daily menu » rate the banner | guess the city | one on oneforums map | privacy policy (aug.2, 2013) | DMCA policy | flipboard magazine

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Fóruns Brasileiros > Fóruns Regionais > Sudeste

Sudeste Espírito Santo, Minas Gerais e Rio de Janeiro

Closed Thread

Thread Tools
Old July 13th, 2005, 05:56 AM   #1
Bruno BHZ
.

Bruno BHZ's Avatar

Likes (Received): 2704

Tarde de sábado na Savassi e no shopping Pátio - Minhas

O pessoal aqui já deve estar cansado de BH, até sem saco para comentar. Eu ia dar um tempo para vocês "descansarem" da cidade, mas aí acumularam umas fotos aqui, decidi postar de uma vez, mesmo que sejam ignoradas ehehehe

Bem, sábado de tarde eu dei uma passada na Savassi, tinha que comprar um livro de presente para uma amiga e algumas livrarias de lá ficam abertas... Eu não tinha intenção de tirar muitas fotos e fazer um thread, apenas registrar alguns lugares para depois mostrar, mas acabei tirando tantas que já "valia a pena" fazer um thread só com elas...

Bem, lá vai

Mais uma vez, na ordem que tirei

1-

Um ipê rosa começando a florescer. Está chegando a época de floração dessa espécie, depois quando elas estiverem no auge vou sair e tirar muitas fotos, acho lindo demais. De dentro do carro, na Getúlio Vargas.

Colégio Sagrado Coração de Jesus... Essa foi dirigindo! hahahah

2 - Pancetti Apart-hotel

A Promenade tem 5 aparthotéis na Savassi, Pancetti, Ianelli, Volpi, Guignard e Champagnat. Esse aí é o mais bonitinho.

3 - Acho a entrada dele bem bonita

4 - Quarteirão fechado da Rua Antônio de Albuquerque, um dos 3 que formam a "praça" da Savassi. Este quarteirão tem uma ótima cafeteria, que ocupa essas calçadas. Sábado a tarde tem sempre algum show de jazz ao vivo, se vcs repararem na esquerda tem um cara com saxofone

5- A Cafeteria

6 - Desde o canteiro central da Avenida Cristóvão Colombo, é esta a visão do Empresarial Tenco

7 - Outro quarteirão da Praça, o da rua Pernambuco. Este é "dominado" por mesas da cafeteria da Livraria da Travessa. Costuma ter umas exposições de quadros, mais cedo.

8- O Tenco visto desse quarteirão. Não tem jeito, adoro esse prédio, acho que é meu favorito em BH, nem pelo prédio em si, mas pela localização dele, ele "dialoga" muito bem com a praça, virou um marco da região.

9- Aproveitando a tarde friazinha de inverno na praça

Enfim, perambulei por 3 livrarias abertas da região e não tinha o livro que queria. Tive que ir então ao Pátio Savassi, o mais novo shopping de BH, dar uma olhada na livraria de lá.

10 - Esta é a fachada do Pátio. É só a parte branca, essa construção vermelha, apesar de combinar, é uma confeitaria independente (o varandão é bem gostoso e lota). Em BH não existem mais terrenos grandes, especialmente na zona sul, então o shopping se desenvolve todo para dentro do quarteirão, tendo apenas pequenas entradas. Todo o estacionamento é subterrâneo

11 - Gosto muito do acabamento desse prédio da esquerda. Esse tótem de inox da direita foi usado em alguns cruzamentos para indicar que existe canteiro central, a conversão é obrigatória

Bem, antes de "entrar" no shopping, vou mostrar direto fotos que eu tirei depois, indo embora.

12 - um prédio na Cristovão Colombo. Acho ele um "irmãozinho menor, mais pobre e mais feinho" daquele CYK na Paulista, acho as laterais parecidas hehehe

13 - A entrada de um prédio novo. Estou gostando muito que vários prédios novos em BH estão recuando a entrada e evitando usar grades ou muros.

14 - Embaçada... Acreditem, esse prédio é legal ao vivo!

Daqui para frente, são fotos de dentro do Pátio Savassi.
Tentei tirar algumas fotos, mas fiquei meio acanhado. A maioria foi tirada do terceiro andar, onde não há lojas, mas é aberto ao público, tem uns jardins, bancos... Só para as pessoas passearem mesmo!

A arquitetura do shopping é bem moderna e limpa.

15 -

16 -

17 - O tercero andar, onde estão essas mulheres, não tem lojas, apenas um espaço da rádio Oi. É todo aberto.

18 - O Pátio se divulgou, ao ser construído, como um shopping aberto, onde vc se sentiria numa rua. Realmente foi inaugurado com vários pedaços sem qualquer telhado. Mas como no verão aqui chove demais, e no inverno o frio incomoda um pouco, logo desistiram... É uma pena, mas ainda assim o shopping usa muuuita luz natural.

19 -

20-

21- um dos canteiros do terceiro andar ao fundo

22 - As passarelas do terceiro andar que cruzam todo o shopping.

23 - Na madrugada de sexta para sábado, fez muito frio e vento DEMAIS na cidade, então várias árvores caíram. Tirei esta foto do alto do Pátio.

24 - É bem agradável mesmo

25 - Uma das entradas do shopping. Nas extremidades ainda não tem cobertura nenhuma mesmo, bate o sol. No projeto do shopping nem haveriam portas, mas a realidade violenta da cidade os fez instalar depois de algum mesmo. Mas, ainda assim, são todas recolhidas durante a manhã e o mall é bem "conectado" com a calçada.

26 -

27 -

28 - Acho legal essas passarelas que cruzam todo o shopping

29 - Mais delas

E por último, duas de lugares já mostrados acima, mas em ângulos diferentes:

30 - Um dos quarteirões fechados
-

31 - Denovo o pancetti

Sponsored Links

Old July 13th, 2005, 06:15 AM   #2
Maria Theresa
BANNED

Likes (Received): 13

Nossa , Bruno, suas fotos estão excelentes,adorei mesmo. Parabéns!! A Savassi realmente é um charme, com suas livrarias, cafés ao ar livre, árvores frondosas, lojas charmosas, bons restaurantes , enfim... Vc esqueceu de tirar fotos das latas de lixo , cabines telefônicas e gradis de proteção dos canteiros todos em aço inox, mas aí já ia ser demais né hehe.. Bem, o Pátio Savassi é realmente super agradável, com uma arquitetura super clean , com muito uso do vidro e do branco, talvez seja um dos shoppings mais belos que já vi. Vc devia ter tirado fotos dos outros andares e corredores do shopping, mas eu sei como deve ser constrangedor hehe...
Acho o Pátio Savassi ainda mais bonitos que o BH Shopping e o Diamond Mall.
É bom lembrar que o Pátio Savassi tem lojas do porte de Montblanc ( isso mesmo, que nem em São Paulo) , Tommy Hilfiger, TGI Friday's, MAC, Lush, e outras tantas.
Maria Theresa no está en línea  
Old July 13th, 2005, 06:17 AM   #3
Farrapo
.

Farrapo's Avatar

Likes (Received): 199

BH dominando o fórum brasileiro hein! hehehe brincadeira! mas então, gostei muito desse thread também... não vou falar de novo aquela "lenga lenga" que "cada vez mais eu gosto de BH e blá blá blá" hehe porque senão vai soar meio repetitivo! vamos às fotos então... começando pela primeira, logicamente... bah eu adoro Ipê... sério, com certeza é uma das árvores mais bonitas que a gente vê por aí... infelizmente, não tão freqüentemente... não sei bem o porquê, já que alguns tipos se adaptam muito bem ao clima brasileiro... outra coisa, eu gosto muito dessas "praças" nas calçadas que fazem parte de cafeterias, restaurantes, etc... isso dá um baita charme pro lugar... sem falar que é muito agradável... achei bonito o prédio da foto 3, mas nem se compara com o da foto 8... esse é lindo demais! tá entre os mais bonitos de BH, se não é o mais! gostei muito das fotos! mas se vê se para de tirar fotos de dentro do carro! eu não to interessado em ver carroceria de carro hahahahaha to brincando! valeu ae!
Farrapo no está en línea  
Old July 13th, 2005, 06:33 AM   #4
Maria Theresa
BANNED

Uma coisa que eu reparei em Belo Horizonte é que as pessoas gostam muito de ir a bares e cafés nas calçadas, isso é uma coisa que falta um pouco em São Paulo. As pessoas andam muito a pé tb, passeiam de bicleta ( foto 10, canto esquerdo), empurram carrinho de bebê na maior tranquilidade, namoram nas praças...enfim, a qualidade de vida em BH , pelo menos para a classe média e alta, deve ser das melhores do país, se não for a melhor.
Old July 13th, 2005, 06:40 AM   #5
Bruno BHZ
.

Bruno BHZ's Avatar

Ah, pelo que eu vi em São Paulo fazem tudo isso também, depende do bairro... Que nem aqui. Maria, o seu jeito de escrever me lembra um conhecido, engraçado!
Old July 13th, 2005, 07:07 AM   #6
Maria Theresa
BANNED

Quote:
Originally Posted by Bruno BHZ
Ah, pelo que eu vi em São Paulo fazem tudo isso também, depende do bairro... Que nem aqui. Maria, o seu jeito de escrever me lembra um conhecido, engraçado!

Moema , Vila Nova Conceição , Itaim Bibi, e até o Jardins, realmente tem disso também. Mas faltam em BH e sobram em São Paulo são os teatros.
Old July 13th, 2005, 07:33 AM   #7
Paulo
PAULOTAKIMOTO

Likes (Received): 0

Belas fotos Bruno!

Achei bem sofisticado o bairro. Boa conservação e limpeza das construções, ruas arborizadas, pessoas interessantes, arquitetura legal, cafés e lojas nas ruas...
Adorei!
Algumas das fotos lembram a parte comercial dos jardins misturado com a parte comercial do Pacaembu.
Paulo no está en línea  
Old July 13th, 2005, 07:38 AM   #8
Diogo_Gardoni
Rio Eterno

Diogo_Gardoni's Avatar

Likes (Received): 11

Nossa, que lugar lindo! Adoro essa combinação "cafés-ruas arborizadas-comércio de rua". Dá um charme a mais ao lugar, fica aprazível, bom para passeios.

E o Empresarial Tenco é muito bom! Nunca tinha visto este edifício e fiquei impressionado como ele é elegante, como ele se enquadra bem no contexto do bairro!

Parabéns a BH!
Coração do meu Brasil
Diogo_Gardoni no está en línea  
Old July 13th, 2005, 07:53 AM   #9
RRC
SP 460 anos

RRC's Avatar

Gostei do Pancetti Apart Hotel, designe inovadore harmônico

Na foto 1-A não sei como vcs tem coragem de tiarr fotos dirigindo, sério, morro de medo de bater o acrro, passar algum na frente, se acontece uma coisa dessas eu tenho que arranjar outra casa pra morar. Até hoje só fiz uma vez, e foi durante um congestionamento na Paulista hehe

O Empresarial Tenco é mesmo bem legal

Curioso o fato dos prédios novos não terem gardes, contasta com a informação de que BH está ficando violenta, me lambra que quando era pequeno a maior parte dos prédios de Santos era assim, sem grades e muros, hoje infelizmente todos os novos já nascem com e os velhos colocaram

Valeu Bruno
Old July 13th, 2005, 09:36 PM   #10
damiao
Crítico de arte suína.

damiao's Avatar

Likes (Received): 238

gostei das fotos e do bairro! Aliás , quando fui pra BH gostei da cidade!!
damiao no está en línea  
Old July 14th, 2005, 02:43 AM   #11
Edmundo
Saudades de São Paulo

Edmundo's Avatar

Likes (Received): 39

A Maria Theresa escrevendo me lembra outra pessoa também

Lidnas fotos Bruno!
Old July 14th, 2005, 03:18 AM   #12
luis vanderley
Registered User

luis vanderley's Avatar

Likes (Received): 1

Parece ser um bairro muito agradavel , gostei dasa fotos!
luis vanderley no está en línea  
Old July 14th, 2005, 03:21 AM   #13
diogoap
Que que eu escrevo aqui?

Likes (Received): 0

Show de lugar!
diogoap no está en línea  
Old July 14th, 2005, 07:09 AM   #14
Marllon
Tupy or not tupy

Marllon's Avatar

belas fotos Bruno!!
Esse lugar é badalado hein! Essas mesas na rua sempre me lembram Paris hehe Mas ficaram shows ! Esses prédios em torno tbm dão um ar legalzinho pro bairro...
Gostei da foto que tem o sax !

SÃOPAULO-BRASIL
Marllon no está en línea  
Old July 14th, 2005, 12:36 PM   #15
GRGM
Gabriel

GRGM's Avatar

Likes (Received): 102

NÓ, que primeiro mundista esse querteirão da "A Cafeteria" e a própria!!!!!!!!
Por falar na A Cafeteira, aquilo em cima dela é uma telão? Hehehe

Também gostei da entrada do Pancetti, me lembra o de dois prédios da Alameda Santos, aqui em São Paulo! E por falar em comparações com São Paulo, também achei a lateral do prédio da Cristóvão Colombo parecida com a do CYK, hehehe!

Gostei muito do Colégio Sagrado Coração de Jesus... pelo que eu vejo, parece que BH tem bastante edifícios antigos de grande porte! E se for pensar que é uma cidade de 108 anos (ela é de 1897, né? Hehehe), é admirável! E são uns edifícios diferentes, não sei se estou inventando moda, hehehe, mas me lembram um pouco os de Belém, por exemplo, são mais leves, com cores mais alegrinhas, só que suaves, hehehe!

Gostei muito da proposta do Pátio Savassi, de ser aberto, mas gostei principalmente dessa nova tendência de BH de recuar as entradas, nossa, isso é perfeito!!! Tomara que se consolide aí e se espalhe pelo resto do Brasil, ver construções alinhadas à calçada é oooutra coisa, nossa, muito melhor... e fiquei curioso pra ver esse mobiliário urbano em aço inox que a Maria Theresa falou! (indireta para os dois, hehehe)

E pra finalizar, por essas fotos deu pra ver que a Maria Therese estava certa quando disse que o povo aí se veste bem... gostei, hehehe!
GRGM no está en línea  
Old July 14th, 2005, 06:13 PM   #16
Luis FTC
eSPetacular

Luis FTC's Avatar

Likes (Received): 384

Legal Bruno! Gostei muito. Sempre que tirar mais fotos, pode mandar
Luis FTC está en línea ahora  
Old July 14th, 2005, 06:30 PM   #17
Kaplan
Registered User

Likes (Received): 20

Lindas fotos! Adorei cara!!
O Empresarial Tenco IMO é um dos prédios mais interessantes do Brasil. Sempre que vou a BH gosto de admira-lo. Lindão mesmo! Como você disse Bruno ele dialoga com o entorno.
Kaplan no está en línea  
Old July 15th, 2005, 12:50 AM   #18
noize
NON FVCKOR FVCKO

noize's Avatar

Likes (Received): 27

Opa Bruno! Belas fotos cara, essa Savassi é bem chique mesmo, é tipo um sub-bairro, não?

Gostei do conceito desse Shopping! Qualquer coisa pra se livrar daquele cheiro doce, perfumado demais (q lembra consumismo) dos grandes e fechados Shoppings desse país! Apesar de apenas disfarçar esse detalhe.
noize no está en línea  
Old July 18th, 2005, 09:39 PM   #19
nictheroy
Igreja Bibiânica!!

Estas fotos estão MUITO bonitas mesmo, então vou tentar comenta-las da melhor maneira possível!

Bem, na primeira foto aparece um ipê bem bonitinho... também acho que usam MUITO pouco essas árvores nas nossas cidades... acho um desperdício tremendo!! Também gostei bastante do prédio do Colégio Sagrado Coração de Jesus, que aparece na foto seguinte.... acho muito legal esses prédios antigos grandes...

A entrada do Pancetti Apart-hotel (como o resto do prédio) é muito bonita... aqui em Niterói está CHEIO de prédios com entradas assim, grandes e imponentes, com grandes pilastras!

Já o Ed. Tenco é lindo e elegante demais, deve ser um dos melhores de BH mesmo... é um típico predio que merecia mais altura!! Gostei muito do prédio da foto 12 também...

Quanto ao Shopping Pátio Savassi, é um dos mais legais que já vi... é de um charme só! O Brasil deveria ter mais shoppings assim....

Por último, as ruas, praças e calçadas... adorei, tudo muito civilizado e bonito! Cafés, belas árvores, pessoas bonitas, ou seja, perfeito!!

Argentina - Bovia - Brasil - Chile - Colômbia - Equador - Paraguai - Peru - Uruguai - Venezuela
nictheroy no está en línea  
Old July 24th, 2005, 07:33 AM   #20
Bruno BHZ
.

Bruno BHZ's Avatar

Nossa, demorei a re-comentar este thread porque estava viajando. Primeiramente, obrigado a todos que comentaram e gostaram. Para quem fez perguntas:

Quote:
Originally Posted by Rafael RC
Na foto 1-A não sei como vcs tem coragem de tiarr fotos dirigindo, sério, morro de medo de bater o acrro, passar algum na frente
Não seja por isso, eu também morro de medo de bater o carro, mas ainda assim arrisco! haha Tem uns ângulos que só do carro mesmo.

Quote:
Originally Posted by Rafael RC
Curioso o fato dos prédios novos não terem gardes, contasta com a informação de que BH está ficando violenta
Sim, mas também não é nenhuma mágica. A forma como os prédios vem sendo construídos em BH, devido às regras de ocupação, recuo etc da nova lei de uso do solo, acaba dispensando o uso de grades e facilitando a criação de recuos. Antes, os prédios da cidade tinha uma área livre/de lazer no térreo, com acesso ao pilotis e elevadores. Por segurança, portanto, era preciso cercar ou murar todo o terreno, pois quem alcançasse essa área teria acesso ao prédio. Hoje o que acontece é que se pode construir ocupando quase todo o terreno nos primeiros andares, de lateral a lateral, desde que se respeite um recuo frontal. As áreas livres, abertas e de lazer, que dão acesso ao prédio, foram deslocadas para o equivalente ao terceiro andar, em média. Se antes o ladrão tinha que apenas pular um muro para ter acesso ao prédio, hj ele tem é que alcançar um lugar bem mais alto.

É difícil explicar apenas com palavras, olhem esse render:

Tem o jardinzinho na frente, sem grades. Por isso, para quem passa na calçada, a sensação é de estar em frente a um prédio bem aberto. Isso é possível pq os 2 primeiros andares, que ocupam toda a frente do terreno, se extendem de um muro ao outro, e não tem grandes aberturas por onde o ladrão entraria. Se ele quiser "pular" para dentro do prédio, teria que escalar essa parte branca até a laje onde fica a piscina. Isso é muito mais alto que qualquer muro permitido. Ou seja, a própria estrutura do prédio, estendendo-se por toda a frente nos primeiros andares, torna-se um muro! Prédios soltos no meio de grandes terrenos que precisam de muros e grades.

Isso é realmente uma tendência seguida pela maioria dos prédios lançados recentemente em BH. Alguns utilizam dessa "solução arquitetônica" muito bem, outros deixam a desejar. É uma coisa bem disseminada, não é só para prédio de luxo, como vc vêem nesses 2 exemplos:

^
De alguma forma, são como os imóveis típicos de centro de cidade, só que ao invés de colados à calçada, tem agora uma afastamento maior ocupado por jardins, e afastamento lateral a partir do terceiro, quarto andar.

Quote:
Originally Posted by GRGM
Por falar na A Cafeteira, aquilo em cima dela é uma telão?
Sim, é um telão... Que emoção!

Quote:
pelo que eu vejo, parece que BH tem bastante edifícios antigos de grande porte! E se for pensar que é uma cidade de 108 anos (ela é de 1897, né? Hehehe), é admirável!
É, mais ou menos, tem bastante colégios, principalmente. Por um lado a cidade não tem muitos prédios históricos justamente por ser jovem, os mais antigos não tinham nem 40 anos e já estávamos no modernismo. Quase tudo veio abaixo mesmo. Por outro, como a cidade não começou como uma vilazinha em 1897 que foi lentamente crescendo, mas sim foi inaugurada nesta data, já com alguns milhares de habitantes, sedes de órgãos governamentais, demanda por escolas, etc, isso explica o "parecer ter até muitos prédios para sua idade".

Quote:
e fiquei curioso pra ver esse mobiliário urbano em aço inox que a Maria Theresa falou! (indireta para os dois, hehehe)
O mobiliário completo em inox é usado somente nos quarteirões da Praça. No resto da Savassi, desse modelo de mobiliário sobra apenas as argolinhas que envolvem os canteiros centrais.
Na foto 5 aparece a lixeira, o orelhão e a placa de rua em inox, mas parecem estar meio sujos, com cartazes colados (quase sempre de Mães de Santo, Videntes, Ciganas, etc). Na 6 aparece placas indicativas, argolas do canteiro... Foto dos bancos achei apenas uma que tinha no meu arquivo, meio antiga (olhem as roupas) e com banco pichado hahaha

Quote:
Originally Posted by noize
Opa Bruno! Belas fotos cara, essa Savassi é bem chique mesmo, é tipo um sub-bairro, não?
Exatamente, é uma parte do bairro Funcionários. Só que hj seus limites já são demarcados, e as pessoas referem-se à região como se fosse um bairro mesmo, inclusive em endereços para cartas as pessoas escrevem só Savassi mesmo.

Closed Thread

Tags
belo horizonte, brazil

Thread Tools

Posting Rules