que temos, nas chuvas vira um sabão, com alta chance de acidentes.

Reply

Thread Tools

Posting Rules