SkyscraperCity Forum banner

CAB - Centro Administrativo da Bahia - Salvador | Março de 2007

39K views 30 replies 18 participants last post by  tonyssa 
#1 · (Edited)
O CAB está localizado às margens da Av. Paralela a uns 25km do centro da cidade.
Foi construído no início da década de 80 para reunir todas as Secretarias e órgãos estaduais, dando uma nova dinâmica à região, desafogando o centro tradicional e causando uma nova expansão a Salvador.
Encontram-se instalados também no CAB, a Governadoria, a Vice-Gov.,a Assembléia Legislativa, TRE e o Tribunal de Justiça do Estado.
A sua arquitetura é até hoje muito moderna apesar de já ter quase 30 anos de existência.

01



02



03



04



05



06



07



08



09



10



11



12



13



14



15



16



17



18



19



20



21



22



23



24


Aguardo comentários.
 
See less See more
24
#7 ·
Foto do GE

Ainda não sei colocar foto no SCC, mas seria legal pôr uma foto do Google Earth da região do CAB!

Eu acho muito legal o CAB. Guardadas as devidas proporções, me lembra muito Brasília, por ser uma região cheio de prédios públicos enormes e vazios.
 
#9 ·
Minha irmã mais velha morava aí perto, no Bosque Imperial. Do apartamento dela, dava para ver alguns desses prédios.
O CAB é enorme, praticamente uma cidade dentro de Salvador. É cercado de várias áreas de mata atlântica, tem muitas vias largas e prédios interessantes, e de quebra fica junto à avenida mais larga de Salvador e uma das maiores da cidade, que é a Paralela.
Parabéns pelas fotos, cerrado!
 
#13 ·
Os prédinhos do Lelé deram a vida ao Cab alem de ter um traçado viario feito pelo mago da arquitetura brasileira Lucio Costa
Quando foi aberto o proposta de cria-lo, as secretarías chamaram seus proprios arquitetos para propor sua edificação ai foi um desastre um miscelanea que acabou quando o ACM bendito seja ele chamou o Lelé para propor os Minhocões que foram contruidos muito rapido pois s~~ao de pre moldado, mas o que deixa claro lá de mais belo é a capelinha que coisa linda, tecnlogia pura comparada a Richard Meier e Oscar Niemeyer. Lelé um pupilo do Oscar que deu certo. dO Lelé so so foi projeto os Minhocões ea capela o resto agente ve que não tem arquitetura

esse é o famoso predio do Assis Reis mais conhecido como SUKITÃO
 
#15 ·
Cerrado,

o nome "Sukitão" deve ser, a meu ver, por ele ser todo laranja, ou seja, faz referência àquele refrigerante da Pepsi.

Por sinal, lá dentro é lindo demais! Parece um hotel 5 estrelas! Só isso, infelizmente!
 
#16 ·
Que interessante! Impressionante como é parecido a uma dessas Cidades Universitárias (como as de Sao Paulo e BH, por exemplo, que sao as que eu conheco)! E o estado de conservacao parece muito bom! A lamentar, só as guias pintadas mesmo! :D

E realmente esse centro administrativo levou desenvolvimento à essa regiao de Salvador? Como é essa área da cidade, em relacao a residencias e comércios, no contexto de Salvador?
 
#17 ·
Sim, o CAB truxe muito desenvolvimento para a região, a Av. Paralela é hoje um grande vetor de crescimento, com grandes projetos, é lá que está localizado o Alphaville I e onde será construído o III e o Shopping Paralela, alem de existirem diversas concessionaria de veículos, uma universidade e uma faculdade e muito mais.
 
#19 ·
Legal, Fortaleza também tem um semelhante da mesma época.

A sua arquitetura é até hoje muito moderna apesar de já ter quase 30 anos de existência.
Mesmo quando completar 100 anos ainda será moderna.
Modernismo é uma escola arquitetônica como clássico, barroco, art-deco...

Agora, se você quiz dizer comteporâneo também procede, uma vez que ainda contruímos muito com bases na escola moderna. :)
 
#21 ·
Que parece um CAMPUS Univ. parece.Gostei de todos, menos do da foto 06 ,horrível . Até do Sukitão gostei e principalmente das fotos 4 e 5 .
 
#24 ·
Muito bom esse thread, acho o CAB um lugar muito interessante, só acho q deviam tirar aquele bairro q o Rekarte falou, Sussuarana e fazer um novo bairro no lugar com bom urbanismo, para os moradores da própia Sussuarana.

Esse sukitão é muito feio mesmo, se pelo menos pintassem ele com cores mais neutras, ficaria melhor do que tá hoje.
 
#26 ·
Que repartição o Sukitão abriga?

O CAB poderia se desenvolver mais. Imagino isto aí à noite como fica um deserto!
O que vocês acham de um hotel aí?

Enfim, adorei as fotos. Vale lembrar que o CAB foi uma revolução para a Paralela, pricipalmente!
 
#29 ·
Que "esculhambação" com a Sussuarana!!! Eis um bairro que está melhorando estruturalmente... tem vários conjuntos habitacionais em construção... alguns até interessantes...

Belas fotos do CAB... trabalhei por 2 anos na seplantec e na SEI e entendo bem desse lugar... diga-se de passagem um lugar feito para carros... as distâncias são enormes...!!! As linhas de ônibus que rodam dentro do CAB são a "salvação da lavoura"!!!:nuts:
 
This is an older thread, you may not receive a response, and could be reviving an old thread. Please consider creating a new thread.
Top