daily menu » rate the banner | guess the city | one on oneforums map | privacy policy | DMCA | news magazine

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Fóruns Brasileiros > Fóruns Regionais > Nordeste

Nordeste Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe

Reply

Thread Tools
Old May 20th, 2012, 04:31 PM   #1
Rekarte
Libertarian

Rekarte's Avatar

Likes (Received): 3037

Cosme de Farias: Uma das melhores favelas de Salvador!

No mês passado,estive a visitar uma familia amiga,que mora na favela de Cosme de Farias,e aproveitei para tirar umas fotos da favela e do bairro de Matatu(este eu mostrarei no meu proximo thread). Para mim, um grande conhecedor das favelas de Salvador, esta é uma das melhores, so não digo que é a melhor, pois existe outras muito boas tbm como São Gonçalo do Retiro,Cidade Nova(esta eu gosto por causa do cityscape das pedreiras), Marechal Rondon(muito nostalgica para mim) e etc.

Olha a vista que se tem de Cosme de Farias: O bairro/favela de Daniel Lisboa

Linha do metrô e a Avenida Bonocô

Não sei pq esta foto saiu desfocada

Sinagoga dos hebreus(não são judeus,são hebreus!)

Meu proximo thread vai ser de Matatu

A linda igreja de Cosme de Farias

Sponsored Links

Old May 20th, 2012, 07:02 PM   #2
Soteropolis1
Registered User

Soteropolis1's Avatar

Likes (Received): 670

Poucas fotos, mas mostra que CF já evoluiu pra um bairro popular, igual a muitos outros pelo Brasil a fora. Erradicar. inteiramente. favelas, nas grandes cidades, é utopia. E, queiram ou não, goste-se ou não, é a nossa realidade. De qualquer forma as ruas são pavimentadas, ha saneamento básico, e as pessoas vivem com um mínimo de dignidade. Bom ducumento.
Soteropolis1 no está en línea   Reply With Quote
Old May 20th, 2012, 07:32 PM   #3
Hello_World
Go Brazil!

Hello_World's Avatar

Likes (Received): 3273

Parabéns pela coragem em mostrar regiões que muitos fazem questão de esconder
Hello_World no está en línea   Reply With Quote
Old May 20th, 2012, 07:38 PM   #4
jguima
Registered User

jguima's Avatar

Likes (Received): 2360

Conheço Cosme de Farias, uma das subdivisões do Bairro de Brotas, tem partes bastante agradáveis. Algumas fotos que você postou, ao meu ver, não pareceu favela e sim bairro classe baixa mas tipificar o que é favela ou não me parece algo realmente complicado.
Parabéns pela postagem, no aguardo das próximas.

Titãs
jguima no está en línea   Reply With Quote
Old May 20th, 2012, 08:36 PM   #5
Will_NE
No meio do Sertão

Will_NE's Avatar

Likes (Received): 1491

Um típico bairro de classe média-baixa em Salvador, com partes mais pobres bem misturadas com partes mais "arrumadinhas". Me surpreendeu a sinagoga e a igrejinha.
Old May 20th, 2012, 09:07 PM   #6
Rekarte
Libertarian

Rekarte's Avatar

Fica aproximadamente uns 5km do centro de Salvador

Vlw pelos comentarios,pessoal!
Old May 20th, 2012, 09:11 PM   #7
Thina
Registered User

Thina's Avatar

Likes (Received): 3032

Adorei! A introdução é muito legal, nunca vista aqui, é de vivência e isso é legal. Não falo na questão de favelas, pois a introdução de outras vivências também são legais de ler.

Na Copa Latinscrapers tem os lofts Yungay, no Chile, achei tão legal.

Aqui uma opinião:
Wow! Perfect architecture! It can be an example to the Brazilian favelas refurbishment.
http://pt-pt.facebook.com/media/set/...0790602&type=3

Edit, um outro site legal sobre Lofts Yungay

Last edited by Thina; May 20th, 2012 at 09:50 PM.
Thina no está en línea   Reply With Quote
Old May 20th, 2012, 09:17 PM   #8
RodrigoVix
Rodrigo!

RodrigoVix's Avatar

Likes (Received): 423

Gostei demais!! O bairro nem tem cara de favela, tem casas boas a simples, a infraestrutura do bairro que nao é muito boa devido as ruas estreitas, mas gostei, e ainda é bem localizado!
RodrigoVix no está en línea   Reply With Quote
Old May 20th, 2012, 09:27 PM   #9
CARIOCAemSSA
Registered User

CARIOCAemSSA's Avatar

Likes (Received): 1380

Tem certas imagens que mostram áreas que não são favelas propriamente ditas. Quem não é de Salvador deve estranhar, mas na cidade é tudo junto e misturado.
CARIOCAemSSA no está en línea   Reply With Quote
Old May 20th, 2012, 09:49 PM   #10
alex@ribeira
Houston,we have a problem

alex@ribeira's Avatar

Likes (Received): 911

Como na maioria dos Bairros de Salvador o topo dos morros são ocupações antigas/com um urbanismo descente, já as encostas são na maioria ocupações irregulares que dão esse aspecto feio a boa parte da cidade.

Se a população e os nossos governantes pegassem essa ideia Chilena eu apoiaria a transformação das favelas, massss

No mais belas fotos Rekart
Old May 20th, 2012, 10:18 PM   #11
Thina
Registered User

Thina's Avatar

Quote:
Originally Posted by alex@ribeira View Post
Como na maioria dos Bairros de Salvador o topo dos morros são ocupações antigas/com um urbanismo descente, já as encostas são na maioria ocupações irregulares que dão esse aspecto feio a boa parte da cidade.

Se a população e os nossos governantes pegassem essa ideia Chilena eu apoiaria a transformação das favelas, massss

Não pegam a arquitetura yungay, mas pegam um outro tipo de arquitetura.
Sem garagem o que favorece os puxadinhos na frente. E com telhados que quebram, muita manutenção.
A única coisa feita certa é uma casa colada a outra o que evita puxadinhos nas laterias.

E ja ouviu falar que é mais fácil sujar algo já sujo? Esses lofts além de modernos são bonitos, o pobre vai ficar muito feliz em ter algo bonito e assim pode cuidar mais. Tem gramado na frente, garagem e cores.

Um exemplo da arquitetura que fazem no Brasil quando vão revitalizar favela:
Foto minha de uma favela em Florianópolis. Dentro também não só na frente que da para via expressa sul.

As fotos acima são de 2009. Ja tem puxadinhos na frente para garagem e hoje os telhados quebrados.

Last edited by Thina; May 20th, 2012 at 10:35 PM.
Old May 20th, 2012, 10:42 PM   #12
Romão
Elite branca

Romão's Avatar

Likes (Received): 3699

Tá mais para bairro de classe média baixa alguns trechos, achei melhor que Paraisópolis aqui em SP...
Old May 21st, 2012, 12:49 AM   #13
Tourniquet
A Bahia é onipresente!

Tourniquet's Avatar

Likes (Received): 943

Se Cosme de Farias não for favela, Salvador quase não tem favela, namoral...
Old May 21st, 2012, 02:53 AM   #14
Harisson Souza
Feeling ܓ ܟ މ

Harisson Souza's Avatar

Interessante!

13RASIL
Harisson Souza no está en línea   Reply With Quote
Old May 21st, 2012, 03:18 AM   #15
Ken Masters
Registered User

Ken Masters's Avatar

Likes (Received): 6

Mesmo nas favelas eu vejo beleza. Algumas das fotos demonstram um certo conforto!
Ken Masters no está en línea   Reply With Quote
Old May 21st, 2012, 03:33 AM   #16
Rekarte
Libertarian

Rekarte's Avatar

Obrigado pelos comentarios,pessoal!

Quote:
Originally Posted by CARIOCAemSSA View Post
Tem certas imagens que mostram áreas que não são favelas propriamente ditas. Quem não é de Salvador deve estranhar, mas na cidade é tudo junto e misturado.
Quote:
Originally Posted by alex@ribeira View Post

É como vc falou Alex
Salvador é uma cidade com muitos morros,e a maioria dele seguiu esta forma de ocupação: o topo que são planos,vc tem avenidas,o comercio do bairro,casas relativamente grandes e bem cuidadas....mas nas encostas,que foram ocupadas principalmente a partir da decada de 70 e mais rapidamente,vc tem vielas ou ruas apertadas,casas feitas de qualquer forma e que para compensar o terreno pequeno,eles faziam puxadinhos

Quote:
Originally Posted by Thina View Post
Não pegam a arquitetura yungay, mas pegam um outro tipo de arquitetura.
Sem garagem o que favorece os puxadinhos na frente. E com telhados que quebram, muita manutenção.
A única coisa feita certa é uma casa colada a outra o que evita puxadinhos nas laterias.

E ja ouviu falar que é mais fácil sujar algo já sujo? Esses lofts além de modernos são bonitos, o pobre vai ficar muito feliz em ter algo bonito e assim pode cuidar mais. Tem gramado na frente, garagem e cores.

Um exemplo da arquitetura que fazem no Brasil quando vão revitalizar favela:
Foto minha de uma favela em Florianópolis. Dentro também não só na frente que da para via expressa sul.

As fotos acima são de 2009. Ja tem puxadinhos na frente para garagem e hoje os telhados quebrados.
Eu gosto do que fizeram no Chile
mas acho que custaria muito caro fazer em todas as favelas daqui,acho que é melhor se acostumar com elas,nem o governo e muito menos a população querem o fim delas
Old May 21st, 2012, 03:48 AM   #17
Tourniquet
A Bahia é onipresente!

Tourniquet's Avatar

Likes (Received): 943

Quote:
Originally Posted by Ken Masters View Post
Mesmo nas favelas eu vejo beleza. Algumas das fotos demonstram um certo conforto!
[2]
Old May 21st, 2012, 03:53 AM   #18
Anderson carioca
Rio: Paradise City!!!

Anderson carioca's Avatar

Likes (Received): 1352

Nem todo morro é favela e pelas fotos, acredito que apesar das ruas estreitas Cosme de Farias não é bem uma favela.
Gostei do lugar, bem simpático.
Anderson carioca no está en línea   Reply With Quote
Old May 21st, 2012, 12:45 PM   #19
tchelllo
BANNED

Likes (Received): 25

A velha discussão favela x não-favela, parece até aquela outra velha discussão metrô x não-metrô.

Favela para mim são locais onde não há um dedo do poder público. Não há saneamento e o esgoto e o lixo são jogados em córregos ou nas encostas, a iluminação e a água são quase sempre furtadas, não há pavimentação, não há localização oficial, não há escolas, não há postos de saúde e serviços públicos em geral.

De resto, são bairros brasileiros com suas características normais, de casas construídas aos poucos. 99% de todos os bairros brasileiros nasceram assim, pode ter sido há duzentos anos ou ano passado.

Até o que chamamos de bairros de classe média, em todas as cidades brasileiras, as casas tidas como "bonitinhas" foram feitas em sua esmagadora maioria sem planta oficial da edificação. Tudo feito na base de no máximo, um bom mestre de obras.

De resto, favela para mim é mais estigma, rótulo.

Last edited by tchelllo; May 21st, 2012 at 05:10 PM.
tchelllo no está en línea   Reply With Quote
Old May 21st, 2012, 06:21 PM   #20
Thina
Registered User

Thina's Avatar

Quote:
Originally Posted by Rekarte View Post

Eu gosto do que fizeram no Chile
mas acho que custaria muito caro fazer em todas as favelas daqui,acho que é melhor se acostumar com elas,nem o governo e muito menos a população querem o fim delas
Mas caso se fosse feita uma revitalização, a arquitetura do Chile é melhor que aquela que mostrei que foi feita em uma favela em Fpolis.
Mas, não precisa ser igual ao do Chile, o que quero dizer é que, uma arquitetura que tenha garagem, pois garagem é tudo, pode colocar bicicleta ou moto ou carro, e casa de cachorro e ferramentas etc. E as telhas sem ser aquelas marrom que sujam e quebram.
Enfim era só isso mesmo, pq eu gostei dessa arquitetura minimalista, pq não em favelas? E pode até ser mais barato que outro tipo, vai só tijolo, cimento, tinta, dentro um piso básico que não escorrega etc.

Reply

Tags
bahia, brazil, nordeste, salvador

Thread Tools

Posting Rules