SkyscraperCity Forum banner

Imaruí - Uma pequena cidade lacustre catarinense em fotos minhas

44K views 42 replies 29 participants last post by  radioelos 
#1 ·
CIDADES DO SUL CATARINENSE - OUTROS THREADS

CAPIVARI DE BAIXO

PESCARIA BRAVA

TUBARÃO

LOCALIZAÇÃO




DADOS
População: 11.672
Área: 542,238 km²
IDH 0,742 (2000)
Pib per capita: 9.206,79 reais (2008)
Renda per capita: 530,83 reais (2010)

Imaruí é uma das cidades mais pobres de Santa Catarina. Mais precisamente é a 30a. mais pobre, de um universo de quase 300 municípios. De todo o Sul de Santa Catarina, é a pior colocada em renda, e em todos os outros indicadores sociais é uma das lanternas (IDH, abastecimento de água, PIB per capita, etc...).

Apesar da precariedade, a cidade localiza-se numa região belíssima. A beira da Lagoa de Imaruí, com vista panorâmica para toda a região, próxima de Imbituba, Laguna e Garopaba e suas praias. Um fator impressionante no município é sua extensão. Dentro de Imaruí esconde-se diversas comunidades açorianas próximas a Lagoa e nas faixas lindeiras a ela, comunidades indígenas nas várzeas do Rio d'Una (divisa com Imbituba) e serras belíssimas, recobertas por verde, e grandes contrafortes (e até presença de imigrantes alemães).

Sobre isso, vale ressaltar o choque cultural impressionante. Em questão de quilômetros sai-se do Centro, completamente português e com paisagens típicas das planícies litorâneas, para serras verdejantes e lugarejos de imigrantes do norte da Europa, principalmente nos municípios vizinhos de Armazém e São Martinho.

As fotos a seguir são todas do Centro da cidade, e foram tiradas no início do segundo semestre de 2011. Não explorei o interior do município pela dificuldade de acesso e tempo curto. A qualidade das fotos está baixa, inclusive essa máquina já nem funciona mais... Relaxo de comprar uma nova!




01 - Tomada aérea da cidade, com visão para o Centro

02 - Olhando para a Lagoa de Imaruí


03 - O relevo da cidade é muito acidentado. Uma rua qualquer


04 - Outro panorama


05 - Visão para Lagoa. Ao fundo, Morro do Ribeirão, em Laguna.


06 - Outra tomada aérea


07 - Morros que circundam a região lagunar


08 - Agora fotos da cidade em si, esse é o cais da Avenida "beira-lagoa"


09 - Outra da Avenida


10 - Rua transversal


11 - Rua transversal


12 - O arruamento municipal é um pouco tortuoso, cheio de curvas fechadas... dá um certo charme, do pano de visão "inesperada"


13 - Uma pracinha próxima da Lagoa, e a sorveteria... típico interior. hehe


14 - Principal via comercial da cidade. Imaruí lembra, vagamente, algumas cidades amazônicas (ou o que eu imagino que sejam)


15 - Detalhe de uma edificação de maior relevância arquitetônica


16 - Um clube, acho.


17 - Colégio estadual... Nem sei por que fotografei. :lol:


18 - Uma das avenidas centrais. O município é minúsculo, mas tem sistema binário.


19 - Construções de gosto duvidoso.


20 - Câmara de Vereadores


21 - Praça central, olhando para a Lagoa de Imaruí


22 - Praça central


23 - Uma avenida que vai até os morros onde bati as primeiras fotos.


24 - Essa travessa do Centro está se adensando...


25 - Centro comercial


26 - Rua transversal


27 - Construção próxima a Orla


28 - Não me recordo o que é isto. Algo público.


29 - Quiosque da orla lacustre... É hoje uma videolocadora.


30 - Pousada em frente a "beira-lagoa"


31 - Salão Paroquial


32 - Igreja Matriz


33 - Mercado Público e a horrível rodoviária


34 - Casa


35 - Rua transversal


36 - Outra transversal


37 - Casas de padrão mais elevado


38 - Uma simpática residência


39 - Olhando para Pescaria Brava


40 - Algumas casas lançam partido do terreno ondulado, e possuem acesso bem mais elevado que o nível da rua.


41 - Casa


42 - Casa


43 - Já num outro morro, olhando para Oeste (sentido contrário das primeiras fotos)


44 - Idem


45 - Fórum, Hospital, Escritórios de advocacia...


46 - Fórum


47 - Uma parte distante da cidade.


48 - Num trapiche numa pequena na Praia da Rosa (não confundir com a praia marítima em Imbituba. Esta é uma praia lacustre), bem ao lado do Centro, e muito popular no verão


49 - Restaurante na Praia da Rosa


50 - A dita Praia


51 - Olhando para Laguna


52 - Olhando para Pescaria Brava


53 - Uma típica rua de um bairro residencial, mais pobre... Mas faz-se uma ressalva: aqui a via é calçada.


54 - A cidade em meio a generosa natureza
 
See less See more
56
#4 ·
Legal o contato da cidade com o mar, jáda pra perceber uma cor mais escura na água, mais semelhante ao litoral gaúcho.
Parabéns Ice.
Valeu alex. Mas ali nem é mar. É uma lagoa (Lagoa de Imaruí, parte do Complexo lagunar que abrange outras duas, e banha Laguna, Imbituba, etc...). ;)

Cara, que lago lindo!!! Curti muito. Não achei a cidade bonita, mas ela parece ser um lugar suuuper legal pra morar, esse clima de final de tarde também ajudou bastante. Vlwww pelas fotos Ice. :eek:kay:
Valeu Tourniquet! A cidade é bem simples mesmo, mas o que vale é o entorno. A zona rural tem recantos ainda mais bonitos. :eek:kay:
 
#11 ·
Sim. Apesar de que Imaruí nunca foi muito próspera, sendo sempre uma pequena comunidade pesqueira. Diria que é mais pobre que decadente, de fato.


A natureza é exuberante. O único recanto de SC que efetivamente desconheço é esse eixo Imaruí-Armazém-São Martinho e subida de volta à BR 282. Obrigado por compartilhar as fotos.
Vale a pena conhecer. Esse trecho é todo de terra, mas tem recantos muito bonitos. Vale dar uma parada em São Luiz (Imaruí), no Centro de São Martinho e no bairro de Vargem dos Cedros (café colonial sensacional na Fluss Haus), além de São Bonifácio e suas cachoeiras. ;)

cidade bem simpática

mas essas ruas estreitas me dão calafrios :X
Acostumado com Chapecó né. hhahahaha Valeu.


Legal. Tem uma menina da minha sala que mora em Imaruí, mas veio estudar em Joinville.
O Cristian (sumido) tem parentes em Imaruí, salvo engano.


A cidade é bem pequena e bem típica do interior mesmo, hehe!
O lago e a vista que se tem dele a partir da cidade é muito bonita!
Valeu por postar Ice Climber.....eu nem nunca tinha ouvida falar de Imaruí antes!
Valeu shiroshima!
 
#10 ·
A cidade é bem pequena e bem típica do interior mesmo, hehe!
O lago e a vista que se tem dele a partir da cidade é muito bonita!
Valeu por postar Ice Climber.....eu nem nunca tinha ouvida falar de Imaruí antes!
 
#12 ·
Gostei das fotos! Se não tivesse a descrição acima não acreditaria que aquilo é um lago!
Na oportunidade que estive no sul do estado, mais precisamente em Imbituba, adorei a cidade e não deixarei de ir mais vezes e conhecer todo o entorno, inclusive Imaruí!
Parabéns Ice Climber! :applause:
 
#16 ·
Opa! Que legal que veio para Imbituba, e gostou. hahaha

Para chegar em Imaruí é bem fácil, só no trevo norte de Imbituba (bairro de Nova Brasília) pegar a direita (Sentido oposto do acesso a Imbituba). 23km sai em Imaruí.


Pacataa cidadezinha, não conhecia!

E fica tão próxima da minha praia, Garopaba!

A natureza foi generosa... daqui a algumas décadas, a cidade pode se transformar, pois possui potencial e belezas para tal.
Valeu edu!

A natureza é bonita, já a cidade não tanto. Mas tem seu charme, e até que é arrumadinha hehe. Valeu pelas fotos, Ice! :)
Valeu barriga. Como em toda Santa Catarina, a natureza é muito bela.


Só gostei da natureza, pq a cidade é afff coitada...:eek:hno:
Valeu, Floripa. ;)
 
#13 ·
Pacataa cidadezinha, não conhecia!

E fica tão próxima da minha praia, Garopaba!

A natureza foi generosa... daqui a algumas décadas, a cidade pode se transformar, pois possui potencial e belezas para tal.
 
#20 ·
Valeu Pedro!
Tenho que te parabenizar ICE, por essa tua série do sul do estado! Tá show de bola mesmo. :yes:
Obrigado, Kelsen! Agora minha câmera pifou, mas em Janeiro já volto a fazer thread, com qualidade melhor... A próxima cidade será Pedras Grandes.

Ah, tenho material de Laguna, mas não sei se solto já, ou faço novas fotos com a nova máquina.

Imaruí é um município dos mais pobres de SC, aproximadamente 70% rural. A cidade é muito simples, e completamente estagnada. Muito exagero de alguns colegas a considerarem feia. Eu acho bastante simpática, principalmente se comparada a rincões Brasil afora em situação semelhante. Apesar da economia frágil, não se encontra miséria. As casas em todo o município são em sua ampla maioria bem arrumadinhas, com jardins etc. Enfim, nada semelhante às periferias das grandes cidades. A "Lagoa" do Imaruí é um espetáculo à parte. Belo registro, Ice. ;)

Valeu, Manezinho, tava esperando teu comentário. :D

De certa forma, não acho Imaruí uma cidade feia. Ela é bem simples (é muito comum pequenas casas de duas águas e madeira), mas elas são (quase) sempre bem cuidadas. Fora isto, há um comércio relativamente movimentado na cidade, e as ruas são sempre bem limpas. Sem citar o sítio em que a cidade se assenta.

Enfim, é pobre, mas é muito digna. E tem potencial turístico.

PS: Não é lago como alguns andam dizendo por aí. Apesar de ser um erro irrelevante, eu como geógrafo não posso aceitar. :lol: Trata-se de uma laguna, que é nada mais que um "braço" do mar continente adentro, apresentando características semelhantes às do oceano, como biologia, salinidade, marés, etc. Concluindo, Imaruí é um município lagunar. ;)
Muito esclarecedor, Manezinho! Obrigado pela correção. ;)
 
#19 ·
Imaruí é um município dos mais pobres de SC, aproximadamente 70% rural. A cidade é muito simples, e completamente estagnada. Muito exagero de alguns colegas a considerarem feia. Eu acho bastante simpática, principalmente se comparada a rincões Brasil afora em situação semelhante. Apesar da economia frágil, não se encontra miséria. As casas em todo o município são em sua ampla maioria bem arrumadinhas, com jardins etc. Enfim, nada semelhante às periferias das grandes cidades. A "Lagoa" do Imaruí é um espetáculo à parte. Belo registro, Ice. ;)

PS: Não é lago como alguns andam dizendo por aí. Apesar de ser um erro irrelevante, eu como geógrafo não posso aceitar. :lol: Trata-se de uma laguna, que é nada mais que um "braço" do mar continente adentro, apresentando características semelhantes às do oceano, como biologia, salinidade, marés, etc. Concluindo, Imaruí é um município lagunar. ;)
 
#28 ·
Obrigado pela visita Osmar! Sempre bom "recebê-lo". hahahaha ;)


Legal , valew por compartilhar.
Valeu xará! Eu que agradeço.


Metade da minha família veio de Imaruí, mas ainda tenho parentes perdidos por lá. Quem sabe aquele mercado da foto 9 seja de algum deles... :shifty:
Hahahaha. E já conheci uns dois ou três Mendes de Imaruí. Dois terços da cidade é teu parente e tu não sabe. :laugh:


Gostei da cidezinha, simples, mas até simpática.
Achei engraçado ver esse ambiente "lacustre" em SC, associo mais isto ao Rio Grande do Sul.
Obrigado pelo comentário, Kehrwald.

De fato até para Santa Catarina não é lá tão normal cidades lacustres. Mas esse trecho de Garopaba já começa a apresentar uma porção de lagoas, lagunas, lagoinhas, etc... São as de Garopaba, Ibiraquera, Timbé do Sul, Sombrio, Garopaba do Sul, Camacho, entre outras - além desses três enormes corpos d'água que são as Lagunas de Santo Antônio, Mirim e Imaruí.

Aqui no Sul de SC tem bastante cidades banhadas por lagoas (ou bem próximo a elas).

Nunca tinha ouvido falar de Imaruí, o thread é muito interessante. Legal que mesmo sendo um das mais pobres, consegue se manter organizada e aparentemente, limpa e bem cuidada. SC é um estado admirável. Valeu Ice!
Pelo jeito poucas pessoas conheciam. Se bobear até gente de SC.

Valeu pelo comentário, Passageiro. ;)

Obrigado mesmo Iceclimber pelas fotos... Mto bom conhecer mais uma cidadezinha.

Pena mesmo ser tão pobre, pq acaba enfeiando mto a cidade... quem sabe um dia isso mude né...
Eu que agradeço, Geoce. Imaruí vai receber o presídio regional. Quem sabe não desenvolve. :poke: :p


Nao consegui ver as fotos direito pq estou num PC publico, mas Ice, vi que vc comentou sobre fotografar Pedras Grandes, vc jah conhece a cidade? Nao deixe de ir ate o distrito de Azambuja, o lugar eh o centro da imigracao italiana no sul de SC e possui paisagens belissimas, com muitos parreirais de uva no meio das montanhas, formando uma belissima composicao. E se for se aventurar pelo municipio, va ate Ribeirao da Areia, uma vila pacata que parou no tempo e eh onde o meu tataravo aportou quando chegou ao Brasil.

Assim que eu conseguir visualisar as fotos eu comento novamente. :eek:kay:
Pô lucas, primeiramente obrigado pelo comentário (mesmo que não tenha visto as fotos).

Sobre Pedras Grandes, eu não só conheço a cidade (ainda que não tão bem), como meu avô cresceu em Azambuja. Já fui lá duas vezes, e pretendo fazer uma visita a localidade (carro sempre é bom :D).

Quanto ao Ribeirão da Areia, nunca tinha ouvido falar. Quando chegar janeiro, vou tomar umas anotações contigo. Quero fotografar. ;)
 
#27 ·
Nao consegui ver as fotos direito pq estou num PC publico, mas Ice, vi que vc comentou sobre fotografar Pedras Grandes, vc jah conhece a cidade? Nao deixe de ir ate o distrito de Azambuja, o lugar eh o centro da imigracao italiana no sul de SC e possui paisagens belissimas, com muitos parreirais de uva no meio das montanhas, formando uma belissima composicao. E se for se aventurar pelo municipio, va ate Ribeirao da Areia, uma vila pacata que parou no tempo e eh onde o meu tataravo aportou quando chegou ao Brasil.

Assim que eu conseguir visualisar as fotos eu comento novamente. :eek:kay:
 
#30 ·
^^ Pois é. Imaruí hoje tem um turismo bem incipiente, e o que tem é para isto mesmo.

Mas eu vejo a região com bons olhos. Por isso digo que tem potencial.

- O turismo religioso, já citado por você, deve receber força com o asfaltamento da estrada entre São Luíz (tumulo da Albertina) e a cidade de São Martinho. São Luiz fica exatamente na divisa de Imaruí com São Martinho, por isso o acesso é mais comum por lá (além da estrada ser infinitamente melhor).

- Há o princípio de criar um roteiro turístico ligando São Luiz (Imaruí), Vargem dos Cedros (São Martinho), São Bonifácio até a BR-282. Muitos já fazem esse caminho.

- Aquelas mal-faladas estátuas de santos, a serem construídas em Imaruí, Laguna e Imbituba, pretendem criar um roteiro regional de turismo religioso, com peregrinações para as grutas de Santa Paulina, e as estátuas, entre outras igrejas, capelas e o próprio túmulo de Albertina.

- Imaruí já ensaiou abrigar alguns eventos esportivos náuticos de menor dimensão, como campeonatos estaduais de Jet-sky. A laguna (agora não erro mais :D) de Imaruí tem capacidade para isso.

- Assim como algumas cidades da Grande Florianópolis, Imaruí poderia receber hotéis fazendas, próximo aos corpos d'água ou nas serras do município

- Estrutura de visitação na Serra do Tabuleiro (isso é praticamente impossível). Existem algumas trilhas que levam a pedras e mirantes no parque, lá na divisa com Paulo Lopes e São Bonifácio.

- Imaruí tem águas terminais, na região do limite com Armazém. A pousada Cachoeira dos Pilões é referência nisso.

Todas essas características aplicam-se também a Pescaria Brava e Laguna. Essa região poderia se desenvolver turisticamente, regionalizar e roteriar os passeios entre os quatro municípios. Basta vontade.
 
#31 ·
Adoro mini-cities.

A foto 19 é um desastre, imaginaram abrir a porta e pá, esborracha na calçada, 3 metros abaixo. Que coisa.. a loja e a construção que a abriga tem nada de mais, na escala horrível- para -desastre. Nós do SSC somos exigentes demais.

Obrigado por postar Ice Climber
 
#32 ·
Imaruí (com acento ;)) me lembrou aquelas pequenas cidades americanas mostradas em alguns filmes :lol:
A cidade me pareceu bem simples e pobre, mas não vi miséria, e as panorâmicas ficaram muito bonitas, lembrando as cidades americanas que citei acima.

Valeu por mostrar Ice :eek:kay:
 
#34 ·
Já houve época que Imaruí influía fortemente na política estadual, por conta da família Bitencourt e seus deputados, mas isso não significa dizer que a cidade já foi mais rica, muito pelo contrário.
Em razão das belezas naturais que ostenta, penso que Imaruí deveria buscar o desenvolvimento do seu potencial turístico para gerar arrecadação e empregos, porém, ao que tudo indica, “alguns” querem resolver estes problemas construindo no município uma penitenciária.:eek:hno: Por conta dessa possibilidade, eu, que estava pensando em comprar um pequeno sítio em Imaruí pus os pés no freio.
Em breve um novo cartão postal vai surgir no horizonte de Imaruí. Trata-se da ponte estaiada a ser construída na BR-101, cuja vista desde Imaruí será privilegiada.
Tenho algumas fotos de Imaruí que fiz por ocasião da minha passagem pela cidade, as quais posto com a permissão do Ice (espero):).
Belo Thread, Ice! Parabéns e obrigado por postar!

Nota: As seis fotos a seguir são de minha autoria.












Pena que o tempo fechado não colaborou.
 
This is an older thread, you may not receive a response, and could be reviving an old thread. Please consider creating a new thread.
Top