daily menu » rate the banner | guess the city | one on oneforums map | privacy policy | DMCA | news magazine

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Fóruns Brasileiros > Fóruns Gerais > Arquitetura e Discussões Urbanas

Reply

Thread Tools Rating: Thread Rating: 1 votes, 5.00 average.
Old October 21st, 2009, 12:44 PM   #1
Weber (RJ)
Nascido na Guanabara

Weber (RJ)'s Avatar

Likes (Received): 225

Quais são as vantagens e as desvantagens de morar na sua cidade?

Uma coisa é o desejo de morar numa cidade e a outra é vivenciá-la no dia-a-dia. Quantas vezes não lemos por aqui que fulano gostaria de morar em Curitiba ou que para beltrano viver em São Paulo seria o máximo.

A minha intenção foi a de que cada morador de uma determinada cidade expusesse os seus prós e contras. Claro que haverá divergências, pois cada um tem o seu próprio ponto de vista.

Vamos lá? Começarei com o Rio de Janeiro (RJ).

VANTAGENS
1) Antes de tudo, é o seu povo. O carioca, em sua grande maioria, é simpático, amigo e do bem. É irreverente e faz piada para qualquer coisa. O bom humor está sempre presente. Além disso, está se lixando para modas, tendências e coisas do gênero. Ele gosta de estar bem consigo mesmo e não se deixa levar pela opinião dos outros. É, também, um povo que convive muito bem com as chamadas “diferenças”. Para ele, todo mundo é igual.

2) O Rio é uma cidade privilegiada, com uma natureza incrível, principalmente suas praias.

3) Muita riqueza no que diz respeito à cultura. Inúmeros teatros, cinemas, museus, manifestações culturais etc. Existem programas para todos os gostos.

4) É poder passear a hora que quiser em qualquer um dos cartões-postais aos quais estamos habituados a ver.

5) Bairros que têm vida própria. Ótimo comércio. Só perde para São Paulo, é claro.

6) O mercado de trabalho é bom, mas poderia ser melhor. Muitas empresas que tinham sua sede no Rio foram para São Paulo e deixaram uma lacuna difícil de preencher.

DESVANTAGENS
1) Em primeiro lugar a violência. Saímos de casa sem ter a certeza de que iremos voltar. Isso é péssimo.

2) O problema do transporte público. Enquanto há um excesso de opções na zona sul, na zona oeste, onde mora metade da população, é uma merda. É tudo muito desigual. Vamos ver o que vão fazer para as Olimpíadas.

3) Calor exagerado. Se não estamos numa praia, piscina ou num barzinho com os amigos, é HORRÍVEL.

4) Trânsito. É uma confusão só. É muito tempo que se leva de ir de um lugar a outro.

Bom, enfim, há outras coisas para falar sobre o Rio do ponto de vista do morador. Deixo para os meus vizinhos de cidade.

William1605 liked this post
Weber (RJ) no está en línea   Reply With Quote

Sponsored Links

Old October 21st, 2009, 01:18 PM   #2
Fabius_
Ad astra

Fabius_'s Avatar

Likes (Received): 725

Campinas

VANTAGENS
1. Não ser capital e oferecer quase tudo que uma capital oferece;
2. Clima. É quente, mas é suportável, tem os seus dias de frio ocasionais. Muitos dias claros. Temperatura média anual um pouco acima do ideal: 20°C
3. A poluição não é tão grande quanto poderia ser, pois não há morros em volta a segurar.
4. Malha viária. Quase todas as estradas que chegam à cidade são duplicadas e a maioria delas está em ótimo estado.
5. Sistema educacional no Ensino Superior, os centros de pesquisa. A UNICAMP, que dispensa explicações
6. A cidade é agradável. Se não fosse, não seria um polo de migração, no qual - ainda - pouco mais de metade da população é de gente de fora.
7. A cidade é bonita, apesar dos problemas. Mas com administrações populistas e/ou negligentes, não se cuida ou melhora a parte boa e a ruim continua como antes.
8. Ter Barão Geraldo como distrito é uma distinção enorme, a qualidade de vida de lá é ainda melhor que Campinas, ainda que esteja negligenciado na questão da segurança.
9. O clima bucólico de Sousas (ainda vou mostrar para vocês aqui no SSC). Campinas, mesmo não sendo tão grande, contém vários mundos diferentes, coisa que só grandes cidades (nos dois sentidos) têm.
10. Emprego bom não falta, o que falta é gente apta para preenchê-los.

DESVANTAGENS
1. Trânsito. A cidade é um labirinto para quem não conhece e está cheia de gargalos. Ainda sim, se não houver obras ou acidentes, o trânsito é pesado mas anda.
2. Pessoas. O campineiro típico é frio e arrogante, a cidade é difícil para fazer amigos e as pessoas têm receio das outras porque há...
3. Sensação de insegurança. Campinas foi uma das primeiras cidades a sentir o aumento da violência, ainda nos anos 1970. Por causa disso, as pessoas sentem medo e a cidade ficou mal-afamada.
4. Pobreza urbanística. Quase ausência de fiação enterrada, calçadas malcuidadas, asfalto variando entre o ótimo e o terrível e a terrível...
5. Poluição sonora e visual. Carros de som a aborrecer as pessoas com produtos que interessam a quase ninguém e letreiros feios e enormes a brigar uns com os outros.
6. Pichações. A feiura das pichações entristece ainda mais a cidade e as pessoas que vivem nela.
7. Centralização. Os serviços da cidade são muito concentrados no Centro, não há polarização forte nos distritos, nos demais bairros e na periferia, só polarização fraca e complementação local.
8. Transporte urbano. Só ônibus (a maioria de caminhônibus), tarifa cara, muitas linhas sobrepostas.
9. Vida noturna e serviços de madrugada são duas coisas que Campinas até tem, mas não se pode esperar muito.
10. Segregação. Campinas "de lá" x Campinas "de cá". Quase não existem bairros bons ao sul da Rod. Anhanguera e os que existem estão próximos a ela.

Por fim, mudar para Arquitetura e Discussões Urbanas.

William1605 liked this post

Last edited by Fabius_; October 21st, 2009 at 01:54 PM.
Fabius_ no está en línea   Reply With Quote
Old October 21st, 2009, 01:27 PM   #3
Emanuel Paiva
Registered User

Emanuel Paiva's Avatar

Likes (Received): 2956

Quote:
Originally Posted by Weber (RJ) View Post
Uma coisa é o desejo de morar numa cidade e a outra é vivenciá-la no dia-a-dia. Quantas vezes não lemos por aqui que fulano gostaria de morar em Curitiba ou que para beltrano viver em São Paulo seria o máximo.

A minha intenção foi a de que cada morador de uma determinada cidade expusesse os seus prós e contras. Claro que haverá divergências, pois cada um tem o seu próprio ponto de vista.

Vamos lá? Começarei com o Rio de Janeiro (RJ).

VANTAGENS
1) Antes de tudo, é o seu povo. O carioca, em sua grande maioria, é simpático, amigo e do bem. É irreverente e faz piada para qualquer coisa. O bom humor está sempre presente. Além disso, está se lixando para modas, tendências e coisas do gênero. Ele gosta de estar bem consigo mesmo e não se deixa levar pela opinião dos outros. É, também, um povo que convive muito bem com as chamadas “diferenças”. Para ele, todo mundo é igual.

2) O Rio é uma cidade privilegiada, com uma natureza incrível, principalmente suas praias.

3) Muita riqueza no que diz respeito à cultura. Inúmeros teatros, cinemas, museus, manifestações culturais etc. Existem programas para todos os gostos.

4) É poder passear a hora que quiser em qualquer um dos cartões-postais aos quais estamos habituados a ver.

5) Bairros que têm vida própria. Ótimo comércio. Só perde para São Paulo, é claro.

6) O mercado de trabalho é bom, mas poderia ser melhor. Muitas empresas que tinham sua sede no Rio foram para São Paulo e deixaram uma lacuna difícil de preencher.

DESVANTAGENS
1) Em primeiro lugar a violência. Saímos de casa sem ter a certeza de que iremos voltar. Isso é péssimo.

2) O problema do transporte público. Enquanto há um excesso de opções na zona sul, na zona oeste, onde mora metade da população, é uma merda. É tudo muito desigual. Vamos ver o que vão fazer para as Olimpíadas.

3) Calor exagerado. Se não estamos numa praia, piscina ou num barzinho com os amigos, é HORRÍVEL.

4) Trânsito. É uma confusão só. É muito tempo que se leva de ir de um lugar a outro.

Bom, enfim, há outras coisas para falar sobre o Rio do ponto de vista do morador. Deixo para os meus vizinhos de cidade.
Excelente o seu "resumo" e bem verdadeiro. Concordo com tudo o que escrevestes!
Old October 21st, 2009, 01:50 PM   #4
Weber (RJ)
Nascido na Guanabara

Weber (RJ)'s Avatar

Quote:
Originally Posted by Fabius_ View Post
Campinas

Por fim, mudar para Arquitetura e Discussões Urbanas.
Valeu Fabius! Desculpe-me a ignorância, mas como se move o thread de um lugar para o outro?
Old October 21st, 2009, 01:53 PM   #5
Fabius_
Ad astra

Fabius_'s Avatar

Likes (Received): 725

Quote:
Originally Posted by Weber (RJ) View Post
Valeu Fabius! Desculpe-me a ignorância, mas como se move o thread de um lugar para o outro?
Você pode pedir a um moderador via PM ou reportar o seu próprio post, explicando o seu equívoco. O primeiro moderador que vir a sua mensagem mudará o tópico para o sub-fórum adequado.
Old October 21st, 2009, 01:57 PM   #6
Tito
:)

Tito's Avatar

Likes (Received): 489

Outro erro: Títulos com palavras em caps lock não são permitidos.

Veja fotografias e informações sobre destinos e atrativos turísticos brasileiros no blog "O Brasil de Tito"

Acesse também e curta a Fanpage no Facebook

> > > Minhas fotos de cidades e lugares no Brasil | My photos from places and cities in Brazil < < <
Tito no está en línea   Reply With Quote
Old October 21st, 2009, 02:07 PM   #7
Weber (RJ)
Nascido na Guanabara

Weber (RJ)'s Avatar

Obrigado aos dois pelas orientações.
Old October 21st, 2009, 02:31 PM   #8
portoimagem-II
Forno Alegre

Likes (Received): 3112

Porto Alegre

Vantagens

- Vasta oferta opções culturais para o lazer
- Presença de todas grandes livrarias o país

- Agitação de eventos culturais ( Bienal do Mercosul, Semana Farroupilha, a grande Feira do Livro, Expointer, etc)

- Medicina de ponta
- Referência nacional em transplantes

- Bom Idh, alto poder de consumo, bons índices de alfabetização, e dos melhores índices de saneamento básico entre as metrópoles
- Ausência de favelas misturadas com a cidade (política higienista no século 20 faz com que sejam situadas só em áreas afastadas) (Vão me aperejar com esse comentário)

- Muitos e grandes shoppings centers (vão me apedrejar de novo)

- Prato cheio pra quem gosta de futebol, com a presença de 2 times de futebol campeões do mundo

- Região metropolitana pujante e tão desenvolvida quanto a capital - e como a RM é conurbada, é tudo uma cidade só
- Região metropolitana autossuficiente em cultura, universidades, shoppings, empregos

- Privilégio de montanhas na paisagem

- Distância de apenas 100 km de Gramado

Desvantagens

- Calor de 37ºC no verão e praias do Guaiba sem condições pra banho

- Janeiro e fevereiro com muitos lugares para lazer fechados (pizzarias, churrascarias, bares, restaurantes, boates, casas noturnas)

- No verão, a ausência de sucos nos restaurantes (é difícil de achar e caro ter suco de açaí, umbú, cajá, mangaba, jaca, seriguela, fruta do conde...) suco aqui é de laranja, e ponto final.

.

Last edited by portoimagem-II; October 21st, 2009 at 05:47 PM.
portoimagem-II no está en línea   Reply With Quote
Old October 21st, 2009, 03:26 PM   #9
FlicK
Registered User

FlicK's Avatar

Likes (Received): 1385

"- Ausência de favelas misturadas com a cidade"

Não onde eu moro.
FlicK no está en línea   Reply With Quote
Old October 21st, 2009, 03:39 PM   #10
FlicK
Registered User

FlicK's Avatar

Likes (Received): 1385

Vantagens

- Povo culto, bonito e cosmopolita.
- Vida cultural qualificada e eventos culturais diversos.
- Transporte público acessível e abrangente.
- Vida noturna a preços acesíveis.
- Qualidade de vida.
- Parques bem frequentados, que sugerem ao menos uma visita semanal.
- Boas universidades, hospitais.
- Locais bonitos e agradáveis; bucólicos.
- Lindas paisagens e um belíssimo pôr-do-sol.
- Possibilidade de fazer carreira.

Desvantagens

- O povo culto gera discussões pseudo-intelectuais, tal como as do Pontal.
- Cidade bipolarizada em dois partidos políticos e tudo gira em torno deles.
- Falta de manutenção e políticas de qualificação dos espaços públicos.
- Prefeitura falida e medíocre.
- Falta de investimentos do poder público.
- Custo de vida alto, principalmente moradia e comida.
- Falta de bons lugares para sair a noite.
- Violência extrema.
- Degradação.
- Falta de opções 24 horas (comércio e transporte público)
- Pouca valorização na minha área (arquitetura)
- Calor infernal no verão
FlicK no está en línea   Reply With Quote
Old October 21st, 2009, 04:00 PM   #11
Emanuel Paiva
Registered User

Emanuel Paiva's Avatar

Quote:
Originally Posted by FlicK View Post

Não onde eu moro.
Old October 21st, 2009, 04:10 PM   #12
Emanuel Paiva
Registered User

Emanuel Paiva's Avatar

Em suma as "vantagens e desvantagens" das cidades são algo abissal
Old October 21st, 2009, 05:14 PM   #13
portoimagem-II
Forno Alegre

Likes (Received): 3112

Quote:
Originally Posted by FlicK View Post

Não onde eu moro.

Bom, mas tu mora...

...bem perto da Puc !
portoimagem-II no está en línea   Reply With Quote
Old October 21st, 2009, 05:23 PM   #14
Camilo_Costa
pindura mesmo!

Camilo_Costa's Avatar

Likes (Received): 1029

Vantagens: Não vejo nenhuma. Um ovo de cidade, 30 mil habitantes, sem nada pra fazer. Talvez a tranquilidade seja uma vantagem (não pra mim, porque eu gosto de agito).

Desvantagens: Ficaria o dia todo escrevendo.
Old October 21st, 2009, 05:31 PM   #15
Marcelo Olisa
Marcelo Lisa

Marcelo Olisa's Avatar

Likes (Received): 486

Quote:
Originally Posted by Camilo_Costa View Post
Vantagens: Não vejo nenhuma. Um ovo de cidade, 30 mil habitantes, sem nada pra fazer. Talvez a tranquilidade seja uma vantagem (não pra mim, porque eu gosto de agito).

Desvantagens: Ficaria o dia todo escrevendo.

E qual é nome da sua cidade? Hehehe
Marcelo Olisa no está en línea   Reply With Quote
Old October 21st, 2009, 05:47 PM   #16
GuttoTHE
These Chains

GuttoTHE's Avatar

Likes (Received): 19

Teresina
Vantagens:
1- A cidade é tranquila (mesmo tendo quase 1 milhão de hab. é uma das capitais menos violentas do brasil).
2- é Capital que é bem servida de várias áreas. (Shoppings, supermecados, fast food).
3- Bom, o povo teresinense assim como o nordestino é bastante receptivo e legal.
4- é uma cidade que é bonita, agradável e limpa.
5- A possibilidade de carreira é alta.
6- por ser uma cidade nova, acompanha o crescimento do país para crescer e se tornar futuramente uma metropole menos caotica.
7- Eventos culturais. (a cidade é bem servida de teatros, eventos e etc).
8- A natureza da cidade, a cidade se localiza em uma chapada, tem rios e tem muitas frutas caracteristicas do meio norte (Amazonia e nordeste) como bacuri, cajá, açai).
9- Por do sol incrivel.
10- a cidade não tem muitas vilas (Favelas) no perimetro urbano.

Desvantagens:

1- Calor de 37-40 graus durante o final do ano. (Periodo de setembro a novembro)
2- Transito Infernal (Horário de pico).
3- a cidade por ser quaser toda dentro do rio tem problemas constantes com enchentes (durante o inverno /dezembro - agosto).
4- o sistema de transporte é deficitário.
5- A degradação de predios históricos.
6- problema da pobreza na periferia.
7- Falta lugares noturnos de preço acessivel.
8- Falta de manutenção de espaços publicos
9- Poluição visual ALTA
10- coleta de lixo, que é deficiente.
GuttoTHE no está en línea   Reply With Quote
Old October 21st, 2009, 08:15 PM   #17
haznobe
Brasiliense da Bahia!

haznobe's Avatar

Likes (Received): 49

Brasília

Vantagens

- Cosmopolita: Uma salada de gente de todos os lugares do Brasil. Se a pessoa nasceu aqui, certamente seus pais não. Cada pessoa com sotaque diferente, costumes, comidas, habitos! Amo meu povo brasileiro!
- Planejamento: Por mais que não tenha sido perfeito, é muito bom andar por ruas espaçadas e retas, se localizar por numero de quadra,
- Melhor IDH entre as UFs.
- Um grande número de pessoas estudando, seja em escolas, faculdades ou estudando para concurso, isso efetivamente abre a mentalidade das pessoas e faz efeito cascata.
- Clima e temperatura: Por incrivel que pareça adoro o periodo seco e acho que chove o suficiente no tempo certo.
- Conheço um monte de gente que fala que aqui em Brasília é a terra das oportunidades. Falam que aqui é muito fácil de se virar, caso fique desempregado.
- A cidade tem muitissimas áreas verdes, inclusive em algumas regiões periféricas.
- Boas opções de lazer!
- Acredito que as pessoas estão mais conscientes de seus direitos e sempre tenho a sensação que o estado está presente (capenga mas tá), por mais que tudo acabe em pizza, de alguma forma eu vejo as pessoas tendo seus direitos respeitados, se for comparar com algumas cidades que conheci.

Desvantagens

- Distância: 20 Km é pertinho por aqui!
- Concentração: A região do Plano Piloto concentra mais de dois terços dos emprego na cidade, causando transtornos pois tudo converge para o Plano.
- Trânsito: Muito carro e longas distâncias a serem percorridas = a trânsito pesado e congestionamentos. Quando chove, parece que piora tudo!
- Transporte público: ainda é de baixa qualidade, caro e integrado pela metade.
- Saúde: Se não tem convênio, tá no sal!

é isso!
haznobe no está en línea   Reply With Quote
Old October 22nd, 2009, 01:30 AM   #18
joker-rs
Colorado

joker-rs's Avatar

Likes (Received): 0

Não moro mais em Porto Alegre, mas foi onde vivi a grande parte da vida e vou falar de lá. É difícil elaborar com precisão essas listagens, pois é muito pessoal os critérios e depende muito da experiência de cada um. Pode ter ficado pra trás algo mais importante. Aleatoriamente foi o que lembrei.

VANTAGENS

- Considero as pessoas no geral uma grande vantagem. É muito fácil fazer amizades, apesar da fama dizer o contrário. Quanto a isso acho o porto-alegrense de auto-estima baixa.
- Boas universidades.
- Uma excelente área verde. Admiro as ruas que têm túneis verdes. Apesar do mal que as árvores podem fazer às calçadas, encanamento e fiação, faz diferença na vida das pessoas sim. Pra melhor.
- A gastronomia é excelente. Infelizmente nos anos 90 houve uma migração em massa do à la carte ao estilo buffet. Isso iguala MUITO a comida, mas ainda sim é um show à parte.
- Uma cultura rica e forte identidade. É impossível aproveitar o lado bom da cidade sem saber onde se está.
- As quatro estações definidas (apesar de não saber onde começa uma e acaba outra!) e clima dinâmico deixam cada dia um dia realmente diferente. Não existe monotonia climática. Muitas cidades variam a temperatura entre temperaturas quentes apenas.
- Rica cena cultural e potencial pra MUITO mais.
- A mulherada é um show à parte!

DESVANTAGENS
(agora sim! hehehehe)

- Acredito que todas cidades grandes brasileiras sofrem com trânsito e violência. Porto Alegre não é nem um pouco diferente nisso.
- Muitos bairros que só tem residências! Carro até pra comprar pão.
- Cena cultural subaproveitada (é assim que escreve?). Fala-se muito em novos teatros e cinemas, mas esquecem que espaços que a população não utiliza como antes. Pequeno exemplo: Sala Radamés Gnattali, no arruinado Auditório Araújo Viana. Sem contar que a população podia viver mais a cena cultural da cidade.
- Os centros culturais não misturam vivência. Há muito consumo cultural sem espaço para novas oportunidades, ensino e convivência. Apenas abrir um café caro dentro não significa nada.
- Como já disseram, alto custo de vida.
- Teve um cara acima que citou 37 graus no verão, mas já vi termômetros marcando mais de 40. Acreditem: é muito quente o verão. Os números não refletem o sofrimento!
- Povo de ego inflado: se acha desenvolvido! Perdoem, não sabem o que falam!
- Era melhor não ter carnaval!
- No verão, fica uma cidade-fantasma.
- O centro histórico foi intensamente destruído para erguer construções desinteressantes (bizarras!)
- Intenso apelo aos shoppings e condomínios.
- Grande degradação urbana: pichações, ruas esburacadas... e mto mais
- Os fim de semanas têm atrações muito repetitivas. Não é sempre que há algo de novo a conferir. Ex: redenção no domingo.
- Grêmio. (brincadeira!)

abraço, pessoal!
joker-rs no está en línea   Reply With Quote
Old October 22nd, 2009, 01:33 AM   #19
joker-rs
Colorado

joker-rs's Avatar

Likes (Received): 0

Quote:
Originally Posted by portoimagem-II View Post
Porto Alegre

- No verão, a ausência de sucos nos restaurantes (é difícil de achar e caro ter suco de açaí, umbú, cajá, mangaba, jaca, seriguela, fruta do conde...) suco aqui é de laranja, e ponto final.
Mentira! O suco de laranja representa apenas 50% das opções. Tem de uva também.
joker-rs no está en línea   Reply With Quote
Old October 22nd, 2009, 01:34 AM   #20
Camilo_Costa
pindura mesmo!

Camilo_Costa's Avatar

Likes (Received): 1029

Quote:
Originally Posted by Marcelo Olisa View Post

E qual é nome da sua cidade? Hehehe
Palotina.

Reply

Thread Tools