daily menu » rate the banner | guess the city | one on oneforums map | privacy policy | DMCA | news magazine

Go Back   SkyscraperCity > European Forums > Fórum Português > Arquitectura e Urbanismo > Centro > Projectos

Reply

Thread Tools
Old December 11th, 2007, 02:38 AM   #1
Viriatox
Geógrafo

Viriatox's Avatar

Likes (Received): 33

Fátima vai ter parque tecnológico para a construção

Fátima vai ter parque tecnológico para a construção
22 Nov.

Mais de 25 milhões de euros é quanto vai custar o parque tecnológico de materiais de construção, designado por Mactónica, a instalar em Fátima, revela a edição de hoje do Jornal de Leiria. O projecto de arquitectura já foi aprovado pela câmara de Ourém, prevendo-se que a obra comece até ao Verão do próximo ano e seja inaugurada durante o segundo semestre de 2009.

No local, será ainda instalado um centro de investigação na área dos materiais de construção, da responsabilidade do Instituto Superior Técnico, e o Centro de Design do Móvel, adianta o semanário.

Site do Parque http://www.expok.com/
Viriatox no está en línea   Reply With Quote

Sponsored Links

Old December 11th, 2007, 02:51 AM   #2
Barragon
Barra for Friends

Barragon's Avatar

Likes (Received): 1238

boa

The Latest Photo Reports: Região de Lisboa :: Alentejo

Fat people are harder to kidnap
Barragon no está en línea   Reply With Quote
Old December 11th, 2007, 03:01 AM   #3
traveler
Registered User

Likes (Received): 205

Boa, para fatima.
Old December 11th, 2007, 03:34 AM   #4
Daniel_Portugal
I Love You... Soraia

Daniel_Portugal's Avatar

Likes (Received): 32

o melhor projecto de sempre em fátima.
Old December 11th, 2007, 09:23 AM   #5
_Rick_
Registered User

_Rick_'s Avatar

Likes (Received): 24

Não levem a mal o comentário, acho que é óptimo para Fátima e fico contente, mas qual é a lógica de um centro de investigação da responsabilidade do IST a mais de 100 Km de Lisboa.
Imagino que seja suportado em parte por investigadores de eng. dos materiais do técnico que têm os seus afazeres no polo da Alameda em Lisboa.

Atenção, eu acho bem a distribuição dessas estruturas pelo país e obviamente que em Lisboa o técnico já n tem capacidade d expansão (daí ja ter aberto um 2º polo também em Oeiras), mas em termos logísticos parece uma opçao estranha.
_Rick_ no está en línea   Reply With Quote
Old December 11th, 2007, 10:16 AM   #6
Barragon
Barra for Friends

Barragon's Avatar

Likes (Received): 1238

A serra de Aire e Candeeiros é dos melhores locais em termos de extracção de materias primas para construição.

The Latest Photo Reports: Região de Lisboa :: Alentejo

Fat people are harder to kidnap
Barragon no está en línea   Reply With Quote
Old December 11th, 2007, 11:37 AM   #7
Mateus_
Urban rules

Likes (Received): 2

é um projecto muito bom, que permite um verdadeiro desenvolvimento do territorio, numa logica de distribuição regional dos equipamentos de alto nivel. Hoje em dia, com o desenvolvimento das TIC, as distâncias podem ser superadas para muitos assuntos.
Mateus_ no está en línea   Reply With Quote
Old December 11th, 2007, 12:27 PM   #8
Arpels
Αλέξανδρος

Arpels's Avatar

Likes (Received): 118

mto bem
Arpels no está en línea   Reply With Quote
Old December 11th, 2007, 03:06 PM   #9
akioz
Registered User

Likes (Received): 0

quantos mais centros de investigaçao em portugal, melhor! seja em que parte do país forem! é sempre bom, porque significa que se está a investir no futuro!
akioz no está en línea   Reply With Quote
Old December 11th, 2007, 03:15 PM   #10
Lino
'tou na lua...

Lino's Avatar

Likes (Received): 1743

Deve-se descentralizar as coisas, Portugal não é só Lisboa!!
Ainda bem para Fátima, sempre é uma alternativa ao Santuário para receber uns fundos. Fátima vive demasiado dependente do Santuário. Ainda por cima a igreja nova é um abuso, na minha opinião como Católico.
Old December 11th, 2007, 04:12 PM   #11
tuga14
_tuga14_

tuga14's Avatar

Likes (Received): 81

Quote:
Originally Posted by Barragon View Post
A serra de Aire e Candeeiros é dos melhores locais em termos de extracção de materias primas para construição.
É sim senhor, existem uma grande quatidade de pedreiras na serra
Btw acho que é uma boa aposta para Fátima e para a região!
tuga14 no está en línea   Reply With Quote
Old December 11th, 2007, 05:09 PM   #12
pedrodepinto
Feliz 2014 ;)!

pedrodepinto's Avatar

Likes (Received): 298

Muito bem ! A auto-estrada que se vê no render é a A1?
pedrodepinto no está en línea   Reply With Quote
Old December 11th, 2007, 05:15 PM   #13
Mateus_
Urban rules

Likes (Received): 2

yes
Mateus_ no está en línea   Reply With Quote
Old December 11th, 2007, 11:09 PM   #14
_Rick_
Registered User

_Rick_'s Avatar

Quote:
Originally Posted by Barragon View Post
Obrigado pelo esclarecimento

Assim já me faz muito mais sentido. Como eu disse acho bem a distribuição destas estruturas de investigação pelo país. Apenas estranhei é ser longe do polo central do IST sendo esta investigação dependente desta universidade. Tinha de haver uma razão qualquer para compensar a eventual desvantagem de intercâmbio entre os dois espaços.

Go Fatima .
Old December 13th, 2007, 01:05 PM   #15
Daniel_Portugal
I Love You... Soraia

Daniel_Portugal's Avatar

Rick

se perguntares pk se faz algo assim numa zona onde nao mora muita gente, e que ate nem eh tao longe de lisboa... eu compreendo.

agora perguntares pk se faz uma coisa dessas a mais de 100km de lisboa, eh absurdo... até porque a 300km a norte de lisboa fazem-se bastantes "coisas destas"... como deves calcular

e ja agora... deixa k se faça em fatima... o sul de portugal nao eh so lisboa. no norte de portugal tambem nao se faz tudo no porto. ha parques tecnologicos a crescer em zonas perto de braga, aveiro e viana do castelo.
Old December 13th, 2007, 02:36 PM   #16
_Rick_
Registered User

_Rick_'s Avatar

Quote:
Originally Posted by Daniel_Portugal View Post
Rick

se perguntares pk se faz algo assim numa zona onde nao mora muita gente, e que ate nem eh tao longe de lisboa... eu compreendo.

agora perguntares pk se faz uma coisa dessas a mais de 100km de lisboa, eh absurdo... até porque a 300km a norte de lisboa fazem-se bastantes "coisas destas"... como deves calcular

e ja agora... deixa k se faça em fatima... o sul de portugal nao eh so lisboa. no norte de portugal tambem nao se faz tudo no porto. ha parques tecnologicos a crescer em zonas perto de braga, aveiro e viana do castelo.
Eu quando escrevi o meu primeiro post percebi logo que poderia gerar este tipo de resposta por não entenderem bem as minhas intenções e por isso fiz questão de acentuar bem que não tinha nada contra o espalhar estas coisas pelo país. Repara:
Quote:
Originally Posted by _Rick_
Atenção, eu acho bem a distribuição dessas estruturas pelo país
Pelo visto não foi suficiente a chamada de atenção
A minha questão centrava-se no facto do centro de investigação ser noticiado como da responsabilidade do Instituto superior Técnico que tal como eu disse tem o polo que contem o curso de Engenharia dos materiais na Alameda a meio da cidade de Lisboa.

Para te dar um exemplo análogo no Porto, seria o mesmo que anunciarem que um centro de investigação da responsabilidade da FEUP se encontra na Figueira da Foz. (acredita que tal me provocaria estranheza também). Se quiseres até explico porque:

Os centros de investigação em Portugal, por estarem muito dependentes de investigadores que têm laços fortes com universidades (quer por ser professores nestas universidades quer por ser aluno a tirar cursos de doutoramento e pos-doc) normalmente encontram-se a uma distância logística aceitavel desses polos universitários.
Se fores ver por exemplo no via michelin eles estimam que a viagem de Lisboa a Fátima acarreta 1h30 de viagem e 19 euros de custos totais. Poderás ver como isto possa ser um factor limitante na captação de investigadores. Imagina um professor/aluno que tem uma aula/reunião das 13h às 15h. Para ter certeza de estar em Lisboa a tempo terá de sair de lá cerca de 2 horas antes (ainda terá de almoçar). Isto para não falar que infelizmente a investigação em Portugal não é assim tão bem remunerada e que os bolseiros de investigação não têm tantas possibilidades para andar a fazer estas viagens constantemente.
Um outro exemplo que conheço bem é o BioCant. Um parque de biotecnologia que fizerem em Portugal que se localiza em Cantanhede. Eles referem que a escolha foi influenciada pelo facto de cantanhede estar entre dois bons polos universitarios (Aveiro e Coimbra)
Estas coisas pesam nas decisões de localização destes centros de investigação. Todos esses sítios que disseste de parques tecnológicos têm polos universitário perto: Universidade do Minho e Aveiro (que têm cursos muito bons) e não estão assim tão longe do Porto também. Isto não é por acaso.

Daí a minha questão. Certamente não foi um marmanjo qualquer que achou. "eh pa vamos la escolher um sitio assim à maluca pelo país" e fechou os olhos e apontou para o mapa. Tinha de haver um razão forte para ser ali. O Barragon respondeu à minha questão. Têm a ver com localização de matérias-primas necessárias para o parque tecnológico.

Espero que esteja esclarecido. Peço desculpa por não me ter explicado bem no inicio mas achei desnecessário fazer um post tão grande na altura.
Old December 14th, 2007, 03:59 AM   #17
Lino
'tou na lua...

Lino's Avatar

Likes (Received): 1743

Mas não será só dependência do IST, será também um pólo para as empresas da região que é rica em indústria.
Old December 14th, 2007, 05:03 AM   #18
Daniel_Portugal
I Love You... Soraia

Daniel_Portugal's Avatar

_Rick_

Já li e já percebi

Reply

Thread Tools

Posting Rules