daily menu » rate the banner | guess the city | one on oneforums map | privacy policy (aug.2, 2013) | DMCA policy | flipboard magazine
Old Yesterday, 09:46 PM   #5281
Robson_Lima
Registered User

Likes (Received): 3611

Quote:
Originally Posted by Antonio_F View Post
Uma bobagem interessante, apenas isso, em geopolítica não é assim que são feitas as divisões de bairros e regiões, o aspecto cartesiano nem é tão determinante, leva-se em conta 'n' aspectos sócio-econômicos e urbanísticos que dão conjunto e de fato determinam quem é quem. Quanto a ZI eu a considero independente de qualquer das regiões, não a toa de tempos em tempos surge o burburinho da emancipação.
Seria interessante mais para efeitos estatísticos mesmo. Um grupo empresarial poderia investir em determinada região se soubesse quem são as pessoas dessa região. Não é o caso de Sorocaba, mas uma favela localizada em determinada região pode afugentar investidores. Se o Google fornecesse essas informações investidores poderiam usar a ferramenta.
Robson_Lima no está en línea   Reply With Quote
Old Yesterday, 10:06 PM   #5282
Robson_Lima
Registered User

Likes (Received): 3611

Quote:
Originally Posted by FValente View Post
Percebi que o espaço que tinha brinquedos ao lado do cinema foi desativado.

Raul, estas 03 novas salas serão ali? Se for, o cine vai ficar mais próximo da praça de alimentação.
O Iguatemi com todo seu gigantismo é o mais fraco em diversão infanto juvenil, com exceção dos cinemas.

O meu ranking de play park e lazer infanto juvenil:

1 - Sorocaba
2 - Cianê
3 - Cidade
4 - Iguatemi
5 - Panorâmico
Robson_Lima no está en línea   Reply With Quote
Old Today, 12:08 AM   #5283
danielgroppo
_

Likes (Received): 2593

Você acha mesmo, Robson? O Iguatemi tem aquele espaço ao lado da Ri Happy com brinquedos grandes, com barco viking e tudo, kk. Faz uma eternidade que não vou lá, mas sei que tem um segundo andar com máquinas. Eu diria que é maior que o do Sorocaba, que da última vez que passei por lá tava bem fraquinho, poucas opções e muito espaço. Já o Cianê supera em entretenimento juvenil, com boliche e tudo.
danielgroppo no está en línea   Reply With Quote
Old Today, 12:56 AM   #5284
cassianoitu
Jesus is the way!

cassianoitu's Avatar

Likes (Received): 2240

Quote:
Originally Posted by danielgroppo View Post
Raposo terá trecho de 202 km duplicados

GESP
Pena que não sera duplicada de ponta a ponta, Itapetininga/Ourinhos! Mas pelo menos melhorando um pouco já estará muito melhor que a situação atual!!! Esta rodovia em alguns pontos se parece mais e com uma estrada de fazenda, de tão ruim que e!!!

danielgroppo liked this post
cassianoitu no está en línea   Reply With Quote
Old Today, 01:05 AM   #5285
ABC Paulista
Registered User

ABC Paulista's Avatar

Likes (Received): 1527

Quote:
Então, eu tenho que discordar novamente... rs, sinceramente não curto muito quando dizem que 'as realidades são diferentes', mas eu entendi sua visão. Só que entre ter uma ferrovia exclusiva para passageiros ociosa pq os vagões de carga são lentos (tendo estes de utilizar outras vias) e uma via compartilhada com vagões de cargas modernos para otimizar os custos, eu fico com a segunda opção. Digo isso porque eu acredito na demanda reprimida por produtos manufaturados justamente porque os trens de cargas atuais são lentos, ultrapassados e nada seguros.

Hoje só se transporta arroz, soja, cimento e óleos, mas imagine se as montadoras nestes eixos, as importadoras, as fabricantes de peças automotivas, as fábricas de pás eólicas e até transportadoras por contêineres (porto seco) fizessem uso desse modal? Além de atrair mais empresas para estes eixos (dado a facilidade no transporte), o custo da sua construção estaria diluído na passagem do passageiro e no frete das mercadorias.

Me lembro bem que em Portugal o transporte por trens era absolutamente cronometrado. Eera impossível o trem sair atrasado. Além do trem comum, tinha o semi-expresso e o trem de carga. Eu imagino que o compartilhamento dessas vias entre eles se dê da mesma forma que num aeroporto - slots de uso. Se um trem sair atrasado, ele bagunçará todo o cronograma de uso daquela via, seja no momento de ultrapassar ou usar "na contra-mão".
O problema do compartilhamento, além da superlotação das vias, é que as diferentes formas de operações acaba um interferindo na capacidade do outro, assim é quase que inevitável que os dois sejam obrigados a rodar com menor eficiência e capacidade de carregamento do que rodariam separados. Tanto é assim que nos últimos anos as principais redes ferroviárias tem sido planejadas de forma a prever tal segregação, como na Europa, China, e em partes nos EUA para maximizar a produtividade e capacidade de carregamento. Existem exceções como a Amtrak em geral, mas estas são bastante criticadas por causa desta falta de eficiência, causada em muitas partes pelo compartilhamento.

Aí entra a questão: É melhor compartilhar vias, reduzindo custos porém sacrificando a produtividade, ou segregar vias, aumentando custos porém maximizando a produtividade? Os grandes países tem escolhido a 2ª opção, exceto países que não possuem espaço e relevo para tal segregação, como o Japão, então vale a reflexão.

Mas a faixa de domínio não precisa ser toda segregada, poderia ser como em parte da rede européia aonde os trens de passageiros e os de carga compartilham a faixa de domínio, mas rodam em trilhos separados. É assim que o TR Campinas tem sido planejado, mas é essencial que nas áreas urbanas haja uma separação completa da faixa de domínio, com os trens de passageiros adentrando as manchas urbanas e os de carga rodando em contornos ferroviários ao redor das cidades, vide o Ferroanel Norte.

Quote:
Originally Posted by Robson_Lima View Post
Eu discordo um pouco de você porque já fiz por diversas vezes a rota Jundiaí-Sorocaba, Piracicaba-Sorocaba e Campinas-Sorocaba entre as 17 horas e 19 horas e posso lhe garantir que o fluxo de veículos é pelo menos umas 2 vezes maior ou mais que fluxo de veículos da Castello Branco sentido Sorocaba-São Paulo. É impressionante o fluxo de carros entre essas cidades, então acredito que haja mais demanda para um trem entre essas cidades do que entre Sorocaba e São Paulo.
Err... Diversos dados oficiais discordam da sua opinião, ou "olhômetro":

Segundo a CPTM, a demanda entre Sorocaba e Campinas é bem menor do que entre Sorocaba e São Paulo:

Segundo as concessionárias, o VDM da Castelo entre Sorocaba e a RMSP é bem maior do que qualquer trecho da Castelinho, Santos Dumont, Rodovia do Açúcar ou Dom Gabriel (entre Itu e Jundiaí), o que demonstra bem o quão a demanda sorocabana para a Capital é maior do que para as outras cidades:
Quote:
VDM total, ambos os sentidos:

Castelo Branco:
Pedágio de Itu - 61.500 veículos/dia
Pedágio de Itapevi - 73.200 veículos/dia

Castelinho/Santos Dumont:
Pedágio de Sorocaba - 53.992 veículos/dia
Pedágio de Indaiatuba - 33.500 veículos/dia

Dom Gabriel Paulino Bueno Couto:
Pedágio de Itupeva - 18.297 veículos/dia

Rodovia do Açúcar:
Pedágio de Salto - 7.700 veículos/dia
Pedágio de Rio das Pedras - 5.700 veículos/dia

Isto sem contar a Raposo Tavares, que entre Sorocaba e São Roque possui VDM de 15.000 veículos/dia, aumentando para 30.000 veículos/dia entre São Roque e a RMSP.

Fonte: DER/SP
Por fim, segundo os dados de demanda pendular apresentados pelo IBGE, no estudo de Arranjos Populacionais, também deixa evidente tamanha diferença da demanda para a Capital para o resto do estado:
Quote:
Demandas Pendulares, em ambos os sentidos:

Sorocaba - São Paulo:
Município à Município - 7.412 pessoas (4.662 à trabalho, 2.388 à estudo, 362 à ambos)
Arranjo à Arranjo - 12.853 pessoas (8.825 à trabalho, 3.587 à estudo, 441 à ambos)

Sorocaba - Campinas:
Município à Município - 1.411 pessoas (777 à trabalho, 612 à estudo, 22 à ambos)
Arranjo à Arranjo - 1.921 pessoas (1.216 à trabalho, 683 à estudo, 22 à ambos)

Sorocaba - Jundiaí:
Município à Município - 274 pessoas (200 à trabalho, 74 à estudo, nenhuma à ambos)
Arranjo à Arranjo - 418 pessoas (317 à trabalho, 101 à estudo, nenhuma à ambos)

Sorocaba - Piracicaba:
Município à Município - 302 pessoas (138 à trabalho, 164 à estudo, nenhuma à ambos)
Arranjo à Arranjo - 331 pessoas (167 à trabalho, 164 à estudo, nenhum à ambos)

BÔNUS - Demandas pendulares de Itu-Salto:
Sorocaba - 5.089 pessoas (3.324 à trabalho, 1.703 à estudo, 62 à ambos)
São Paulo - 3.721 pessoas (2.657 à trabalho, 870 à estudo, 194 à ambos)
Campinas - 1.963 pessoas (1.138 à trabalho, 737 à estudo, 88 à ambos)
Jundiaí - 2.090 pessoas (1.496 à trabalho, 584 à estudo, 10 à ambos)
Piracicaba - 129 pessoas (46 à trabalho, 83 à estudo, nenhum à ambos)

Fonte: IBGE
Ou seja, acho que ficou bem claro que a maior demanda da região de Sorocaba é para a Capital, por uma larga margem de diferença comparada à outras regiões próximas. Mesmo Itu e Salto, que estão no eixo para Campinas, Piracicaba e Jundiaí, possuem mais movimentação de pessoas para a Capital do que para as outras 3.

Quote:
O ex e falecido governador Orestes Quercia é que iniciou essas conexões rodoviárias que permitiram o desenvolvimento dessas regiões e as tornaram mais eficientes e independentes de São Paulo. Imagine se ele tivesse esse pensamento de demanda? Imagine se Paulo Maluf pensasse em demanda quando construiu a Castelinho?
Todas as regiões que foram interconectadas na época eram em direção à São Paulo, e praticamente todas as regiões do estado possuem uma demanda muito maior para a RMSP do que para qualquer outra região do estado, podemos dizer que tais obras até demoraram para ser feitas, algumas até tarde demais. Tanto é que o eixo Sorocaba - São Paulo sempre teve demanda reprimida, vide o fato de que a duplicação da Raposo Tavares entre São Paulo e Sorocaba é planejada desde os anos 50. Então foi justamente pensando em demandas para a Capital que fizeram tais obras.

Quote:
Imagine quantas pessoas deixariam seus carros na garagem, imagine quanto não poderia ser transportado de cargas e serviços por trem entre essas cidades, barateando tudo? Infelizmente como eu disse, nossa cultura não pode ser comparada nem com a cultura ocidental, quanto mais a oriental.
Sim, mas isso tem de ser feito de forma correta, não de forma apressada ou desleixada. Geralmente, o transporte particular oferece bem mais vantagens e opções do que o transporte público e/ou de massa, sendo que a maioria destes modais de longa distância só passam a possuir viabilidade quando o transporte particular passa a sofrer um processo de saturação.

Quote:
Originally Posted by zolin View Post
Piracicaba a Campinas, é complicado, avaliar, pois se mistura muito os deslocamentos, entre as cidades em seu trajeto serem conurbadas...

acho que mais certeiro, é o trajeto Piracicaba a Sorocaba...
Mas é assim que é o ideal. Para um trem de passageiros funcionar bem, quanto mais urbanização tiver ao seu redor ao longo do trajeto, mais garantida é a demanda constante por toda a rota. Demanda ponta-a-ponta somente não sustenta, é essencial que hajam demandas intermediárias no caminho.

Quote:
Raposo terá trecho de 202 km duplicados
Não serão todos duplicados, apenas uma mínima porção será duplicada. O resto terá acostamentos e algumas terceiras faixas.

cassianoitu liked this post

Last edited by ABC Paulista; Today at 01:11 AM.
ABC Paulista no está en línea   Reply With Quote
Old Today, 01:22 AM   #5286
zolin
Grande Campinas (S.Paulo)

zolin's Avatar

Likes (Received): 3410

gostei das respostas...

A Capital da Nova Alta Paulista.!!
Segunda Maior Cidade do Oeste Paulista.!!
zolin no está en línea   Reply With Quote
Old Today, 01:30 AM   #5287
zolin

zolin's Avatar

Quote:
Originally Posted by Vhb View Post
Super Muffato vai abrir uma loja de 17mil m2 ano que vem ai em Campinas.

é pessoal está chegando aqui...

Old Today, 01:33 AM   #5288
zolin

zolin's Avatar

Quote:
Originally Posted by Vhb View Post
Não sei. Só fiquei sabendo pelo dono da empresa de pré moldados do grupo. O Muffato vai investir em 6 hiper no interior de São Paulo ano que vem.
então com toda certeza, um sera em Campinas, e o outro em Sorocaba...

.

cassianoitu liked this post
Old Today, 01:54 AM   #5289
danielgroppo
_

Entrevista do JCS com Prefeita sobre primeiro mês:
José Antônio Rosa, o cara é um excelente jornalista, ótimo escritor, é uma preciosidade dentro do jornal (e ainda é presidente da Associação dos Jornalistas de Sorocaba) fez essa entrevista com a Prefeita Jaqueline, vale a pena assistir!

JCS
Old Today, 02:16 AM   #5290
Rodalvesdepaula
Inativo, só que não

Rodalvesdepaula's Avatar

Likes (Received): 37452

Falando na Jaque, ela foi da casa dela (no Parque Ibiti) até a prefeitura caminhando, como parte do Dia Mundial Sem Carro.

Aliás, em muitos anos, foi a primeira vez que a Urbes não realizou o Desafio Intermodal, na qual a bicicleta sempre vencia.
Rodalvesdepaula no está en línea   Reply With Quote
Old Today, 03:28 AM   #5291
RAULBRUCA
Registered User

RAULBRUCA's Avatar

Likes (Received): 885

Quote:
Originally Posted by wd-arruda View Post
CINÉPOLIS ANUNCIA SALAS VIP NO IGUATEMI ESPLANADA

http://www.sorocaba.com.br/noticias/...esplanada-5681
Quote:
Originally Posted by FValente View Post
Percebi que o espaço que tinha brinquedos ao lado do cinema foi desativado.

Raul, estas 03 novas salas serão ali? Se for, o cine vai ficar mais próximo da praça de alimentação.
Eu ia comentar sobre as Salas VIP do Iguatemi, mas o Arruda foi mais rápido.

Eu particularmente achei meio bagunçado o layout das salas.

As salas não seguem uma ordem numérica crescente como no Shopping Cidade e Pátio Cianê (1 > 2 > 3 > 4 > 5 > 6)

No Iguatemi Esplanda as salas de cinema são separadas em dois espaços diferentes:

Lado Esquerdo da Bilheteria: Sala 3 (Macro XE) > 1 > 2 + Sanitário Masculino

Lado Direito da Bilheteria: Sala 4 > 5 > 7 > 6 + Sanitário Feminino

Com as 3 novas salas, vai ficar assim:

Lado Esquerdo: Sala 3 (Macro XE) > 1 > 2 > 8 (VIP) > 9 (VIP).

Lado Direito: Sala 4 > 5 > 7 > 6 > 10 (VIP).

Não fui mais ao cinema do Iguatemi, mas parece sim que a Sala 10 vai ocupar o "Magic Games" que encerrou as atividades junto com outras 23 lojas no Iguatemi Esplanada.

danielgroppo liked this post
RAULBRUCA no está en línea   Reply With Quote
Old Today, 03:49 AM   #5292
danielgroppo
_

Quote:
Originally Posted by ABC Paulista View Post
O problema do compartilhamento, além da superlotação das vias, é que as diferentes formas de operações acaba um interferindo na capacidade do outro, assim é quase que inevitável que os dois sejam obrigados a rodar com menor eficiência

Mas na sua visão qual seria o intervalo para comboios de passageiros no trecho Sorocaba-SP, por exemplo?

Eu imagino que seja 15min no sentido de pico e 30min nos demais horários e sentido inverso ao pico. Imagine a ociosidade (e os milhões $$) dispendidos para atender tão pouco.

Fazendo bom manejo, acredito que é sim possível colocar mais trens pra fazer uso das vias sem perder eficácia, principalmente se permitirem comboios de carga modernos apenas.
Old Today, 03:53 AM   #5293
RAULBRUCA
Registered User

RAULBRUCA's Avatar

Likes (Received): 885

Uma coisa que notei na praça de alimentação dos shoppings, são os espaços vazios e o Pátio Cianê é o destaque entre eles

Pátio Cianê: Nenhum espaço vazio.

Shopping Cidade: 06 espaços vazios.

Iguatemi Esplanada (Ala Sul): 11 espaços vazios.

Iguatemi Esplanada (Ala Norte): Nenhum espaço vazio.

Parece que o "Chiquinho Sorvetes" vai fechar na praça de alimentação na Ala Sul e vai abrir na Ala Norte bem de frente com a loja da "vivo" que fica ao lado da "Renner".

Fui fazer o cadastramento da biometria no TRE ali na Ala Norte e vi que o "Chiquinho Sorvetes" esta anunciando abrir ali no lugar de uma lojinha de roupas que fechou no mês passado.
RAULBRUCA no está en línea   Reply With Quote
Old Today, 04:14 AM   #5294
danielgroppo
_

- O sucesso do Pátio Cianê se deve a uma completa falta de opção por restaurantes no centro, bom... pelo menos é o que eu vejo. São muito poucos.

- E onde era o Jucalemão? Abriu o prometido BK?

- A ala sul do Iguatemi parece meio "rejeitada"

- O Cidade está com 6 espaços fechados? Não notei que fossem tantos, uma pena.
Old Today, 04:15 AM   #5295
Rodalvesdepaula
Inativo, só que não

Rodalvesdepaula's Avatar

Likes (Received): 37452

Sabe o que eu vi ontem na TV TEM? Comercial da Lollo's! Não sabia que eles anunciavam na TV...
Rodalvesdepaula no está en línea   Reply With Quote
Old Today, 05:05 AM   #5296
ABC Paulista
Registered User

ABC Paulista's Avatar

Likes (Received): 1527

Quote:
Mas na sua visão qual seria o intervalo para comboios de passageiros no trecho Sorocaba-SP, por exemplo?

Eu imagino que seja 15min no sentido de pico e 30min nos demais horários e sentido inverso ao pico. Imagine a ociosidade (e os milhões $$) dispendidos para atender tão pouco.

Fazendo bom manejo, acredito que é sim possível colocar mais trens pra fazer uso das vias sem perder eficácia, principalmente se permitirem comboios de carga modernos apenas.
Difícil dizer o que o GESP quer fazer com eles, visto que o projeto original era fazer trens expressos com uma ou duas paradas no meio do caminho, porém com o tempo as linhas passaram a prever mais paradas, agora ao ponto de o TR Campinas ter parada em toda cidade entre Jundiaí e Americana, o Expresso ABC ser integrado ao TR Baixada e o TR Sorocaba está passando pelo mesmo efeito. Eu não ficaria surpreso se a linha sorocabana também terminasse com parada em toda as cidades, e considerando que a sua demanda é semelhante ao do TR Baixada, que de acordo com os estudos da CPTM teria uma demanda de mais de 100.000 pax/dia, é factível imaginar que haveriam diversos serviços rodando em conjunto o que manteria o uso da linha um tanto constante, satisfatoriamente constante.

Uma outra questão é a origem-destino destes trens cargueiros. Assumindo que o principal ponto de interesse seja o Porto de Santos via Mairinque, podemos dizer que comboios grandes para fazer uma viagem para subir e descer a serra compensa mais do que vários comboios menores fazendo a mesma viagem, então mesmo com locomotivas mais modernas seria difícil eles serem rápidos ao ponto de não atrapalharem. Agora, se o destino for a Capital, ou até mesmo descer ao Porto via Suzano, aí as coisas se complicariam ainda mais, pois isto significaria encarar a L8, ou a L22, talvez até mesmo o sistema metroviário paulistano caso o Ferroanel Sul não tenha saído do papel até lá.
ABC Paulista no está en línea   Reply With Quote
Reply

Thread Tools

Posting Rules