daily menu » rate the banner | guess the city | one on oneforums map | privacy policy | DMCA | news magazine | posting guidelines

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Fóruns Brasileiros > Fóruns Gerais > Arquitetura e Discussões Urbanas

Global Announcement

As a general reminder, please respect others and respect copyrights. Go here to familiarize yourself with our posting policy.

Reply

Thread Tools Rating: Thread Rating: 1 votes, 5.00 average.
Old July 5th, 2012, 11:48 PM   #1
Pedro 66
Registered User

Pedro 66's Avatar

Likes (Received): 10

As cidades das 100 maiores empresas do país

Reportagem da Revista Exame sobre a localização das empresas do Ranking Maiores e Melhores 2012.

http://exame.abril.com.br/negocios/e...presas-do-pais

Sem grandes novidades: SP concentra metade das maiores empresas, seguida pelo RJ e, depois, MG.

Algumas dúvidas que me apareceram:

1) A CSN não foi comprada e está sediada, agora, na capital paulista?

2) A Raízen também não se encontra em SP?

3) A Sede da Oi não fica no RJ, ao invés de BSB?

4) A Odebrecht não fica na BA, ao invés do RJ?

[Espero ter colocado o Thread no local apropriado!]

Saudações a todos!

Sponsored Links

Old July 6th, 2012, 12:44 AM   #2
farodkhaledmossad
Registered User

farodkhaledmossad's Avatar

Likes (Received): 22

Olá Pedro 66,

A (4) que eu saiba é bahiana.
Chris Martin ja se ferrou também.
farodkhaledmossad no está en línea   Reply With Quote
Old July 6th, 2012, 12:58 AM   #3
ABNeto
Brazil

ABNeto's Avatar

Likes (Received): 6

O thread está no local errado, deve pedir à moderação para movê-lo.

O que eu não entendi foi a REFAP, no RS... Ela não é da Petrobras? Aliás, estranho o RS ter só uma empresa... O estado tem uma economia potente e empresas bem fortes, como a Gerdau, que ali aparece fragmentada entre RJ e MG...
ABNeto no está en línea   Reply With Quote
Old July 6th, 2012, 01:31 AM   #4
gabrields
Registered User

Likes (Received): 5

Quote:
Originally Posted by ABNeto View Post

O que eu não entendi foi a REFAP, no RS... Ela não é da Petrobras? Aliás, estranho o RS ter só uma empresa... O estado tem uma economia potente e empresas bem fortes, como a Gerdau, que ali aparece fragmentada entre RJ e MG...
Exatamente, este ranking está muito estranho!!! Pensando no RS, muito estranho:

1 - sede do GRUPO GERDAU com absoluta certeza é em Porto Alegre;

2 - como não aparecem empresas gigantescas como Marcopolo/Randon/Grendene, todas de Caxias do Sul?!
gabrields no está en línea   Reply With Quote
Old July 6th, 2012, 02:12 AM   #5
Celedu
Registered User

Likes (Received): 409

Quote:

Quanto à REFAP, é uma subsidiária da Petrobras. Portanto outra empresa.
Celedu no está en línea   Reply With Quote
Old July 6th, 2012, 02:44 AM   #6
Rekarte
Libertarian

Rekarte's Avatar

Likes (Received): 3902

Odebrecht é de Salvador, sede aqui na avenida Paralela
no passado teve sede em SP, mas acho que nunca no RJ
Old July 6th, 2012, 03:22 AM   #7
Farol da Barra
Registered User

Farol da Barra's Avatar

Likes (Received): 2417

Tudo muito concentrado no Sudeste que tem 80 das 100 empresas maiores.

O Nordeste e o Sul não chegam sequer a ter 10 empresas, cada região!!
Não prendam os pássaros nas gaiolas,não os privem de sua liberdade, pois eles foram feitos para percorrer grandes distâncias, cantar nos galhos das árvores e não para satisfazer nosso egoísmo de cantar apenas pra gente! (FAROL DA BARRA)
Farol da Barra no está en línea   Reply With Quote
Old July 6th, 2012, 04:06 AM   #8
gaucho
PAPALEGUAS

gaucho's Avatar

Likes (Received): 513

Acredito que esse ranking não leva em conta o local de onde as empresas são controladas.

A Gerdau tem sede em POA, porém com várias filiais em outros estados e países, porém o Grupo Gerdau é controlada desde POA.

Outra coisa que não entendi foi a Ipiranga em SP, achei que depois da compra pela Petrobras os escritórios ficariam no RJ, acho que eles fecharam tudo aqui em Porto Alegre.

Acho que a Ipiranga é a empresa gaúcha que mais dá pena de não ser mais daqui...
Old July 6th, 2012, 05:00 AM   #9
Anderson carioca
Rio: Paradise City!!!

Anderson carioca's Avatar

Likes (Received): 1426

Bem, como leitor assíduo da revista Exame (acabo de renovar minha assinatura pelo 5° ano), vamos as explicações:

Quote:
Originally Posted by Pedro 66 View Post
Reportagem da Revista Exame sobre a localização das empresas do Ranking Maiores e Melhores 2012.

http://exame.abril.com.br/negocios/e...presas-do-pais

Sem grandes novidades: SP concentra metade das maiores empresas, seguida pelo RJ e, depois, MG.

Algumas dúvidas que me apareceram:

1) A CSN não foi comprada e está sediada, agora, na capital paulista?

2) A Raízen também não se encontra em SP?

3) A Sede da Oi não fica no RJ, ao invés de BSB?

4) A Odebrecht não fica na BA, ao invés do RJ?

[Espero ter colocado o Thread no local apropriado!]

Saudações a todos!
1) O controle majoritário da CSN continua com o grupo Vicunha, assim como a fábrica continua em Volta Redonda, o que acontece é que na prática a gestão já era meio que feita com base em São Paulo e agora só devem ter oficializado isso;

2) Como a Shell é carioca, acredito que deva ser no Rio o principal escritório;

3) A sede principal sim, mas essa unidade sediada em Brasilia deve ser relativas as operações provenientes da Brasil Telecom;

4) A sede do grupo Odebrecht fica na Bahia, mas a construtora, unidade mais importante do grupo, tem sede no Rio.

Quote:

O REFAP é da Petrobras, mas não é da Petrobras, dessa forma o fato da sede da controladora ser no Rio não quer dizer que a administração não possa ser feita no estado em que está sediada as operações, como alias ocorre em todos os estados. Quanto a Gerdau, isso deve ocorrer em virtude das maiores unidades fabris serem no RJ e em MG. A Cosigua, por exemplo, fica no Rio e tem razão social e CNPJ próprios.

Quote:
Originally Posted by gabrields View Post
Exatamente, este ranking está muito estranho!!! Pensando no RS, muito estranho:

1 - sede do GRUPO GERDAU com absoluta certeza é em Porto Alegre;

2 - como não aparecem empresas gigantescas como Marcopolo/Randon/Grendene, todas de Caxias do Sul?!
1 - A sede do grupo realmente fica no RS, mas não entendi porque as sedes das subsidiarias sobressaíram-se e o da controladora não teve destaque...

2 - Simples, são gigantescas, mas hoje o Brasil possui mega empresas com faturamento de padrão mundial e as 3 empresas citadas não chegam a esse porte, o que na minha opinião não é ruim, pois empresas como a que você citou se relacionam e trazem muito mais beneficios para a cidade em que estão sediadas do que algumas empresas voluveis, que ficam mudando de sede e apesar de gigantesca não são extensivas em mão-de-obra.

Quote:
Originally Posted by Rekarte View Post
Odebrecht é de Salvador, sede aqui na avenida Paralela
no passado teve sede em SP, mas acho que nunca no RJ
A sede da holding sim, mas a construtora, que é a maior unidade do grupo não.

Quote:
Originally Posted by gaucho View Post
Acredito que esse ranking não leva em conta o local de onde as empresas são controladas.

A Gerdau tem sede em POA, porém com várias filiais em outros estados e países, porém o Grupo Gerdau é controlada desde POA.

Outra coisa que não entendi foi a Ipiranga em SP, achei que depois da compra pela Petrobras os escritórios ficariam no RJ, acho que eles fecharam tudo aqui em Porto Alegre.

Acho que a Ipiranga é a empresa gaúcha que mais dá pena de não ser mais daqui...
Acredito que isso ocorre porque a empresa foi comprada pela Petrobras e pelo grupo Ultra, que deve ter preferido montar a sede em SP.
Anderson carioca no está en línea   Reply With Quote
Old July 6th, 2012, 01:21 PM   #10
Rekarte
Libertarian

Rekarte's Avatar

Likes (Received): 3902

Opa,vlw pela explicação cara

tbm notei que varias empresas grandes n apareceram, como a Insinuante ou as Confecções Guararapes
Old July 6th, 2012, 04:35 PM   #11
Ponce
Pé vermelho

Ponce's Avatar

Likes (Received): 39

Acredito que esse ranking considera a sede jurídica, que não é necessariamente onde fica o comando central. A Vivo tem um prédio em São Paulo onde é sua sede de fato, porém sempre aparece como sede em Londrina onde fica o call center e a estrutura da Global Telecom.
Old July 6th, 2012, 04:36 PM   #12
Emanuel Paiva
Registered User

Emanuel Paiva's Avatar

Likes (Received): 3443

São Paulo disparado na frente???? Nenhuma novidade...
Old July 6th, 2012, 06:13 PM   #13
The Dark Night
Registered User

The Dark Night's Avatar

Likes (Received): 3605

Quote:
Originally Posted by Anderson carioca View Post
4) A sede do grupo Odebrecht fica na Bahia, mas a construtora, unidade mais importante do grupo, tem sede no Rio.
Acho que ter sede em algum lugar não quer dizer muita coisa, já que todas as grandes empresas depois de um tempo vão tudo para SP ou RJ.

Mas o controle central ("o comando") da Odebrecht fica no Rio ou em Salvador? A Odebrecht construtora tem autonomia total em relação ao grupo Odebrecht?
Old July 7th, 2012, 06:11 AM   #14
Pedro 66
Registered User

Pedro 66's Avatar

Likes (Received): 10

Obrigado pelos esclarecimentos, Anderson!

Não sabia que a Ipiranga havia sido comprada pela Petrobras..

Quando à Odebrecht, sei que ela pretende erguer sua sede em um terreno no Porto Maravilha, talvez para consolidar sua posição por aqui.

Senti falta da Andrade e Gutierrez, que é sediada em SP mas vêm dando sinais de que pretende se mudar para o Rio.
Old July 7th, 2012, 06:21 AM   #15
Metropolitano Manaus
Destruindo argumentos

Metropolitano Manaus's Avatar

Likes (Received): 721

Quote:
Originally Posted by Pedro 66 View Post
Obrigado pelos esclarecimentos, Anderson!

Não sabia que a Ipiranga havia sido comprada pela Petrobras..

Quando à Odebrecht, sei que ela pretende erguer sua sede em um terreno no Porto Maravilha, talvez para consolidar sua posição por aqui.

Senti falta da Andrade e Gutierrez, que é sediada em SP mas vêm dando sinais de que pretende se mudar para o Rio.
A Ipiranga foi adquirida pela BR Distribuidora, subsidiária da Petrobras. Mas, só foram adquiridas as operações nas regiões norte e nordeste. Antes de ser totalmente absorvida pela BR, passou um tempo com o nome de ALVO Distrituidora. No restante do país, a Ipiranga continuou como antes.
Metropolitano Manaus no está en línea   Reply With Quote
Old July 7th, 2012, 07:25 AM   #16
castorino2010
Registered User

castorino2010's Avatar

Likes (Received): 1521

Acreditava que a sede da Amil era no Rio.

Engraçado que no próprio site da Amil consta a sede da empresa no RJ e em São Paulo uma sede própria:

Amil Rio de Janeiro

A Amil surgiu no Rio de Janeiro, em 1978. Em julho de 2002, foi inaugurada a nova sede da empresa, localizada na Barra da Tijuca. Com uma ampla estrutura de serviços, a Amil está preparada para garantir uma assistência médica de altíssima qualidade, nos mais variados pontos do estado.

Amil São Paulo
A Amil atua em São Paulo desde 1986 e, em maio de 2004, mudou-se para uma sede própria em Alphaville, em um prédio na Alameda Cauaxi. Na região, também se destaca o Centro de Emergências Médicas Amil Resgate Saúde.

Last edited by castorino2010; July 7th, 2012 at 07:31 AM.
castorino2010 no está en línea   Reply With Quote
Old July 7th, 2012, 10:48 AM   #17
Cobucci
Registered User

Likes (Received): 653

Tá cheio de erro.

A Andrade Gutierrez já transferiu a sede pro Rio de Janeiro. Eles estão provisoriamente em um prédio em Botafogo e depois vão para um outro, que está em construção, no mesmo bairro.

A sede da TIM Brasil fica na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, não fica em São Paulo.

http://tim.riweb.com.br/TIM/Show.asp...nlWJYpldv5qw==
(link para o estatuto social da empresa) Capítulo I, Art. 3

(excerto)

"Art. 3 – A Companhia tem sede e foro na cidade e Estado do Rio de Janeiro, na Avenida das Américas, nº 3434, Bloco 1, 7º andar – Parte, podendo, por decisão da Diretoria, criar e extinguir filiais e escritórios em qualquer ponto do território nacional e no exterior."

Acho que a Exame teve muita preguiça de colher as informações.

Last edited by Cobucci; July 7th, 2012 at 11:19 AM.
Cobucci está en línea ahora   Reply With Quote
Old July 7th, 2012, 11:01 AM   #18
Cobucci
Registered User

Achei outro erro. A Oi é sediada no Rio de Janeiro.

Tenho certeza que fuxicando vou encontrar mais. A Exame não se deu ao trabalho de consultar o estatuto social de empresa alguma, pelo jeito. Sem crédito nenhum.

http://ri.oi.com.br/oi/web/arquivos/...20419_port.pdf

Logo no Capítulo I

"Art. 3º - A Companhia tem sede na Cidade e Estado do Rio de Janeiro, podendo, por deliberação da Diretoria, observado o disposto no artigo 32, criar e extinguir filiais e escritórios em qualquer ponto de sua área de atuação."
Old July 7th, 2012, 11:03 AM   #19
Cobucci
Registered User

Pra quem tinha dúvidas sobre a CSN, o estatuto social da empresa diz que a sede fica em São Paulo-SP.

http://www.mzweb.com.br/csn/web/arqu...o_29042011.pdf

Pra quem tiver dúvidas quanto ao levantamento da Exame, basta procurar pelo estatuto social da empresa no Google ou direto pelo site da empresa. Acho que ninguém lá da revista se deu ao trabalho de fazer isso. Deve ter sido na base do achismo.
Old July 7th, 2012, 11:17 AM   #20
Cobucci
Registered User

Só pra esclarecer, o erro em relação à empresa Andrade Gutierrez é ainda maior.

No último estatuto social diz que a sede fica em Belo Horizonte-MG. Porém, o processo de mudança da sede já ocorreu, transferindo-se para o Rio de Janeiro-RJ. Mas a Exame diz que é sediada em São Paulo-SP.

Se não me engano, está provisoriamente em um prédio da Rua Visconde de Ouro Preto, no bairro de Botafogo. Ela irá depois se instalar permanentemente no mesmo bairro, em um prédio que está em construção ao lado da FGV-Rio. Este prédio, inclusive, faz parte do conjunto da FGV-Rio.

Foto recente do prédio em construção da futura sede da AG.

Crédito ao forista Osmar Carioca (retirado do tópico Rio de Janeiro (RJ), em Projetos; Estágio das Obras)

Reply

Thread Tools
Rate This Thread
Rate This Thread:

Posting Rules