search the site
 daily menu » rate the banner | guess the city | one on oneforums map | privacy policy | DMCA | news magazine | posting guidelines

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Brasil > Fóruns Regionais > Sul

Sul Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina

Global Announcement

As a general reminder, please respect others and respect copyrights. Go here to familiarize yourself with our posting policy.

Reply

Thread Tools
Old February 4th, 2010, 02:32 AM   #1
portoimagem-II
Longe demais das Capitais

portoimagem-II's Avatar

Likes (Received): 9316

2 de fevereiro: gaúchos em transe no dia de Nossa Senhora de Navegantes e Iemanjá

100 mil em cada festa

Porto Alegre

2 de fevereiro

Nossa Senhora de Navegantes

image hosted on flickr

image hosted on flickr

image hosted on flickr

image hosted on flickr

A outra procissão, por terra, começa no Centro

Rio Grande

Noite de 1º de fevereiro

Iemanjá

As 20:30
image hosted on flickr

Gaúcho, bombacha e umbanda
image hosted on flickr

image hosted on flickr

image hosted on flickr

image hosted on flickr

Praia de Capão da Canoa, que também tem sua festa de Iemanjá

Praia do Cassino, Rio Grande

Aqui é Porto Alegre, no Mercado Público, que tem ligação histórica e é referência para as religiões afro-umbandistas, por possuir, enterrado no seu centro (na foto abaixo), o Bará do Mercado

Mercado: fotos de Gilberto Simon

Mais de cem mil pessoas participam da Festa de Navegantes

Na manhã de hoje, 2, a 135ª edição da Festa de Nossa Senhora dos Navegantes reuniu mais de cem mil fiéis. A procissão terrestre partiu do Santuário Nossa Senhora do Rosário, no Centro Histórico de Porto Alegre, indo até a Igreja de Navegantes, na Zona Norte da Capital.

O prefeito José Fogaça e a primeira-dama Isabela Fogaça percorreram o itinerário de cinco quilômetros. Para o prefeito, a Festa de Navegantes, além de ser o maior evento religioso da Capital, consagra-se também como uma festa cultural.

Fonte: http://www2.portoalegre.rs.gov.br/cs...&di=2010-02-02

Festa de Iemanjá teve 120 mil pessoas

A expectativa era de 100 mil pessoas mas, de acordo com os organizadores, esse número foi superado, atingindo 120 mil pessoas.

Os rio-grandinos mais uma vez compareceram em grande número ao Cassino e também pôde se constatar muitos turistas de cidades da região, bem como do Uruguai e Argentina. Por volta de 23 horas iniciou a “Caminhada da Fé”, reunindo centrso de umbanda e fiéis, que partiram da frente do Hotel Atlântico, na avenida Rio Grande, em direção à praia. Ela contou com a participação de centros de Rio Grande e de outras cidades, como Cacequi e Camaquã. Um carro alegórico transportava a imagem de Iemanjá.

Após o pronunciamento das autoridades, o prefeito Janir Branco e o presidente da União Rio-Grandina de Cultos Umbandistas e Afro-Brasileiros Mãe Iemanjá (Urumi), Pai Nilo de Xangô, depositaram flores em homenagem ao orixá. Um show pirotécnico marcou o início dos trabalhos espirituais, já no início da madrugada de quinta-feira.

O prefeito Janir Branco destacou que a Festa de Iemanjá, ao chegar em sua 31ª edição, não apenas é tradicional, mas transformou-se na maior festividade da Umbanda e dos cultos afro-brasileiros no Rio Grande do Sul. “Trata-se de uma das mais lindas manifestações de fé que se tem conhecimento no estado”, disse ele, que também referiu-se à organização da Urumi, à participação dos centros espíritas e principalmente das milhares de pessoas “que tornam esta festa ainda mais significativa”.

Fonte: http://www.riogrande.rs.gov.br/inter...rfil=1&id=2410

Last edited by portoimagem-II; February 4th, 2010 at 04:54 AM.
portoimagem-II no está en línea   Reply With Quote

Sponsored Links
Old February 4th, 2010, 02:49 AM   #2
AcesHigh
Taking On The World

AcesHigh's Avatar

Likes (Received): 7936

é incrível como os europeus continuaram com suas religiões politeístas após a vinda do cristianismo... é como se os fundadores do catolicismo tivessem chegado a conclusão que pra realmente espalhar aquele esquisito culto que veio da monoteísta judéia, entre os politeístas europeus, a única solução era... como diz aquele ditado? "MUDAR TUDO PARA NÃO MUDAR NADA".

Os deuses principais viram "deus", e os deuses menores viram os santos, etc.

o culto à virgem Maria provavelmente vem direto do culto à Isis, que era a religião que mais conquistava adeptos no Império Romano na época logo anterior ao Cristianismo. Na época, as estatuas usadas pelos adoradores não devem nem mesmo ter mudado!

Oq mais me causa estranheza realmente é pq cada localidade adora "uma virgem Maria especifica".

pq diabos alguns seguem Nssa Senhora do Caravaggio, outros a Nossa Senhora dos Navegantes, outros a Nossa Sra de Sei Lá as Quantas????????? Não é pra ser aparições da MESMISSIMA ENTIDADE????? Isso nunca ninguem me explicou na catequese.

vejam por exemplo Nossa Senhora Aparecida, a padroeira do Brasil. É uma IMAGEM que as pessoas adoram! (justamente oq a Biblia diz em principio pra não fazer)

elas não estão adorando Maria em si, mas aquela imagem especifica, pq reza as lendas que foi rezando PRAQUELA IMAGEM ESPECIFICA que muitas pessoas conseguiram vários milagres, etc.

alguem mais ve uma certa falta de lógica nisso tudo?

Last edited by AcesHigh; February 4th, 2010 at 02:56 AM.
AcesHigh no está en línea   Reply With Quote
Old February 4th, 2010, 03:00 AM   #3
portoimagem-II

portoimagem-II's Avatar

Quote:
Originally Posted by AcesHigh View Post

Oq mais me causa estranheza realmente é pq cada localidade adora "uma virgem Maria especifica".

pq diabos alguns seguem Nssa Senhora do Caravaggio, outros a Nossa Senhora dos Navegantes, outros a Nossa Sra de Sei Lá as Quantas????????? Não é pra ser aparições da MESMISSIMA ENTIDADE????? Isso nunca ninguem me explicou na catequese.

Eu também nunca entendi isso !!!
Old February 4th, 2010, 03:06 AM   #4
portoimagem-II

portoimagem-II's Avatar

Pra quem não sabe, em Porto Alegre também se comemora Iemanjá, e também tem Festa de Iemanjá.

E é a segunda capital mais ubandista do Brasil.
Old February 4th, 2010, 03:13 AM   #5
LipeSsa
Спасибо!

LipeSsa's Avatar

Likes (Received): 606

Muito legal a festa de POA, parece haver mais presenca da igreja catolica do que aqui, mas com uma forte devocao. A duvida que eu tive conversando com o pessoal aqui em salvador era que a gente achava que iemanja era rainha do mar, e nao do rio ou lago... ehehhehe

ve meu thread da iemanja de salvador.

abraco.
LipeSsa no está en línea   Reply With Quote
Old February 4th, 2010, 03:15 AM   #6
portoimagem-II

portoimagem-II's Avatar

Quote:
Originally Posted by LipeSsa View Post
Muito legal a festa de POA, parece haver mais presenca da igreja catolica do que aqui, mas com uma forte devocao. A duvida que eu tive conversando com o pessoal aqui em salvador era que a gente achava que iemanja era rainha do mar, e nao do rio ou lago... ehehhehe

ve meu thread da iemanja de salvador.

abraco.

Eu vi o teu thread ! E adorei !!!
Old February 4th, 2010, 03:23 AM   #7
JoseRodolfo
NON DVCOR DVCO

JoseRodolfo's Avatar

Likes (Received): 91

Muito Interessante!! Valeu!
JoseRodolfo no está en línea   Reply With Quote
Old February 4th, 2010, 03:23 AM   #8
Marcelo Olisa
Marcelo Lisa

Marcelo Olisa's Avatar

Likes (Received): 549

Ei, Porto Imagem, eu vi que vc fez o thread que tanto queria. Apesar de eu não ser nem católico e nem umbandista , vim aqui te prestigiar pela qualidade das fotos que vc tirou. Acho que temos uma grife Porto Imagem.Parabéns!
Marcelo Olisa no está en línea   Reply With Quote
Old February 4th, 2010, 03:35 AM   #9
portoimagem-II

portoimagem-II's Avatar

Quote:
Originally Posted by Marcelo Olisa View Post
Ei, Porto Imagem, eu vi que vc fez o thread que tanto queria. Apesar de eu não ser nem católico e nem umbandista , vim aqui te prestigiar pela qualidade das fotos que vc tirou. Acho que temos uma grife Porto Imagem.Parabéns!

(mas as fotos não são minhas, apenas humildemente garimpei...)

Quanto às religões, nem fiz pensando nelas, mas sim no aspecto cultural, já que são um dos eventos que fazem parte da vida portoalegrense e gaúcha, atraem turistas e até mesmo estão sedo tombados como patrimônio imaterial.

Falando nisso, já foram tomabados o chimarrão, o churrasco, a Semana Farroupilha, e agora a Festa de Navegantes.

E as festas de Iemanjá atraem multidões inacreditáveis nas praias. É o grande programa do dia desses locais.

Cidreira, Tramandaí, Capão da Canoa, Torres, Cassino... tem festas enormes de Iemanjá.

E, como eu falei em "cultura", é interessante mostrar esse lado tão surpreendente num Estado que não é lembrado por isso, mostrando muitas surpresas na sua vida real.
Old February 4th, 2010, 03:46 AM   #10
portoimagem-II

portoimagem-II's Avatar

Porto Alegre: a santa partindo de uma ilha no Centro

Old February 4th, 2010, 04:08 AM   #11
Marcelo Olisa
Marcelo Lisa

Marcelo Olisa's Avatar

Likes (Received): 549

Entendo, Porto mas até pra garimpar tem de ser bom mineiro . Bela foto do barco no rio.
Marcelo Olisa no está en línea   Reply With Quote
Old February 4th, 2010, 04:13 AM   #12
Santista10
Moderator

Santista10's Avatar

Likes (Received): 19931

Essas festa para Iemanjá são lindas!
Santista10 no está en línea   Reply With Quote
Old February 4th, 2010, 04:16 AM   #13
renehass
Rene Hass

renehass's Avatar

Likes (Received): 2776

Quote:
Originally Posted by portoimagem-II View Post
Pra quem não sabe, em Porto Alegre também se comemora Iemanjá, e também tem Festa de Iemanjá.

E é a segunda capital mais ubandista do Brasil.
Conforme um amigo meu entendido em religiões afro-brasileiras, "umbanda" é um termo usando no Rio Grande do Sul. É o mesmo que "batuque" ou "candomblé", usado em outros estados.

É bastante forte a presença da umbanda no RS.
renehass no está en línea   Reply With Quote
Old February 4th, 2010, 04:30 AM   #14
Tiozão
Na Terra dos Caranguejos

Tiozão's Avatar

Likes (Received): 39665

Quote:
Originally Posted by renehass View Post
Conforme um amigo meu entendido em religiões afro-brasileiras, "umbanda" é um termo usando no Rio Grande do Sul. É o mesmo que "batuque" ou "candomblé", usado em outros estados.

É bastante forte a presença da umbanda no RS.
Não,Umbanda e Candomblé são religiões distintas apesar de ter a mesma matriz africana.Lindas festas adoro Nossa Senhora e Yemanjá!!Adociá...
Tiozão no está en línea   Reply With Quote
Old February 4th, 2010, 04:43 AM   #15
portoimagem-II

portoimagem-II's Avatar

O Cadomblé tem, digamos, a idade do Brasil, e é baseada, entre outras coisas, nos Orixás (Ogum, Ossossi, etc).
É muito semelhante às religiões originais africanas.

Na umbanda saem os Orixás e entram as entidades espíritas do Caboclo, do Pai de Santo, etc.

A umbanda é uma religião considerada moderna, e é novíssima: surgiu somente no início do século XX.

Teve origem bem urbana, e é considerada por alguns uma religião kardecista, pois tem influência esplícita do Espiritismo Kardecista.

.

Last edited by portoimagem-II; February 4th, 2010 at 04:52 AM.
Old February 4th, 2010, 05:00 AM   #16
renehass
Rene Hass

renehass's Avatar

Bem, Porto Imagem, resolvi contribuir com algumas fotos minhas. Catando no meu computador, encontrei fotos da Igreja de Nossa Senhora dos Navegantes e da Festa de Nossa Senhora dos Navegantes de 2009.

Nossa Senhora dos Navegantes é a santa padroeira de Porto Alegre. Por isso, o dia 02/02 é feriado municipal.

A imagem de Nossa Senhora dos Navegantes fica na igreja homônima de Nossa Senhora dos Navegantes, junto à Ponte do Guaíba. Pouco antes do dia 02/02, ela é transferida para Igreja do Rosário, no centro de Porto Alegre, de onde ela retorna para a Igreja de Nossa Senhora dos Navegantes durante a procissão do dia 02/02.

Quem chega a Porto Alegre do interior do estado via BR-290 e ponte do Guaíba, a igreja é a primeira construção que se vê. E o bairro onde ela está se chama bairro Navegantes, também em homenagem à santa.

Quem chega a Porto Alegre de avião consegue ver a igreja por breves segundos da janela do avião (lado direito) caso o avião faça a aproximação de pouso no aeroporto Salgado Filho no sentido oeste-leste depois de sobrevoar o delta do Jacuí.

Todas as 16 fotos abaixo são de minha autoria.

Foto 01: A Igreja de Nossa Senhora dos Navegantes em dia normal, sem procissão nem festejos.

Foto 02: Detalhe mostrando a torre da igreja atrás dos plátanos e lá atrás um aviãozinho em rota de pouso no aeroporto Salgado Filho.

Foto 03: Detalhe mostrando a Nossa Senhora dos Navegantes acima da porta principal de entrada à igreja.

Foto 04: A imagem de Nossa Senhora dos Navegantes atrás do altar.

Foto 05: Na festa de Nossa Senhora dos Navegantes de 2009 (mostrada nesta e nas demais fotos) uma ambulante vendendo flores na rua Voluntários da Pátria, a uma quadra da igreja.

Foto 06: Rua Voluntários da Pátria junto à ponte do Guaíba. Todos os acessos ficam interditados ao trânsito de automóveis nas proximidades da igreja no dia 02 de fevereiro. E a sujeira deixada pelos devotos e demais populares impera.

Foto 07: Um parque de diversões embaixo da ponte do Guaíba com a igreja de Nossa Senhora dos Navegantes ao fundo. Esse parque só funciona ali por causa da festa de Nossa Senhora dos Navegantes. Depois ele é desmontado.

Foto 08: Detalhe da festa com barracas e pessoas circulando em baixo da ponte do Guaíba.

Foto 09: A igreja.

Foto 10: A circulação de pessoas.

Foto 11: O andor com a imagem da Santa posicionado sob uma tenda para a veneração dos fiéis. Os fiéis fazem fila para tocar no andor com a imagem da Santa ou jogar papeizinhos com pedidos de graça ou agradecimento por alguma graça alcançada.

Foto 12: Idem ibidem.

Foto 13: Fiéis tentando se aproximar do andor com a Santa.

Foto 14: Mais movimentação junto a ponte do Guaíba.

Foto 15: Fila dos fiéis que querem se aproximar do andor com a Santa.

Foto 16: Círculo com a fila dos fiéis que querem se aproximar do andor com a Santa.

Last edited by renehass; February 4th, 2010 at 05:12 AM.
Old February 4th, 2010, 05:08 AM   #17
portoimagem-II

portoimagem-II's Avatar

Valeu, Rene !

Eu estava eperando fotos com a tua assinatura, mesmo !

Enriqueceu muito esse thread !
Old February 4th, 2010, 05:09 AM   #18
tchelllo
BANNED

Likes (Received): 55

Axé e saravá para todos...
tchelllo no está en línea   Reply With Quote
Old February 4th, 2010, 05:12 AM   #19
portoimagem-II

portoimagem-II's Avatar

No local das fotos do Rene, em frente à igreja, há uma outra tradição, tradicionalíssima: comer melancia !

São milhares de pessoas comendo melancia na rua !

"Festa de Navegantes é dia de comer melancia" .
Old February 4th, 2010, 05:19 AM   #20
renehass
Rene Hass

renehass's Avatar

Quote:
Originally Posted by portoimagem-II View Post
No local das fotos do Rene, em frente à igreja, há uma outra tradição, tradicionalíssima: comer melancia !

São milhares de pessoas comendo melancia na rua !

"Festa de Navegantes é dia de comer melancia" .
É verdade.

E sabe que eu fui lá também em busca de melancias, que é uma das minhas frutas prediletas. Não me lembro de ter visto alguma, nem vestígios delas. Eu acho que todas foram comidas antes de eu chegar lá. E essas fotos foram tiradas no meio da tarde.

Que bom que você gostou das fotos. Neste ano, eu não consegui ter ânimo para ir lá. Acordei no meio da tarde e com todo o calor infernal que faz em Porto Alegre nesta semana, não tinha como ir.

Reply

Thread Tools

Posting Rules